Árvores do Parque da Luz

Durante os dias 12, 13 e 14 de Dezembro de 2008 o Projeto Árvores Vivas participou da 5.a Mostra de Boas Práticas Ambientais, realizada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e durante esse evento pudemos plantar mais sementes de encantamento sobre as árvores nos visitantes e também colher muitos frutos do trabalho que estamos realizando desde 2007.

Para começar, uma das nossas maiores alegrias foi poder proporcionar para os frequentadores do parque e os visitantes da mostra, um passeio de reconhecimento das árvores que estão lá a disposição dos nossos olhares! Foi desenvolvido um mapa com a localização e fotografias artísticas de algumas espécies de árvores do parque –  fotos por Luciano Ogura.

Folheto Visita Árvores do Parque da Luz - frente

Folheto Visita Árvores do Parque da Luz - frente

Árvores do Parque da Luz - dentro

Árvores do Parque da Luz - dentro

A partir do conceito de que o Parque da Luz abriga variadas obras de arte da Pinacoteca, estamos propondo a admiração e contemplação das árvores, a partir do mesmo valor que damos às obras de arte! Fizemos a caminhada de encantamento no parque com vários grupos bem diversos durante os três dias de evento! As crianças amaram abraçar e descobrir cada árvore do mapa, procurando como num caça-tesouro e recolhendo frutos e sementes que despertavam a curiosidade! Os adultos ficavam agradecidos de poderem conhecer mais sobre as espécies e reconhecer elas durante o passeio!

dsc01999

admirando as riquezas naturais

abraçando o jovem pau-brasil

abraçando o jovem pau-brasil

sentados na pata-de-elefante

sentados na pata-de-elefante

Na nossa bancada de exposição, despertamos o interesse e paladares de muitos visitantes! Expusemos frutos de cedro, frutos e folhas secas de embaúba, castanhas de sapucaia e sua madeira, jatobá fresquinho e sua madeira pesada, disco de tora de araucária com cerca de 40 anos, paina da paineira, fruto e sementes de chichá, livros diversos e até mesmo uma jaca do parque para saborear no último dia!

explorando o acervo das árvores

explorando o acervo das árvores

Tivemos a honra de receber o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que visitou toda a exposição e os participantes da mostra e pudemos contar sempre com o apoio e dedicação da Edina Ribeiro, Responsável pela Assessoria de Comunicação! Agradecemos muito a oportunidade de apresentarmos nosso trabalho num espaço tão rico e cheio de histórias da nossa cidade!

Juliana, Edina e Eduardo Jorge

Juliana, Edina e Eduardo Jorge

Também tivemos a alegria de sermos entrevistados para o programa EcoShow da produtora ImageBrazil, apresentando algumas árvores do parque junto com a Geórgia, o produtor Nilson e o câmera Raphael! O programa deverá ir ao ar em janeiro! Falamos da embaúba, cedro-rosa e figueira-da-índia!

Equipe EcoShow e Árvores Vivas (Luciano Ogura, Juliana, Geórgia, Raphael e Nilson)

Equipe EcoShow e Árvores Vivas (Luciano, Juliana, Geórgia, Raphael e Nilson)

7 Respostas para “Árvores do Parque da Luz

  1. Olá, Juliana! Uma pena ter descoberto somente seu blog agora e ter perdido o evento no parque da Luz… gostei muito do blog, parabéns pela iniciativa. Não sou especialista da área, aprecio muito as árvores, sempre que posso meu namorado e eu observamos as plantas nas ruas, nos parques. Coloquei no meu blog fotos de uma árvore, gostaríamos de saber qual o nome dela. Se puder, dê uma visitinha para nos ajudar a descobrir… Muito obrigada e abraços.

  2. Oi Ju!!!
    Acho o máximo e fico feliz da vida vendo a evolução do seu sonho através do blog, ja que não consigo acompanhá-lo de mais perto.
    Acredito que melhor ainda deve ser poder contar/compartilhar com o Lú td isso!
    Parabéns amiga!!!
    Mais um ano repleto de árvores pra vc!!!
    Bjão

  3. Olá

    Parabens pelo trabalho apresentado no site.

    Sou aluna de Gestão Ambiental e estou fazendo um trabalho semelhante sobre o assunto “Parque da Luz”.

    Gostaria de saber mais informação sobre a historia do Parque da Luz, sobre as especies de vegetação e em torno.
    Se souber algum meio para que eu saiba das informações te agradeço.

    Obrigado

    Aguado retorno

    • Olá Valdelice,

      Agradeço sua visita e apreciação do nosso trabalho! Na lateral direita do blog, nos links da categoria Passeios, existe um link Mapa das Árvores – Pq da Luz para Download. Lá indicamos a localização de algumas árvores habitantes do parque. No entorno não há muita vegetação, a não ser na praça que fica na frente da FATEC junto da estação Tiradentes do metrô. Lá podemos encontrar pau-ferro e várias outras espécies arbóreas. A história do parque da Luz você encontra muita informação dentro do parque atrás da Pinacoteca em banners fixados no jardim!

      Espero ter lhe ajudado! Boa Sorte!

      Abraço

  4. Olá Juliana, tudo bem?

    Trabalho na Secretaria de Educação e dia 24.07 teremos o lançamento do Projeto Recreio nas Férias no Parque da Luz. 520 crianças visitarão o local. Seria muito interessante se vocês pudessem apresentar sua bancada de exposição para as crianças no Parque.

    È possível?

  5. Pingback: Pelos Passeios de São Paulo: turismo sem barreiras (teste webquest) « Helena Degreas·

  6. Pingback: Pelos passeios de São Paulo: turismo sem barreiras « Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s