Parque Ibirapuera terá 1.232 placas de sinalização

28/01/2008 – 08h32

Uma boa nova para quem se perde no parque Ibirapuera, fica irritado com as placas apagadas ou tem interesse em saber o nome e a origem das árvores na área verde mais freqüentada de São Paulo: o lugar vai ganhar 1.232 novas placas de sinalização a partir de fevereiro.

O objetivo é facilitar a orientação do visitante –que hoje praticamente não conta com sinalização para se localizar. A implantação será custeada pelo Banco Real, por termo de cooperação com a prefeitura. O banco demonstrou interesse no projeto em 2006, quando foi publicado no “Diário Oficial” da cidade sua proposta.

Segundo a administração municipal, como mais ninguém se interessou, o Real pôde tocar o projeto. A empresa poderá colocar seu logo em 62 placas (5% do total).

Lúcio Di Domenico, superintendente executivo banco Real, não quis divulgar o valor gasto com as placas. Ele ressalta que só serão usadas madeira certificada e tintas a base de água, para não prejudicar o ambiente. A secretaria diz que faz exigências quanto ao tipo de material e a qualidade do produto, mas que o gasto é responsabilidade da empresa.

Diferentes cores

Haverá diferenciações por cor: verde corresponde às áreas verdes, azul às culturais e laranja às esportivas e de lazer. Como o Ibirapuera é tombado, as mudanças na sinalização tiveram de passar por três órgãos do patrimônio histórico: Conpresp (municipal), Condephaat (estadual) e Iphan (nacional).

Segundo Helena Magozo, assessora especial da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, 561 placas serão colocadas em árvores -constarão nome popular e científico, família e origem. O parque tem 15 mil árvores, poucas com identificação. Uma delas, a Guatambu, está com placa enferrujada.

De acordo com Magozo, além de orientação de percurso e identificação de prédios e espaços, haverá também cerca de 50 “placas cidadãs” –que indicam condutas adequadas e de respeito ao parque. “As pessoas que freqüentam o Ibirapuera carecem de mais informação. Era uma questão muito desejada, reivindicada pelos usuários, pelo conselho gestor do parque e pela secretaria”, afirmou.

Ao andar pelo Ibirapuera não é difícil encontrar sinalização deteriorada. Uma placa que antigamente dizia “é obrigação do usuário recolher e destinar as fezes de seus animais e mantê-los sempre com coleiras e guias” está apagada. Só de muito perto é possível decifrá-la.

“Realmente, falta sinalização em alguns pontos, como na pista de cooper”, afirma o estudante de comunicação Rogério Queiroz do Nascimento, 22. Ele aprova a parceria com a iniciativa privada: “Só assim que funciona. E para o banco será ótimo em termos de merchandising, pois público aqui para ver as placas é o que não falta”.

———————

Nesta sexta-feira, dia 14, acontece a inauguração da nova Sinalização do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, além da instalação de coletores de lixo no local.

O projeto é resultado da assinatura do Termo de Cooperação à Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente.

Serão colocadas placas explicativas nas árvores, com o nome científico e informações sobre cada espécie. Além disso, haverá a troca de cerca de 300 recipientes de lixo tradicionais por mil coletores seletivos, distribuídos em 500 pontos do parque.

Para celebrar a iniciativa, foi planejada uma programação especial. As atividades começam com uma caminhada, no sábado, dia 15, às 9h, e se estendem por todo o fim de semana. Na caminhada, são esperados cerca de 500 funcionários e familiares!

Shows e oficinas também estão previstos (veja agenda abaixo).

Essa ação reflete os valores do nosso Banco, que está sempre investindo em novas e melhores maneiras de valorizar a vida das pessoas, a cultura e o meio ambiente.

Prestigie! Participe! Confira a agenda !

marquise ibirapuera

serraria ibirapuera

shows ibirapuera

visitas ibirapuera
 

6 Respostas para “Parque Ibirapuera terá 1.232 placas de sinalização

    • Olá Cesar,

      Agradecemos muito sua visita e sugestão para melhoria de nosso trabalho. Buscamos sempre oferecer informações diferenciadas sob um aspecto inovador e sensível, além de nos preocupar com a qualidade das informações transmitidas. Estaremos mais atentos a estes detalhes científicos em nossos artigos, novos e fazendo revisão dos antigos. Caso tenha alguma dúvida não hesite em nos questionar.

      Tenha uma ótima semana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s