Agenda Cultural-Ambiental em São Paulo

Quem ficar em Sampa nesse feriadão do Carnaval, terá várias opções de passeios educativos muito interessantes para se divertir, aprender e apreciar a natureza do nosso país!

Na Pinacoteca do Estado, que fica junto do Jardim da Luz, no centro da cidade, está acontecendo a Exposição da Margaret Mee. Saibam mais neste artigo onde damos detalhes da exposição!

Junto de outra riqueza natural da nossa cidade e do mundo, no Parque do Horto Florestal que faz parte da Reserva da Serra da Cantareira – a maior floresta urbana do mundo. Podemos visitar duas exposições no Palácio que são gratuitas e acontecem aos Sábados, domingos e feriados, das 10 h às 14 h. Todas as visitas são acompanhadas por educadores e ficam em cartaz até 28 de fevereiro!

  • FLORESTAIS do artista Gregório Gruber que é pintor, desenhista, gravador, cenógrafo, escultor e fotógrafo e um apaixonado pela região do Horto Florestal, onde mantém seu ateliê há mais de 30 anos. Serão expostas pinturas, aquarelas, esculturas em terracota e desenhos em carvão.
  • A ARTE DA CERÂMICA – AQUI E LÁ acontece na sala especial do palácio apresentando peças da coleção do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, com obras de origem marajoara. Os primeiros vestígios da cerâmica marajoara são datados do século IV, fruto do trabalho dos índios da  Ilha de Marajó. Localizada no Estado do Pará, é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo Oceano Atlântico.

Seguindo o roteiro cultural-ambiental da cidade, podemos passear no Museu do Ipiranga. Um dos bairros mais antigos e importantes da nossa cidade e país. Lá, atrás do museu, existe uma mata muito gostosa para se fazer um pique-nique e depois visitar a exposição no Museu de Zoologia da USP que fica do ladinho! Chama-se a CRISE DA BIODIVERSIDADE a natureza ameaçada e através dela o Museu pretende contribuir efetivamente para o debate sobre a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, gerando uma oportunidade de encontro entre arte e ciência, uma forma possível do exercício de cidadania, a partir do olhar, reflexão, formação de opinião e participação nos destinos da sociedade.

E terminando nosso super carnaval cultural-ambiental, não deixem de visitar a IMPERDÍVEL ESTAÇÃO NATUREZA na Estação Ciência . Exposição criada e patrocinada pela Fundação O Boticário, cria ambientes sensoriais dos biomas naturais brasileiros em cinco vagões de trem instalados nos trilhos da estação ciência! “Em cada um dos cinco vagões, os visitantes experimentam, de forma lúdica e educativa, a vivência da realidade de cada paisagem brasileira por meio dos sentidos. A visita inclui simulação de temperatura, cheiros, projeções de imagens, modelos de animais e plantas e painéis fotográficos. Em um dos vagões, por exemplo, o “passageiro” é surpreendido pelo ambiente seco da Caatinga e uma fragrância marcante, similar à que pode ser sentida na Floresta Atlântica. Em outro, é possível sentir o cheiro das florestas da Amazônia. Conhecendo um pouco mais sobre a Floresta com Araucária e o Pampa, o visitante também recebe dicas para contribuir com a proteção da natureza, em frases narradas por pessoas de diversas regiões do Brasil.”

Além da exposição vale a pena entrar e aprender se divertindo no hotsite interativo da exposição!

Espero que gostem das dicas, divirtam-se muito, curtam com alegria esses dias de carnaval e aproveitem a vanguarda da nossa cidade em eventos culturais que agora também são ambientais!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s