Um Mito para o Surgimento do Homem

A Vida da Árvore

Desenho de Gabriella Roselli

Há muitos e muitos anos, quando a terra era habitada apenas por plantas e animais; numa linda e ensolarada manhã de primavera, um destes seres vivos chamava a atenção por sua beleza, por seu porte exuberante e pelas visitas que recebia a todo o momento. Era uma gigantesca árvore cheia de frutos alaranjados, quase vermelhos; os pássaros, os esquilos e outros animais silvestres adoravam esses frutos.

Neste dia uma revoada de pássaros se concentrou em torno de um único fruto, que talvez por ser muito duro teimasse em não ser comido. Até os poderosos dentes dos esquilos não conseguiam morder aquele fruto. De tanto os pequeninos animais insistirem o teimoso fruto caiu no chão. Todos eles, inclusive os lagartos, cercaram o fruto e se puseram a atacá-lo ferozmente. Eles não conseguiam sequer furar a casca daquele fruto, como fizeram com os outros frutos a vida toda.

Então um vento repentino e forte começou a soprar. Foi como um sopro Divino.

De repente o fruto começou a se transformar e, assustados, todos os animais se afastaram dele. Logo, o vento parou de soprar e o fruto então se transformou em um bebê fofo e gordinho que passou a se chamar Kan. Desta majestosa árvore, até os dias de hoje, todos juram que foi dela que surgiu o homem.

Texto escrito e criado por Gabriella Roselli de 11 anos como exercício da aula de Português – Produção de texto do Colégio Pentágono – “Criar um Mito: Como surgiu o Homem” (condição: através de um sopro)

—————-

Muito Obrigada Gabriella por sua participação!

Ficamos encantados ao receber o mito que ela criou para um exercício da escola, transmitindo uma percepção muito sábia de tudo que a natureza nos dá. Algo muito importante e consciente na nova geração de brasileiros – um ótimo exemplo para todos nós, parabéns! Esse texto me leva a lembrar de uma frase “A natureza vive sem a humanidade, mas a humanidade não vive sem a natureza”.

As árvores, são mães que geram seus filhos, nutrem e acolhem… Por isso, devemos respeitá-las como honramos as nossas próprias mães humanas!

About these ads

17 Respostas para “Um Mito para o Surgimento do Homem

  1. parabéns.. estou admirado pela capacidade desta grande menina de 11 anso.. atraves desta estava pesquisando o surgimento do homem na Terra.. matéria de História.. vou levar esse mito que vc criou e irei mostrar ao meu professor acho que ele ira se encantar..

    parabens mesmo. eu com 16 anos nao seria capaz de criar um mito assim como o seu..

    Sem mais
    Wagner Moura dos Santos

  2. “Há muitos e muitos anos, quando a terra era habitada apenas por plantas e animais; numa linda e ensolarada manhã de primavera, um destes seres vivos chamava a atenção por sua beleza, por seu porte exuberante e pelas visitas que recebia a todo o momento. Era uma gigantesca árvore cheia de frutos alaranjados, quase vermelhos; os pássaros, os esquilos e outros animais silvestres adoravam esses frutos.

    Neste dia uma revoada de pássaros se concentrou em torno de um único fruto, que talvez por ser muito duro teimasse em não ser comido. Até os poderosos dentes dos esquilos não conseguiam morder aquele fruto. De tanto os pequeninos animais insistirem o teimoso fruto caiu no chão. Todos eles, inclusive os lagartos, cercaram o fruto e se puseram a atacá-lo ferozmente. Eles não conseguiam sequer furar a casca daquele fruto, como fizeram com os outros frutos a vida toda.

    Então um vento repentino e forte começou a soprar. Foi como um sopro Divino.

    De repente o fruto começou a se transformar e, assustados, todos os animais se afastaram dele. Logo, o vento parou de soprar e o fruto então se transformou em um bebê fofo e gordinho que passou a se chamar Kan. Desta majestosa árvore, até os dias de hoje, todos juram que foi dela que surgiu o homem.”

    Esse foii o meliior miito já feiito!!

    • Roro… Ficamos felizes com sua visita e por ter gostado do artigo sobre o mito!!! Esperamos poder contar mais vezes com sua participação! Feliz Páscoa!

  3. Parabéeeeeeeeeeeens, muito criativa e einteligente a Gabriela, estava aqui procurando um texto sobre a origem do surgimento do homem pra colocar na minha avaliação de história da 5ª série. Com certeza vou utilizar seu texo Gabriella, meus alunos da sua idade vão ficar encantandos e com certezas incentivados pra tb escrver. Bjs!

    • Olá Professora Valdênia,

      A Gabriella ficará muito feliz por saber que seu texto será utilizado com referência e por ter recebido elogios de uma professora de outro colégio!!! Caso seus alunos tenham textos criativos sobre árvores, ficaremos felizes em publicá-los em nosso blog com a arte que fizerem ilustrando ele também! Quem sabe esse não será um outro ótimo estímulo para seus alunos?? Estamos a sua disposição! Grande Abraço

  4. Olha achei muito legal! Porém acho que seja de um vocabulário muito formal, que soa ser de um adulto!Provavelmente ela deve ter tido alguma ajuda de alguém mais velho e experiente!Ficou otimo! Realmente sem palavras! Mas como eu já disse ela deve ter tido uma ajuda.
    Tenho que admtir você está de parabéns Gabriella Roselli !
    Beijos

    Geovanna S.S(só para esclarecer tenho 11anos)

    • Olá Geovanna… Agradecemos sua participação e observações a respeito do texto! Fique a vontade para nos enviar também um mito ou um texto com desenho sobre as árvores que ficaremos muito felizes em colocá-lo no blog!

  5. ABGAIL DE SIQUEIRA SALTÃO- 22 DE MARÇO DE 2010

    Também acho que o texto contém um vocabulário bem formal,porém,o texto pode ter sido reestrutrurado o que tirou a essência do trabalho da criança poderia se ter corrigido os erros ortográficos e deixa-lo como estava,ou talvez ainda,mostrar os dois lados.Mesmo assim,amei e adorei o novo mito criado pela GABRIELA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s