Monumento bicentenário

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que completa 200 anos em 2008, é um dos destaques do 14º volume da edição da revista História, Ciências e Saúde – Manguinhos, editada pela Casa Oswaldo Cruz (COC), da Fiocruz. Um artigo (acesse aqui o link para artigo bilingue inglês – português em .pdf) da historiadora Begonha Bediaga relembra curiosidades como o plantio da primeira muda, que, segundo a lenda, foi feito pelo príncipe regente dom João, e analisa a trajetória da instituição desde sua criação, em 1808, até a sua incorporação pelo Imperial Instituto Fluminense de Agricultura (1861). Segundo a pesquisadora, apesar da popularidade do espaço para visitação pública, as pesquisas sobre sua trajetória são incipientes. O texto sustenta que a história do Jardim Botânico carece de um estudo sistematizado e busca compreender as razões que provocaram o desinteresse pelo local nas pesquisas da história das ciências e das instituições. Segundo ela, o único documento que se destina à conservação da memória do Jardim Botânico foi escrito por João Barbosa Rodrigues, diretor da instituição entre 1890 a 1909, a propósito das comemorações do primeiro centenário.
     

A imagem que ilustra o post foi retirada da Visita Virtual existente no site do Jardim Botânico. Trata-se do “Lago Frei Leandro que foi construído na gestão de Frei Leandro do Sacramento, em 1824, dando início a organização paisagística do Jardim Botânico. É também conhecido como Lago da Vitória Régia por abrigar grande quantidade dessas plantas, além de ninféias (Nynphaea sp.) e flor de lótus (Nelumbo nucifera).”

Quem tiver a oportunidade, ao visitar o Rio de Janeiro não deixe de conhecer o Jardim Botânico que parece-me ser lindíssimo e de grande importância histórica para nosso país.

Vejam no site especial sobre as comemorações do Bicentenário a agenda de eventos para todo o ano!

Anúncios

Uma resposta para “Monumento bicentenário

  1. Sou carioca tenho a opinião de que JBRJ é um dos lugares mais belo e aprazível desta cidade; é um passeio inesquecível e apaixonante para quem o faz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s