Plantio de árvores no Estado de São Paulo

Alunos e professores realizam o plantio de 2,3 mil árvores

Professores e 135 alunos de 4ª séries da rede municipal de ensino realizaram nos dias 20, 21 e 22 deste mês, o plantio de 2,3 mil árvores na nascente do Córrego Timburi, na Fazenda São José, próximo ao distrito de Jacuba. Essa ação faz parte do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH) em parceria com a Prefeitura Municipal de Arealva.

Devido ao programa de educação ambiental “Aprendendo com a Natureza” é que os alunos e professores das escolas municipais João Pereira de Souza Leão, Abílio Francisco Salles e Manoel Limão puderam vivenciar esse trabalho em favor da natureza: o da recuperação das matas ciliares. “A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio da Regional Bauru e da Casa da Agricultura de Arealva, apóia o projeto de educação ambiental com a reprodução e doação de livros didáticos aos alunos e professores, capacitação desses profissionais e orientação às visitas de campo nas áreas de microbacias, juntamente com técnicos da Casa da Agricultura”, ressalta o engenheiro agrônomo Luiz Tiengo Jr.

Conforme informações da Casa da Agricultura, do último trimestre de 2007 até o primeiro bimestre de 2008, a intenção é plantar aproximadamente 13 mil mudas de espécies florestais nativas nas nascentes e córregos do município, envolvidos no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. “O total de mudas doadas foi repartido entre doze agricultores, conforme a quantidade definida tecnicamente no Projeto Individual de Propriedade”, revela o engenheiro.

O Programa tem como objetivo desenvolver ações e implementar tecnologias que proporcionem o desenvolvimento rural sustentável, aliando a produção agrícola à conservação dos recursos naturais, com o aumento da renda e qualidade de vida das famílias rurais. “Entre vários tipos de incentivos um deles é a doação de mudas de essências florestais nativas. Este incentivo tem como foco contribuir para reverter os processos de degradação ambiental e tentar buscar um equilíbrio na biodiversidade e no patrimônio genético da flora e fauna”, conta Tiengo. “O município tem uma ampla extensão territorial que abrange importantes microbacias, portanto, a conservação e regeneração das matas ciliares são um dos principais trabalhos realizados dentro do Programa de Microbacias”, complementa o técnico.

Desde 1997, o Programa é desenvolvido em duas microbacias do município de Arealva: a do Córrego Jacuba e do Soturninha, com a supervisão da CATI Regional de Bauru e da equipe técnica da Casa da Agricultura.

Fonte: Edição nº 29 do boletim CATI

—————————-

Plantio de árvores em Itu pode entrar no “Guinness Book”

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ITU

logo itu pela vida

Milhares de pessoas fizeram um mutirão ontem para plantar, em 45 minutos, 30.550 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em duas áreas predeterminadas em Itu (103 km de SP), em um total de 11 hectares (cerca de 11 campos de futebol).

Com a ação, a prefeitura anunciou ter quebrado o recorde mundial de plantio de mudas de árvores no período -o objetivo era plantar 25 mil mudas em uma hora.

O pedido de oficialização do recorde será encaminhado à sede do “Guinness Book” (“Livro dos Recordes”), na Inglaterra. Itu quer superar Huntly, na Escócia, que plantou 18.124 árvores em 40 minutos. Cerca de 10 mil voluntários participaram, segundo estimativa da prefeitura – eram esperados 5.000

———-

Ações como essas mostram a força da população que quando unida e motivada pode realmente fazer a diferença primeiramente em seu local e depois conseqüentemente no mundo! Exemplos lindos de amor e força de vontade…

Anúncios

16 Respostas para “Plantio de árvores no Estado de São Paulo

  1. Olá Eliel,

    Muitas árvores aqui na cidade de São Paulo tem provocado acidentes em dias de chuva caindo sobre carros e impedindo ruas por não estarem sadias. Vou preparar um apanhado de notas que sairam recentemente sobre as quedas dessas árvores e publicarei em breve no blog!

    As árvores são sim nossas amigas, são seres tão vivos e especiais como qualquer outra vida deste universo! Cair no chão pode ser tanto um acontecimento de encerramento de um ciclo de vida, que pode ocorrer naturalmente e no tempo certo, ou até mesmo acelerado e provocado por condições que impedem o desenvolvimento adequado das árvores, muitas vezes, nas cidades, provocados pela ação dos homens!

    Grata por sua visita e participação!

  2. gostaria de contatos para receber doações de mudas, estamos fazendo um trabalho com alunos do colégio
    grata
    miriam

  3. gostaria de reseber 20und de algumas mudas de arvores para o dia 25/03/08 se possivel .resido na região norte de são paulo.sem mais aguardo retorno

  4. gostaria de receber em torno de 80und de mudas de arvores, afim de integrar um plano de incentivo ao plantio ao projeto que estou realizando na universidade.

  5. Estou procurando uma muda bem grande de Jasmim manga de flor vermelha. Se alguém tiver, ou souber onde posso encontrar, solicito a gentileza de mandar um e-mail.

    obrigada.

  6. Pessoal, preciso de mudas nativas doadas, alguém sabe quem pode doar na região de Bauru-Marilia

  7. Olá.Atuo como pedagoga em um sítio de recreação escolar,junto ao manancial do córrego Aricanduva.
    Gostaria de participar desta realização.Como conseguir mudas nativas ou não.
    O bairro é carente de árvores.Só existem as que plantamos por conta na propriedade.
    Local Jd. Iguatemi Zona Leste de São Paulo

    Obrigada
    Fico no aguardo
    Eduwirges

  8. Olá ! Também gostaria de saber onde posso encontar mudas de jasmim manga vermelo ou de outras cores.
    Será que vocês poderiam me ajudar ?
    Obrigada,
    Janine Alves

  9. GOSTARIA DE SABER COMO DEVO PROCEDER PARA A PREFEITURA OU QUALQUER UM OUTRO ORGAO PUBLICO PLANTE ALGUMAS ARVORES NA FRENTE DO MEU PREDIO (MORUMBI).

  10. Boa noite,
    gostaria de receber algumas mudas de ´´arvores nativas de São Paulo, para plantar em meu quintal, qual seria o procedimento?
    obrigado!

  11. Aurelita de Betim MG.

    Boa noite
    gostaria que mim indicase, qual a melhor árvore de paseio, para n estorar a calçada.

  12. Gostaria de contatos para receber doações de mudas, estamos fazendo um projeto sobre responsabilidade social pela instituição de ensino SENAC-ITAQUERA (São Paulo) , precisamos com uma certa urgência(27/10/08).

    grato

    Admilson

  13. ola,
    realizarei um evento e gostaria de saber onde encotraria mudas de arvores, de preferencia nativas, a um preço acessivel ou de graça?

    grata pela atençao e aguardo um retorno
    natalia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s