A Dança das Cores entre Sibipirunas e Jacarandás

flor, folha e tronco jacarandá

flor, folha e tronco jacarandá

flores sibipiruna

flores sibipiruna

Quem caminha com atenção pelas ruas de São Paulo durante a Primavera, surpreende-se com a riqueza de cores, flores, cheiros, frutas e beleza das árvores e natureza que estão sempre encantando nossos olhares e preenchendo nossos corações de alegria.

Neste último mês, duas árvores têm feito um show a parte… As Sibipirunas e os Jacarandás enfeitam ruas inteiras com suas copas floridas de amarelos e roxos formando pares perfeitos de cores complementares. Parecem até mesmo árvores apaixonadas que se alegram em florir e complementar a paisagem uma da outra.

A Sibipiruna – Caesalpinia peltophoroides é árvore nativa da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, mas já encontrada em várias outras localidades do país, principalmente na arborização de ruas na região Sudeste. Sua altura pode atingir até 16 metros e sua floração vai de agosto até início de novembro. Suas sementes parecem fichas e se caminhar com cuidado pelas ruas poderá coletar muitas delas, inclusive para germinar!

O Jacarandá mais encontrado nas ruas da cidade de São Paulo é o jacarandá-mimoso (Jacaranda mimisifolia) que tem origem na Argentina. Saiba mais no site dos Amigos das Árvores de São Paulo. Temos várias espécies de jacarandás nativos do Brasil, mas esses não são tão comuns na cidade. A casca seca do fruto que guarda as sementes leves e aladas do jacarandá, é muito utilizada como material base para a criação de colares e brincos lindos!

Rua Barão da Passagem

Rua Barão da Passagem

Em várias das minhas caminhadas pela cidade admirando as árvores, pude conhecer a Rua Barão da Passagem, onde tive a alegria de me surpreender com um namoro entre essas duas espécies tão lindas e apaixonantes. Era como se as sibipirunas de um lado da rua, esticassem seus galhos e flores amarelinhas vibrando sobre sua copa de folhas verdes e miúdas, sobre os jacarandás com suas flores roxas quase que flutuando sobre as pontas frágeis de seus galhos nus… Uma olhando para a outra, admirando sua beleza e reconhecendo o trabalho que tiveram para produzir floração tão exuberante!

visões complementares

visões complementares - admiração mútua

juntando as cores

juntando as cores elas se fundem na paisagem

Anúncios

13 Respostas para “A Dança das Cores entre Sibipirunas e Jacarandás

  1. A FLOR É LINDA,AS RUAS FICAM LINDAS COM ESTA ARBORIZAÇÃO.
    É INPRECIONANTE,MAIS INPRECIONANTE AINDA É QUI EU ESTOU PASSANDO UM SUFOCO PARA APRESENTAR UM SEMINÁRIO DE BOTÂNICA,SEBRE ESTA ESPÉCIES.MESMO ASSIM ELA NÃO DEIXA DE SER LINDA.

    • Olá Simone, Cláudia e demais visitanes.

      Viver com árvores é maravilhoso. Parabéns a todos. Moro em Brasília, DF, e nesta época é muito lindo, andando pelos eixos e arredores da cidade, contemplamos Ipês de todas as cores, Sibipirunas, jacandás, Flamboyants etc, (ate as mangueiras de Gonçalves Dias, Pintangueiras de Casimiro de Abreu, etc,) Tenho também uma chacrinha que em breve mostgrarei aqui algumas lindas arvores, Pau Brasil; Mama Cadela; cerrado, etc.

      Amo vocês todas e todos. José de Oliveira. meu e mail em separado. Comuniquem.Abraços.

  2. Viva! Eu adoro jacarandás e em Lisboa estão todos floridos agora. É lindo ver a cidade com estas tonalidades. Queria fazer um post com a imagem da dita cuja árvore pelo que andei à procura na net (visto que ainda não lhes tirei um retrato :-), foi assim que vim aqui parar e gostei muito deste site, que referenciei lá no meu cantinho. Levei assim uma foto da árvore (espero que não se importem pois coloquei o local de onde retirei). Obrigada por estas partilhas! P.S: para a semana andarei de máquina fotográfica em punho e tb eu vou tirar fotos dos lindos jacarandás em Lisboa, depois visitem-me! 🙂

    • Olá!!! Que bom poder contar com visita e partilhas de além mar! Visitei teu blog e achei as fotos ótimas!!! Quando estive ai em março elas ainda não estavam floridas! Encantei-me com as árvores de Portugal e fico feliz que fique encantada com as árvores aqui de SP e Brasil!!! Vamos mater contato atualizando nossos blogs! Agradecemos por dar indicação de onde pegou a foto… sendo assim está ótimo!

      Depois apresente-nos mais árvores da cidade! Adorei em especial o Jardim Gulbenkian!

      Até a próxima!

    • Olá, a diferença é notada principalmente ao olhar as folhas de perto. O ideal nesse caso é diferenciar as árvores por sua casca. Quando um aspecto for similar ou mais difícil de perceber, note as outras estruturas da árvore para poder identificá-las. Esperamos ter ajudado de alguma maneira

  3. Estou com uma bela muda de jacarandá para plantar mas estou com medo que alguém o quebre na rua.

    • Olá, para plantio em rua é interessante que a muda tenha ao menos 1,5 m de altura. Também ajuda se ela estiver protegida por uma cerca que pode ser removida depois. Boa sorte e bom plantio!!

  4. Moro no interior de Minas, e o prefeito da minha cidade esta fazendo uma revitalização numa praça e para isso mais de 10 Sibipirunas, estão marcadas para morrer. É muito triste. Apesar da comoção que está causando a população esse assassino esta irredutível
    .

    • Que triste Rosimeire, esperamos que a vontade das pessoas prevaleça. Não podemos continuar tratando árvores como seres sem importância. Elas são essenciais para nossa vida e todo esforço para protegê-las e ampliar o amor e preservação da vida delas é louvável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s