Calendário Junho 2008 – Pinhão de Festa Junina

03 – Lua Nova
04 – Dia Mundial Contra Agressão Infantil
05 – Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente
10 – Lua Crescente
11 – Dia do Educador Sanitário
12 – Dia dos Namorados
17 – Dia Mundial do Combate à Desertificação e à Seca
18 – Lua Cheia e Dia do Químico
20 – Dia Mundial dos Refugiados
22 – Dia do Orquidófilo
23 – Dia Internacional das Aldeias SOS
24 – Dia do Mel
26 – Lua Minguante
29 – Dia do Pescador
  • Dia 5 de Junho é dia de lembrar a mãe natureza em todo o mundo! Vamos celebrar abraçando uma árvore, germinando sementes, contemplando a beleza natural, harmonizando nossos corações com Gaia, sentindo seus pedidos e chamados… Vamos preservar, cuidar e lutar por nossas riquezas naturais, que sempre estiveram à nossa disposição e depois de tanto tempo abusando, finalmente estamos acordando para sua importância e necessidade para nossa sobrevivência! VIVA A MÃE NATUREZA! VIVA A VIDA! VIVA AS ÁRVORES DA NOSSA VIDA!
  • A Rua Gonçalo de Carvalho que é Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Ecológico de Porto Alegre vai celebrar no dia 5 uma homenagem à Haeni Ficht que foi o líder do movimento, fundador e presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência, que depois de tanta luta morreu sem ver a vitória do movimento iniciado por ele. Saibam mais informações da cerimônia neste link.
  • Este mês o Festival das Árvores (Festival fo the Trees) completa 2 anos na edição nº24 hospedada no blog Wrenaissance Reflections. Criado por Dave e Pablo, o festival reúne mensalmente os amantes das árvores através de posts repletos de links com imagens, pesquisas, achados, história, cultura e expressão em torno desta grandiosa paixão e inspiração!

Junho é um mês repleto de comemorações e encontros que fazem nossos corações vibrarem no ritmo da natureza, da nossa cultura de raíz, da reunião social, do amor!

Aqui no Brasil, vamos lembrar das Festas Juninas que alegram os bairros, comunidades e sítios em volta da fogueira que aquece nossa alma, os grupos se reúnem nas danças circulares movendo os corpos no ritmo do ciclo, da vida, do outro… Multiplicando a cultura, respeitando nossos antepassados, agradecendo a Mãe Terra pela colheita deste ano, pelas chuvas que alimentaram a riqueza dos nossos solos!

Uma das comidas típicas durante as festas juninas, principalmente no sul do nosso país, são os pinhões! Essas sementes maravilhosas e muito saborosas são os filhos-presentes de uma árvore típica da mata atlântica, símbolo do Paraná e em extinção a Araucarica angustifolia ou pinheiro-do-paraná.

Para os cozinheiros de plantão um link de receitas com pinhão, no site da Ana Maria Braga.

Confira também a lista das Festas Juninas em São Paulo, Rio e Nordeste no site da UOL

Uma resposta para “Calendário Junho 2008 – Pinhão de Festa Junina

  1. lindas matérias!
    muitas informações importantes para nossa megalopole tão sem árvore!
    bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s