Julho 2008 – Curupira, o Protetor das Florestas

 
02  - Lua Nova 22:10 / Dia do Bombeiro
05 – Dia Internacional do Cooperativismo
08 – Dia do Panificador
09 – Dia da Revolução Constitucionalista
10 - Lua Crescente 1:33 / Dia Internacional da Pizza
11 – Dia Mundial da População
12 – Dia do Engenheiro Florestal
13 – Dia Internacional do Rock
14 – Dia Internacional da Liberdade, Dia Mundial do Hospital e Dia do Propagandista
16 – Dia do Comerciante
17 – Dia do Protetor da Floresta
18 - Lua Cheia 5:00 / Dia Nacional do Trovador
19 – Dia do Futebol
20 – Dia Internacional da Amizade
23 – Dia do Guarda Rodoviário
25 – Lua Minguante 15:41 / Dia do Motorista, Dia do Escritor e Dia do Trabalhador Rural
26 – Dia dos Avós
27 – Dia Nacional da Prevenção dos Acidentes de Trabalho e Dia do Motociclista
28 – Dia do Agricultor
30 – Dia Nacional do Cartaz

Mês de Julho, férias escolares no Brasil. Muitas atividades para as crianças se divertirem, tempo para curtir a família, aprender coisas novas, fazer aquele passeio que nos outros meses sempre fica corrido fazer.

Imperdível!! Não deixem de visitar o 25º Festival das Árvores (em inglês), que neste mês comemora o 150º aniversário da publicação dos artigos de pesquisa do naturalista Alfred Russel Wallace juntamente com o artigo de Charles Darwin. Ambos apresentando ao mundo seus estudos sobre a evolução das espécies, e dentro deste estudo, as ÁRVORES tem um papel especial no entendimento da história de um local.

Aproveitando essa chance e unindo a oportunidade do Dia do Protetor da Floresta vale lembrar uma lenda do Folclore Brasileiro – o Curupira! O super Curupira que embeleza nosso post é do famoso ilustrador Estevão Ribeiro, que gentilmente emprestou a imagem para nosso post. Super obrigada pela colaboração!

A lenda do Curupira faz parte da mitologia dos índios tupi-guaranis. O nome deste herói das matas é formado pela junção dos termos curu, parte inicial da palavra curumim, menino, em tupi-guarani; e pira, que quer dizer corpo. O Curupira é também conhecido pelos nomes de Caipora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora e Anhangá. Com cada um desses nomes, pode apresentar variações tanto em relação a seu aspecto visual, quanto em relação ao seu comportamento.

Castigo – A versão mais conhecida é a do Curupira como uma espécie de anão, de cabelos vermelhos e pelo e dentes verdes, protetor das árvores e dos animais. Torna-se um perigoso inimigo daqueles caçadores que matam por prazer, e não por necessidade, e costuma partir os machados de quem tenta abater as árvores. Em algumas versões da lenda, o Curupira é capaz de transformar os filhos e mulher dos caçadores maus em caça, para que este os mate sem saber.

Pés – Seus pés virados para trás deixam rastros falsos, despistando os caçadores. Às vezes, ele é visto montando um porco-do-mato. Diz-se que quem o vê na floresta perde o rumo e não consegue mais encontrar o caminho de volta. E também que é impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, o Curupira pode chamá-las com gritos que imitam a voz humana. De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um rolo de fumo para agradá-lo, caso cruze com ele.

Descobrimento – Os primeiros relatos acerca do Curupira são da Região Sudeste, datando da época do Descobrimento do Brasil. Uma carta do Padre Anchieta, de 1560, dizia: “Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante”. Os índios, para agradá-lo, deixavam penas, esteiras e cobertores nas clareiras.

Pai do Saci – Diz-se que o Curupira também tem o poder de ressuscitar animais mortos e que seria o pai do Saci Pererê. O mito indígena do Curupira acabou ganhando todo o país e é considerado, com o do Saci, o de maior popularidade entre os brasileiros.

Pesquisando na Internet, consegui encontrar um site do SESC especial sobre o Curupira com uma historinha para ouvir e um jogo bem legal com forca e animação sobre o Curupira! Vejam neste link pois vale muito a pena!

Também encontrei no site do Projeto Brasileirinho, idealizado pela psicopedagoga gaúcha Claudia Rieth (San Diego, Califórnia – EUA), vários desenhos para colorir com as lendas brasileiras, muito lindo! Entrem no site deles clicando no desenho abaixo.

Por último uma dobradura de origami super simples para a garotada fazer seu próprio Curupira e colocar nas plantinhas e árvores do condomínio, varanda, quintal, sitio, escola e até na rua onde moram… Dessa forma o Curupira irá sempre ser o Guardião da Natureza! Quem fizer o Curupira e quiser enviar a imagem dele na natureza para nós, mande a imagem e depoimento para arvoresvivas@gmail.com que publicaremos aqui no post! Participem!!!

 

About these ads

13 Respostas para “Julho 2008 – Curupira, o Protetor das Florestas

  1. Quanats lebracas da infancia!
    Hoje adulto ficando velho me emociono so em ver belas materias como esta! parabems pela escolha do artigo!
    Obrigado pelas lembracas!

  2. oi eu queria saber o texto do lobisomen e do curupira vc podem me falar como que é??

    muito obrigada eu te agradeço muito

    • Olá Heloisa, agradecemos a sua visita! Neste artigo que você visitou existe a descrição da lenda do curupira. A do lobisomem sugerimos que procure em livros e outras fontes de pesquisa!
      Boa Sorte

  3. tô lembrando no dia que colocaram eu para ser o curupira
    foi meu maior mico da minha vida.
    Eu fiquei ridícula no palco!!
    que miiicoooooo!!!!!!

    ñ quero mais lembrar desse dia!!!
    me dá vontade de chorar pelo mico que passei!!!
    bjss para vcs todos,é duro ser curupira,ficou todo mundo zoando de mim!!! xaau fuuuiiiiiiiiii

  4. o curupira é interesante porque ele tem os pés virados para trás para espantar o caçadores . Ele espanta os caçadores que matam a natureza.
    FIM.

    DE SANDY WOURS PARA O PÚBLICO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s