Encontrando o Cambuci

Fizemos no começo de maio, um passeio na Vila de Paranapiacaba, que fica em Santo André, a caminho de Santos. Chegamos uma semana depois do famoso Festival do Cambuci – uma fruta nativa da nossa região com formato de disco voador e cor verde esmeralda – mas conseguimos apreciar muitas receitas feitas com a fruta que deu nome ao Bairro do Cambuci, mas foi extinta.

Logo no restaurante, com orientações e a simpatia de Cláudio Henrique, pudemos saborear: suco de cambuci, geléia, panqueca vegetariana com massa e molho de cambuci, cachaça de cambuci e até mesmo conhecer dois pés da fruta plantados pertinho da casa! Foi um momento lindo e muito saboroso!!! Adoramos aprender muito sobre a fruta e suas receitas!

Depois do almoço fizemos uma caminhada pela cidade e conhecemos um pé de cambuci “pai”!! Por seu porte, deve ter mais de 50 anos, e felizmente encontramos um pequeno fruto maduro que foi retirado com a ajuda de um amigo, que brincava nas proximidades, morador da cidade!! Deste fruto colhemos as sementes que hoje estão semeadas, e esperamos que logo germinem!!!

Antes de voltar para casa, passamos por um trem antigo para fotografar e na sequência curtimos um café quentinho com bolo e sorvete de cambuci!!! Foi um dia inesquecível. Vamos voltar para fazer as trilhas ecológicas e comer mais cambuci!!!

Com interesse de resgatar a cultura do Cambuci que existia antigamente em São Paulo, muitos restaurantes do bairro que recebe seu nome estarão elaborando e disponibilizando pratos dedicados a fruta em seu cardápio! Confira mais a respeito neste artigo que foi publicado na Revista Veja em 10 de junho!

[vodpod id=Groupvideo.4095127&w=425&h=350&fv=allowingFullScreen%3Dtrue%26channel%3D3458764513841531732%26s%3D1%26inline_rating%3Dtrue%26site%3Dwidget-54.slide.com%26map%3D130100100%26adsense_channel%3D0085258241%26adsense%3DTrue%26adtype%3Dfullscreen]
more about “Cambuci by Árvores Vivas“, posted with vodpod
Anúncios

25 Respostas para “Encontrando o Cambuci

  1. Boa tarde!

    Moro no Rio de Janeiro e há muito tempo desejo comprar uma muda de Cambuci.
    Gostaria de saber se vocês tem como indicar onde e como adquirir o Cambuci.

    Muito obrigada

    Therezinha

    • Olá Therezinha,

      Talvez você encontre mudas de cambuci no Jardim Botânico do Rio! Caso contrários temos pequenas mudas muito lindas que podemos comercializar e enviar para ti via sedex ou através da empresa 1001 de viagens rodoviárias para o Rio! Fique a vontade para entrar em contato consoco para enviarmos um orçamento!

      Grande Abraço

      Juliana e Equipe Árvores Vivas

      • Juliana, boa noite!

        Já respondi ao seu e-mail do dia 28/07/09, dizendo que procurei antes de falar com você no Jardim Botânico, mais lá não tem.
        Gostaria se possível comprar com você.

        Muito obrigada

        Therezinha

    • Eu gostaria de saber se vocês tem semente de cambuci, pois queria comprar mas não encontro. Grato.
      Aloir Cardozo

  2. Eu adoro mousse de Cambuci, é o melhor mousse que eu já comi. Meu sonho é ter um pé de Cambuci no sítio do meu pai, que é em Minas, mas não sei se vai pegar.

    • Olá Lucilene… Realmente as receitas de cambuci são deliciosas!!! Temos mudas de cambuci disponíveis para vender, elas são bem sensíveis e precisam de bastante cuidado mantendo sempre úmidas… Se tiver interesse podemos orçar para você tentar plantar no sítio!
      Agradecemos sua visita e comentário!

  3. sua gentileza em informar onde, em SP , posso encontrar a fruta in natura e, como , onde, posso cultivar a arvore.

    obrigado

    • Olá João,

      Em São Paulo as mudinhas plantadas nos últimos anos ainda não dão frutos. Atualmente é época de floração das mesmas. Você encontra árvores em Paranapiacaba como está no artigo… Em São Paulo não sei lhe precisar o local! No entanto trabalhamos com a comercialização de mudas de cambuci para presente! Caso seja do seu interesse entre em contato consco através de nosso site preenchendo o cadastro http://www.arvoresvivas.com.br/contato.php

  4. Pingback: Goiabeira nossa de todo dia! « Blog do Árvores Vivas·

  5. Ola… Sou de Jaraguá do Sul – SC e gostaria de informacoes onde posso conseguir muda da fruta cambuci para comprar… Eu sou de Jaraguá do Sul – SC

    Aguardo um retorno

  6. Pingback: Rota Gastronômica do Cambuci « Blog do Árvores Vivas·

  7. ola juliana gostaria de orsar 10 mudas de cambucieiro para mim plantar aqui em angra na ilha grande .obrigado.

  8. Boa Noite!
    Moro no interior do Espírito Santo e já procurei por todos os viveiros da proximidade mudas de Cambuci para comprar e não conseguir> Gostaria de saber o orçamento da muda incluindo o sedex para ser enviada para Santa Maria de Jetibá cidade do Espírito Santo. Aguardo Retorno. Obrigada…

  9. OLÁ:

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE POSSIBILIDADE DE ENVIAR UMA MUDA DE CAMBUCI PARA ARIQUEMES RONDONIA, CEP 76870-971.

    POR FAVOR PASSE O O VALOR INCRUINDO O FRETE

    OBRIGADO:

    SERGIO PEDRO FONTES

    DE ARIQUEMES – RONDONIA

  10. Olá Juliana tenho uma muda de cambuci do meu marido ela deve ter uns 30cm,porém as folhinhas dela começou a cair !!! rego ela de segunda quarta e sexta e por enquanto ela fica dentro de casa me ajude quero que minha muda viva meu sonho era um pé de cambuci preciso saber como cuidar dela direitinho pra que ela não morra me ajude por favor Juliana!!!!

  11. Tenho uma muda de cambuci, já é quase uma árvore, pois está medindo aproximadamente
    1,70 m. Está plantada em uma lata de 20 litros. Está em meu poder, aproximadamente à
    l (um) ano e 3 meses. Acredito que se for replantada definitivamente no solo, na próxima
    florada, já deverá dar algumas frutas

  12. Boa tarde,
    Gostaria de saber quais os locais de venda de mudas de cambuci em São Paulo,existe algum ponto de vendas?
    Obrigada

  13. Bom dia estou querendo fazer contato para pegar detales de como fazer mudas de cambuci por estacas ou alporquia pois ja tentei via sementes e não fui feliz,por favor se auguem poder me ajudar eu ja agradeço.
    RUI PESQUEIRA

    • Olá Rui,

      realmente não é fácil a propagação do cambuci. São poucas as sementes viáveis e não temos registro de sucesso na reprodução por estacas e alporquia, trata-se de uma espécie muito sensível. Teríamos as mudas como opção. Att

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s