Encantamento no Parque da Luz

No dia 27 de julho foram abertas as atividades do Projeto Recreio nas Férias na cidade de São Paulo, que neste semestre durou uma semana antes do retorno das aulas. O evento de lançamento aconteceu na manhã de segunda-feira no Parque da Luz, foram cerca de 500 crianças, de 6 a 12 anos, vindas de escolas dos mais diversos pontos da cidade, além de um grupo da melhor idade de aproximadamente 50 pessoas. O tema do lançamento era o PARQUE ENCANTADO! Distribuídos em pontos por todo parque, artistas, músicos, mágico, malabaristas e uma banda muito divertida criavam um ambiente lúdico e especial.

Convidado pela Secretaria de Educação devido ao trabalho de reconhecimento e sensibilização para a vegetação do Parque da Luz, o ÁRVORES VIVAS teve a oportunidade de treinar cerca de 25 monitores que receberam e cuidaram das crianças no parque. A partir do mapeamento das árvores existentes no parque, foram repassadas informações históricas-científicas de cada espécie, além de curiosidades e aspectos morfológicos de destaque das árvores mais relevantes. Também foram trabalhados com os monitores, técnicas de como despertar o interesse e olhar encantado dos visitantes, com a natureza que nos cerca e é tão bela e vibrante, neste que é o parque mais antigo da nossa cidade e possui grande importância histórica.

[vodpod id=Groupvideo.4095119&w=425&h=350&fv=allowingFullScreen%3Dtrue%26channel%3D3458764513846514380%26s%3D1%26inline_rating%3Dtrue%26site%3Dwidget-cc.slide.com%26map%3D130100100%26adsense_channel%3D0085258241%26adsense%3DTrue%26adtype%3Dfullscreen]
more about “RECREIO NAS FÉRIAS by ÁRVORES VIVAS“, posted with vodpod

O grupo de monitores era bastante diverso, assim como a vegetação numa rica floresta, cada um somava ao grupo de forma muito especial trazendo suas habilidades e conhecimentos para que o trabalho fosse bem desenvolvido em todos os aspectos. Todos assumiram plenamente a missão de fazer com que a natureza pudesse ser admirada, amada e percebida pelos olhares e corações das crianças e adultos. Semeando valores de cuidado e respeito pelo meio ambiente e pelo mundo natural do qual fazemos parte, descobrindo e sentindo as riquezas naturais que estão tão perto de nós, mesmo nesta megalópole que vivemos.

Agradecemos de coração a participação e comprometimento de todos que tornaram este evento no Parque da Luz possível, permitindo que este trabalho tão necessário para a sociedade pudesse ser multiplicado para tantas crianças que levarão esse encantamento para suas escolas, amigos, família, bairro e para suas vidas!

Aqui alguns trechos de depoimentos da nossa equipe de monitores:

-“…foi um dos dias melhores que já tive … falar um pouco sobre árvores com as crianças, poder me aproximar das árvores, tocá-las, apreciá-las … Foi maravilhoso.”  – Arquiteta Sidnéa de Souza Silva

-“…quando estávamos perto do bambuzal e as crianças se sentiram sementes, depois passarinhos, entendendo e se colocando como a natureza… Foi lindo!!!!!” – Alessandra Vilhena (Idealizadora do Projeto Mel da Vida)

-“Ótima experiência que tive com esse projeto, agora fico olhando na calçada a todo o momento e quase chegando em casa vi uma sementona de uma das árvores que tem em frente ao meu prédio!! Ela é linda grande e comprida rachada ao meio com um plástico natural que dentro dele fica a semente. Muito incrível!!!” – Carolina Ragozzino

-“Flor da Cidade – Um amigo me contou, certa vez, que encontrou um livro lindo na casa dele, que o deixou extasiado, ele nunca havia notado aquela obra, estava entre outros livros que já tinha lido, tal livro sempre esteve lá, era um texto antigo, talvez a avó dele tinha comprado há algumas décadas atrás.

Isso é o que acontece com o Parque da Luz, é uma obra do homem com as tintas da Natureza. Um espaço maravilhoso, cheio de histórias, que poucas pessoas têm a chance ou prazer de apreciar, mesmo morando próximo ao Parque. Quem não conhece vá conhecê-lo. Foi o primeiro Parque Público da cidade de São Paulo, criado no século 18. Lá existe até um sítio arqueológico, aquário subterrâneo, e muitas espécies vegetais de fina beleza e importância histórica, nativas e exóticas.

Recentemente tive o prazer de participar de um evento com a Árvores Vivas, amigos e  alunos da cidade de São Paulo dentro do Parque da Luz. As crianças queriam comer jacas (sim, têm pé de jaca no parque), um aluno confundiu figo (da figueira) com fígado (da barriga), outra ao ver folhas secas de uma palmeira real (ou imperial rs) lá no alto, achou que estava vendo um bicho preguiça (lá tem alguns bichos preguiça!), e cada dúvida ou confusão gerava um aprendizado, um novo conhecimento ambiental.

Eu também aprendi, com os alunos e com os novos amigos que fiz, com as plantas que lá existem; conhecer a flor da mata (uma árvore nativa com uma flor que parecia cereja em bolo de chocolate) e outras tantas árvores foi muito bom, fiquei imaginando quantas tantas árvores e flores podemos descobrir dentro da Grande São Paulo, e quantas novas sementes plantamos na vida daquelas crianças” – Zinum San / Sandro – http://guerrilhasdosjardins.zip.net/

E também o depoimento da Caren no blog escrito por ela Canto da Obá – http://cantodaoba.blogspot.com/2009/07/recreio-nas-ferias.html

Por fim, agradecemos as fotos da Sidnéa, Caren e Luciano que ilustram esse dia!!! VIVA!!!

2 Respostas para “Encantamento no Parque da Luz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s