S.O. S. Ipê amarelo

A leitora do blog, Rita Takahashi, brasileira que atualmente está residindo no Japão nos enviou um pedido de ajuda.

Rita tem uma casa no Taboão da Serra em São Paulo e na frente dela existe um lindo Ipê Amarelo. Nesta época do ano, os ipês amarelos estão perdendo todas as suas folhas para se encherem de flores lindas, que parecem pequenos trompetes. O ipê-amarelo além de ser uma das árvores símbolo do Brasil, pois sua floração acontece normalmente no mês da independência do país – Setembro, também anuncia o despertar da vida com a aproximação da Primavera. Além disso, outro dia descobri que as flores do ipê são comestíveis ao ler no livro de Gil Felippe “Entre o Jardim e a Horta: as flores que vão para a mesa”.

Toda árvore é viva assim como nós humanos. Por isso mesmo, nós humanos com a consciência e sabedoria que julgamos ter das coisas, devemos respeitar todas as formas de vida e o tempo delas, assim como desejamos que respeitem a nossa própria! Uma árvore nos dá frutos e flores para comer, filtra nossas águas com suas raízes, transforma nosso ar, cede madeira e substâncias para nossas casas e medicamentos, embeleza nossos olhares com a arquitetura de suas formas, é moradia para milhares de outros seres em sua copa, troncos e raízes…

Sabendo de tudo isso, reforço aqui o e-mail que recebi da Rita, buscando divulgar uma situação que se repete muitas vezes todos os dias no mundo todo:

“SOS! Resido atualmente no Japão, no Brasil resido no município de TABOÃO DA SERRA SP e tenho em frente ao meu imóvel plantado um ipê amarelo e estou sendo ameaçado pelos vizinhos de ter minha arvore que tanto gosto de ser arrancada, pois está ameaçando cair sob as construções sendo que o motivo é outro, a pobre árvore nesta época deixa cair todas as suas folhas sujando toda a rua causando a ira da vizinhança que bem se prevalecem da beleza e exuberância das suas flores após a queda de suas folhas. Portanto, solicito ajuda para a conscientização destes meus vizinhos da necessidade da permanência desta árvore e de todas as outras visto que á distancia não posso protegê-la pessoalmente”

Só cuidamos e preservamos aquilo que conhecemos, por isso atendo este chamado que a Rita fez ao Árvores Vivas, buscando aproveitar seu exemplo para orientar as pessoas e despertar um olhar que talvez alguns ainda não tenham. A árvore está perdendo folhas, pois é tempo dela se transformar… Vamos respeitar o tempo da natureza! As folhas no chão podem ser um motivo para encantamento e descobertas ou um motivo para querer controlar e mudar aquilo que nos incomoda por razões incompreensíveis.

Quão suja é a visão de folhas na calçada? Quanto essas folhas no chão realmente incomodam? Por que incomodam? Será que podemos nos harmonizar mais com a vida em nossa volta? O homem não é tão natural quanto toda a natureza? A natureza viveu milhões de anos sem o homem, mas o homem nunca viveu um dia sem a natureza.

Moradores de Taboão que tiverem conhecimento desse caso, ou outras pessoas que estejam passando por situação semelhante deixem seus comentários neste post. Vamos nos ajudar, divulgando e contribuindo como pudermos.

Antes de encerrar, gostaria também de acrescentar que algumas árvores podem realmente estar em processo de envelhecimento dependendo das condições de crescimento ou até mesmo por motivos de doença. Da mesma forma que nós, tudo que é vivo nasce e um dia morre. De qualquer maneira, para saber da condição real da árvore é necessário solicitar a análise de um engenheiro agrônomo ou biólogo especializado, que fará testes e dará um parecer correto das condições de saúde do indivíduo.

Anúncios

10 Respostas para “S.O. S. Ipê amarelo

  1. Tenho também como a Rita, uma linda árvore em meu quintal um Ipê Amarelo, que fica próximo a calçada, mas não tenho reclamações de meus visinhos. Só estou preocupada com o tamanho dela, queria saber se posso fazer uma poda para deixá-la menor e também tirar um pouco dos galhos sem que isto prejudique minha árvore. Neste momento ja caio as folhas e também as flores. Seria uma época propícia? Me disseram que tenho que fazer esta poda agora, mas estou com receio, por favor me mandem uma resposta.
    Um grande Abraço Regina Célia

  2. Sou um vizinho incomodado com as folhas e flores…porquê digo isso, essas folhas caem na minha calha…intupindo tudo…minha cobertura da garagem está repleta de folhas que apodrecem com o tempo e dificultam o escoamento da água da chuva….a árvore é linda, mas enorme, ainda corre o risco de um dia cair e fazer um grande estrago…..meu vizinho não concorda em podar…(a árvore está na calçada dele)…há como a prefeitura fazer a poda por conta própria, avaliando e impondo a necessidade da poda???……………grato

  3. Olá Daniel,

    Podas de limpeza em árvores são necessárias no meio urbano. Sendo uma árvore na calçada ela está sob o cuidado da prefeitura e qualquer pessoa pode solicitar a avaliação da mesma na subprefeitura local. Uma equipe receberá o chamado e executará a poda adequada para o indivíduo. Uma poda interessante no seu caso seria uma que conduzisse os galhos de forma ao crescimento ficar mais direcionado para a rua…

    Agora quanto a remoção total da árvore porque um dia ela pode cair isso é mais complicado, pois tem que se avaliar se ela está doente e se realmente está trazendo algum risco. Temos coisas tão mais perigosas para pensar e evitar não é mesmo?

    Gostaria somente de que você fizesse uma reflexão e entendesse que nós humanos surgimos após muitos outros seres vivos que existiram por tanto tempo preparando e dando condições de vida no planeta para nós. E que eles são tão vivos quanto nós humanos, porém da forma deles, e o respeito que nossa racionalidade nos dá deveria ser bem empregado no sentido de respeitar antes de qualquer coisa o dom da vida que todos possuímos, humanos ou não humano. Entendo seu ponto quanto à manutenção, mas será que isso realmente é um problema importante? Será que você não poderia utilizar essas folhas na produção de um composto orgânico para seu jardim? Será que a visão de uma manta de flores e folhas no chão não é mais bela em algum aspecto do que a cor cinza e mal humorada da nossa cidade?

    Grande abraço e grata por sua participação

  4. Gostaria de saber onde posso encontrar sementes do Ipê, estou organizando um evento no colégio em Santo André/SP e gostaria de distribuir essas sementes para os alunos do curso de meio ambiente.

  5. Um ipê amarelo é muito lindo, pena que não possa aprecia-lo pessoalmente . Mas imagine se um ideograma que só por ter mais “traços” tenha que ocupar o espaço do outro?, no japão isto não funciona né?!!
    No meu caso eu disse para minha vizinha que não queria mais as sujeiras das arvores e os galhos do seu coqueiro cair na minha entrada de carro ou até mesmo na cunheira da minha casa e fui agredida indo parar na delegacia! Acho que respeitar a natureza Sim.
    Mas temos que também respeitar o espaço do outro também.

    • Olá Margarete,

      Uma pena que uma palmeira tenha causado desentendimento tão grande entre você e sua vizinha! Com certeza o respeito ao espaço e direito do outro deve ser sempre ponderado ao plantarmos uma árvore ou qualquer outra vegetação. Por isso a importância em sabermos o tamanho que as espécies podem atingir. Acredito também, que cada indivíduo é o único responsável por saber e escolher como vai olhar para sua vida todos os instantes. Sendo assim, avaliamos e permitimos sentir como as coisas na nossa volta podem nos afetar. Pensando assim me pergunto, quais são realmente nossos problemas e qual o tamanho deles?

      Desejo de coração que você e sua vizinha cheguem amigavelmente num equilíbrio e descubram uma maneira nova de lidar com essa situação! Boa sorte e PAZ!

  6. Pingback: Websites tagged "folhas" on Postsaver·

  7. É inadimissível este tipo de conduta,quando a uma árvore tão bela e símbolo do Brasil! Folha não é sujeira. Sujeita é aquela que o ser humano produz e espalha nas ruas,como por exemplo: cigarro,papéis,plástico etc.
    As pessoas deveriam se sentir envergonhada em ter este tipo de comportamento quando a uma árvore que só nos traz benefícios,inclusive purificando o nosso ar. Sr. vizinho da dona do Ype,calha é de obrigação nossa vistoriá-la sempre e fazer a sua devida manutenção para evitar os entupimentos. Não culpe o Ype! Ele está ali enfeitando,alegrando e protegendo.
    Pense nisso e conviva em harmonia com as árvores que encantam sempre,além de colaborar com o eco sistema.
    Um abraço e não seja tão radical.

  8. Bom, eu espero um retorno rapido. Onde moro, existe um pé de arvore e eu o amo muito. Para não arranca-lo, eu aderi a ideia e mantive junto a minha varanda. Minha mãe também ama e gostaria d presentea-la.

  9. A todo ser humano que destroi a natureza, não resta duvida que o proximo destruido somos nós. Alias dependemos imensamente dela! é triste ver gente que se irrita cm folhas por preguiça de limpar ou varrer, uma vez que folhas secas não ê LIXO. lixo é aquilo que nós produzimos e consumimos e um destes é este pensamento pobre de que uma arvore incomoda, uma vez que quem as incomodam somos, pois até onde sei, a natureza é td sem mim e nós sem ela?
    Bom dia a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s