Mostra de Artes Sustentáveis

No dia 21 de outubro o Colégio Pentágono de São Paulo promoveu a mostra de artes sustentáveis, onde alunos de todas as séries do ensino puderam desenvolver suas habilidades criativas com consciência ecológica e social.

Espaço Arte & Cultura 2007 – Sustentabilidade Utopia e Realidade

“Os alunos criaram, recriaram, pesquisaram, dialogaram e refletiram acerca das questões da vida, da preservação, das transformações, das alternativas, do imaginário. Tudo isso traduzido em arte!”

quem cuida cubos

alimentação saudável espaço

O espaço do colégio foi dividido entre as séries que exploraram várias técnicas artísticas: pintura, colagem, maquete, música, teatro, informática, etc. Nas quadras estavam os lindos e coloridos painéis das crianças do ensino infantil com os temas: Eu vivo, eles também / Viva a vida / Vida à mesa e Quem vive, cuida. Tratando da biodiversidade, preservação e valorização da vida, alimentação saudável e de valores como carinho e respeito, as crianças produziram painéis interativos, coloridos e muito bonitos!

pinturadesenho

Um dos painéis convidava os pais visitantes da mostra a manifestar seus desejos de “Que mundo você quer construir para seus filhos? “. Dentre várias intenções, desejos importantes e essenciais para uma vida equilibrada e feliz damos destaque para um pedido dos nossos – “Um mundo que tenha mais árvores”.

que mundo queremos? muitas árvores

Entre os alunos do ensino fundamental os temas dos trabalhos eram também muito ricos: Vida – tudo que vai, volta / Tecendo a teia da vida e descobrindo os vilões e heróis / O que eu tenho a ver com isso? / Lixo e Luxo / Que histórias nos contaram sobre as florestas / O ser-humano-herói em busca da sobrevivência do planeta / Terra: organismo vivo em defesa / Da natureza nada se perde, tudo se transforma / As visões de fim de mundo

consumoquadro

painel

A turma da 5ª série fez uma apresentação sobre as florestas e ao final tocou músicas em flauta doce. Fizemos uma breve entrevista coma a aluna Gabriella Roselli , 10 anos

apresentação

árvoresvivas – O que você mais gostou de aprender com o trabalho sobre as florestas?
Gabriella – o que mas gostei, foi de aprender coisas que eu não sabia sobre as florestas e que o problema das matas queimadas, devastadas, destruídas é muito grande. Precisamos alertar o mundo!

árvoresvivas – Conte o que você mais gostou de ver na mostra de artes
Gabriella – gostei bastante da nossa apresentação!

árvoresvivas – Você gosta das árvores? Conte alguma coisa da sua vida que faz você lembrar das árvores!
Gabriella – gosto, elas são bonitas e ajudam o meio ambiente e sem elas nós não “respiramos”. Eu já plantei muitas árvores principalmente na minha pousada (Figueira Grande – Piracaia/SP)

árvoresvivas – Sua mensagem para a natureza
Gabriella – plante árvores, não polua, não destrua, não queime florestas por que no final quem vai acabar se prejudicando somos nós!!!

Gabriella Roselli

Parabéns Colégio Pentágono por envolver todos seus alunos no desenvolvimento de reflexões tão importantes para nossa sociedade nos dias de hoje! As expressões artísticas foram muito vivas, marcantes e transmitiram a sensação de que todos realmente se sensibilizaram e tomaram consciência do nosso papel para manter o planeta equilibrado para as futuras gerações.

3 Respostas para “Mostra de Artes Sustentáveis

  1. Adorei o trabalho desenvolvido pelo corpo docente e Colégio Pentágono.

    Sou aluna de ARTES PLÁSTICAS

    Adoro oque faço, tive a oportunidade de ensinar técnicas aprendidas na faculdade e mostar minha criatividade nos desenhos com temas florais / abstratos e riscos diversos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s