Jasmim Manga – Árvore Buquê

Andando por São Paulo, em muitos e muitos lugares encontramos essa linda árvore ou arbusto de grande porte chamando nossa atenção pela delicadeza como carrega seus buquês de flores nas pontas de seus galhos aonde se aglomeram as folhas bem desenhadas e com tonalidades que vão do branco com amarelo até o vermelho vivo.

O perfume jasmim das flores, que dá origem a um dos nomes populares da Plumeria, nos leva a belas sensações quando o sentimos profundamente e de olhos fechados. O toque de suas pétalas é tão macio quanto a pele de um bebê… Podem inclusive ser utilizadas para buquês flutuantes depois que caem no chão, pois ainda estão lindas e cheirosas!

A Plumeria é um dos 415 gêneros da família botânica Apocynaceae. Conhecida também por Frangipani, possui muitas variedades. As mais encontradas em São Paulo são a Plumeria alba e Plumeria rubra.

alba
rubra
buquê
Através das imagens percebemos quão fácil é se apaixonar pela Plumeria. Originária do México, Antilhas, Guianas e Equador. Veja várias outras imagens das flores da pluméria no site do Jardim Botânico de Honolulu e também algumas ilustrações botânicas no Flora brasiliensis .
coroa
Culturalmente as flores do Jasmim-Manga são muito utilizadas em diversas Ilhas do Pacífico na confecção de colares e coroas como adornos comemorativos, comumente dados simbolizando afeto. No Havaí são chamados de”Leis”. Em um artigo (em inglês) sobre a História dos Leis do Havaí descobrimos que colares e adornos com flores foram utilizados por homens e mulheres de todo o mundo desde tempos remotos e que existem tipos diferentes de adornos para cada ocasião. Curiosamente as flores de pluméria que são as mais conhecidas entre os “leis” são as mais recentemente utilizadas no Havaí. Em Samoa, o colar é chamado “ula”. Existe um feriado especial em comemoração aos “leis”, é dia 1º de Maio. Veja fotos do Dai do Lei no qual todos são convidados a usar e fabricas leis. E mais imagens de leis lindíssimos! Também leia a matéria turística (em inglês) de John Fischer sobre o feriado.
De tão desejadas, as flores das Plumérias para adornos até possuem uma fábrica especializada em confeccionar os adornos em resina. Conheçam a Frangipani / Plumeria Creations!
Abaixo algumas outras imagens das plumérias em São Paulo!
troncos
calçada
close
close alba
About these ads

139 Respostas para “Jasmim Manga – Árvore Buquê

  1. Sou apaixonada pelas diferentes variedades de jasmins.Aqui na Paraíba nos últimos 3 anos,apareceu um tipo de jasmim,com flores brancas,semelhante a Plumeria alba,sem o amarelo do centro, com a folha brilhosa e leitosa.
    Gostaria de saber o nome, alguém me disse que era “jasmim Japones”, não sei.
    É uma planta bela,a copa fica encoberta dos buquês,linda .
    Agradeço a informação.

    Glória

    • Também tinha muita vontade de saber o nome desta planta que conheci quando fui para a Paraíba (João Pessoa), quase todo mundo tem um pé de pluméria pudica no jardim,aqui no Recife estamos vendo agora a pouco tempo, eu mesma tenho uma que veio da Paraíba. È uma planta natural da Venezuela e do Panamá porém é muito bem adaptada no Brasil, floresce muito bem ao sol. Para ver imagens linda desta planta vá no google e coloque pluméria pudica – imagens.
      Um abraço,
      Izabel

    • Izabel;
      Essa Pluméria totalmente branca é Muito comum aqui em Salvador, aqui há também uma variedade com cor de vinho, e como se não bastesse, ainda cheira a uva, o perfume cheira a suco de uva, ela é uma maravilha. Um condominio importou da Hawai e ao podar jogou os galhos em um terreno baldío, que foram ecolhidos e realizados vária mudas, hoje se ver várias arvores descendentes dessas mudas, com essas flores vinho.

  2. Tenho alguns pés de jasmim manga na minha casa (branco, vermelho e salmão) aparentemente, o branoc e o vermelho são os que menos perdem as folhas. Há uma explicação para isso? Qual a melhor adubação e a que frequência para esta planta? Há alguma praga específica que atinge a espécie? Obrigada. Valéria

    • Genética, a planta original é a branca com ‘miolo’ amarelo, as demais foram cruzamentos e quanto mais se cruza com outras variedades menops folhas caem. Em Salvador é comum encontrar uma espécie arborea, com flores pequenas, e copa muito alta, ela é tipica da mata atlântica da Bahia.
      Pragas: só a ferrugem(aquele pó amarelo) que surge por baixo das folas, causando um visual feio a lanta, borrifar um solução de óleo missivo e pronto” é o fim do fungo causador dessa ferrugem.

      • Gostaria de saber o que é óleo missivo e onde encontrá-lo. Obrigada

      • Mas o que é uma “solução de óleo missivo”, já que não encontro outras referências a isso, em minha região ou na internet

      • Oleo mineral, comprado em casa de lavoura, lojas que vendem sementes e raçaõ de animais etc., dissolve esse óleo na agua e borrifa.

        O fabricante é a JIMMY eles tem uma vasta linha de defensivos quimicos para jardins.

        abraços.

      • Observem que, só serve o óleo mineral para uso agricola e jardins, o óleo mineral de farmácia é outro tipo, se usado mata a planta por sufocação das folhas. aquele de farmácia que passamos na pele não SERVE para o jardim!!

        Oleo missivo, é agricola e só se compra em casas de lavoura, casa da fazenda , empório agrícola, essas casa que vendem rações, fertilizantes par ajardins, defensivos tambem para jardins, cacos.

  3. Tenho um pé de jasmim manga na minha casa.
    Me falarão que devo arrancar botar fora. Pois o leite que secreta dela cega a pessoa.Queria saber se é verdade ou não?obrigada. Gabriela

  4. Adorei as frangipani , adoro as cores desta árvore.
    Na India fazem perfume das flores.A árvore do templo é símbolo da imortalidade da alma, pois brota e dá flores mesmo sem raízes . Os budistas sempre tem uma plumeria plantada no jardim dos templos

  5. tenho duvidas quanto a rsina que sai dessa linda flor, tenho as tres cores, mais como moro em condominio, e tem muitas crianças , gostaria de saber se essa resina e venenosa.Nao quero arrancalas, foi dificil consegui-las.

  6. Minha querida jasmim manga esta ficando feia as folhas estão ficando escuras e as flores caem antes mesmo de abrirem, parte do tronco apresenta uma rachadura expondo sua parte interna sem a seiva. O que posso fazer para tratá-la?

    • Olá Mary,

      Agradeço sua visita ao blog, partilha e interesse em cuidar melhor da sua jasmim manga! Diversas possibilidades podem estar causando estes sintomas em sua Pluméira! Quero ajudá-la e para isso podemos analizar vários aspectos: – qual a idade dela? ela já chegou a dar flores de forma saudável? existiu alguma mudança no terreno próximo dela? foi feita alguma poda? Você faz algum tipo de adubação? de quanto e quanto tempo e como? O local que ela está plantada recebe sol suficiente? Respodendo estas perguntas posso ter uma visão mais clara da real situação de sua árvore. De qualquer maneira a partir das informações que você passou posso sugerir algumas atitudes: – faça uma adubação incorporando na terra na distância de projeção da copa. A rachadura no tronco pode demonstrar um ataque por fungos ou bactérias, nesse caso, leve uma amostra da suas folhas, tronco e flores para análise na casa de agricultua ou instituto biológico. Outra idéia seria realizar uma poda de corte limpo de galhos secos e rachados, protegendo a cicatriz do corte com um produto vedante encontrado em casas agrícolas.

      Espero ter lhe ajudado! Desejo que sua Plumeria fique bem e você também! Boa Sorte!

      • Ola!!Tive um problema com o meu jasmim manga, a que a flor e mais rosada e com o miolo amarelo (linda). Mas minha cachorra, num final de semana machucou o caule dela, na epoca (ja uns 6 meses), nao notei nada. De uns 2 meses pra ca notei que na parte onde a cachorra mordeu, esta com aspecto doente, ela ainda resiste, floreceu, as folhas estao saudaveis, mas esse machucado parece estar crescendo e e na base da arvore. gostaria de saber se existe algum cicatrizante, vedante, o que e recomendavel?
        A adubacao que faco e por composteira em meu proprio jardim e de vez em quando compro esterco em lojas de plantas, Uso Gymi e um repelente para evitar que outros bichos ameacem a Jasmim manga.
        Se estiver fazendo alguma coisa de errado, tambem gostaria de sugestao.
        Obrigada
        Aline

  7. Quando morei na cidade de Pelotas/RS, à muitos anos atrás, na praça central da cidade, o meu trajeto era por ali, eu tinha o prazer de passar por ali, só para sentir o perfume dos jasmins manga, que perfume deliciso, uma árvore encantadora e bonita. Mas os anos passaram e moro hoje na região Noroeste do RS em Palmeira das Missões, e tenho a algum tempo procurado por mudas de jasmim, e não tenho tido sucesso. Você saberia me informar onde posso encontrar, pode ser venda ou a base de troca por outra árvore ou muda e se dá para se fazer muda de estaca?. Parabéns pelo blog, muito bonito, e obrigado pela ajuda que puder me dar, se quizer pode me responder pelo mail. Um abraço. João Ssherer

    • Olá João,

      Que lindo! Adorei acompanhar suas sensações lendo seu depoimento… Realmente o jasmim encanta os nossos sentindos! Agradeço muito você por compartilhar essa emoção no blog!

      Eu tenho duas mudinhas de jasmim-manga que produzi a partir de estacas… mas estão frágeis ainda. Não é fácil fazer estaca, tem que ter umidade baixa se não apodrece, um solo mais arenoso… Eu acabei errando a mão nessas duas que estão se recuperando agora! Como acha que podemos fazer? Realmente, por questões do clima do Rio Grande do Sul, não acredito que a árvore seria bem adaptada… Ela é de clima bem quente!

      Espero estar lhe ajudando, diga-me como posso lhe ajudar mais! Grande Abraço e Grata por ter gostado do trabalho do Árvores Vivas!

    • Lembrei de comentar… que seria mais adequado, como você está em clima bem mais frio, fazer uma estaca de alguma árvore da proximidade de sua cidade, pois ai ela já estará mais adaptada ao clima! Avise-nos se conseguir novidades ou se pudermos ajudar de alguma outra maneira!

      Grande Abraço

  8. Desejo conseguir essa linda flor, o jasmim, qualquerr um que seja. Gostaria muito de ofertar a uma pessoa mmuito especial e o jasmim seria perfeito. Moro aqui em Fortaleza e já liguei em quase todas as floriculturas, mas nada até agora. Alguém pode me dar dica de onde consigo encontrar?

    Obrigada,
    Erlaine

    • Erlaine,

      Agradeço sua visita e solicitação! Infelizmente não temos contato com fornecedores de jasmim em Fortaleza! Uma pena para nós que infelizmente nào podemos lhe ajudar nesse momento!

      Desejamos muita boa sorte na busca! Sugestão: quem sabe você não consegue que alguém que esteja viajando leve para você!

      Grande Abraço

    • Gente aquí em Goiãnia eu peguei uma ponta de galho de um pé de jasmim manga, aqui na rua, e acreditem plantei em julho de 2010, em final de agosto já comecou a florir. Tá a coisa mais linda!

  9. Sou apaixonada por essa árvore. No meu caminho pro trabalho sempre namoro algumas. Hoje estive em Holambra e comprei minha primeira muda. Ela tá linda, já tem até uma flor: é rosa. Não vejo a hora de colocá-la no chão. Fiquei feliz em saber que ela se multiplica por estacas. Vou tentar conseguir alguma. Tomara que consiga cuidar bem da minha.

    • Olá Ivelise,

      Agradecemos sua visita e desejamos muitas florações lindíssimas para seu jasmim!! Aproveite cada flor para se encantar sempre mais… Tenha uma ótima semana!

  10. Comprei um vaso de jasmim manga de flores brancas numa loja de paisagismo,. Tenho ela a 3 meses, ela veio com flor mas logo caiu estava com a folhagem verdinha, agora as folhas estao ficando amareladas. Eu coloquei encima da terra em volta da raiz casca de côco e pinus e pulverizo as vezes uma solução de extaro pirolenhoso de bambu para afastar formigas, porque aqui tem bastante, das miudinhas. Coloco as vezes no sol, mas amaior parte do tempo fica em local ventilado com cobertura. Quando esta muito calor a cobertura esquenta e fica meio estufa,mas nao é sempre. Porque esta acontecendo isso? e o que devo fazer para que esla cresça e floreça mais? obrigada Sandra

    • Olá Sandra,

      Com a aproximação do inverno é comum os jasmim-manga perderem suas folhas. A mudança de local, saindo do viveiro, faz a planta sofrer um pouco.. Mas 3 meses ela já estaria se adaptando. O ideal seria tentar deixá-la no mesmo local, sem mudar muito para que ela sinta o caminho natural do sol e adapte-se a esse novo movimento de luz. Importante sim fazer adubação 4-14-8 a cada 4 meses misturando na terra que fica na borda do vaso, mas regando bem para não queimar a raíz. O jasmim-manga também gosta mais de um solo drenante com areia. A raíz dele é bem sensível… Cuide dela, mão não exagere, pois as vezes podemos acabar dando superdosagens de tudo e isso pode fazer a planta também sofrer! Boa sorte!

  11. Comecei com 3 mudas hoje já plantei mais de 30 mudas as últimas que plantei chegavam a medir 2,5m; tenho a branca a salmon e a vinho e se Deus quiser vou conseguir a rosa também; um abraço a todos que cultivam Jasmim-Manga.

    • Olá Vinícius,

      Você já plantou mais de 30 mudas de jasmim-manga? Que lindo…Adoro elas também! Se puder dar alguma dica de cuidado para nossa colega Sandra, que pouco antes de você deixou um recado de como cuidar melhor do jasmim que ela comprou seria ótimo! Agradeceremos muito sua atenção!!! A jasmim rosa é lindíssima mesmo…plantando e embelezando as nossas cidades!!! PARABÉNS pelo empenho e amor com a natureza!!!

      • Ju muito obrigado, e respondendo a pergunta da Sandra pode ficar tranquila que quando o jasmim- manga começar a crescer ele vai florir automaticamente formando os galhos; tenho alguns nos vasos e uns já cairam as folhas e outros ainda não.
        Ju formei 5 jasmim salmon por semente estão com 15 cm agora vou formar o jasmim vinho provavelmente em julho ou agosto vai estar abrindo pois a vajem esta muito grande esse jasmim eu cultivo no vaso e já floresceu 2 vezes.
        Um abraço a todos e até mais.

      • O jasmim-manga é uma árvore que pode ser germinada a partir de suas sementes ou produzida uma muda a partir de um galho colocado para enraizar.

  12. Ola
    Adoro o jasmim manga. Vou me casar em julho e gostaria de saber se existe sementes ou algum local que conseguisse comprar a muda pequenina e a um preço acessivel pois gostaria de dar como lembrança. Moro em Sao Paulo. Tem alguma dica de onde poderia conseguir? Pode ser plantada por semente ou apenas por muda?
    Grata

    • Olá Graziela,

      Grata por sua visita! A árvore jasmim-manga é realmente especial! Podemos buscar as mudas para seu casamento, mas não acredito que será fácil encontrá-la pequena! Envie um e-mail com sua solicitação para enviarmos nossas opções de lembranças para ocasiões comemorativas e também veremos as possibilidades com o jasmim-manga! Tenha um ótimo final de semana!

  13. Meu contato com o Jasmim Manga vem desde minha infancia, quando ia a Brotas passar férias na casa de meus tios, me lembro ainda hoje que criava umas lagartas quase do tamanho de uma salsicha, que quando caiam no chão estouravam e voava meleca pra todo lado, pois a árvore era antiga e tinha 5 a seis metros de altura. Deixando um pouco de lado as lagartas, passei a amar esta planta desde então.
    Morando agora em Recife-PE tive a felicidade de reencontra-la, quase diariamente estaciono o carro sob uma, o inclivel é que ela florece em tres cores diferentes, inicialmente pensei que fossem enchertos de plantas diferentes num mesmo cavalo, no entanto notei que eventualmente aparecem flores de cores diferentees no mesmo galho.
    Pergunto, é comum isto acontecer, podemos forçar de alguma forma ?

    Grato.

  14. Olá
    Sou apaixonada por essa planta a Jasmim manga.Tenho uma arvore aqui em casa e na minha rua tem varias,faendo um caminho lindo.
    Gostaria de saber como se faz a estaquia desta planta.
    Obrigada

    • Olá Crisitna,

      A estaquia do jasmim-manga é feita através de uma fração de seu galho. Quando fizerem poda em alguma dessas árvores próximas de sua casa, pegue pedaços da extremidade da árvore de onde despontam as folhas. Faça um corte em diagonal na extremidade oposta do galho e coloque-o num vaso com mistura de terra fértil-arenosa. Assegure-se de fixar bem o galho na terra, apertando a base e regue, mas nunca enxarque, para não apodrecer o galho. Em breve as folhas voltarão a brotar e aos poucos ela crescerá!!! Boa sorte!

  15. BOM DIA GURIA!! MEU NOME É CARINA SOU DE SAPIRANGA -RS.
    Sou a paixonada por essa árvore,mas não sabia o nome dela,e as floricultura não conseguiam me ajudar…Até que parei em uma rua a onde havia uma árvore bem grande e daí nem te conto subi nos galhos,peguei flor ,folha e me fui para floricultura…descobri o nome.Comprei uma muda linda,mas nao sei o que houve,pois as flohas cairão e os galhos estão mais enrrugadinhos,percebo k ela não morreu,mas não sei o ke fazer…
    Coloquei adubo e terra fertil mas…Não gostaria de perdela,antes k me esqueça guria eu plantei em fevereiro se pudes me ajudar om abraços

    • Olá Carina,

      Na época do inverno é comum o jasmim-manga perder as folhas. Talvez essa característica enrugada pode ser devido a alta umidade. É uma árvore que gosta de solos mais drenantes com boa parte em areia! De um tempo para ela se recuperar… logo logo estará mais forte!

      Boa Sorte

  16. Olá Juliana!
    Minha casa de praia fica em Piçarras-SC, e lá existem muitas árvores de Jasmim Manga de todas as cores e tamanhos, consegui um galho e plantei no jardim de minha casa em São Francisco do Sul-SC há três anos, ela está forte, com folhas sempre verdes e saudáveis, porém somente um buquê floresce. A pequena árvore pega bastante sol durante a manhã e no meio da tarde fica sob a sombra da casa. Gostaria de saber o que posso fazer para que cada galho tenha um buquê de flores. Esse verão será a sua terceira florada. Obrigada desde já.

  17. Olá! Comprei uma muda de jasmim manga rosa com mais ou menos 1m já florida, plantei num vaso com esta mesma espessura, vai dar certo? ou tenho que plantar no chão? Agradeço. Ah propósito os jasmins adoram o clima aqui de Brasília sempre quentíssimo…

    • Olá Márcia,

      Plantada no chão ela sempre será mais plena. Se tiver esta possibilidade recomendo! Caso contrário procure plantar em vasos mais largos e profundos para maior desenvolvimento da árvore. Lembre de fazer adubação no vaso cerca de 2 a 3 vezes por ano para repor os nutrientes. Realmente elas adoram o clima quente! Boa Sorte!

  18. Olá!
    Estou acabando a construção de minha casa nas imediações de BH em uma região serrrana onde venta muito e o inverno é muito frio. Eu e meu marido somos apaixonados pelo jasmim-manga e queremos plantar um no meio do jardim em local muito ensolarado. Será que ele aguenta o frio? Qual o nome da espécie cuja flor é branca com rajados rosas e o miolo é amarelado? Esta cor é diferente do Alba, que imagino ser o branco e amarelo. Qual o tamanho da cova? O terreno é bem arenoso…valeu!!

    • Olá Márcia,

      Talvez ela sinta um pouco o frio, mas algumas pessoas aqui disseram que ela está linda em Porto Alegre… portanto creio que em BH o clima seja bem mais favorável! O terreno arenoso é ideal para o desenvolvimento da raiz. O berço deve ser de no mínimo 40 x 40 dependendo do tamanho do torrão da muda que você comprar. Quanto maior melhor para facilitar o desenvolvimento de novas raízes.

      Esperamos ter ajudado!

  19. Em tempo…esqueci de perguntar se o jasmim-manga é uma planta tóxica? É pq tenho duas “gurias” pequenas (como dizem os queridos gauchos….). Abç

    • Olá Márcia,

      Quase todas as plantas que poduzem “látex”tem algum nível de toxidade. Seria interessante que suas filhas aprendessem que não se deve comer nem espalhar o látex sobre a pele, pois pode trazer reações alérgicas.

      Fora isso, a árvore no espaço dela não faz mal algum!

    • Hi there,

      Thanks a lot for your visit! I enjoyed you blog very much, specially the article about the meanings of frangipani in diferent cultures!!! Very interesting information!!! See if you can help me, a friend that also visited our blog is asking about the cientific name form the Plumeria that has a white, yellow and pink flower. Do you know it? I think Plumeria alba is the yellow and white one, and Plumeria rubra is the red one, but i can’t find the specific name form this other variety of flower!

      Have a nice day!

  20. Boa Noite !!!
    Adoro jasmins todos. Tenho plantado em meu vaso “Jasmin Estrela” que é FASCINANTE pena que sua flores são de pouca duração, pois caem logo. Tenho também “Jasmin do Cabo” que, quando floresce exala de sua flor principalmente de noite um perfume M A R A V I L H O S O e tem uma duração loga sua flor duranmte quase ou até mais de uma semana, até ficar com sua flor amarelada e cair. Mas, gostaria de conseguir alguma outra espécie de jasmin. Caso alguém faça uma poda, poderiam me enviar uma muda de jasmin? ou broto para que eu possa fazer exertia, seja ele qual for o jasmin. Pode ser jasmin Manga.
    Moro em Angra dos Reis, aqui nunca apareceu outra espécie de jasmin, nunca encontrei. Meu e-mail riqueangra@hotmail.com

  21. Boa noite!
    Tenho três árvores de jasmim-manga no meu jardim, e sou apaixonada por eles! No fim do ano passado um deles foi atacado por um bando de lagartas enormes, esquisitíssimas, pretas e listradas de cor-de-rosa e amarelo! Parecem pintadas com canetas marca-texto! Na época, derrubei todas elas com a mangueira, depois juntei todas para não subirem novamente, e elas sumiram! Agora voltaram!! E estão atacando outra árvore! Só que essa é muito mais alta, e a mangueira não vai me ajudar! Você sabe como eu faço pra me livrar delas?
    Obrigada pela atenção, viu? ;)

    • um bando de lagartas enormes, esquisitíssimas, pretas e listradas de cor-de-rosa e amarelo!
      É terrivel mesmo lagartas. O método seria o de catação e eliminação manual ou então uso de um produto caseiro para pulverizar contra pragas de jasdins como Calda de fumo/álcool. É eficiente contra ácaros, mosca branca, cigarrinha, brocas, cochonilhas, lagartas, grilos, pulgões vaquinha, tripés, lesmas, caracóis dentre outras. Use 100 gr de fumo de rolo para 5 litros de água e 5 litros de álcool. Inicie picando o fumo de rolo e logo em seguida misture nos 5 litros de água e 5 litros de álcool. Deixe de molho a mistura por 24 horas e depois coe. Pulverize o local infestado ou não pelas pragas.

      • Luis, Agradecemos muito sua colaboração e dicas de como proceder com as lagartas do jasmim-manga! Vi recentemente na tv uma matéria que falava sobre elas, e foi dito que esta espécie de lagarta não faz mal algum, não queima nem é tóxica! Caso algum de nossos visitantes não se incomode com a presença delas, também podem deixar que a natureza tem suas razões e formas de funcionamento que talvez sejam muitas vezes incompreendidas por nós! As lagartão lolo irão se transformar em mariposas e não mais estarão nas árvores…

    • Olá Camila,

      Elas são pragas naturais nesta época e adoram comer as folhas do jasmim! Elas não fazem mal algum, nem são perigosas como assisti em uma matéria de TV dia desses. O especialista comentou que somente lagartas com pelo ou espinhos são perigosas e queimam. Essas por outro lado não fazem mal algum e depois de um tempo descem até a terra e viram mariposas. Eu sugiro que você não se preocupe, a natureza é sábia e as largatas também precisam de alimento, não é mesmo?! Tenho certeza que seus jasmins suportarão essa comilança!

      Espero ter lhe ajudado

      • Amei sua rapidez em responder sobre as lagartas. Eu estava aqui apreensiva e já pensando na resposta, quando vi sua postagem… kkkkkkkk

  22. Oi Juliana. Meu nome é Eliane e sou apaixonada pelo jasmin manga. Gosto daquele mais escuro, vinho. Estou construindo e quero muito plantar uma no meu quintal. Gostaria de saber como é a formação das raizes, se podem prejudicar o piso ou não.
    Adoro seu blog.

    Abraços.

  23. olá
    bom dia !!!

    o Jasmim manga entrou de forma interessante na minha vida,eu nunca tinha visto antes em lugar nenhum aí estava no site do Jardineiro olhando os variados tipos de arvore e vi o jasmim e apaixonei pela flor, procurei em minha cidade pra comprar e nao achei…fiquei com isso na cabeça mais nao pude ir atras.Mais nosso Deus é tão mimoso comigo que andando em um campo de uma fazenda que já fui um milhão de vezes me deparei com uma arvore muitíssimo florida , cheia de buques e retirei uma mudinha
    Aí vieram as dúvidas…hehe
    Jú me ajuda?

    quero saber que tipo de adubo natural ele gosta?quantas vezes agoar ? e quanto demora pra crescer?juh todo mundo que vê minha muda fala
    _ nossa ela dá uma largata enorme !!! como posso previnir o surgimento dessas largatas?

    OBRIGADA

  24. gostaria de saber como combater uma ferrugem que se forma na parte de baixo das folhas

    • Olá Israel,

      Agradecemos o seu contato! É possível que este seja um processo natural da árvore, que em breve perderá as folhas. Observe também se ela está em terreno muito encharcado e recebendo sol suficiente… Espero ter ajudado!

    • Olá Diogo,

      A Plumeria tem crescimento relativamente lento, mas é acelerado durante os dias mais longos de verão! Entre polinizadores podemos falar das abelhas e borboletas noturnas! Esperamos ter ajudado!

      Feliz Natal

  25. óla eu sou adenise gostei muito do teu blog tem muitas coisas fixes adoros ao flores que esta no teu blog.

  26. Tenho um jasmim manga branco em frente à minha casa com mais ou menos 2 anos. Quando a plantei por estaquia, muitas folhas mucharam e escureceram e eu fiz a besteira de arrancá-las. Já deu muita flor, mas só tem folha na pontinha dos galhos e não sei mais o que fazer para que a folhagem se desenvolva. Preciso de ajuda.

    • Olá Adriana,

      É normal ela ter folhas somente na pontinha dos galhos… aparentemente pela sua descrição ela deve estar saudável… Para fortalecer o desenvolvimento de folhagem é necessário adubar com mais nitrogênio que é encontrado em abundância na Torta de Mamona. Pode-se adubar a cada 3 ou 4 meses revolvendo na terra da projeção da copa e regando bastante depois!

      Boa sorte

  27. Olá
    Por favor tenho procurado por toda internete mudas para comprar do jasmim-estrela, não encontro, vc. pode me ajudar, sabe onde posso comprar?

  28. ola tudo bem adorei essa materia e tenho uma paixao por essa arvore que conheci numa visita a um pais mas gostaria muito em saber onde compra desde entao muito obrigada

  29. por favor, uma informação sobre o jasmim manga. perto de uma planta, no jardim, plantei um pé da fruta pêra. As folhas estão servindo de alimento à lagartas, em razão do jasmim.
    indago: existe meio de eliminá-las, mantendo as plantas?. agradeço muito

    a quem me orientar.

    • Olá João,
      Eu recomendo tira-las por catação: uma a uma tomando o cuidado de usar uma proteção para que não toquem na pele e lembrando que muitas tem pico de atividade a noite. Você também pode usar plantas que repelem lagartas como a arruda…

      Boa sorte com sua planta!

  30. olá gostaria de plantar um jasmim manga na laje da minha casa, mas la eh muito quente e pega sol o dia inteiro! acho que nao vai ficar legal lá…
    vcs tem alguma sugestao? qual outra planta de cheiro que se adapta a esse clima

    • Christiano,
      Olha a mini-romã adora sol, a uvaia é uma frutifera que também gosta de sol e ótima para laje! As amoreiras são lindas e se adaptam bem ao sol, porém podem manchar alguns tipos de piso. A cerejeira-do-japão, eritrina, ipê-do-cerrado tem ambos, uma florada exuberante que enaltece nossos olhos! Já o guamirim tem flores brancas e perfumadas!
      Agradecemos o contato, tenha uma ótimo dia!

  31. Sou apaixonada pelo Jasmin Manga e quero plantar no meu quintal,gostaria de saber as dimensões de sua raiz.

      • Muito obrigada pela dica,Juliana.
        Já estou com a minha muda pronta para ser plantada amanhã,escolhi a de flores coloridas e estou muito feliz.

  32. ola gostaria de receber uma ajuda urgente,tenho um jasmim manga branco que adoro,porem começou alastrar um tipo de ferrugem nela toda e esta pegando em outras plantas,nao sei ok fazer?

  33. Adorei ver as fotos de Jasmim Manga,adoro plantas e nem sabia que essa linda flor tinha esse nome ela faz parte da minha feliz infância!!!!

    • Olá Yolanda,

      Ficamos muito felizes em poder cirar um pouco mais de aproximação entre você e as lindas árvores de jasmim-manga! Aproveite para nutrir sua alma e olhares da beleza desta árvore sempre!

  34. LUCILEILE SEMENSATO

    oi meus queridos,eu tenho,um jasmim de manga,no quintal sou apaixonada por ele,mas ele ja tem mas de dois anos e não crese gostaria de saber com cuidar.obrigada

  35. Olá! Adorei saber que tem tantas pessoas como eu: apaixonadas pelo jasmim manga. Tenho um duvida: o jasmim manga vem bem em vasos??? Tenho um vaso com uma muda plantada. Já faz um 4 meses e ainda não floriu. Porem, como estamos no inverno, as folhas cairam e já vi que isso é normal…. então acho que tenho que aguardar a chegada da primavera para ver as flores. Gostaria de saber tambem qual a melhor epoca para adubação e que adubo devo usar. Parabens e muito obrigada!

    • Olá Angela,

      Sim o jasmim-manga vai bem em vasos pois a raíz é fasciculada se adaptando bem a pequenos espaços. O melhor adubo é aquele com diversidade de nutrientes, mas principalmente com fósforo (P). Normalmente os adubos químicos são fáceis de achar, mas se puder prefira os naturais. A floração talvez demore um ou dois anos para acontecer.

      Boa sorte com sua árvore! Caso goste da idéia, mande-nos uma foto e depoimento por email para colocarmos no blog!

  36. Descobri este site hoje! Era tudo o que queria. Adoro JASMIM MANGA, tenho em casa o rosa-amarelo, o branco e o vinho.
    Ficam floridos, lindos. Podo os galhos (para ficar harmonioso). Esses galhos ao serem cortados deixam o “leite” que é tóxico. Então tenho cuidado, deixo secarem, colocando num jornal ou pano velho. Depois planto em vasos, ficam lindos, florescem muito. E distribuo para quem quiser (perto de minha casa). Vejam fotos das flores em meu blog:
    http://turquezzabis.blogspot.com

  37. Oi Juliana,tudo bem?
    Estou preocupada pois plantei minha muda e acho que ela sentiu,as folhas estão murchando e caindo.Isto é normal ?
    Fazem quatro dias que a plantei.
    Obrigada.

    • Normalmente a muda sofre com o transplante, principalmente neste clima frio. Verifique se o tronco esta verde, raspando levemente a unha no caule, se estiver sua planta esta viva e se recuperando!
      Não esqueça de molhar a mudinha deixando sua terra sempre úmida mas não encharcada!
      Boa sorte!

    • Olá Willian, o jasmim-manga não tem raízes agressivas! Mas dependendo do tamanho de sua calçada e se há fiação na rua, não recomendo seu plantio por pois o jasmim-manga tem uma copa grande.

      Abraços

  38. Olá amigos das plumérias!
    Preciso da vossa ajuda!
    Moro em Portugal e apaixonei-me por esta árvore na primeira vez que fui à Ásia. Este verão tive a felicidade de voltar à Tailândia e ao Bali e trouxe para Portugal 7 estacas que sobreviveram a uma viagem de avião de mais de 24h!!! já as tenho todas em vasos e tenho cuidado delas com todo o amor e carinho, mas a verdade é que não sei se elas se podem adaptar a este clima, quanto tempo devem demorar a crescer, dar flor, se precisam de algum cuidado especial…?
    Qualquer dica, tudo o que me possam ensinar eu agradeço muito!!!

    • Olá Tania,
      eu também gosto muito do jasmim-manga!!! É realmente uma árvore belíssima!

      O jasmim é uma árvore de clima tropical, não muito tolerante a climas muito frios e geadas! Porém se você fizer adubação de duas a três vezes ao ano, acredito que ele resistirá! Ele apresenta um crescimento demorado!!
      Quando em floração ele perde todas as suas folhas! Há variedades com flor rosa claro, rosa choque e branca!

      Abraços!!!

  39. Boa Noite…
    Por favor uma informarção sobre o jasmin, tenho um em casa a quase 2 anos porém ele não floriu já tem mais de anos e as folhas amarelaram o que e não brota mas fplhas o que pode ter acontecido????

    • Olá Leandro,
      o jasmim-manga apresenta um crescimento demorado! No inverno costuma perder todas as suas folhas, porém elas rebrotam na primavera!

      Boa sorte!

  40. Olá…sei q nao está na época de jasmim manga…
    mas preciso de algumas flores para fotografia

  41. Olá, Juliana!
    Parabéns pelo espaço agradável, disponibilizando uma troca de informações à respeito dessa linda planta. Admirá-la, sentindo o seu perfume, é como se pudéssemos ter a sensação de viver um poema. Bem, ganhei uma estaca de uma amiga há uns dois anos, e hoje tenho uma bela arvorezinha de uns 3 metros de altura. Alguns meses atrás, percebi a presença de duas vagens de um tom marron chocolate, de uns 15 centímetros, e hoje colhi uma das vagens abertas, com várias sementes. Foi muito interessante. Você poderia me ajudar, orientando-me em como cultivá-la através dessas sementes? Abraços e, obrigado.

    • Olá Carlos,
      no site da M2 investimentos temos o passo-a-passo de como realzar a germinação de sementes! O link se encontra em nosso site no canto direito da tela!

      Boa sorte com a germinação!

      Abraços!!!

  42. Amei este site !!!Meu lindo jasmim está cheio de lagartas, elas são muito grandes e parece de mentira de tão bonitas. Mas dá um nervoso !!!!Achei muito interessante os comentários acima e queria saber se alguém tem fotos do que ela se transforma.Será que não é borboleta ?Será que se for mariposa porque ela vai para a terra ? Eu tenho um filho de 9 anos que está curtinhdo muito isso, mas será que não é perigoso para ele ? Agradeço muito se puderem me ajudar !!Um abraço para todos !!

  43. Oi, adorei o blog. Eu gostaria de saber se o Frangipani tem algum tipo de semente para eu espalhar pela cidade de Juiz de Fora-MG, pois amo esta árvore e sei que qualquer lugar fica lindo com ela. Me responda por favor.

  44. Ao visitar a chácara de um aninho me apaixonei por essa planta com flores super cheirosas. Ele me du uma uma pequena muda com 3 ramificações. Plantei ela num vaso relativamente grande e coloquei na varanda do meu apt onde baste bastante sol no periodo da tarde. No começo achei que ela ia morrer pois ficou bem caída, com as folhas meio murchas. Mas agora , proximadamente 1 mesma meio depois de plantada ela “acordou”. As pontas das ramificações estao cheia de brotos da folha, algumas já ate abriram. É uma delicia acompanhar dia a dia o desenvolvimento delas. Se alguem puder me ajudar com umas duvidas… A medida que ela vai crescendo ela ramifica mais? Queria mais ramos alem dos 3. As flores demoram muito a aparecer? Nao vejo a hora de ter aquele perfume no meu apt. Abraço a todos…

  45. Olá Juliana!
    Desde muito pequena, sempre tive contato com estas flores que são tão perfumadas e lindas. A árvore em sí é muito bonita com suas folhas e cachos. Porém, de uns tempos para cá tenho notado que em algumas residências há um novo tipo de Jasmim Branco, cujas flores não tem o perfume tão característico e suas folhas são diferenciadas.
    Pergunta: Há alguma nova planta desta espécie?
    Tenho fotos do novo jasmim que surgiu aqui no nordeste.
    Obrigada!

  46. Tenho um jasmim manga plantado em vaso há mais de 12 anos ele floresce lindo todos os anos, eu nunca podei, este ano está acontecendo algo estranho certos galhos de repente murcham e como que apodrecem, não o galho inteiro, parte dele dobra e apodrece, já pedi para a empregada só molhar 2 vezes na semana durante o inverno pensando que poderia ser excesso de agua, mas continua acontecendo.Que fazer?

  47. Gostaria de saber se plantarmos um galho do jasmim ele dá origem a uma nova planta?

  48. Boa tarde!
    Tenho um jasmim manga que é rosado e um pouco amarelado. Ela já deu flores mas de uns anos pra cá as folhas estão com ferrugem e os galhos nas pontas murchos. O caule está com uma rachadura e tem uns 6 meses que troquei ele de vaso (para um maior) mas antes de ser trocado ele já estava desse jeito!
    As folhas até tentam nascer mas logo secam. Eu posso cortar os galhos e deixar nascer novos ramos? Isso melhora a ferrugem? Já coloquei uns produtos pra ver se ela melhora mas nada!!! Estou muito chateada… adoro minha árvore mas ela está tão feinha…
    Obrigada!

  49. Olá Juliana, meu nome é Thelma de Medeiros,
    Parabéns pelo belíssimo espaço. Iniciativas como estas me fazem acreditar no futuro do planeta terra. A troca de informações a respeito dessa linda planta resgatou uma parte preciosa de minha vida.
    Meu contato com Jasmim manga vem da infância, de um velho casarão de fazenda, no quintal todo florido, uma das árvores era um jasmim manga que exalava um cheiro que sempre busco em meus perfumes. Era a casa dos meus avós materna, onde passei férias e finais de semana.
    Era a flor predileta de minha mãe. Foi criada em colégio de freiras em outra cidade e quando ela fez 15 anos, as freiras rodearam seu prato com flores de jasmim na hora do almoço e ela nunca esqueceu essa delicadeza.
    Obrigada e um abraço fraterno

  50. Temos um jasmim manga de flores brancas com amarelo plantada por muda a oito anos. Lendo os comentários e respostas no blog vejo que nossa árvore esta nas condições descritas como adequadas. Mas, de uns tempos para cá ela começou a secar a seiva das pontas dos galhos murchando e apodrecendo estas pontas. Por indicação de um conhecido cortamos as pontas e voltou a brotar folhas. Como moramos em Pelotas, foi dito que o clima frio impedia a boa circulação da seiva o que ocasionava o apodrecimento. Acontece que todos os anos volta a acontecer a mesma coisa. Gostaríamos de uma sugestão que ajudasse a resolver o problema, pois como foi dito anteriormente achamos esta árvore muito cheirosa e suas flores bonitas e portanto queremos preservá-la. Parabéns pelo blog e pela forma afável que responde.

    • Olá Arthur,

      Realmente o jasmim-manga é uma árvore que gosta de clima mais quente… Talvez esta seja de fato uma reação por conta da região que ela habita! Uma pena mesmo, nós infelizmente não sabemos como ajudá-lo, já que as espécies se desenvolvem conforme o ambiente que são nativas e suas estruturas funcionam plenamente nestes locais. Como Pelotas não é o ambiente natural dela, é preciso que ela sofrerá de alguma maneira. As podas com certeza são uma solução para ajudá-lo a manter a árvore em sua cidade! Boa sorte e Bom fim de ano!

  51. Olá Juliana,boa noite!!

    Estou com um probleminha em meus jasmim-manga. Tenho de várias cores, branca, rosa e vinho, mas as folhas do pé branco, estão sempre com uma espécie de pó amarelo debaixo das folhas, e as folhas logo murcham e caem bem antes do tempo.
    Deve ser alguma praga que pode ser combatido com algum produto químico.
    O pé está bem no meio do jardim e isolado.
    Será que tem alguma solução para este problema?.
    Ficaria muito agradecida se você pudesse me ajudar.

    Patabéns pelo seu blog, muito informativo.

    • Oi Juliana, eu novamente, desculpe-me mas errei oendereço de meu e-mail.
      Aguardo sua resposta.

    • Olá Sônia,
      é um pouco dificil analisar oque exatamente acontece com a árvore sem entender precisamente o espaço que ela ocupa, se ela passou por alguma situação externa nova que afetou sua imunidade… Soluções orgânicas, mais naturais ou certificadas são amis recomendadas. Talvez tb seja deficiência de algum nutriente… O ideal era solicitar a visita de um especialista em pragas e doenças, como por exemplo do Instituto Biológico ou levar uma amostra da folha para análise. Espero ter ajudado. Boa sorte!

  52. Oi Juliana, bom Dia!

    Muito obrigada por ter me respondido. Vou providenciar uma análise mais profunda para ver o que está acontecendo com a mangueira.

    Um Abraço,

    Sônia

  53. TENHO UM JASMIM MANGA VERMELHO, E ESTOU PRECISANDO FAZER UMA PODA,

    POIS ELE JA ESTA EM CIMA DA CALÇADA ATRAPALHANDO A PASSAGEM…

    COMO FAÇO PARA APROVEITAR ESSAS ESTACAS, FAZER MUDAS, POSSO CORTAR E

    PLANTAR DIRETO OU TENHO QUE DEIXAR SECAR PRIMEIRO O TRONCO… POR FAVOR

    SE PUDER ME ESCLARECER ESSA DÚVIDA… TENHO DÓ DE JOGAR FORA, JA QUE CONHEÇO

    TANTAS PESSOAS QUE ME PEDE UMA MUDA… POIS ELA É MUITO LINDA…

    PRECISO PASSO-A-PASSO DICAS PARA PLANTAR…. OBRIGADA

    • Olá Lucimar,

      Você pode sim transformar todos os galhos podados em mudas.
      Elas devem ser plantadas imediatamente depois da poda, não espere secar.
      É interessante inclusive, descascar um pouco o tronco na parte que será enterrada, isso ajuda a pegar mais fácil.

      Quando o galho tiver muitas folhas você pode cortar todas as folhas, reduzindo elas para 1/3 do tamanho, isso fará com que o processo de enraizar seja mais rápido, pois ela terá forçar para manter as folhas menores ainda fazendo fotossíntese.

      Espero ter lhe ajudado! Boa sorte distribuindo mudas.. se quiser pode tb participar do nosso Pic-nic de Trocas de Mudas e Sementes – o próximo é dia 22 de abril http://picnicsementesemudas.wordpress.com/

  54. Obrigada pela dica, hoje mesmo ja cortei dois galhos lindos, mais
    que infelizmente estavam atrapalhando, dei para um vizinho meu que
    está completando 100 anos hoje… ele amou e ficou super feliz… pois
    da janela dele ele ficava apreciando a minha linda árvore cheia de buques vermelhos… vou cuidar dela pois sempre estarei vendo ela tbem,,,vou tirar as folhas… aqui em Londrina é muito quente, acho que ela vai se adaptar rapido… obrigada

  55. Bom dia, na verdade mesmo eu quero tirar uma dúvida sobre uma planta que eu tenho no meu jardim que floresce o tempo todo uma flor toda branca em cachos que parece mais um buquê de noiva, solicitei o estudo de um botânico sobre a planta que tem as folhas verdes e recortadas e ele me respondeu que é um Jasmim Manga de uma espécie mais exótica que é difícil de ser encontrada no Brasil, eu pesquisei no Google e não achei nada igual a minha planta, eu gostaria de vê-la e saber mais sobre ela.

  56. olá meu nome é josé maria, tambem so apaixonado por esta belissima planta, e no momento esto plantando mais ou menos umas 30 mudas já tenho algumas com mais ou menos 6 meses e elas se encontram com a mesma ferrugem ja sitado
    , gostariam de saber o que fazer para elimiminar este ferrugem das folhas.

  57. Olá. Meu nome é Rosângela. Estive em João Pessoa e vi muito dessa planta por lá. Muito bonito. Vi também uma outra planta, com flor branca, belíssima. Perguntei a muitas pessoas qual o nome da planta mas não souberam me dizer. Se alguém souber, gostaria de saber. É uma planta que dá uma flor branca e existe um exemplar em praticamente todas as casas. Obrigada.

  58. Olá comprei uma plumeria pudica, flor branca, ela tem crescido bem, mas agora as folhas caíram, ficou só nas pontas, isso e normal, tem como fazer algo para sair mais galhos, para ela ficar tipo arbusto? Outra duvida e que as folhas das pontas estão nascendo enrugadas e normal.? Obrigada pela ajuda estou ansiosa pela primeira florada

    • da uma olhada se o solo não esta encharcado , tenho dezenas de especies de plumérias conhecidas como jasmim manga no brasil ou pluméria rubra , a púnica ja e de outra família botânica , para sair mais galhos e so e podando os galhos novos quanto estiverem com 25 cm em media , espero ter ajudado, elas gostam muito de sol , at

  59. Tenho dois vasos de jasmim do cabo mas eles estão feios. As folhas amarelaram e outras caíram. As pontas estão com as folhas meladas. Não sei como e com o que adubá-las e preciso de informações de como fazer a poda, se é corte reto ou diagonal. Não consegui ninguém com informações precisas. Preciso de ajuda urgente senão elas morrerão. Obrigada!

    • Tenho uns vasos aqui com alguns tipos de Jasmins, inclusive Jasmim do cabo. Entretanto essa ano até agora não floresceu e nem apareceu aquele buque Branco perfumado de rosa. Verifiquei meses antes que tinha dado no caule do Jasmim um “Fungo” que estava enegrecendo o caule e as folhas do Jasmim. Tratei de lavar e limpar as folhas (usei detergente neutro e depois lavei muito bem a planta com água corrente), limpando toda uma por uma, retirando toda parte escura que o fundo deixou na planta. Tive que usar um produto anti fungo (Borrifei todas Planta) e comprei Terra adubada com minhocas e coloquei na terra do Jasmim. A planta melhorou bem até algumas folhas pequenas estão nascendo no caule agora limpo da planta. Espero que seu jasmim tenha boa recuperação.

  60. Olá, adorei o bog e li todas as perguntas e respostas sobre o jasmim manga e posso dizer que aprendi algumas coisas bem interessantes que eu não sabia e gostaria de dar minha contribuiçao. Também tenho um jasmim manga com flores branco e miolo amarelo há mais ou menos 5 anos e todo ano floresce me encantando com seu perfume maravilhooooso, esqueci de dizer que está plantado em um vaso e tem 12 galhos, mais ou menos 2,5 metros de altura. Em janeiro/13 uma amiga passava por uma rua onde podavam um jasmim manga cor de vinho e ela me trouxe dois galhos que já estavam com 3 a 4 ramos e cada um com flores e vários botões por abrir. Na hora que ganhei estava muito ocupada e coloquei rapidamente os galhos em um balde com água e, por falta de vaso e terra que demorei para comprar, só fiquei observando meus galhos dia após dia e percebi que eles não sentiram a mudança de local e da poda e as flores abertas se mantinham e os botões iam se abrindo. Embora preocupada acabei deixando no mesmo balde e na mesma água (só cuidando para não evaporar tudo) por 2 meses e sabem o que aconteceu(?) criaram raízes fortes e não apodreceu e com medo que estragasse minhas duas “mudas” enfim plantei e agora tenho 3 jasmins. Curioso mesmo é que eu não sabia que iriam enraizar e pelo que li aqui, também tive a sorte de não apodrecerem, mais curioso ainda é que o último buquê durou de janeiro até maio, um período mais longo do que o meu jasmim branco. Espero ter contribuído também.

    • Poxa ! Eu queria uma muda de jasmim Manga. Não acho aqui em minha cidade. Uma vez achei um galho de poda e tentei fazer o método de estaquia do Jasmim Manga. Mas não consegui a muda, a folha murchou e logo morreu, não conseguindo nem enraizar a muda.

  61. Tenho um Jasmim bordô plantado no jardim há mais ou menos 3 anos que não se desenvolve. Todo ano penso em arrancá-lo mas fico com pena e tento mais um ano… Li todas as perguntas do blog e estou muito motivada a reanimá-lo. Notei que as pontas dos galhos estão com sinal de brotamento, vou então aproveitar as dicas e a chegada da primavera!

    Obrigada !
    Denise

  62. Volto a escrever, pois preciso de ajuda. Nossa árvore Jasmim, por infelicidade da vida, teve alguns galhos quebrados fazendo que ficasse com um distribuição da copa irregular. Notei que dos galhos brotam outros de forma aleatória. É possível estimular o brotação em alguns galhos direcionando para uma posição que equilibre a copa da árvore?
    Obrigado

  63. tenho amarelo e vermelho,mto lindo o amarelo é um perfume delicioso e quanto o outro n tem cheiro n,os meu esta plantado em vaso e pega só o sol da manha,vamos cobrir todo o espaço q temos qui e queria saber se vaio dar flor sem o sol,somente a quentura das telhas?

  64. Bom dia, eu quero saber o nome de um arbusto (arvore?) de jardim que vi este mes de outubro em João Pessoa na Paraiba. Ele tem um flor grande e branca. O taxista me disse ser um jasmim do sertão, mas não encontrei nada na internet. Todas as casas e mesmo os jardins de comercio tem várias plantas dessas e com muitas flores grandes e brancas. Não tem perfume, diz ele que é uma característica da planta e por isso chamada “do sertão”. Trouxe umas estacas e plantei aqui em casa. Gostaria de obter mais informações para que possa ter sucesso na adaptação da muda. agradeço se puder me ajudar. Elaine.

  65. Ola pessoal,
    Sou uma grande apreciadora de plantas, na minha casa não tenho quintal pelo que tenho plantas em vasos no interior e na varanda.
    Ja li todos os depoimentos aqui e fico imensamente feliz, pois, tirei muitas duvidas.
    Em Agosto comprei uma Jasmim Manga de flor branca e amarela e, a minha preocupacão era precisamente o facto das folhas terem caido todas e o tronco ficou nu so com as gumas folhas a brotar no topo. Mas fiquei tranquila ja que normalmente, nesta epoca ela perde folhas.
    Sou Africana, Republica de Cabo Verde e aqui e dificil encontrar os varios adubos e insecticidas. Por isso, fica mais facil utilizar o adubo animal, qual seria a periodicidade. Contudo, e possivel adquirir substral liquido, sera que esse serve?
    Ha muito tempo que estou a pesquisar essa planta pois, quando comprei o nome que me deram foi Frangipani.
    Espero que tudo corra bem e que no proximo ano possa ter muitas flores. Aqui em Cabo Verde não temos frio intenso, o nosso clima e tropical e a temperatura não varia muito, pelo que penso que ela podera adaptar-se muito bem.

    Margarida.

  66. Olá! Antes de mais nada, parabéns pelo post. Por conta dele, descobri curiosidades e me apaixonei mais ainda pelo jasmim-manga. Tenho um jamim com folhas multicoloridas (rosa/branca/amarela) plantado há uns 2 anos (com +- 1mt de altura). Recentemente um dos seus galhos parou de dar folhas e está com um aspecto bem estranho, como se tivesse sido atacado por um bichinho. Os outros 6 galhos estão bem.

    Foto do galho doente: http://chibiaqui.com/wp-content/uploads/2013/12/jasmim-manga-doente.jpg

    Foto do galho saudável: http://chibiaqui.com/wp-content/uploads/2013/12/jasmim-manga-saudavel.jpg

    Sabe o que pode ser e o que posso fazer para salvar esse galho? Ou isso é normal?

    Obrigado!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s