Árvore certa, lugar certo

Imagino que deve ser bem antigo o ditado que diz: “Na vida devemos realizar 3 coisas: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.” Mais do que nunca, sinto as pessoas com uma vontade enorme de realizar a primeira dessas atividades, e com tanta gente querendo plantar, chegamos em um estágio onde é cada vez mais importante e necessário saber o máximo sobre a árvore que escolhemos.

 

Quaresmeira (Tibouchina granulosa) - plantada em calçada sob fiação elétrica.  Ótima opção de árvore paulistana!

Plantar árvores é uma equação de bom senso, principalmente quando falamos de plantio em áreas urbanas! O primeiro passo para se chegar a um resultado positivo nesta equação é começar sempre realizando um levantamento do espaço que receberá a árvore quanto aos aspectos de:

  • Insolação
  • Tipo de solo
  • Largura da calçada
  • Fiação elétrica aérea
  • Tubulação subterrânea de serviços
  • Espaço disponível para canteiro
  • Plantio sobre laje, em vaso ou direto no solo
  • Proximidade de edificações
  • Uso do espaço onde será realizado o plantio: passagem de pedestres, área de estacionamento, cercar uma área, etc.

Cada um destes aspectos nos dá base de informações para sabermos como a árvore escolhida deverá ser nas suas características:

  • Porte / altura quando adulta
  • Tipo de raiz quando adulta
  • Largura de copa quando adulta
  • Necessidade de incidência de luz direta
  • Características do solo
  • Necessidades de nutrientes
  • Destaque por suas flores, frutos, folhas ou arquitetura de tronco
  • Nativa da nossa bioregião ou exótica?

Cruzando estas informações com certeza chegaremos a um número mais limitado de espécies encontradas no mercado, que irão satisfazer nossa vontade de realizar um plantio consciente de uma árvore

Além disso, é cada vez mais importante fazer opção por espécies nativas da nossa região geográfica e bioma. Por exemplo, uma árvore nativa do Brasil não é necessariamente nativa de todas as regiões do nosso país. Árvores exóticas são assim chamadas, por não serem nativas da região onde estão vivendo. Em São Paulo, estamos em uma das regiões mais ricas em diversidade de espécies nativas no mundo, mas por falta de conhecimento e disponibilidade no mercado as pessoas acabam optando por pouquíssimas opções de espécies.

 

Figueira (Ficus microcarpa) plantada no canterio central da Av Pacaembu

Ainda na cidade de São Paulo, podemos observar que muitas árvores foram plantadas sem nenhum tipo de reflexão sobre estes aspectos, e esta atitude sem planejamento, pode levar a termos mais tristezas do que alegrias enquanto a árvore cresce, culminando em pedidos de poda, podas drásticas, podas de raízes e até remoções. 

 

embaúbas - ótima opção paisagística

Bons guias trazem informações mais detalhadas sobre as referências de como devemos escolher árvores e plantá-las:

Devemos sempre ter em mente que, quando falamos em aliar o plantio de árvores com a estrutura urbanística de uma cidade, precisamos estar muito atentos aos impactos que este plantio trará e por isso quanto mais informação tivermos antes de plantar, melhor.

 

chapéu-de-sol desconfigurado

Terminalia catappa

51 Respostas para “Árvore certa, lugar certo

  1. boa noite,

    Adorei seu trabalho.
    Possuimos uma area na beira do Rio, e gostaria de uma orientação para saber que tipo de arvores posso planta nessa area de aproximadamente 200m2 na beira do Rio, formada por areia.
    Ja temos nessa area 02 pes de manga antigos, 03 coqueiros anão que plantei em fevereiro e 04 ficus(esses foram com a finalidade de dar suporte a area e quando o Rio subir e descer não levar a area e terra toda da area não provocando crateras ou desmoronamento e erosoes).

      • Gostaria de plantar coqueiro anão em casa e queria saber qual espaço deixo entre as mudas que vão ficar alinhadas próximo ao muro. Estava pensando em deixar 2m entre as mudas formando uma fila de 4 coqueiros a 1,5m do muro. O que você acha?

      • Olá Fabiano,

        distância de 2 metros entre coqueiros parece bom, para maior precisão em cultivo consulte literatura da Embrapa
        boa sorte nas colheitas

    • estou fazendo um projeto de uma praca itinerante, que nada mais é do que uma especie de van que pode se locomover e assim que aberta se torna uma praca onde as pessoas poderiam descansar e ter um espaço verde na cidade de sao paulo. a verdadeira duvida é se seria possivel algum tipo de arvore? qual seria ideial e como plantaria?

      • Olá Victoria,

        agradecemos seu contato. Para consultoria referente à projetos favor entrar em contato por email arvoresvivas@gmail.com para que nossa equipe possa conversar com você sobre as possibilidades de orientação. Agradecemos seu contato em interesse em contar com nosso apoio.

  2. Pingback: Como plantar uma árvore? « Blog do Árvores Vivas·

  3. Gostei muito de seu trabalho.
    Quero reflorestar uma pequena área em terreno íngreme, longe do rio, em Domingos Martins.Posso utilizar paineiras, aroeiras e pau-brasil? Indica mais alguma espécie?
    Grata por sua atenção.
    Regina

  4. ola,gostaria se fosse possivel,que me indicassem uma arvore,para plantar em jardim,que proporcione uma boa sombra,mas que tenha raizes curtas,pra q nao abale a estrutura da casa,nem as instalacoes hidraulicas,como canos de abastecimento de agua e tambem de esgoto.aguardo uma resposta.obrigada pela atencao ,desde ja.

    • Olá Veridiana, recomendamos árvores nativas e frutíferas, principalmente da família das Myrtaceas – pintagueira, cerejeira-do-rio-grande, cambuci, jaboticabeira, uvaia, grumixama. As raízes delas não afetarão sua estrutura e também atrairão avifauna. Pode também optar por ipê-amarelo que possui raiz pivotante

  5. Olá!
    Obrigada pelas informações tão preciosas!!!!!
    Moro numa área de largura de 3,70 m de largura (já no limite do muro do vizinho)e gostaria de plantar primavera, cambuci, e uma bananeira nas laterais desta área. Será que há a possibilidade destas árvores se desenvolverem sem prejudicar tubulações da minha casa e dos meus vizinhos?
    Muito obrigada!!!

  6. Boa Tarde!
    Moro na zonta Norte do Rio de Janeiro-Capital, e a incidência de sol na minha calçada é durante o dia todo. Eu gostaria de saber qual o tipo de árvore para plantar na minha calçada, e se possivel que tenha flores… Tenho um Ipê Amarelo mas não se se foi isso devido calor extremo em janeiro.. as folhas secaram ..e tive cortar os galhos e deixei o tronco para ver se brota, ou não… mas se não brotar , queria que me indicasse outro tipo de arvore para plantar.
    Um abraço!

  7. Boa noite! Sou de Goiania e gostaria de plantar no meu quintal uma arvore que tenha raiz pivotante e que creca rapido para eu fazer uma casa na arvore futuramente, para realizar um sonho de quando era crianca. Gostaria que a copa ficasse bem grande tenho bastante espaco. Obrigada desde ja

    • Olá Raquel, recomendamos muito os ipês. Têm algumas espécies que crescem bastante e a madeira é muito resistente. Pesquise um pouco sobre as espécies nativas da sua região e as que atingem maior porte. Sucesso no seu projeto!

  8. Olá!
    Acompanho sempre o blog, parabéns pelo trabalho!
    Queria sanar uma dúvida.
    Sempre gostei bastante da Chapéu-de-sol/Amendoreira, pesquisando sobre descobri que ela é de origem Asiática,precisamente da Índia e redondezas.
    Sempre associei esta arvore a regiões litorâneas, desde criança via árvores dessas espécie e lembrava da praia, pois a sua presença é bastante comum próximo ao mar e cidades litorâneas.
    Bom, agora chegou minha dúvida, se elas não são de origem nativa, elas foram plantadas pelo Homem? ou suas sementes foram disseminadas por outro agente?
    É uma dúvida “ingênua” , mas fico descrente quanto ao fato de existirem muitas arvores que são ditas como “não nativas” mas existem em grande quantidade no Brasil para serem plantadas espontaneamente ou é possível?

    • Olá Luis,

      no caso da Amendoeira é mais certo que ela foi introduzida pelo homem. Muitas espécies em nosso país são exóticas primeiro pelo processo de colonização, depois pelo processo imigratório. Mais recentemente pela valorização do mercado por uma vegetação estrangeira e paisagismo inspirado em referências européias ou até mesmo orientais.

  9. Bom dia! gostaria de saber qual tipo de planta que eu poderia colocar em um estacionamento de uma escola que não danifique as calçadas, carros e nem atraia bichos, para uma região semi-arido, no nordeste.
    Obrigada!

  10. boa tarde, ótima matéria!
    Qual árvore ideal para quintal com muita insolação? Próximo tem piscina. Gostaria de um tipo de árvore que não caísse muitas folhas e que fizesse meia-sombra, mas o principal é que tenha galhos fortes o suficiente para pendurar balanço. Dá pra fazer balanço em ipê branco?

    • Olá Daniel,

      os ipês perdem folhas e flores, por isso não sei se é a espécie mais indicada para sua intenção de paisagismo. Árvores nativas para essa aplicação gostaria de sugerir os tapiás e ingás. O ipê roxo é mais resistente, mas a copa não forma uma arquitetura boa para balanço. O ipê-rosa (Tabebuia roseo-alba) pode ser uma melhor opção. As frutíferas também podem ser uma excelente opção.

  11. Bom dia,
    Estou tentando descobrir se exixte alguma árvore com galhos baixos e fortes e que possa ser transplantada, já em um tamanho razoável, para uma escola. Isso é possível?
    Se sim, em quanto tempo é possível que as crianças possam subir, se pendurar e brincar?
    obrigada

    • Olá Tania

      a Goiabeira parece uma boa opção, sua formação é bastante convidativa. Também procure imagens do ingá. ambas gostam de ambientes quentes e unidos

      boa sorte

  12. Quero plantar uma árvore no passeio da minha casa, achei a RESEDÁ linda fiquei muito encarada com a beleza dela, só que queria mais informações sobre essa árvore como, período de floração, altura que ela pode chegar ( pois tem a questao dos fios elétricos ), se pode fazer podas pra que ela fique de pequeno porte, como que as folhas dela fica apos seu período de floração, se as folhas costumam cair muito estre outras informações. Moro na região metropolitana de Belo Horizonte – MG. Espero que me ajudem!!! Obrigada

    • Olá Ana,

      o resedá é realmente lindo… mas já que você vai plantar uma árvore em um lugar só para ela crescer com amor e carinho, porque não escolher uma espécie nativa? O resedá é de origem indiana e temos em na flora brasileira, especialmente do cerrado que originalmente cobre Belo Horizonte muitas espécies espetaculares para plantio. As eritrinas / suinãs por exemplo são lindas e provavelmente você vai se apaixonar. Procure também mais detalhes sobre as espécies de ipê. Algumas outras para pesquisar: candeia, araçá, caroba, canafístula, aroira, sucupira… são tantas… certamente vai encontrar uma linda árvore nativa para sua calçada! sucesso e nos conte depois que plantar!

  13. Boa tarde quero plantar 3 arvores em volta de uma piscina gostaria de uma indicaçao sua de arvores com folhas grandes e raiz nao tao compridas se puder enviar no meu email agradeço obrigado.

    • Olá Victor você pode optar por árvores nativas da sua região. Também pode escolher espécies de palmeiras diversas, frutíferas como a pitangueira, araçá, cerejeira-do-rio-grande, grumixama, uvaia.. todas essas perdem pouco as folhas e dão frutos que também atraem a fauna. Tem também as espécies nativas de pata-de-vaca que tem folhas maiores e flores que toda fauna nativa adora, além de perder poucas folhas.

      dependendo do estilo da sua piscina, se for natural como as que replicam modelos de lagos e estão muito em moda agora, você pode optar por espécies como o tapiá e ingá.

      Esperamos ter ajudado
      Bom plantio

  14. Caro amigo,

    Resido em Goiânia no Setor Nova Suíça, em pequena rua que teve quase todas suas árvores retiradas paulatinamente das calçadas. Infelizmente, estas não foram substituídas, apenas na calçada de meu edifício a foram, onde plantamos Aroeira-salsa, já frondosas. Penso em não esperar pelo Estado a iniciativa de melhorar as condições de nossa rua. Pensei na iniciativa pessoal de conseguir mudas e oferecer o seu plantio a todos os moradores da rua. Chequei no Plano Diretor de Goiânia, mas não há citações sobre este tipo de iniciativa por parte da população. O que você me sugere? Será que posso fazer isto sem informar o órgão regulador? Qual árvore seria melhor, tendo em vista serem calçadas não muito largas? Muito obrigado e grande abraço.

    • Olá Jean, o plantio no momento atual do nosso país perdendo suas árvores e consequentemente suas águas, deve sempre ser estimulado. Existem inúmeros manuais online com indicação de espécies de árvores nativas do cerrado adequadas para calçadas. A aroeira que plantaram na frente do seu prédio é uma ótima opção, a aroeira-pimenteira também irá atrair muitas aves. Sugerimos o ipê-amarelo, algumas frutíferas da família Annonaceae, além de embaúba que é super resistente.

      O importante é escolher espécies de pequeno-médio porte que sejam nativas da sua região/bioma (cerrado) e criar uma composição diversa de espécies para estimular uma ecologia mais saudável para fauna de dispersão e polinização. A principio se você também fizer uma boa avaliação do local como indicado no post a escolha das espécies será mais acertada e certamente o poder público e os cidadãos serão gratos por sua iniciativa!

      O diálogo pode ser importante caso a própria prefeitura tenha indicações e apoio para abertura dos berços e fornecimento das mudas.

      Boa sorte com o plantio. Parabéns por seu interesse e iniciativa!

  15. PRECISO FORMAR A ENTRADA DA MINHA CHACARA, MAIS OU MENOS UMAS 14 ARVORES PRECISO DE SOMBRA RÁPIDO, MAS TAMBÉM ADORO FLORES, SÓ TENHO UM GRANDE PROBLEMA MORRO DE MEDO DE LAGARTAS DE QUALQUER ESPÉCIE PRINCIPALMENTE AQUELAS MOLES DE COQUEIROS TENHA VERDADEIRO PANICO ME AJUDEM POR FAVOR.

    • faça uma entrada tropical com árvores nativas de crescimento rápido e médio
      é importante saber se sua chacara está em cerrado, mata atlantica ou outro bioma.

      se for perto de são paulo sugerimos embaúbas, intercaladas com pau-formiga , palmeira-juçara e manacá-da-serra

      sucesso no seu plantio

    • Os ipês e frutíferas da família das Myrtaceas, além de muitas espécies de palmeiras nativas. Todas essas opções podem ser boas escolhas! Sucesso no plantio!

  16. O Guanandi pode ser plantado em calçadas onde não tenha fiação? Não vai levantar a calçada?

    • Olá Padre, pode plantar sim. A maioria das árvores não oferece risco de quebrar calçada. Oque ocorre é que plantamos errado sem lembrar que árvores precisam de água, nutrientes e respiração de raiz. Então deixamos de dar área permeável suficiente para seu desenvolvimento e a árvore sobe suas raizes e quebra a calçada porque ela está com “sede e fome” e precisa encontrar uma maneira de fazer água e nutrientes chegar nas raízes. Se você cuidar no plantio, de criar um canteiro permeável com no mínimo 1m² já é um bom começo para a saúde da árvore.. Se puder ser maior melhor! Sucesso em seu plantio! O Guanandi é uma linda árvore!

  17. Olá, gostaria de plantar uma primavera árvore na minha calçada, mas tenho medo das raízes danificarem, isso acontece com a primavera? Devo escolher outra árvore, moro no interior de São Paulo, Campinas.

    Obrigada,

    • Olá Carol, a primavera possui muitas variedades.. o importante é escolher a trepadeira (Bougainvillea spectabilis) que costuma ter muitas variedades de cores e não a espécie que fica como uma árvoreta (Bougainvillea glabra) e que só ocorre em cor rosa-pink e cresce bem mais que a outra espécie. De qualquer maneira não se trata de uma uma planta que costuma quebrar calçadas contanto que você providencie acesso à água e nutrientes, área drenante de solo com no mínimo 1m². Sucesso no plantio!

  18. olá , nasceu uma goiabeira bem juntinho no canto da minha piscina, como demoramos para retirar…ela agora está bem grandinha rsrs , gostaria de saber se suas ráízes podem levantar ou danificar a piscina ?

    • Olá Erlene,

      agredecemos o seu contato
      Como a goiabeira está bem juntinho é difícil saber se ela irá conseguir desenvolver-se muito.
      Suas raízes não são vigorosas, mas seria adequado fazer a transposição da muda para um local com mais condições de desenvolvimento das raízes e consequentemente mais saúde para a árvore crescer. Não sabemos qual o tamanho atual da muda, ou árvore, mas caso ainda seja pequena vale a pena tentar o transplante tomando o cuidado de preservar ao máximo as raízes. Recomendamos procurar um especialista para transplantes. Deve ser preparado um bom torrão, sangria de raízes e remoção com cuidado de não desmanchar esse torrão. Além disso manter a árvore com o norte dela preservado no local novo. Se estes cuidados forem tomados e forem bem feitos a taxa de sobrevivência da árvore é alta e a relação com ela será mais saudável. Se não for possível, não é uma árvore que poderá causar danos à piscina em um primeiro momento.

  19. Moro em Macapá, no extremo norte do Brasil, e todas as árvores da minha rua que eram ipês roxos, amarelos e brancos foram cortados por que suas raízes estavam enrolando e rompendo a tubulação de água e fossa/esgoto das casas, entupindo tudo. Como o sol é intenso o ano inteiro e o calor é insuportável gostaria de pedir orientação de árvores com sombras largas, porte médio e com raízes menos agressivas.

    • Olá Bella, ipês normalmente não teriam raízes com esse tipo de problema. Seu relato deste ocorrido certamente deve ter ligação com a área de permeabilidade/solo aberto no canteiro ondes as árvores estavam plantadas. De qualquer maneira o ideal é sempre procurar espécies nativas de sua região, onde provavelmente há um misto de bioma amazônico, com mata ciliar e cerrado. Tenho algumas espécies para lhe indicar:
      Mora paraenses – Pracuúba
      Virola surinamensis – Virola
      Guatteria amazonica – Envireira branca
      Rinorea racemosa – Maniva de veado
      Hevea brasiliensis – Seringueira
      Eperua bijuga
      Macrolobium acaciifolium
      Macrolobium campestre
      Macrolobium pendulum
      Peltogyne paradoxa

      Senna multijuga
      Senna occidentalis
      Senna silvestris
      Anadenanthera peregrina
      Abarema jupumba
      Abarema microcalyx var. parauaquarae
      Inga capitata
      Inga cayennensis

      Com pesquisa você encontrará diversas outras indicações de árvores para a região
      Esperamos ter ajudado

  20. Sou de Palhoça-SC e gostaria de plantar uma árvore de sombra no terreno de minha casa de praia. O solo e arenoso, próximo a arreia de duna, e o espaço não é tão grande, aproximadamente 25m2. Que tipo de árvore é recomendada para a situação descrita? Sei da existência do Oitizeiro, entretanto, não é fácil conseguir uma muda da espécie e também não sei se se adaptaria ao litoral de SC.

    • Olá Neri,

      acreditamos que o abricó-de-praia, araçás e muitas outras espécies da família botânica MYRTACEAE que são ótimas para espaços pequenos como você menciona (uvaia, cerejeira-do-rio-grande, grumixama, pitanga). Existem também as embaúbas e as palmeiras como a Euterpe edulis (juçara) que são ótimas para espaços restritos além de importantíssimas para a fauna local.

      esperamos ter lhe ajudado
      boa sorte

  21. Moro no sul de Minas (quase zona rural) e estou fazendo uma pesquisa de árvore de crescimento rápido para plantio no quintal e sombrear a casa, que tem muita insolação da tarde o ano todo. Gostaria com flores, como uma quaresmeira, mas tenho medo de errar raiz/tipo da região. O terreno é relativamente grande, espaço não seria problema. Pode me ajudar?

    • Olá Fabiana, a sugestão que temos inicialmente seriam os manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis) parente bem próximo das quaresmeiras e as Suinãs ou Mulungus (Erythrina) que tem várias espécies diferentes e de flores de inverno lindas. Em Minas claro que os ipês são ótimos sempre. Mas porque não plantar frutíferas, a família das Annonaceae são uma ótima pedida assim como alguns tipos de Myrtaceae. Esperamos ter ajudado. Sucesso no plantio!

  22. Boa noite. Minha casa pega todo sol da tarde numa cidade extremamente quente. Qual árvore posso plantar que não estoure canos e muro, que cresça rápido e dê muita sombra.
    Desde já agradeço.

    • Aparentemente sua cidade encontra-se em um bioma mais seco como a caatinga ou cerrado.
      Seria muito interessante escolher alguma espécie de árvore nativa da sua região.

      Qual o estado ou cidade?

  23. eu estou com problema preciso de arvore com raiz nao profunda e que nao creca muito alta e que faza sombra para eu plantar em estcionamento de um condominio em curitiba parana o sr. podem me endicar informacao ou a onde obter as mesma grato miguel

    • Olá Miguel,

      verifique árvores nativas da espécie manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), Pinheiro-bravo é uma ótima opção (Podocarpus sellowii)
      ou ainda frutíferas nativas como a grumixama, uvaia, cerejeira-do-riogrande
      e até o guanandi é uma ótima opção.

      Boa sorte na procura em viveiros próximo da sua cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s