Wangari Maathai – Uma mãe para as árvores

Cerca de um mês atrás um grande amigo – Matias Mickenhagen, autor do blog Psico Ambiental – enviou esta notícia para divulgar entre os visitantes do blog do Árvores Vivas…

Líder ambiental e Prêmio Nobel da Paz em 2004 por sua luta em defesa da natureza, a queniana Wangari Maathai é a mulher mais “neutralizada” do mundo. Seu grupo, o Green Belt Movement, já plantou mais de 45 milhões de árvores nos últimos 30 anos. Em entrevista, Wangari, que acompanhou em Copenhague a discussão do clima, defende o plantio de árvores como forma de lutar contra o aquecimento e alerta para o perigo de o mundo enfrentar cada vez mais guerras ambientais, como as que já se desenrolam na África, pondo em risco a segurança global. “Quando os recursos se tornarem escassos, as pessoas vão lutar por qualquer coisa que tenha restado.” – O Globo, 21/12, Ciência, p.25.

Conheci o trabalho de Wangari aprofundando o conhecimento sobre as árvores que busco desenvolver desde o fim de 2006. Suas ações, projetos e história sempre me inspiraram muito.  Também encontrei uma matéria especial sobre ela no site do Planeta Sustentável

Para quem quiser colaborar com o Árvores Vivas e saber mais sobre a Wangari, indicamos esses dois livros encontrados na Livraria Cultura. Comprando através de nosso link, você colabora com a manutenção de nosso blog e nossas ações.

Livro da Editora Nova Fronteira com 375 páginas

Autora: MAATHAI, WANGARI

Sinopse: Bióloga ligada ao movimento ambientalista e atualmente ministra assistente do Meio Ambiente do Quênia, ela mostra que tem outras qualidades além de sua ferrenha determinação pela preservação do planeta. Boa contadora de histórias, Wangari conduz o leitor por uma África em transição desde a infância, numa era colonial, até o novo milênio no qual globalização é a palavra de ordem. De uma sociedade tribal dominada pela oralidade a um país em busca da identidade moderna, sem esquecer tradições do passado.

Livro da Editora RUDOLPH STEINER PR com 117 páginas

EM INGLÊS

2 Respostas para “Wangari Maathai – Uma mãe para as árvores

  1. Oi Juliana,
    Cheguei aqui por acaso e adorei o que vi!
    Eu trabalhei em São Carlos num projeto de arborização urbana chamado Rua Viva entre 2007 e 2008 e fiquei tão empolgada com a área que entrei no doutorado e vou pesquisar esse tema… 🙂 Morei em Sampa muito tempo, tive uma goiabeira no fundo da casa da minha mãe – o post anterior me trouxe algumas lembranças saudosas (Adorava me pendurar nela, inclusive perdi meu primeiro dente de leite numa dessas ocasiões, kkkk… Mas também levei tombos memoráveis, hehe…) – um ipê amarelo no jardim e as várias árvores na calçada da frente de casa que minha mãe ajudava a cuidar e que hoje estão bem grandes!
    Parabéns!
    Abraços,

  2. Eu sou leitor de uma boa obra; de preferência de um bom livro. Por sinal, gostei dos depoimentos da Sra Wangari, e quero possuir um livro dela; como faço para conseguir?
    Por outro lado, eu tambem esrevo Livro de Poesias; Porêm, ja tenho um livro pronto. penas que que os nossos Governantes de tão corruptos e safados que são, não ajudam a população na edição de suas obras. Na verdade o que vi nos comentários desta escritora pela tvBrasil é verdade; Por exemlo, eu quero ser um bom político daqueles Honestos. Mas como faço para chegar até la´, se até um livro não consigo Publicá-lo? e as barreiras crescem a cada dia que passa ?
    Me ajude Querida Wangari, a publicar o meu livro e tambem, a participar da vida política sadia.
    Bj

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s