Geração e gestão de resíduos na cadeia produtiva madeira-móveis

No dia 14 de Dezembro, Adriana Nolasco deu palestra com o tema O papel do designer na geração e gestão de resíduos na cadeia produtiva madeira-móveis. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade em Cadeias Produtivas Florestais da ESALQ/USP, Adriana mostrou resultados de estudos desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Movelaria e Resíduos Florestais da faculdade.

Com dados de quanto perdemos na extração de madeira desde a retirada das toras da floresta até o projeto de móveis, Adriana impressionou com dados tão chocantes e chacoalharam as mentes de todos os presentes. Do corte de uma árvore para o aproveitamento de uma tora perde-se 50% de material, deixando para trás toda a copa a partir da primeira ramificação de tronco e toda a base de raízes. Das toras para o corte de pranchas e vigas perde-se mais 50% e finalmente, para se produzir um móvel perde-se mais 40%. Estes são dados chocantes, algumas toras cortadas chegam a ser perdidas nas florestas e não levadas para a serraria por falta de mecanismos de localização. As serrarias, que geram uma quantidade absurda de resíduos (conforme estudos apresentados), não tem organização nem estrutura para buscar um aproveitamento desse material riquíssimo.

A maioria das marcenarias e industrias processam produtos que se guiam por conceitos estéticos somente e não de um planejamento estratégico de produção. Ainda mais, o consumidor, que pouco sabe, se deixa levar por tendências e empurrões da mídia. Aparentemente toda a cadeia está comprometida…

Relato de consumidores que querem comprar madeira, porém não reconhecem que este material é vivo e por isso possui características diferentes uns dos outros, assustam!! Isso mostra quão desinformados e sem visão de organicidade e contato com a natureza viva da vida estão as pessoas. Se querem produtos sem tons e vida nos desenhos, devem procurar matérias primas diferentes: como pranchas de mdf e aglomerado laminadas com impressos pré fabricados ou até mesmo materiais plásticos (dessa forma terão mais controle e padronização). A madeira é um material que vem de um ser vivo, que sofre interferências externas que não podem ser controladas e, portanto resultará em matéria-prima rica em detalhes únicos, assim como cada um de nós seres humanos que também somos vivos e fazemos parte da natureza!!!

Foi muito importante ao mesmo tempo, conhecer estudos e pesquisas que estão sendo feitos na busca de maior eficiência para o aproveitamento deste material tão importante e que o Brasil ainda tem em grande quantidade! Designers, industriais, marceneiros e pesquisadores devem se unir no desenvolvimento de ações efetivas para tirar mais proveito desse material tão lindo que GAIA nos disponibilizou! Projetos para minimizar a geração de resíduos desde o topo da cadeia produtiva e a busca por desenvolver produtos com ativos sociais a partir dos resíduos já gerados são belos caminhos a serem traçados!

Não vamos abusar de materiais e produtos que retiramos da natureza, vamos fazer o melhor uso deles. Para nosso próprio bem e das futuras gerações, sempre!

———————————————

O projeto Árvores Vivas em Nossas Vidas surgiu a partir da observação da riqueza de variedade de tons, texturas, densidade e desenhos das madeiras e reconhecendo belezas tão únicas, quis conhecer mais profundamente que vida gerou produtos tão ricos! Desta forma acreditamos, que todo apoio à discussão de desafios tão integrados com esses aspectos sejam abordados no blog! Vamos também nos comprometer a promover ações que tragam para as pessoas uma valorização maior dos subprodutos das árvores e despertar o consumo consciente e sustentável!

Mais informações:

Associação de Designers de Produto

Oficina Arte e Design

Esalq – Departamento de Ciências Florestais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s