31.a Festa das Cerejeiras – Parque do Carmo

Domingo dia 02 de agosto, foi aberta com muita festa, comida e danças típicas do Japão a 31.a Festa das Cerejeiras no bosque do Parque do Carmo. São aproximadamente 1500 árvores de cerejeira plantadas, das variedades Okinawa; Himalya; Yukiwari e Oshibana. Com a presença de também algumas araucárias, amexeiras, ipês, azaléias e até mesmo uma sequóia antes extinta.

O Bosque das Cerejeiras estava lotado de visitantes admirados e encantados com a beleza da floração das Sakuras! O pouco sol que se abriu entre sábado e domingo ajudaram as árvores a completar a floração!

Estivemos com Carlos Tramontina falando da cultura oriental do hanami e também sobre como ter cerejeiras em casa, plantada em vaso! Veja matéria completa clicando no link abaixo ou na imagem do vídeo.

Juliana Gatti - paisagista e educadora ambiental com Carlos Tramontina no programa Antena Paulista - dia 03 de agosto - Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo

Juliana Gatti - paisagista e educadora ambiental com Carlos Tramontina no programa Antena Paulista - dia 03 de agosto - Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo

Estar em meio ao bosque de cerejeiras é uma sensação maravilhosa de paz, suavidade e conexão com a natureza. As pessoas são acolhidas pelas árvores, dão espaço para a amizade, o ócio criativo, a família, a vida vibrando suas belezas… Formigas andando pelos caules, liquens que indicam a pureza do ar, beija-flores amando o néctar, flores, flores e mais flores para todos os lados! Como se morassemos no paraíso das árvores!

As fotos que tiramos este domingo na festa refletem esses sentimentos e como é rico esse local em sua plena floração!

[vodpod id=Groupvideo.3129233&w=425&h=350&fv=site%3Dwidget-e4.slide.com%26s%3D1%26channel%3D3458764513846439652%26internal%3Dtrue%26map%3D000000003]

more about “Bosque das Cerejeiras – 03 de agosto …“, posted with vodpod

Árvore da família botânica Rosaceae e do gênero Prunus – o mesmo das ameixeiras, pessegueiros e amendoeiras – as cerejeiras tem uma floração muito exuberante que para acontecer precisa de clima frio e inverno seco. Este ano ficamos muito preocupados com a quantidade de chuva no mês de julho, que além de afetar o tempo da floração das cerejeiras, podemos observar mudanças também no tempo de floração dos ipês roxo e dos amarelos que já estão florindo pela cidade.

Como a floração das cerejeiras é muito efêmera, quem quiser vivenciar esse espetáculo da natureza deve correr!!! É possível que até domingo dia 9 elas ainda estejam bonitas! Para quem puder, uma outra dica de é visitar Campos de Jordão, pois nos próximos dias dizem que terá florações lindas também! No Japão as pessoas costumam viajar por dois meses, desde o sul até o norte cruzando o país, somente para ver as sakuras florindo…

—————————

Para os amantes desta árvore, o Árvores Vivas comercializa mudas de cerejeira para presente e para quem quer ter uma cerejeira pertinho!!! Somente para São Paulo Capital. Mais informações entrem em contato!

23 Respostas para “31.a Festa das Cerejeiras – Parque do Carmo

  1. Pingback: Cerejeiras no Japão « Blog do Árvores Vivas·

  2. Também estou à procura desta àrvore, caso já saiba ,favor me ajudar…
    Aguardo retorno, obrigada.

  3. gostaria de saber porque algumas flores são brancas e outras rosa
    queria muito uma cerejeira com flores brancas ou sementes para tentar cultivar
    sou do rs
    valeu a atenção

    • Olá Igor,

      Existem variedades das duas cores realmente, no entanto aqui em São Paulo somente rosa claro e mais avermelhado são das cerejeiras, as flores brancas são das ameixeiras que pertencem à mesma família!

      Agradecemos sua visita

  4. Gostaria de ter informações de como cuidar da Cerejeira (Sakura) pois tinha duas uma quebraram e a outra está com um tipo de bolor no caule, onde posso comprar mudas de boa procedencia.

    • Olá Ana Paula,

      O “bolor no caule” pode ser somente liquens que indicam boa qualidade do ar na sua região, e normalmente não são causadores de nenhum mal para a planta. As que quebraram já eram antigas? qual o porte delas? sabe a variedade? Existe a variedade HIMALAIA que apresenta uma madeira mais frágil quando adulta. Nós comercializamos mudas de cerejeira-do-japão na variedade Yukiwari e Himalaia, mas o cuidado e condições de existência das mudas também influencia muito no sua resistência! Caso seja do seu interesse, entre em contato conosco no http://www.arvoresvivas.com.br na página de contato que enviaremos orçamento das nossas mudas. Tenha um ótimo feriado!

  5. Gostaria de adquirir uma muda de cerejeira japonesa de cor rosa para cultiva-la em um vaso.Como faço,caso tenham umas dicas,moro em Porto Alegre-RS.

    • Olá Ana,

      Agradecemos o seu contato e interesse! Peço que entre no nosso site http://www.arvoresvivas.com.br e preencha com seus dados na área de CONTATO solicitando orçamento! Na sequência enviaremos mais detalhes sobre os valores das mudas de cerejeira para seu e-mail! Elas podem ser cultivadas em vaso e se adaptam muito bem ao clima de Porto Alegre, que é o mais indicado! No vaso o ideal é deixá-la o máximo que puder sempre no mesmo local, tomando bastante sol e cuidando da adubação da terra cerca de 3 ou 4 vezes ao ano! Tenha um ótimo final de semana!

  6. Desejo saber preço de muda de cerejeira rosa e branco. Gostaria de saber se posso plantar perto de praia no Nordeste. Me respondam por email. Obgigada Estela
    30 de janeiro de 2010

  7. Moro na região de Ribeirão Preto, visitei Curitiba, jardim Botanico bem na época das cerejeiras do Japão estarem mto floridas, lindas, comprei uma muda mas o calor é mto gde e ela não está se climatizando, o que devo fazer??? é inaceitável eu não poder ter essa bela árvore em minha csa!!! Me respodam por favor de como devo cuid’-la num clima tão quente, abraços, obrigada. Luciane Amaral

    • Luciane,
      infelizmente a cerejeira-do-japão gosta apenas de clima ameno para sua plena sobrevivência. Bom, você pode tentar colocá-la a meia sombra e fazer uma adubação, lembrando de regá-la.
      Você pode plantar ipês, cedro-rosas que são espécies de clima tropical belíssimas!

  8. estou interressada em cultivar cerejeiras do japao em uma grande praça em porto alegre,esta praça fica em fre meu estabelecimento comercial,com essaterei bastante tempo para cuidar delas. quero saber como adquiro mudas ecomo fazer o cuidado.

  9. Gostaria de saber:

    1- Se plantasse essa arvore no RJ., ela sobreveviria c/o nosso clima?
    2 – Posso comprar pela internet? Como?
    3 – Qual o valor de uma muda já grande?
    Voces entregam no RJ??

    Aguardo resposta.
    Desde já, obrigada.
    Cirlei

  10. Gostaria de saber como adquirir essa majestosa árvore, mas gostaria da cerejeira rosa. Queria saber se tem como cultivar em local que faz calor, porque eu moro em Tanguá-RJ.

    Favor responder no e-mail: elaine_the_angel@hotmail.com

    Muito Obrigada!!!

    • Gostaria de saber:
      1- estive em Curitiba no parque e fiquei maravilhada com as Arvores de Cerejeiras do Japão.
      2- Gostaria de adiquirir mudas nas cores rosas e brancas, moro em Belo Horizonte/MG.
      3: Qual seria o preço das mudas e como cuidar do plantio. Fico ansiosa aguardando a resposta, desde já agradeço.
      Lúcia Maria.

      • Olá Lúcia, infelizmente não estamos mais comercializando mudas de cerejeira para fora da cidade de São Paulo. Caso tenha algum contato de pessoa que possa retirar o seu pedido em nosso escritório favor enviar email para arvoresvivas@gmail.com para darmos andamento ao pedido

  11. sou apaixonada por essa arvore.moro numa cidade de clima úmido,com temp variável entre 20 e 14 graus.
    como adiquiri mudas?

  12. Oi

    Gostaria de saber tudo sobre essa arvore maravilhosa.
    Como conseguir a muda aqui no brasil para compra?
    Se é facil de pegar?
    Se a arvore das flores é a mesma da fruta?
    Ultimamente esta passando ma rede GLOBO falando sobre a arvore de cerejeira gostaria de saber sobre aquela especie não me lembro se é OKINAWA ou OSHIBANA.
    Aguardo ansiosa por resposta!
    me mande por e-mail se possivel.
    beijos..
    obrigada!

  13. Bom dia gostaria de plantar uma árvore em minha calçada,,,adoro cerejeira e ipê,,,,,,qual vcs me indicariam,,,,,e como posso comprar ????? Aguardo resposta meu tel é 982533616,,,,obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s