Reforma Florestal – Vamos refletir e nos informar!

Muitos devem ter lido nos últimos dias, notícias sobre a reforma do Código Florestal e as discussões em torno das diferenças de visão e interesses dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. Gostaria de estimular neste espaço a reflexão sobre a importância das nossas matas em pé, vivendo os ciclos naturais da terra, mantendo equilíbrio dos seres animais, vegetais e minerais. Sinto que é cada dia mais importante, nós brasileiros e habitantes planetários de visão holística nos posicionarmos, mesmo que virtualmente, a respeito deste assunto, também ler e sempre nos informar sobre o andamento para debatermos com nossos amigos, familiares, colegas de trabalho e crianças. O planeta é de todos e para todos… devemos ouvir e também sermos ouvidos… a redução da reserva legal de 80% para 50% deve ser muito bem especificada. Estamos lidando com áreas  de amortecimento e transição, que protegem as áreas de preservação permanente. Como numa rede, nossas ações e decisões estão afetando a todos que vivem neste planeta.

Até que ponto mais área para plantio agrícola estará efetivamente colaborando para o bem estar da sociedade e de todos os outros seres vivos? Será que não deveríamos antes mesmo de plantar mais, buscar formas de fazer o que já é plantado ser melhor aproveitado? E esse plantio como é feito? A base de agrotóxicos para se conseguir maior volume e conseqüentemente mais dinheiro? e a saúde daqueles que se alimentam desses produtos? e daqueles que semeiam e colhem? e do solo e das águas?

Temos muito que refletir… indico aqui alguns artigos que busquei na internet sobre o assunto e debates que aconteceram também nos últimos dias em DAVOS e no Fórum Social Mundial. Peço por favor, aos leitores que multipliquem a informação, formem opinião e se possível comprometam-se a agir de alguma maneira no sentido de fazer-se escutar. Nós podemos sim nos expressar, não devemos é ficar quietos vendo tudo isso acontecer e fingir que nada acontece, e que não tem ligação com a vida de cada um!

Links

Código Florestal de 15 de setembro de 1965

CBN – Sérgio Abranches e Heródoto Barbeiro (áudio)

Evolução do Desmatamento da Amazônia (gráficos – Estadão)

Estão falando de um só mundo? (artigo de Washington Novaes / Estadão)

A visão dos ruralistas e dos ambientalistas – O código florestal deve ser mudado? (artigo no Estadão)

Conselho Nacional do Meio Ambiente deve aceitar redução da reserva florestal Amazônica (Estadão)

Anúncios

3 Respostas para “Reforma Florestal – Vamos refletir e nos informar!

  1. os ruralistas são o câncer do Brasil. vêem qualquer pedaço de terra como um lugar a mais para enfiar soja.

    • Olá Bruno,

      Agradeço sua visita e comentário no blog! Vamos multiplicar uma visão de mundo mais ampla… Tenha uma ótima semana!
      Juliana

  2. Ju,

    você tem razão, é importante pensar A QUEM realmente está atendendo essa “agropecuária” em solo amazônico que estamos cansados de saber desde as salas de aula que são baseados em solo fraco e de produtividade medíocre! Se aproveitássemos as áreas desmatadas e abandonadas desde a época da Transamazônica já estaria mais do que suficiente. A floresta vale mais de pé. Só os “coronéis” da região e sua visão de 60 anos atrás não entendem isso!Ótimo artigo, beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s