Calendário Março 2008 – Especial Cacaueiro

March´s Calendar 2008 – Cocoa Tree Special

01 – Dia do Turismo Ecológico, Aniversário do Rio de Janeiro
03 – Dia dos Dirigentes das Sociedades Esportivas, Culturais e Assistenciais
04 – Dia Mundial da Oração
07 – Lua Nova
08 – Dia Internacional da Mulher
09 – Dia das Sociedades de Amigos de Bairro
12 – Aniversário de Recife, Dia do Bibliotecário
14 – Lua Crescente, Dia da Poesia e do Vendedor de Livros
15 – Dia Internacional do Consumidor
17 – Aniversário de Aracaju
19 – Dia do Artesão, do Carpinteiro, de São José e da Escola
20 – Início do Outono
21 – Lua Cheia, Dia Internacional da Floresta, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, Paixão de Cristo
22 – Dia Internacional da Água
23 – Páscoa, Dia Internacional da Meteorologia, Aniversário de Florianópolis
26 – Dia do Cacau e do Chocolate, Aniversário de Porto Alegre
27 – Dia Internacional do Circo, Dia do Teatro
29 – Lua Minguante, Aniversário de Curitiba
31 – Dia da Integração Nacional

Mais um mês deste ano “redondinho” está começando e com ele muitas datas super importantes para lembrarmos. Principalmente aquelas que são mais importantes para nossa inspiração maior – as Árvores.

  • A água que é condição de vida no planeta. Deve ser utilizada sem abuso e não pode ser poluída, isso me leva a consciência que devemos ter como Consumidores de nos apropriar da responsabilidade que temos e no impacto que geramos no nosso dia-a-dia.
  • O Turismo Ecológico busca a integração das pessoas com a natureza através da vivência aproximada com o meio ambiente, transmitindo valores de respeito, harmonia, equilíbrio e consciência da importância desse ambiente para nossa vida e para a vida de todos os outros seres vivos com os quais coabitamos nesse planeta azul tão rico e maravilhoso de se conhecer. Podemos inclusive conhecer pessoalmente muitas das árvores que nos encantam nessas viagens!
  • As florestas são o pulmão do mundo, atualmente, como seres mais conscientes que estamos nos tornando, todo o planeta está unindo forças na preservação das florestas existentes e no reflorestamento das que foram destruídas por nós mesmos…
  • Com o início do outono, nossas amigas árvores começam a se adaptar ao novo clima… Percebemos suas folhas mais amareladas, caindo aos poucos, a beleza das cores quentes que surgem na natureza em contraste com o friozinho da sensação térmica! Um espetáculo a cada dia que passa…

Especialmente, o Dia do Cacau, fruto que nos concede a base para um dos produtos mais desejados e apreciados pelo homem – o Chocolate, vem de uma ÁRVORE – Theobroma cacao. Popularmente chamada cacaueiro, árvore-da-vida ou manjar dos deuses pertence à família Sterculiaceae é originário da América Central e Brasil, nas florestas equatoriais e amazônica.

O cacau era considerado pela civilização maia uma fruta dada diretamente pelos deuses aos homens. E, de tão importante, virou até moeda de troca. Sobre o uso do cacau como moeda, Peter Martyr da Algeria escrevia em 1530, no livro DE ORBE NOVO PETRI MARTYRES AB ALGERIA: “Abençoado dinheiro, que fornece uma doce bebida e é beneficio para a humanidade, protegendo os seus possuidores contra a infernal peste da cobiça, pois não pode ser acumulado muito tempo nem escondido nos subterrâneos”. Sábia reflexão…

flores no tronco

Além do Chocolate, do fruto do cacaueiro começa a se industrializar o suco de cacau, a partir da extração da sua polpa. Com a polpa de cacau pode se fazer ainda geléias, destilados finos, fermentados – a exemplo do vinho e do vinagre – e xaropes para confeito, além de néctares, sorvetes, doces e uso para iogurtes.

fruto

A casca do fruto do cacaueiro, também pode ter outros aproveitamentos, conforme atestam pesquisas do CEPLAC. Serve para alimentar bovinos, tanto in natura como na forma de farinha de casca seca ou de silagem, como também para suínos, aves e até peixes. A casca do fruto do cacaueiro pode ainda ser utilizada na produção de biogás e biofertilizante, no processo de compostagem, na obtenção de proteína microbiana, na produção de álcool e na extração de pectina.

Em termos de mercado econômico, enquanto o chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada.

detalhe da flor

No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural. Depois passou para o Pará e chegou à Bahia.

A região cacaueira da Mata Atlântica, ambiente com recordes em biodiversidade no planeta, também pode ser chamada de Floresta de Chocolate. Conheça mais sobre esta região no site Costa do Cacau.

————

Fontes: Wikipédia, CEPLAC, Árvores Brasileiras Vol.1

Imagens: Detalhes do arquivo de Flora Brasiliensis

Mais informações: Fabricação do Chocolate – Revista Galileu

Anúncios

2 Respostas para “Calendário Março 2008 – Especial Cacaueiro

  1. Prezados amigos do Arvores Vivas, gostaria de que fizesse uma correção nos calendário de vocês, pois o dia do Meteorologista não se comemora mais em 03 de março e sim em 14 de outubro, data da promulgação da Lei profissional.
    Pois, em Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), sociedade que representa, promove e resguarda os direitos profissionais dos meteorologistas, realizada durante o XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, no ano de 2004 na cidade de Fortaleza/CE, ficou decidido: “14 de outubro passou a ser considerado a data oficial para as comemorações alusivas ao Dia do
    Meteorologista”, semelhante as demais profissões dentro do sistema
    CONFEA/CREA em nosso país, no qual comemoram o seu dia nas datas referentes a publicação de suas respectivas leis de regulamentação profissional.
    Obrigado.

  2. Olá Ednaldo,

    Muito obrigada por visitar nosso site e enviar essa atualização para nós… Desculpe o engano, pode ter certeza que em outubro deste ano colocaremos a data corretamente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s