Parque Estadual da Cantareira – Cinturão Verde

vista pedra grande

No primeiro semestre de 2007, por ocasião de estudos, como aluna ouvinte, da disciplina de Desenho Ambiental na pós graduação da FAU-USP, ministrada pela Profª. Drª. Maria de Assunção Ribeiro Franco, participei de um levantamento de dados sobre a Serra da Cantareira. Fazendo parte de um grupo de alunas especiais, mestrandas e doutorandas (Camila Ujikawa, Mônica Hoera, Mirtes, Fabíola) pude aprender muito com a experiência de todas elas e me encantar com as informações históricas e com o próprio parque que possui grande valor ambiental para a nossa sociedade.

mapa pq cantareira mapa entrada parque e horto

Uma das nossas metas de trabalho, era propor ações para a Zona de Amortecimento da Serra, evitando maior degradação, amenizando o contraste entre o verde e o cinza, e consequentemente diminuindo a perda de área da mata nativa preservada. Para isso, realizamos visitas in loco e o que mais me marcou foi o enorme contraste entre o concreto da cidade e o verde preservado da Serra. Os bairros e ruas próximas possuem pouquíssima arborização! Também fiquei assustada com a quantidade de prédios e condomínios que estão construídos no local. Perceber e refletir sobre essas questões, buscando estimular maior reconhecimento deste “pedaço de céu” que temos aqui em São Paulo, resolvi publicar este post especial sobre o Parque Estadual da Serra da Cantareira. E convidá-los, claro, a visitar e admirar esse espaço encantador…

Um pouco de história:

‘Cantareira foi o nome dado à serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII, por causa da grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Naquela época era costume armazenar água em jarros chamados cântaros, e chamavam-se “cantareira” as prateleiras onde os cântaros eram guardados.’

Considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Serra da Cantareira fica a manos de 20km do centro da cidade. Conta com quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu (em fase de implantação).

identificação araucária dossel

pinha textura folhas araucária

No Núcleo da Pedra Grande pode-se fazer a trilha até o mirante que fica a 1.010m de altitude, de onde pode-se observar a cidade de São Paulo. Em dias de céu limpo, conseguimos ter uma noção da imensidão deste lugar!

É perceptível para todos que visitam o parque a diferença do clima, sensação térmica, qualidade do ar, umidade… Que bom seria se houvesse um corredor verde arborizado que cruzasse toda a cidade de São Paulo e nos levasse para esses parques que funcionam como os pulmões filtrantes de tanta poluição!

Também encontrei no parque diversos exemplares que inspiram nas cores, texturas e harmonia com o ambiente…

colorido oco da árvore ca�da inspiração na natureza

borboleta cobra cipó

Conheça mais informações sobre a Serra e o Cinturão Verde:

O Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Instituto Florestal

Serra da Cantareira – Wikipédia

Parque Estadual da Cantareira – Instituto Florestal

Parque Estadual do Horto Florestal

Veja algumas matérias que saíram na mídia sobre a Serra da Cantareira:

Em SP, Cantareira pode ter cinturão verde de 95 km

Carta do Secretário Eduardo Jorge sobre as matérias publicadas

Anúncios

3 Respostas para “Parque Estadual da Cantareira – Cinturão Verde

  1. Até quando vamos ficar de braços cruzados vendo imobiliárias sem escrúpulos e ocupações ilegais acabarem com a maior floresta urbana do mundo?

  2. Eu acho que devemos fazer algo , pois todos esses governadores nao estao nem ai para florestas e arvores , ele querem fazer algo para eles ganharem dinheiro e nao para nosso bem estar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s