Dezembro Pau-brasil + Árvore de Natal

01 – Dia Internacional da Luta Contra a AIDS
02 – Dia da Astronomia, Dia do Samba, Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
03 – Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência
04 – Dia do Orientador Educacional
05 – Dia Internacional do Voluntariado
07 – Dia do Pau-Brasil
08 – Dia da Família
10 – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia do Palhaço
15 – Dia do Jardineiro
20 – Dia da Bondade
21 – Dia do Atleta
22 – Início do Verão
23 – Dia do Vizinho
25 – Natal
26 – Dia da Lembrança
28 – Dia do Salva-Vidas
29 – Dia Internacional da Biodiversidade 
31 – Dia da Esperança, Réveillon

árvore

Este mês possui belos dias comemorativos! Muitos deles nos fazem refletir sobre nossos valores e o que é realmente importante na nossa vida, como nossa família, saúde, amigos, bons relacionamentos e pensamentos esperançosos… As árvores são lembradas no mês todo com a chegada do Natal, o dia do Pau-Brasil que deu origem ao nome do nosso país e o dia do Jardineiro que cuida do bem estar de nosso verde. A Árvore de Natal é um dos símbolos mais marcantes das comemorações da religião católica. Na mitologia grega, as árvores reverenciavam divindades. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira, a deusa Minerva; e a videira, o deus Baco. Intermedeia o céu e a terra e simboliza a evolução e a elevação do homem. Para os chineses, o pinheiro significa longa vida. Símbolo de enorme força que foi extraído de rituais pagãos, durante o inverno os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentar a esperança de que a primavera se aproximava. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas nela penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus à Humanidade. Já as velas representam a presença de Cristo como Luz que ilumina o caminho dos homens e aquece os nossos corações.

xmas tree

Os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, deus da agricultura, mais ou menos na mesma época em que hoje preparamos a Árvore de Natal. Os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casa no dia mais curto do ano (que é em Dezembro), como símbolo de triunfo da vida sobre a morte. Nas culturas célticas, os druidas tinham o costume de decorar velhos carvalhos com maças douradas para festividades também celebradas na mesma época do ano. Segundo a tradição, São Bonifácio, no século VII, pregava na Turíngia (uma região da Alemanha) e usava o perfil triangular dos pinheiros com símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Assim, o carvalho, até então considerado como símbolo divino, foi substituído pelo triangular abeto. A primeira referência a uma “Árvore de Natal” surgiu no século XVI. Dizem que foi Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante, que após um passeio, pela floresta no Inverno, numa noite de céu limpo e de estrelas brilhantes trouxe essa imagem à família sob a forma de Árvore de Natal, com uma estrela brilhante no topo e decorada com velas, isto porque para ele o céu devia ter estado assim no dia do nascimento do Menino Jesus.

xmas tree art

O costume começou a enraizar-se. Na Alemanha, as famílias, ricas e pobres, decoravam as suas árvores com frutos, doces e flores de papel (as flores vermelhas representavam o conhecimento e as brancas representavam a inocência). Isto permitiu que surgisse uma indústria de decorações de Natal, em que a Turíngia se especializou. No início do século XVII, a Grã-Bretanha começou a importar da Alemanha a tradição da Árvore de Natal pelas mãos dos monarcas de Hannover. Contudo a tradição só se consolidou nas Ilhas Britânicas após a publicação pela “Illustrated London News”, de uma imagem da Rainha Vitória e Alberto com os seus filhos, junto à Árvore de Natal no castelo de Windsor, no Natal de 1846. Esta tradição espalhou-se por toda a Europa e chegou aos EUA, durante a guerra da independência, pelas mãos dos soldados alemães.

xmas tree art 2

Devemos lembrar que ao comprar uma Árvore de Natal de verdade para termos em casa, seria muito importante programar-se para plantá-la depois, ou numa praça ou em outro local que queriam… É interessante também observar quão pequeno é o vaso de base para o tamanho da árvore, pois para um cipreste atingir grande altura ele terá que possuir uma longa raiz, e muitas vezes os produtores tiram as árvores com torrões muito pequenos, fazendo com que a árvore não resista! Abaixo separei na internet imagem de árvore para colorir e indicações de como fazer sua árvore e decorações com a técnica de origami: http://www.origami-club.com/en/xmas/index.htm para coilorir origami Piadinha – Filho… Essa é a laranjeira que nos dá laranjas. Aquele é um pessegueiro que dá pêssegos. Veja a macieira de onde colhemos as maçãs… De qual árvore você mais gosta? – Gosto mais da árvore de natal, porque ela dá presentes!!!

Uma resposta para “Dezembro Pau-brasil + Árvore de Natal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s