Momiji direto do Japão

Carlos Botura colaborou com o nosso blog enviando seu depoimento e imagens lindíssimas que o inspiram e com certeza também irão nos encantar e impressionar!

momiji

“Estou no Japão há quase quatro anos, preparando-me para voltar ao Brasil em Janeiro. Agora, mais uma vez, é pleno outono e as árvores adquirem os tons da estação. Essa coloração dura por poucas semanas, mas é um espetáculo para os olhos. A mim me faz muito bem à alma.

 

momiji1

A Natureza foi e está sendo um fator muito importante para meu sustento e equilíbrio pessoal e espiritual por aqui, visto que os relacionamentos humanos são muito poucos e bastante frios, do ponto de vista de um brasileiro. O Japão é um país relativamente pequeno com uma população maior que a do Brasil. Mas soube conservar muuuuito verde, especialmente nas regiões montanhosas como a que vivo, não longe de Tokyo. Por aqui a morfologia do terreno não permite o desmatamento, porque as encostas viriam abaixo com a erosão causando muito estrago… O Momiji é a árvore que chama mais atenção nesta estação do ano pela coloração das folhas que passam do verde ao vermelho ou alaranjado. Algumas árvores parecem uma enorme tocha ardendo. Lindíssimo! Outras tantas árvores adquirem tons entre amarelo e marrom. O conjunto é um espetáculo. Todas as fotos são minhas…”

momiji árvore

Momiji, Maple ou Bordo são nomes diferentes para as árvores/arbustos do gênero Acer. Existem aproximadamente 125 espécies, a maioria das quais são nativas da Ásia, mas várias espécies também ocorrem na Europa, África setentrional e América do Norte. O exemplo mais conhecido é a Acer saccharinum, que é uma das 10 espécies encontradas no Canadá e sua folha é parte integrante da bandeira do país.

Uma outra curiosidade é que dessa árvore da bandeira é extraído o xarope MAPLE SYRUP, feito a partir da seiva retirada diretamento do tronco.  Hummm… Conheça mais sobre o xarope de maple!

O momiji – Acer Palmatum Atropurpureum – é uma das árvores mais deslumbrantes durante o outono no Japão.

folhas acer

Não confundam Plátanos com Aceres. Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira canadense, no entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; a confusão ocorre devido a semelhança física entre suas folhas, mas pertencem a gêneros diferentes: plátano (Platanus) – tronco com efeito marmoreado e bordo (Acer) – tronco mais escuro e rugoso. Também é visível a diferença através de suas florações e frutos.

ilustra botânica

A palavra Acer deriva de uma palavra grega que significa “agudo” (referindo-se às pontas características das folhas) e foi empregada pela primeira vez para o gênero pelo botânico francês Joseph Pitton de Tournefort em 1700.

O bordo, em sua maioria, são árvores que atingem de 10 a 40 metros de altura e são caducifólias (plantas que utilizam um mecanismo de defesa para reduzir a perda de água, perdendo suas folhas em determinado período do ano). Notórias pelas folhas palmiformes (espalmadas), comumente com três pínulas, embora existam espécies com cinco, sete ou ainda nove.

outono momiji

Suas flores são verdes, amarelas, laranjas ou vermelhas. Devido a sua florada ocorrer logo no início da primavera, alguns bordos se tornam uma importante fonte de pólen e néctar para abelhas nesse período. Embora cada flor sua seja pequena, o efeito de uma árvore inteira florada pode ser espantoso em algumas espécies.

Muito obrigada Carlos por sua contribuição e imagens tão vivas! Aprendemos mais sobre um gênero de árvore tão lindo e agora podemos reconhecê-las nas ruas e nas nossas vidas!

7 Respostas para “Momiji direto do Japão

  1. oi gente…
    não sei se voces vão poder me ajudar mas espero que sim!
    estou ha algumas horas procurando no google o nome de uma arvore japonesa que é caracterizada por ter seu tronco uma cor-de-ferrugem. E suas flores são lindas. espero que alguem saiba.
    Obrigada mesmo assim…
    lindas fotos!
    ju

    • Ju! A árvore que tu falas deve ser a cerejeira flor.Tem nas cores brancas e rosa. É bela ,mas floresce por poucos dias.

  2. A espécie que é raramente, vista no brasil devido as adapitações climaticas e limitantes é especialmente uma espécie muito linda com caracteristica em chamar atenção.

  3. Olá,comoposso adquirir sementes ou mudas desas arvores da famila dos acermomifi,maple e bordo?
    Eu gostaria muitooo de comprá-las se alguem puder me ajudar eu agradeço!
    Q Deus vos abençoe!!!
    Tchau…

    • Vc. pode encontrar mudas no Horto de Campos de Jordão, SP, comprei da arvore do Canadá e do Acer japones.Boa sorte, Julieta

  4. Pingback: Tweets that mention Momiji direto do Japão « Blog do Árvores Vivas -- Topsy.com·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s