Importância das Árvores

árvores / albieri / bome / bäume / الأشجار / 树 / árboles / arbres / δένδρα / עצים / trees / 木 / drzew / деревья / miti / ağaçlar / crainn / पेड़ / stromy

(português / italiano / africâner / alemão / árabe / chinês / espanhol / francês / grego / hebraico / inglês / japonês / polonês / russo / suaíle / turco / irlandês / hindi / tcheco)

A importância das Árvores:

  • Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência
  • Retém CO2
  • Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação
  • Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local
  • Desenvolvem um papel importantíssimo no ecosistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade
  • Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares
  • Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos
  • Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes
  • Beleza natural para nossos olhares e almas

Lema:

“VAMOS APRECIAR A NATUREZA E AS ÁRVORES DA MESMA MANEIRA QUE APRECIAMOS A ARTE”

Nossa Inspiração – A ÁRVORE

O nome ÁRVORES VIVAS, está relacionado com o olhar das pessoas em relação a estes seres vegetais. Muitas vezes, por elas aparentemente não se mexerem, não como os animais, as pessoas esquecem que elas estão vivas! O nome do empreendimento nasce da intenção de que as pessoas reconheçam nas árvores o tempo da própria vida.As ÁRVORES criam sua base nas raízes e em sua estrutura, galhos e tronco, para poder crescer na copa, engrossando e se fortalecendo.
Seres auto-sustentáveis que respeitam um ciclo de retirada e forneceimento de energia para o planeta.
Produzem seu próprio alimento e o conduzem por todo seu corpo, como nosso sistema sanguíneo.
Quando estão prontas para reproduzir a espécie, produzem flores, dão frutos e sementes, tudo num tempo de maturação único de cada espécie.
A noite, quando o sol se vai, suas folhas se fecham para adormecer.
Crescem e se desenvolvem a partir das referências sensíveis ao ambiente em que vivem,
Desde sementes sabem a sua missão, a essência do que serão na vida.

“Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade. Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos. Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as conseqüências do que deixaríamos para o futuro.

A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente… Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza.

A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!” – Texto de Juliana Gatti

Reflexões:

“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente.” – Mário Quintana

“Uma árvore é o nosso mais íntimo contato com a natureza.” – George Nakashima, madereiro

“Se você está pensando um ano a frente, semeie uma semente. Se você está pensando dez anos a frente, plante uma árvore.” - Poeta Chinês, 500 AC

“Para mim, a natureza é sagrada, árvores são o meu templo e florestas são as minhas catedrais.” – Mikhail Gorbachev

“Elas são bonitas em sua paz, elas são espertas no seu silêncio. Elas sobreviverão enquanto nós viraremos poeira. Elas nos ensinam e nós cuidamos delas.” – Galeain ip Altiem MacDunelmor

“A árvore se entristece ao perceber que o cabo do machado é de madeira” – Provérbio Árabe

“As árvores e plantas buscam adaptar-se ao ambiente em que vivem, estuturando e planejando muito bem, cada energia aplicada em seu crescimento”

75 Respostas para “Importância das Árvores

  1. Parabéns pela iniciativa! Sou eng. agrônomo e trabalho com irrigação ou qualquer tema relativo à água. Também faço mudas a partir de sementes e planto em áreas degradadas. Se eu puder ajudar em algo é só falar.
    Saudações,

    Fernando.

    • Olá Fernando.
      Gostaria de saber de vc o seguinte:
      Além da EMBAÚBA, tem mais alguma árvore pequena, frutífera, para atrair pássaros e animaizinhos???
      Obrigado.

      Valdir Santos (valdiredna@hotmail.com)

  2. Caros amigos gostei muito desta iniciativa,pois eu também sou uma simpatizante destas iniciativas, amante e preocupada com o meio ambiente. Estou sempre plantando arvores e incetivando a que oplantem e não cortem. Agora estou precisando saber sobre arvores que dão sombra e não c rescem muito,ou seja arvores para colocar em lugares cimentados, que não estoure o piso. Será que voces podem me ajudar?

  3. Me emocionei.
    Pesquisava o nome de uma pessoa cheguei aqui.
    Se for a mesma pessoa que procurava.
    A vida vai mudar para mim e talvez para ela.

  4. Prezada Juliana

    parabens pelo seu blog.
    Talvez pelo fato de vc ter trabalhado no IPT ve tenha tido acesso as leis municipais que regem o plantio de arvores na cidade de Sao Paulo.
    Vc teria e nao seria interessante vc divulga-las no seu blog?

    Atenciosamente
    Thais Mauad

  5. Ju, estou tentando achar seu email e não consigo, me passa por favor!
    Bacana a nota sobre o IPT, sabe que pesquisei muitas coisas lá ne, inclusive tive o acesso a esse portal de árvores que não era aberto ao publico e agora é!
    Que legal quero dar continuidade aos nossos projetos e fazer coisas legais em parceria com você!
    bjs Fê (Senac)

  6. carros amigos sou brasileira mas morro em portugal tenho intencao de vir pro brasil montar uma fabrica de rolhas pra isso presiso saber se tem materia prima a cortica .como eu consigo essa materia prima .obrigada

    • cara amiga passando por esse site,encontrei sua pergunta sei que já esta tard mas quem sabe vc não se enteresaria, pois brasileiro nunca desiste. Amiga moro no Marajó e aqui curtiça é lixo. as pessoas aqui nem sabe o que estao perdendo.Se ainda lhe enteresar aí vai meu email. odaiza_silva@hotmail.com

  7. Gostaria muito, que todos ascessasem http://www.ra-bugio.org.br irão encontrar um material maravilhoso que pertence a nossa tribo Abraços bem VERDES a todos- Celso Andre Woiciechovski-Redenção-Pa.

  8. Olá, adorei saber que existem pessoas com a comsciência de voces…Parabéns!!! sempre sonhei en ter uma casa no campo…Após anos de trabalho árduo, eu meu marido, conseguimos!! E o nosso desejo é ter a presença de uma cerejeira do japão em nosso jardim. Gostaria de saber cono podemos adquirir uma muda; já que o local é propício para esta espécie de ávore. um abraço e mais uma vez parabéns!!!

    • Olá Glauce,
      Árvores em vasos devem ser adubadas cerca de 3 a 4 vezes por ano, revolvendo a terra na borda do vaso. Também é preferível manter os vasos no mesmo local sem ficar mudando de posição para que a árvore se acostume com a dinâmica de iluminação do lugar. O mais importante é saber qual a necessidade de incidência de luz solar para cada espécie cultivada para posicionar em locais que providenciem esta necessidade.

      Sempre que plantadas em vaso, as árvores terão seu crescimento limitado devida a restrição de desenvolvimento da raíz.

      Espero ter lhe ajudado! Abraço

  9. Bom Dia,

    Espero que me possam ajudar.
    Temos um pessegueiro que ultimamente tem atraido muitas abelhas e outros insectos. Ao reparar verificou.se que a arvore está a deitar/largar um liquido pela zona do tronco. Hoje deparei que ela começou a pingar a mesma substância pelos rancos.
    Alguem poderá me dizer o que é, e/ou o que se deve fazer neste casos.

    Obrigado

    • Oá Diana,

      Agradecemos seu contato e interesse em cuidar de sua árvore! Infelizmente não temos certeza, mas podemos supor que talvez a árvore esteja sofrendo algum tipo de ataque de brocas ou inseto similar que entra pelo tronco e causa a vazão da seiva. Mas isso é uma suposição, pois não temos acesso a árvore, nem imagens. Por isso, sugerimos que procure algum técnico na proximidade de sua casa especializado em árvores, que possa fazer uma visita e verificar pessoalmente o caso! Boa Sorte!

  10. Arvores são seres mineradores que retiram do subsolo minerais essenciais para enriquecer o solo e tornalo fértil. Onde as arvores alimentam o solo não é preciso nada de adubos quimicos para ter uma produção saudavel.
    (Pedro Barros )Educador Social

    • Olá Pedro,

      Linda sua observação… realmente elas mantém a saúde do solo… principalmente as leguminosas que enriquecem com nitrogênio essencial para o crescimento e saúde das plantas!!!
      Muito bom podermos contar com sua visita! Boa semana

  11. Bom dia!
    Parabéns pelo Blog muito bom!
    Cheguei aqui, pois, gostaria de saber se a Acer Palmatum dá certo em Uberladia-MG Triangulo Mineiro. clima de cerrado, mas o local é próximo de um rio!
    Abraço e Obrigado

    • Olá Fabio,

      O Acer é uma árvore que se adapta melhor a cidades que possuem inverno rigoroso ou bem marcado, e verões de noites mais amenas… Não acredito que seja o caso de Urbelândia! Mas fique a vontade para tentar… Boa sorte!

  12. Parabéns pelo blog! Gostaria de indicação de árvore para o clima daqui de Salvador (para ser plantada em passeio de residência). Que dê sombra mas que não desenvolvam tanto as suas raizes.
    Grata.

  13. Olá, como que eu faço para saber quais as árvores que melhor se adaptarão em um reflorestamento (APP e RL), na reigião do Triângulo Mineiro – Minas Gerais.
    Grato
    Obrigado

    • Olá Gilmar,

      Existem vários processos de reflorestamento que pode ser desenvolvidos nestas áreas. A coleta e germinação de sementes em áreas de floresta próxima e a transposição de solo são bem interessantes. Sugiro também pesquisa em catálogos de espécies nativas e a indicação da presença delas na sua região, além de um projeto de distribuição das árvores no terreno conforme orientações de plantio para reflorestamento. Caso queria mais informações sobre como podemos prestar este serviço para você entre em contato através do email contato@arvoresvivas.com.br

      Bom Natal!

  14. Parabéns pelo blog e iniciativa. Comecei a plantar árvores em 99 e não parei mais. As vezes passando por locais que plantei, vejo como cresceram e valeu a pena. Prefiro as menos comuns, grumixama, embiruçu, carapiá, etc.

    • Olá Ronald,

      Agradeço sua visita ao blog e por partilhar sua experiência… Adoro as menos comuns também!!! Esse final de semana mesmo fui com amigos no sempre delicioso Jardim Botânico e fiquei horas admirando os guanandis, cambuci, grumixama, a linda oliveira…

      Onde planta na maioria das vezes?

  15. Juliana,
    Parabéns por ter criado este canal de comunicação. É bacana poder trocar informações a respeito de tudo com todos.
    Estou conhecendo e cada vez mais apaixonado pela sapucaia. E ainda não provei do seu fruto. Estou tendo dificuldade de encontrar quem possa vender suas sementes ou mudas, vc me ajuda?

    Sds,

    João Batista

  16. Olá!
    Li os textos reflexivos do início desta página.
    Lembrei que na antiguidade, os cedros do Líbano são muito citados pelos povos que adoravam a Deus, faziam seus cultos, sepultavam seus mortos mais ilustres sempre ao pé duma árvore.
    Aqui vai um dos primeiros registros citados na Bíblia:
    Gênesis 35, versículo 8
    -Naquele lugar morreu Débora, a mulher que havia sido babá de Rebeca. Ela foi sepultada debaixo da árvore sagrada que fica ao sul de Betel. E puseram naquele lugar o nome de “Árvore Sagrada das Lágrimas”.
    Confira.

  17. Olá!Li os textos reflexivos do início desta página.Lembrei que na antiguidade, os cedros do Líbano são muito citados pelos povos que adoravam a Deus, faziam seus cultos, sepultavam seus mortos mais ilustres sempre ao pé duma árvore.Aqui vai um dos primeiros registros citados na Bíblia:Gênesis 35, versículo 8-Naquele lugar morreu Débora, a mulher que havia sido babá de Rebeca. Ela foi sepultada debaixo da árvore sagrada que fica ao sul de Betel. E puseram naquele lugar o nome de “Árvore Sagrada das Lágrimas”.Confira.
    +1

    • Olá Cristionna,

      Ficamos muito felizes com sua visita e por compartilhar conhecimento sobre as árvores. Realmente nós humanos desde antigamente buscamos nelas acolhimento e proteção!

      Volte sempre!!!

  18. Olá pessoal, gastei bastante tempo lendo td o q é escrito sobre árvores e a natureza. Fico feliz por tantas pessoas apixonadas por árvores, como eu. Assistí a uma reportagem sobre árvores alimentícias de passaros, macacos e até humanos. Parece-me que o nome é EMBAÚBA. Fiquei feliz e gostaría de ter uma dessas em minha casa, pois atrairía pássaros e outros animaizinhos. Moro em Joinville-SC. É uma cidade bem quente e muito chuvosa (a 2ª mais chuvosa do mundo). Será que consigo manter uma viva??? Quero planta-la na parte da frente pra dentro do muro. `´E uma rua muito movimentada. Tenho medo da poluição urbana impedí-la de viver.
    Como se planta? É com mudas ou sementes? Obrigado, Deus os abençoe grandemente. Abração. Valdir Santos

    • Olá Valdir,

      Temos mudas de embaúba disponíveis para venda. Elas são árvores muito resistentes, pois na floresta são conhecidas como pioneiras, ou seja, resistentes às condições mais drásticas (muito sol, eca e poucos nutrientes), fazendo a função de criar um clima e condições mais adequadas para o surgimento das outras espécies. Além disso, sinto ser uma boa espécie para arborização urbana, pois seu tronco e raízes não causam problemas com o concreto.

      Caso seja do seu interesse, envie-nos um email contato@arvoresvivas.com.br com seus dados e endereço para cálculo do frete. Dizendo qual a quantidade de mudas que deseja. Dessa forma podemos enviar um orçamento completo.

      Agradecemos muito sua visita ao nosso blog e por partilhar interesse tão especial por essa linda espécie!

  19. Eu Gabrielly da silva santos eu não gosto da fruta goiaba
    mais si vc´s gosta da quela fruta não posso vaffer nada

    xau…

  20. adorei o site, me ajudou muito a executar meus trabalhos, por isso sou um fãn do site

  21. Árvores Vivas, viva as árvores!

    Parabéns pelo belo trabalho no site, no blog e no Panoramio. As árvores certamente serão salvas enquanto existirem pessoas sensíveis que tenham amor pela natureza e o meio ambiente. Todos nos temos que fazer um pequeno gesto que seja, para que o carinho com a natureza seja eterno. Moro em uma região de São Paulo, a Zona Leste, em que está nas estatísticas como a região com menos arborização de São Paulo, existem muitas ruas e praças totalmente desprovidas de árvores. Nos últimos anos tenho observado que aos poucos isso está mudando.
    Nas minhas fotos no Panoramio tento captar a integração das árvores à paisagem urbana. Infelizmente é triste ver que muitas árvores estão abandonadas e sem cuidado, os moradores que estão próximos as estas árvores não cuidam e nem cobram da Prefeitura o devido cuidado que as árvores merecem por isso a cada chuva forte muitas árvores caem causando prejuízos.
    Estou torcendo para que iniciativas como; “Árvores Vivas” e “Árvores de São Paulo”, conscientizem cada vez mais pessoas.

    http://www.panoramio.com/user/ortlieb

  22. Bom dia!
    Gostaria de receber orientação sobre onde solicitar a limpeza de praça, e plantio de arvores, pois moro próximo a uma linda praça, onde crianças brincam e a mesma necessita de uma boa limpeza e plantio de árvores de pequeno porte que atraiam abelhas, beija-flores,etc. ( uma lixeira para que o lixo deixado pelos moradres não fique espalhado sobre a calçada; atraindo ratos, etc.)
    Já enviei outros e-mails, mas ainda não tomaram as devidas providências, a praça fica em frente á emei Cecilia Meirelles Jardim Nove de Julho.
    Obesrvo que as praças próximo aqui, são muito bem cuidadas, na Avenida Nove de Julho, e as nossas estão completamente abandonadas lamentavelmente!
    Moro na Rua Ararungaba nº 27 Jardim Nove de Julho
    Cep 03951-210 paralela á Paulo de Queiroz.
    Na esperança de receber um feedback, agradeço a atenção, desejo um excelente dia a voceis!
    Abraço.
    Marineide

    (a outra praça abandonada fica próximo á nossa UBS)

  23. Não tenho conhecimento sobre como poldar na época correta o pé de limeira, gostaria de
    ser orientado, pois nasceu uma limeira em meu quintal e carregou bastante e eu gostaria
    de mantê-la saudavel.
    Espero contar com seus conhecimentos
    Desde de já fico agradecido
    Carlos

  24. e outras as árvores brasileira extinção é pau brasil,jequitibá,sapucaia,mogno,jatobá, jacaranda imbuina e auracaia…

  25. Olá sou uma árvore e pertenço ao reinovegetal e como tal, faço parte do grupo que é responsável pela vida no planeta.
    Quando surgimos,a alguns milhões de anos,fomos encarregadas pelo criador para uma função muito importante,transformar gás carbônico em oxigênio através de um fenômeno denominado FOTOSSÍNTESE.
    Mais não é só, também somos responsáveis pela cadeia alimentar, principalmente dos humanos.
    Segundo estudos dos homens, um órgão da ONU o PNUMA,existem uma árvore para cada pessoa no mundo, o que é assustador pois somos destruídas aos milhares todos os dias, enquanto a população cresce aos milhões.
    Se este estudo for verdadeiro, em breve o desenquilíbrio ser´catastrófico para a humanidade.
    Não está no hora dos homens acordarem para estedesastre ecológico anunciado?
    Poeque não aproveitar a RIO mais 20 que vai reunir os mandatários do mundo civilizado para discutir o assunto com seriedade?
    EU, COMO ÁRVORE, AGRADEÇO!
    José de Oliveira é escritor e ambientalista.
    E-mail jd.oliveira1943@bol.com.br

  26. Parabéns pela iniciativa. Estava escutando a radio e escutei a entrevista sobre o trabalho com as arvores. Faço bonsai, arvores em miniatura, mas sei a importância das arvores na natureza e nas cidades. Fico triste cada vez que vejo as árvores sendo derrubadas nas calçadas das ruas. Com o trabalho como o de vocês, mais pessoas vão pensar duas vezes antes de derrubar uma árvore.

  27. Amei o site!! Me ajudou muito a fazer meu trabalho de Geografia.

    Muito Obrigada!! Continue com seu trabalho maravilhoso!!!

  28. espero receber apoio de vocês depois do que li sobre a importancia das arvores me incentivou mas desejo plantar 60 arvores
    20 pé de manga
    20 de caju e
    20 de figo próprio de minha região o nordeste muito seco o bom é que essas arvores ficam verde o verão todo diferente das arvores de caatinga como posso proceder com as sementes espero resposta muito grato

  29. Pingback: Esmalte da Semana: Árvore! | Animal Chic·

  30. eu acho árvores muito importantes principalmente para os meus estudos de ciências do sexto ano que é onde eu estou
    obrigado tchau…

  31. porque as arvores precisa de h2a e a fotosssintese
    muito obrigado pela a sua ajuda beijooo

  32. gostaria de saber se e verdade que no mes de setenbro e o dia da arvore alguem pode me rtesponder ah e otima iniciativa incentiva as pessoas a plantar

  33. Muito bom! É muito importante que as pessoas saibam a importância das árvores para o meio ambiente. Sabendo o bem que elas fazem a todos, talvez as pessoas tenham consciência e não destrua.

  34. todos nós podemos dar o seu contributo para que o mundo seje melhor, é questao de consciencia. nao só as arvores, assim como todo meio ambiente precisa do respeito e atencao do Homem com a finalidade de bem preservarmos a natureza da qual o homem tambem faz parte. meu amigo!!! se tu nao plantas uma arvore ou flor, por favor, contribua por nao estragar as poucas que restam no mundo.

    • nossa estou fazendo um trabalho sobre arvores e aqui tem tudo acho que vou tirar 10 tambem

  35. Parabens pelo blog(site). Gostaria d saber em um resumo seu sobre a importancia das arvores? Resumo. E o q e um embaúba? E parabens mas uma vez pelo blog me ajudou mesmo muito em um trabalho de portugues.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s