Calendário Maio 2008 – Especial Cafeeiro

01 – Dia do Trabalhador
03 – Dia do Sertanejo, do Sol e Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
05 – Lua Nova, Dia Nacional das Comunicações
07 – Dia do Silêncio
08 – Dia da Cruz Vermelha, do Pintor e do Artista Plástico
10 – Dia da Cozinheira, do Campo
11 – Dia das Mães
12 – Lua Crescente, Dia da Enfermagem e do Enfermeiro
13 – Dia da Abolição da Escravatura, do Zootecnista
15 – Dia Internacional da Família, do Assistente Social
16 – Dia do Gari
18 – Dia das Raças Indígenas da América e Dia Internacional dos Museus
19 – Lua Cheia
21 – Dia da Língua Nacional
22 – Corpus Christi, Dia do Apicultor
24 – Dia do Café e Dia Nacional do Cigano
25 – Dia Nacional da Adoção e da África
27 – Lua Minguante
29 – Dia do Geógrafo
30 – Dia do Geólogo
31 – Dia Mundial do Combate ao Fumo e Dia do Seresteiro

—————–

Sejam bem vindos ao mês de Maio no Blog do Projeto Árvores Vivas. Antes de falar um pouco sobre nosso especial do mês – O CAFÉ – algumas notas rápidas:

  • A cidade de Londrina está multando os imóveis que não plantarem árvore na calçada. Veja neste link. Você concorda com esse projeto de lei? Tem alguma outra sugestão para estimular a arborização urbana?
  • Visitem o Festival das Árvores nº23 em 10.000 Pássaros (em inglês). Muitas fotos e fatos interessantes para os amantes das árvores.
  • Não esqueçam de admirar a beleza das várias árvores que estão florindo em São Paulo! Na sua cidade que árvores estão florindo? Enviem links para suas fotos…
  • Mais de 25.000 visitas em 9 meses de blog! Parabéns para todos nós que fazemos parte deste círculo de amigos e admiradores das árvores!!! A visita e participação de todos para o crescimento do blog é importantíssima para cada vez mais pessoas conhecerem e valorizarem as árvores nas nossas vidas!!
  • No fim do mês do dia 30 ao dia 1º de Junho no Parque do Ibirapuera vai acontecer a 4ª edição do Viva a Mata, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica. Veja mais informações sobre a programação e atividades.
  • Está nascendo em São Paulo a Associação dos Amigos das Árvores, que conta com um grupo inicial ativo de membros do Instituto de Biociências, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Instituto Florestal, DEPAVE e diversos outros setores e representantes da população paulistana que juntos têm por objetivo a defesa e promoção das árvores da cidade. Mais informações em breve!

——-

Com o inverno e o friozinho cada vez mais freqüente, o café é sempre uma ótima companhia! Aproveitando o seu dia especial nesse mês, vamos saber um pouco mais sobre o arbusto que nos fornece o grão desta bebida e ritual tão apreciado pelos brasileiros e muitos outros países e culturas no mundo. O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta e possui formas diferentes de ser consumida em cada país.

O cafeeiro (Coffea sp.) é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea, da qual se conhecem 103 espécies e de onde se colhem sementes, o café, para a preparação da nossa mais conhecida bebida com princípio estimulante – a cafeina. O Brasil atualmente é o maior produtor e exportador mundial de café.

Considera-se que o cafeeiro seja originário da Etiópia onde ainda hoje ocorre in natura. Sua cultura é explorada por pelo menos 25 anos e é um forte arbusto ou árvore pequena que chega facilmente a uma altura de 3-3,5 m. Suas folhas, onduladas possuem cor verde-acinzentada quando jovens. As flores brancas e perfumadas surgem em grande quantidade tornando-o também uma planta ornamental. A florada é a fase mais importante do cafeeiro. Ocorre geralmente, entre Setembro e Novembro quando cada galho se torna um bouquet branco com cheiro de jasmim. Alguém já presenciou esse espetáculo?

Seus frutos são de forma ovalada, nascendo verdes mudando para vermelho e depois preto, de acordo com as fases de maturação. Contém geralmente duas sementes envoltas por polpa branca, adocicada. Quando torradas, suas sementes moídas produzem o pó de café.

 

 

Andando pelas ruas de São Paulo, no bairro de Higienópolis, encontrei um pé de café que cresceu em um espaço limitado junto de um alfeneiro e coroas-de-cristo. Ele já está na fase de maturação dos frutos, não tive a oportunidade de ver sua floração. Abaixo algumas imagens desse pé que convive com o ritmo e a poluição louca do centro da cidade!

Se você prestar atenção talvez encontre um pé de café no caminho que você faz todos os dias para casa, trabalho, escola… Quem sabe você não encontra algum carregado de frutos e coleta sementinhas para secar e germinar?!

Um ritual esotérico sobre o café é a leitura da borra – cafeomancia, que acreditam revelar informações sobre o futuro daquele que saboreou a bebida. Estas e outras informações sobre tipos de café, o café e a nossa saúde e a história do café podem ser conferidos no site da Associação Brasileira da Indústria do Café.

* a foto do cafeeiro em floração e algumas das informações foram retiradas da Wikipédia

Tenham um ótimo mês!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s