Mapa das Árvores de São Paulo

No dia árvore de 2006 foi finalizado o plaqueamento de diversas espécies árboreas identificadas nas ruas e praças do bairro da Vila Madalena visando levar reconhecimento e valorização das árvores para os moradores e frequentadores. O projeto Vila Viva contou com o apoio do Instituto de Biociências da USP, em especial do Prof José Rubens Pirani e de seus alunos, a partir da iniciativa da empresária Rosely Bancaglione que os procurou e a subprefeitura de Pinheiros. Dessa semente cheia de vida e potencial que plantaram juntos, estão nascendo diversas outras iniciativas em diferentes bairros da cidade.

Desde 2007, no bairro do Itaim Bibi, o Presidente do Grupo de Memórias, Prof Biólogo Helcias Pádua vêm reunindo moradores do bairro e colaboradores da cidade no projeto Verde do Itaim. Helcias é sempre muito receptivo, cheio de alegria e com um ritmo encantador no coração. Organiza e desenvolve as atividades do grupo com muito carinho e respeito pelo bairro. Também conta com a importante colaboração do Instituto de Biociências da USP através do Prof Pirani e seus alunos. Em equipes caminhamos pelo bairro mapeando as espécies de cada rua e de algumas instituições.

Muitas ruas já foram plaqueadas e uma diversidade importante de espécies foi encontrada. Todos que passam na Rua Cojuba, por exemplo, sede da Biblioteca Anne Frank podem conhecer as espécies de árvores que lá habitam. Na própria biblioteca, semestre passado pude desenvolver atividades de criatividade sobre as árvores com alunos do Colégio Ceciliano.

Identificar as árvores com os Professores Helcias e Pirani tem sido de grande aprendizado para mim. Tanto no reconhecimento sistemático das espécies, como as histórias existentes em torno delas. Ao mesmo tempo, a memória do bairro é sempre lembrada e apresentada para nós com entusiasmo e paixão pelo Helcias, que desde criança mora na região e conhece cada um dos personagens distintos do bairro, como a Dona Leonor que visitamos e foi um prazer enorme poder conhecer!

Estamos nesse momento elaborando um projeto de continuidade do VERDE DO ITAIM, que visa plaquear com destaque e com sinalização ecológica, algumas árvores especiais localizadas principalmente na Av. Faria Lima e nas imediações, como o Jequtibá que não foi derrubado na ocasião da ampliação da Avenida, Seringueiras verdadeiras da Amazônia, um pé de Noz-Pecã e muito mais.

Seguindo exemplos de trabalho tão valiosos, o Árvores Vivas tem como um dos objetivos multiplicar essas ações em outros bairros e parques da cidade gerando um grande mapa para consulta pública e virtual. Participe desse iniciativa e apoie o trabalho de valorização e reconhecimento das árvores.

3 Respostas para “Mapa das Árvores de São Paulo

  1. Fiquei surpreso ao atravessar a Faria Lima no cruzamento com a Leopoldo Couto de Magalhães e ver o belo exemplar de Nóz Peca (Carya illinoensis ) com frutos já amadurecidos.
    Este momento devia ser celebrado com banda e discurso.
    Viva o verde, viva a vida!!!

    • Amauri… Adorei seu comentário! Lembro-me do ano passado quando tive o enorme prazer em presenciar a mesma etapa de vida da nossa amiga nogueira!!! Realmente um passeio imperdível para todos aqueles que querem ter a alegria de ver acontecimento tão maravilhoso na vida das nossas amigas árvores! Viva!!!!

    • Olha nós aqui de novo, eu voltei a trabalhar na região e a nossa querida, teimosa e resistente nogueira esta novamente a distribuir seus frutos. Desta vez percebi uma comunidade de barulhentas maritacas atacando seus frutos ainda verdes que caem no passeio. Mas quem passa debaixo dela não percebe o barulho que se confunde ao transito e as bagas espalhadas no chão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s