Aprendendo a cuidar das árvores e plantas

Em Dezembro de 2007, participei do curso de Jardinagem no SENAC-SP. Foi muito importante obter conhecimentos básicos das necessidades, cuidados e observações mais criteriosas da flora que está a nossa volta. Um curso muito válido para todos aqueles que como eu são apaixonados pela natureza verde e querem aprender mais e colocar em prática no seu dia-a-dia uma manipulação das plantas da forma mais adequada!

As aulas foram ministradas pela Arquiteta Paisagista Flávia Madureira, que soube transmitir de maneira muito simples e alegre todo o conteúdo! Os alunos eram das mais variadas áreas, o que trouxe bastante riqueza na troca de experiências durante as aulas.

Várias aulas de vivência auxiliaram muito o aprendizado… Fizemos uma visita ao CEASA e também um passeio de observação da flora nos quarteirões próximos ao prédio do curso.

flamboyanzinho

observação

Os Flamboyãzinhos (Caesalpinia pulcherrima) de Higienópolis estavam lindíssimos!

pessegueiro

Um pessegueiro na entrada de um dos prédios encheu nossos olhos de admiração! Daqui a pouquinho estarão prontos para serem saboreados….

caminhando

passaro

Andando pelas ruas com calma e atenção observamos a vida rica e bela que nos cerca e que na maioria das vezes nem damos atenção ou notamos. Fazer uma caminhada tranqüila admirando a natureza do nosso bairro é um exercício maravilhoso para nossa alma e para valorizarmos ainda mais essa natureza que nos cerca e existe independente da humanidade.

“A NATUREZA PODE VIVER SEM A HUMANIDADE, MAS A HUMANIDADE NÃO PODE VIVER SEM A NATUREZA!”

Nós valorizamos tudo aquilo que conhecemos… E esse “conhecer” é realmente mais forte e modificador quando é real e vivo!

folhas

Coletamos, pedindo licença para a natureza, para aprimorar nosso aprendizado e senso de observação, folhas da redondeza… Pudemos observar a grande variedade de tonalidades, texturas, formas, tamanhos, organizações e dividir em grupos de características similares!

montagem de vazos

grupo

Ao final do curso todos os alunos fizeram a montagem de um vazo conforme as necessidades das suas respectivas plantas, o que acabou sendo nosso encerramento especial de um curso e um início muito verde e florido das nossas vidas cuidando das plantas!

About these ads

50 Respostas para “Aprendendo a cuidar das árvores e plantas

  1. aqui tem uma planta ela já estava morrendo pra isso eu cuidei muito dela dei água e deixei ela um pouco no sol daí que eu vi que ela ressucitou.

    meu nome e: joandersom
    tenho: 10 anos de idade
    moro em arapiraca alagoas
    e quero mostrar para todos o meu carinho pelas plantas

    quem ama cuida…………….

  2. Olá Joanderson,

    Muito obrigada por sua visita ao blog do Projeto Árvores Vivas. Fiquei muito emocionada e feliz com sua história, é lindo saber do teu cuidado e amor com as plantas que são tão vivas como nós humanos. O sol é super importante para a planta, pois é com ele que ela gera o alimento para crescer e ficar bem, assim como a água. O ideal é molhar um pouco a cada 3 ou 4 dias…. Sem enxarcar (pode variar dependendo do tipo de planta)! Qual é a sua plantinha?

    Se quiser enviar uma foto sua com a plantinha eu terei muita alegria em colocar no blog com seu depoimento sobre ela…

    Muita luz na sua vida! Seja sempre cuidadoso com a natureza, com você e com as pessoas… pois é nosso amor que alimenta o mundo de coisas boas!

    Abraço forte

      • Olá José,

        Fico muito feliz em receber novamente sua visita e por saber que posso ter colaborado de alguma forma com suas buscas por informações! Grande abraço e apareça mais vezes! Aproveite para conhecer também o nosso novo site, com produtos e serviços que oferecemos para nossos clientes
        http://www.arvoresvivas.com.br

  3. olá adoro plantas porém não tenho muita sorte com elas,se molho elas morrem se não molho elas ficam muchas;o que fazer?samambaia,coquerinho,pode molhar todos os dias?
    obrigada!

  4. Olá!
    Gostaria de saber como cuidar de pessegueiros, pois tenho 3 pés de pessegos e quando é época eles garregam muito mas bixam logo e caem. O que devo fazer?
    Aguardo ajuda.
    Att,
    Daisy

  5. Comprei uma Lucia Lima, com o seu fantástico aroma a limão, mas ele antes de passar para a terra, esta a ganhar bolor nas folhas.
    Pensando que é da agua, já tentei espaçar e também aumentar a frequencia de rega. Não resultou. Que está aconteendo com minha plantinha. Porque ese bolor resistente?

  6. oi meu nome e solange comprei um coqueirinho de jardim,mas mal sei cuidar adoro todos os tipos de plantas,tenho varias, mas oque me deixa preoculpada e com o coqueiro.Como cuidar ,quantas vezes,devo malhar,ele gosta de sol direto ou so a claridade,ele ainda e pequenino,por favor me ajude ,pois nao quero perde_lo

    • Olá Solange! Agradeço sua visita e partilha no blog! Você sabe o nome da espécie de sua palmeira? Isso seria importante para saber qual a altura que ela pode atingir e qual o melhor local para plantá-la. De qualquer forma, comumente as palmeiras possuem raíz do tipo “cabeleira”, não precisando de grande espaço para desenvolvimento. São plantas que adaptam-se bem ao sol pleno quando maiores/mais adultas. Como o seu é pequenino, sugiro que vá adaptando ele ao sol aos poucos, até que ele fique a maior parte do dia sem sombra. A questão de umidade e rega, é algo de muito bom senso. É importante regar cerca de 3 vezes por semana, ou quando a terra ficar seca ao toque colocando o dedo um poquinho para baixo da superfície. Quando for plantá-lo no local definitivo, escolha um espaço que tenha o “teto” livre para o crescimento… Espero ter lhe ajudado um pouco. Caso tenha alguma outra dúvida é só escrever! Tenha um ótimo carnaval!

  7. Olá, meu nome é priscila eu tenho um pessegueiro que nasceu por acaso, eu adoro pessego e fiquei super feliz, ai comecei a cuidar dele, só que ele estava num local ruim, quando ele estava bem grande eu mudei ele de local para poder crescer sem problemas, mas só que ele começou a morrer, as folhas secaram e os galhos também, mas o caule ainda está verde(por dentro eu digo), eu queria muito salva-lo, como eu faço? eu não quero perder esse pessegueiro de jeito nenhum!
    Obrigado!

    • Olá Priscila…

      Que lindo esse amor por seu pessegueiro! Quando tranplantamos uma árvore, a primeira coisa e a mais importante é preservarmos ao máximo o torrão de terra que envolve todas as raízes da árvore. Como você mudou ele de lugar? As raízes dele ficaram aparentes e sem terra nenhuma em volta? Qual era o tamamho dele na ocasião do tranplante (medida da copa e diâmetro do tronco)? Normalmente temos que cavar um torrão que tenha cerca de 3 vezes para cada lado o diâmetro do tronco. E este procedimento deve ser feito com a maior tranquilidade possível, devendo cortar primeiro as raízes lateriais, deixar a árvore ainda no mesmo lugar e depois de cerca de um ês fazer o corte da raíz principal (pivotante), levando imediatamente para o novo local, bem adubado e com a terra bem aerada para permitir rápido crescimento das raízes novas.

      Uma outra coisa importante é realizar a poda da copa no transplante, diminuindo a quantidade de folhas. Pois desta forma a árvore irá concentrar sua energia no desenvolvimento de novas raízes e não na fotossíntese ou nas funções foliares. Deixando somente o necessário para dar alimento para a árvore (cerca de 1/3 da copa).

      Se ela está perdendo folhas, aproveite para reduzir e deixar poucas. Faça adubação de crescimento, sugiro a marca Forth Frutas… Regue cerca de 3 vezes por semana… E converse com sua mudinha querida, mesmo em pensamento, pois ela recebe essa energia sua!!! Logo verá que os brotinhos voltarão…

      Espero ter ajudado!!! Mande notícias do pessegueiro!

      Tenha um ótimo dia

  8. oi, bom dia
    tenho um vaso de coqueirinho,ele fica dentro de casa ,de uns dias pra cá ele este amarelando,o que devo fazer?

    • Olá Marta,

      Agradecemos seu contato e por importar-se!
      A quanto tempo tem seu coqueiro? Ele sempre ficou no mesmo local ou você mudou ele de vaso ou local recentemente? Qual a frequência que rega? Qual a intensidade de luz que ele recebe dentro de casa? Qual a espécie do seu coqueirinho?
      Com essas informações podemos ajudá-la mais precisamente ou podemos agendar uma consulta em sua residência, dando dicas de cuidado e manutenção para seus vasos e plantas em geral!

      Tenha uma ótima semana

  9. olá tenho um coqueirinho, ele já tem um metro de altura,
    só que agora , esta aparecendo uma coisa grudada nele,
    meio amarelada, parece pulgão.
    gostaria de saber como acabar com ele, o que devo fazer
    obs.. o meu vaso sempre ficou dentro de casa.
    por favor me ajude ,gosto muito do meu coqueiro, não queria
    perde-lo.
    muito obrigada.

    • Olá Elenice,

      Muitas podem ser as coisas que estão acontecendo com seu coqueirinho… Está regando demais, ou muito pouco? Você faz adubação? Ele fica em local muito sombreado e úmido? Uma idéia seria pulverizar solução orgânica contra pragas encontrada em lojas de Garden Centers. Mas como não sabemos a causa, podemos estar debilitando mais ainda a planta… quanto tempo ele está contigo? Como são os seus cuidados com ele? Se quiser enviar imagens, veremos se podemos ajudá-la! Abraço da Equipe Árvores Vivas

  10. Gostaria de saber qual os cuidados que eu tenho que ter com coqueirinho da bahia pA QUE ELE FIQUE SEMPRE VERDE

    • Olá Wander,

      Seu coqueiro está plantado aonde? Para podermos lhe ajudar é necessário conhecer todas as especificidades de local, condições e cuidados que você tem com seu coqueiro! Caso seja do seu interesse, e você esteja em São Paulo, podemos enviar um técnico da nossa equipe para fazer uma consultoria sobre os cuidados com seu coqueiro!
      Grande Abraço
      Equipe Árvores Vivas

  11. ola depois que eu casei e passei a ser dona de casa comecei a comprar algumas plantas cuido converso com elas sou apaixonada por minhas plantas tenho violetas coqueiros lirios quero saber do que elas gosta e nao gosta quero fazer um pequeno jardim na janela do quarto da frente so que a frente é coberta que planta é indicada para viver na sobra obrigado

    • Olá Eloisa,

      Cada orquídea possui sua especificidade quanto aos cuidados. Sugiro que compre guias especializados no assunto em bancas ou livrarias e vá aos poucos se familiarizando com esse mundo riquíssimo e complexo do reino vegetal!!! As orquídeas são realmente muito especiais e evoluídas!

  12. Olá desculpa por não ter vindo aqui mais vezes e por falta de tempo e parabenizo a esse site maravilhoso

    bjs!

  13. Boa noite,
    Tenho uma palmeira (coqueirinho) plantada em meu jardim, medindo uns 3m aproximadamente. Recebe sol a manhã inteira e sobra a partir das 14h . Acontece que as folhas estão amarelando e secando com rapidez, mesmo as que vão surgindo após a poda das outras. Que faço para mante-la bem verdinha? Qual produto aplico? Orgânico ou químico.
    Abraços.
    Robson

    • Olá Leticia,
      fico feliz que tenha gostado do nosso blog!
      Tenha um ótimo dia!

  14. Olá!

    Gostei do seu blog!!

    Meu nome é Luciana e tenho uma dúvida sobre bromélias:

    A Minha já esta aqui em casa desde dez/2009 e só agora esta nascendo uma nova flor do lado.
    Mas ainda está bem bonita. O caso é que eu ví que estava cheia de formigas, dessas bem pequenas e resolví passa-la p outro vaso, um pouco maior; quando tirei a planta ví que estava enfestada de formigas na raiz, formigas com umas coisinhas brancas…estranho, nunca ví.

    Acabei plantando em terra normal, com húmus de minhoca, mas não tinha cascalhos, para deixar bem drenado o solo; mas tive que tirar toda a terra envolta da raiz da planta,tomei omáximo de cuidado para não prejudicar a raizmas estou com medo dela não sobreviver.

    Você tem alguma dica pra mim??????????? :P

    Obrigada,
    Lu

    • Oi Lu,
      você saberia me dizer qual é a espécie de bromélia? Porque muitas delas são epifitas, ou seja, elas vivem “apoiadas” em árvores e não precisam de terra para sobreviver, se for o caso da sua bromélia não seria necessário a terra e sim somente um substrato como a fibra de coco.
      Se ela for de “terra” – Algumas coisas são importantes: Coloque um pouco de água nos “vãos” entre as folhas; vc esta mantendo a umidade da terra, não colocando excesso de água nas raízes?

      Acredito que se vc deixa-la se recuperar ela sobrevive, pois gosta de humus de minhoca e suas raizes são mais elementos de fixação que de nutrição da planta!

      As bromélias tem uma floração exuberante uma só uma vez no seu ciclo vida e provavelmente a sua após a floração desenvolverá uma broto lateral!

      Espero tê-la ajudado!

  15. comprei um coqueirinho de nome chameadura segundo o vendedor.
    está ficando com as folhas queimadas.já tirei do sol que já era pouco e estou pondo pouca água pq o vendedor disse que deve ser assim.
    To preocupada com medo de perder esse coqueirinho.
    se for o caso coloco uma foto .

    • Olá Cizete,

      seu coqueiro chamado “Chamaedora” realmente não gosta de sol, é interessante que ele fique em uma área que tome cerca e 2 horas de sol matutino.

      Normalmente esse tipo de palmeira sofre com a mudança de local, mas depois de alguns meses se adapta melhor.

      Espero que ela melhore!

  16. Oi , bom dia!!!

    Meu nome é Ana Paula Franco, tenho 39 anos e moro em Magalhes Bastos no RJ.
    Gosto muito de plantas, e gostaria de uma explicação qt ao meu coqueiro, ele já deve ter uns cinco anos, e já deu quatro floradas, só q de todos só dois cocos estam indo a frente, as florzinhas caem todas, e os galhinhos em q as flores ficam tb secarm, isso é normal p as primeiras floragem? ou esta alguma coisa errada? Tb tenho uma goiabeira q ja dá fruto mais só q todos os frutos vem com umas manchas na casca como se fosse seco algumas partes, o fruto é bom mais só q n da p com oer por causa dessas manchas na casca. Tb tenho uma amoreira q n da frutos tb, sempre q ela esta grande d+ nos cortamos,ai vem umns 5 frutos depois n vem mais nenhum. O q faço? Meu terreno é um pouco de cascalho pois teve q ser muito aterrado p poder ficar no nível. E onde estam as arvores ele é todo gramado. Sgradeço desde já. Fique com Deus E tenha um ótimo domingo.

  17. meu nome e ze tenho 10 mudas de coqueiro , e as folhas estão enferrujando ,algumas secam,e o coqueiro não desenvolve,faz seis meses ,estão no mesmo tamanho, gostaria de saber o que fazer nesta situação.

  18. uma amiga desisitiu do coqueirinho dele,e me deu,mas ele esta maltratado com as folhas amarelas,seco,oq devo fazer como cuidar p ele ficar bonito?

    • Olá Eliane,

      Alguns coqueiros preferem sol, outros sombra, mas como ele está fragilizado, prefira deixar em local mais sombreado, com iluminação indireta, somente com sol da manhã se for o caso. De qualquer forma é dificil entender oque está passando com ele sem conhecer a espécie.

      Cuide somente de regá-lo ao menos uma vez por semana no inverno. Aguarde um pouco, deixando ele em local que possa ver e cuidar dele sempre, talvez em breve ele se recupere.

      Boa sorte

  19. oi tenho um pe de Flamboyã que ja tem de idade uns 10 anos ele estava lindo robusto cheio de brotos mais derenpente começos a cair as folhas no sentido da copa para o caule não estou conseguindo obeter ajuda em salvar minha arvore ja olhei para ver se possuia alguns parazitas mais não ela esta muchando e caido as folhas logo nesta época onde era para estar lindo, eu moro na praia e este pe fica uns 4 metros da fossa artesiana
    obrigado

  20. ameiii o seu blog!
    preciso da sua ajuda! tenho um coqueiro no quintal ou melhor um butiazeiro ele é lindo! é um pé já adulto, mas como sempre o podamos ficaram aquelas sobras de folhas, então eu gostaria de saber se eu posso tirar essas sobras, e como foço para cortalas, quero q seu tronco aparece pois está escondido entre estas sobras de folhas. desde já obrigada!
    bjão!

  21. eu tenho uma arvore de carambola no meu quintal ha dois anos ou mais, so que ate hoje so floreceu mais nao da o fruto,uma epoca deu 2 carambolas mais muito armargo.
    Como posso fazer para dar frutos direitos na minha arvore?
    Qual a soluçao que voce me sugere?

  22. Eu amo muito pessegueiros,botei umas dez sementes na geladeira para a quebra de ,dormencia elas deram raiz já dentro da geladeira com 27 dias ai passei para terra,as mudinhas tem em torno de 4 centimetros e são lindas,agora vou acompanhar o crescimento do meu pessegueiro,também tenho uma muda de macieira tem 8 meses e está bem grandinha ums 50 centimetros,também tenho 3 cerejeiras do japão dão uma florada linda elas tem 2 anos ,ano que vem já devem estár dando flores..
    Moro em Quissamã cidade que fica no norte do estado do Rio de janeiro,e tenho 15 Anos.

    • Manoel,
      Lindo seu depoimento de cuidado e amor com as sementes que carregam desde pequenas toda a essência de serem árvores belas e especiais para nossas vidas!! Fiquei emocionada com sua partilha aqui no Blog!! Quero te convidar a enviar imagens dessas suas “filhas” que tanto admira e cuida, para colocarmos na página Árvores Especiais (http://arvoresvivas.wordpress.com/arvores_especiais/). Mande logo para todos conhecermos e acompanharmos esse crescimento!!
      Parabéns por sua iniciativa, continue sempre assim!

  23. Olá! temos dus arvores terminalia catappa (amendoeira/sombreiro) e elas estão com uma quantidade de formigas muito grante se seu tronco Gostaria de informações de como acabar ou menimizar as formigas e de como cuidar corretamente des lindo sombreiro. Obrigada

  24. Olá,tenho um pessegueiro no fundo de minha casa,bem como outras arvores frutiferas,
    Ele dá poucos frutos e esses não são bons. O que eu posso fazer para melhorar,tanto os frutos como o próprio pé?

    • Olá Vanda, você pode fazer uma adubação orgânica no diâmetro de projeção da copa da árvore, revolvendo a terra e misturando bem o adubo. Regue bem depois!! Pode também fazer uma poda leve de estímulo ao crescimento após a frutificação. Mas acredito que o caso seja mais relacionado a adubação mesmo, ou talvez climático!

  25. Não sei se é broca ou cupim que deu no meu pé de dama da noite, como saber e tratar?
    grata
    Nidia

  26. Bom dia,Gostaria de uma informacao por aqui.Tenho uma mangueira bem antiga e a mesma apresenta queda de folhas.As folhas estao a cair da mesma, sua folhas estao meias amareladas por ca.O que fazer para mudar esta situacao,dar novos frutos e voltar a ser uma arvore saudavel.Se possivel alguma adubacao para a mesma.

  27. eu comprei um coqueiro,mas eu não sei o nome dessa especie de coqueiro,não é daquele comum,ele tem umas folhas mais separadas,ele ja ta bem grande,eu ja comprei ele assim,gostaria de saber como devo cuidar dele para ele não morrer,porque já é o segundo que eu compro e o primeiro morreu,eu tenho ele dento de casa por enquanto,posso mante-lo dentro de casa mesmo?,devo rega-lo todos os dias?

  28. Boa tarde! tenho uma árvore de carambola a 2 anos, mas ela já existe a muito mais tempo que isto, pois comprei o terreno com a árvore e agora tenho notado algumas rachaduras em seu tronco, assim como formigas, um inseto preto e amarelo e tipo um fungo branco parece pulgão, as carambolas algumas já nascem com algumas pintas pretas ou caem ainda pequenas e outras são grandes e bonitas, gostaria de cuidar melhor dela o que posso fazer, desde já agradeço a atenção. Marcilene.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s