Árvore certa, lugar certo

Imagino que deve ser bem antigo o ditado que diz: “Na vida devemos realizar 3 coisas: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.” Mais do que nunca, sinto as pessoas com uma vontade enorme de realizar a primeira dessas atividades, e com tanta gente querendo plantar, chegamos em um estágio onde é cada vez mais importante e necessário saber o máximo sobre a árvore que escolhemos.

 

Quaresmeira (Tibouchina granulosa) - plantada em calçada sob fiação elétrica.  Ótima opção de árvore paulistana!

Plantar árvores é uma equação de bom senso, principalmente quando falamos de plantio em áreas urbanas! O primeiro passo para se chegar a um resultado positivo nesta equação é começar sempre realizando um levantamento do espaço que receberá a árvore quanto aos aspectos de:

  • Insolação
  • Tipo de solo
  • Largura da calçada
  • Fiação elétrica aérea
  • Tubulação subterrânea de serviços
  • Espaço disponível para canteiro
  • Plantio sobre laje, em vaso ou direto no solo
  • Proximidade de edificações
  • Uso do espaço onde será realizado o plantio: passagem de pedestres, área de estacionamento, cercar uma área, etc.

Cada um destes aspectos nos dá base de informações para sabermos como a árvore escolhida deverá ser nas suas características:

  • Porte / altura quando adulta
  • Tipo de raiz quando adulta
  • Largura de copa quando adulta
  • Necessidade de incidência de luz direta
  • Características do solo
  • Necessidades de nutrientes
  • Destaque por suas flores, frutos, folhas ou arquitetura de tronco
  • Nativa da nossa bioregião ou exótica?

Cruzando estas informações com certeza chegaremos a um número mais limitado de espécies encontradas no mercado, que irão satisfazer nossa vontade de realizar um plantio consciente de uma árvore

Além disso, é cada vez mais importante fazer opção por espécies nativas da nossa região geográfica e bioma. Por exemplo, uma árvore nativa do Brasil não é necessariamente nativa de todas as regiões do nosso país. Árvores exóticas são assim chamadas, por não serem nativas da região onde estão vivendo. Em São Paulo, estamos em uma das regiões mais ricas em diversidade de espécies nativas no mundo, mas por falta de conhecimento e disponibilidade no mercado as pessoas acabam optando por pouquíssimas opções de espécies.

 

Figueira (Ficus microcarpa) plantada no canterio central da Av Pacaembu

Ainda na cidade de São Paulo, podemos observar que muitas árvores foram plantadas sem nenhum tipo de reflexão sobre estes aspectos, e esta atitude sem planejamento, pode levar a termos mais tristezas do que alegrias enquanto a árvore cresce, culminando em pedidos de poda, podas drásticas, podas de raízes e até remoções. 

 

embaúbas - ótima opção paisagística

Bons guias trazem informações mais detalhadas sobre as referências de como devemos escolher árvores e plantá-las:

Devemos sempre ter em mente que, quando falamos em aliar o plantio de árvores com a estrutura urbanística de uma cidade, precisamos estar muito atentos aos impactos que este plantio trará e por isso quanto mais informação tivermos antes de plantar, melhor.

 

chapéu-de-sol desconfigurado

Terminalia catappa

178 Respostas para “Árvore certa, lugar certo

  1. boa noite,

    Adorei seu trabalho.
    Possuimos uma area na beira do Rio, e gostaria de uma orientação para saber que tipo de arvores posso planta nessa area de aproximadamente 200m2 na beira do Rio, formada por areia.
    Ja temos nessa area 02 pes de manga antigos, 03 coqueiros anão que plantei em fevereiro e 04 ficus(esses foram com a finalidade de dar suporte a area e quando o Rio subir e descer não levar a area e terra toda da area não provocando crateras ou desmoronamento e erosoes).

      • Gostaria de plantar coqueiro anão em casa e queria saber qual espaço deixo entre as mudas que vão ficar alinhadas próximo ao muro. Estava pensando em deixar 2m entre as mudas formando uma fila de 4 coqueiros a 1,5m do muro. O que você acha?

      • Olá Fabiano,

        distância de 2 metros entre coqueiros parece bom, para maior precisão em cultivo consulte literatura da Embrapa
        boa sorte nas colheitas

      • Olá, Árvores Vivas! Tenho a mesma duvida que a Maria. No entanto, a área na qual gostaria de plantar algumas árvores é a um metro do rio, área com muita lama. Estou na cidade de Santo Antônio do Pinhal, a 15km de Campos do Jordão, na Serra da mantiqueira.
        Obrigada

      • Olá ZenBem como vai? Agradecemos o seu contato e interesse em realizar plantios de mais árvores para todos! Em altitude e próximo a Campos de Jordão recomendamos as araucárias, elas realmente gostam de ambientes enxarcados e pode plantar criando um bosque, pois elas gostam de ficar próximas. isso se não houver construção perto. Também adaptam-se bem as árvores tapiá, ingá e um pouco menos enxarcado o podocarpus – pinho-bravo brasileiro que corre tb sério risco de extinsão como a araucária.

        Esperamos ter ajudado Bom plantio

    • estou fazendo um projeto de uma praca itinerante, que nada mais é do que uma especie de van que pode se locomover e assim que aberta se torna uma praca onde as pessoas poderiam descansar e ter um espaço verde na cidade de sao paulo. a verdadeira duvida é se seria possivel algum tipo de arvore? qual seria ideial e como plantaria?

      • Olá Victoria,

        agradecemos seu contato. Para consultoria referente à projetos favor entrar em contato por email arvoresvivas@gmail.com para que nossa equipe possa conversar com você sobre as possibilidades de orientação. Agradecemos seu contato em interesse em contar com nosso apoio.

  2. Pingback: Como plantar uma árvore? « Blog do Árvores Vivas·

  3. Gostei muito de seu trabalho.
    Quero reflorestar uma pequena área em terreno íngreme, longe do rio, em Domingos Martins.Posso utilizar paineiras, aroeiras e pau-brasil? Indica mais alguma espécie?
    Grata por sua atenção.
    Regina

  4. ola,gostaria se fosse possivel,que me indicassem uma arvore,para plantar em jardim,que proporcione uma boa sombra,mas que tenha raizes curtas,pra q nao abale a estrutura da casa,nem as instalacoes hidraulicas,como canos de abastecimento de agua e tambem de esgoto.aguardo uma resposta.obrigada pela atencao ,desde ja.

    • Olá Veridiana, recomendamos árvores nativas e frutíferas, principalmente da família das Myrtaceas – pintagueira, cerejeira-do-rio-grande, cambuci, jaboticabeira, uvaia, grumixama. As raízes delas não afetarão sua estrutura e também atrairão avifauna. Pode também optar por ipê-amarelo que possui raiz pivotante

  5. Olá!
    Obrigada pelas informações tão preciosas!!!!!
    Moro numa área de largura de 3,70 m de largura (já no limite do muro do vizinho)e gostaria de plantar primavera, cambuci, e uma bananeira nas laterais desta área. Será que há a possibilidade destas árvores se desenvolverem sem prejudicar tubulações da minha casa e dos meus vizinhos?
    Muito obrigada!!!

  6. Boa Tarde!
    Moro na zonta Norte do Rio de Janeiro-Capital, e a incidência de sol na minha calçada é durante o dia todo. Eu gostaria de saber qual o tipo de árvore para plantar na minha calçada, e se possivel que tenha flores… Tenho um Ipê Amarelo mas não se se foi isso devido calor extremo em janeiro.. as folhas secaram ..e tive cortar os galhos e deixei o tronco para ver se brota, ou não… mas se não brotar , queria que me indicasse outro tipo de arvore para plantar.
    Um abraço!

  7. Boa noite! Sou de Goiania e gostaria de plantar no meu quintal uma arvore que tenha raiz pivotante e que creca rapido para eu fazer uma casa na arvore futuramente, para realizar um sonho de quando era crianca. Gostaria que a copa ficasse bem grande tenho bastante espaco. Obrigada desde ja

    • Olá Raquel, recomendamos muito os ipês. Têm algumas espécies que crescem bastante e a madeira é muito resistente. Pesquise um pouco sobre as espécies nativas da sua região e as que atingem maior porte. Sucesso no seu projeto!

  8. Olá!
    Acompanho sempre o blog, parabéns pelo trabalho!
    Queria sanar uma dúvida.
    Sempre gostei bastante da Chapéu-de-sol/Amendoreira, pesquisando sobre descobri que ela é de origem Asiática,precisamente da Índia e redondezas.
    Sempre associei esta arvore a regiões litorâneas, desde criança via árvores dessas espécie e lembrava da praia, pois a sua presença é bastante comum próximo ao mar e cidades litorâneas.
    Bom, agora chegou minha dúvida, se elas não são de origem nativa, elas foram plantadas pelo Homem? ou suas sementes foram disseminadas por outro agente?
    É uma dúvida “ingênua” , mas fico descrente quanto ao fato de existirem muitas arvores que são ditas como “não nativas” mas existem em grande quantidade no Brasil para serem plantadas espontaneamente ou é possível?

    • Olá Luis,

      no caso da Amendoeira é mais certo que ela foi introduzida pelo homem. Muitas espécies em nosso país são exóticas primeiro pelo processo de colonização, depois pelo processo imigratório. Mais recentemente pela valorização do mercado por uma vegetação estrangeira e paisagismo inspirado em referências européias ou até mesmo orientais.

  9. Bom dia! gostaria de saber qual tipo de planta que eu poderia colocar em um estacionamento de uma escola que não danifique as calçadas, carros e nem atraia bichos, para uma região semi-arido, no nordeste.
    Obrigada!

  10. boa tarde, ótima matéria!
    Qual árvore ideal para quintal com muita insolação? Próximo tem piscina. Gostaria de um tipo de árvore que não caísse muitas folhas e que fizesse meia-sombra, mas o principal é que tenha galhos fortes o suficiente para pendurar balanço. Dá pra fazer balanço em ipê branco?

    • Olá Daniel,

      os ipês perdem folhas e flores, por isso não sei se é a espécie mais indicada para sua intenção de paisagismo. Árvores nativas para essa aplicação gostaria de sugerir os tapiás e ingás. O ipê roxo é mais resistente, mas a copa não forma uma arquitetura boa para balanço. O ipê-rosa (Tabebuia roseo-alba) pode ser uma melhor opção. As frutíferas também podem ser uma excelente opção.

  11. Bom dia,
    Estou tentando descobrir se exixte alguma árvore com galhos baixos e fortes e que possa ser transplantada, já em um tamanho razoável, para uma escola. Isso é possível?
    Se sim, em quanto tempo é possível que as crianças possam subir, se pendurar e brincar?
    obrigada

    • Olá Tania

      a Goiabeira parece uma boa opção, sua formação é bastante convidativa. Também procure imagens do ingá. ambas gostam de ambientes quentes e unidos

      boa sorte

  12. Quero plantar uma árvore no passeio da minha casa, achei a RESEDÁ linda fiquei muito encarada com a beleza dela, só que queria mais informações sobre essa árvore como, período de floração, altura que ela pode chegar ( pois tem a questao dos fios elétricos ), se pode fazer podas pra que ela fique de pequeno porte, como que as folhas dela fica apos seu período de floração, se as folhas costumam cair muito estre outras informações. Moro na região metropolitana de Belo Horizonte – MG. Espero que me ajudem!!! Obrigada

    • Olá Ana,

      o resedá é realmente lindo… mas já que você vai plantar uma árvore em um lugar só para ela crescer com amor e carinho, porque não escolher uma espécie nativa? O resedá é de origem indiana e temos em na flora brasileira, especialmente do cerrado que originalmente cobre Belo Horizonte muitas espécies espetaculares para plantio. As eritrinas / suinãs por exemplo são lindas e provavelmente você vai se apaixonar. Procure também mais detalhes sobre as espécies de ipê. Algumas outras para pesquisar: candeia, araçá, caroba, canafístula, aroira, sucupira… são tantas… certamente vai encontrar uma linda árvore nativa para sua calçada! sucesso e nos conte depois que plantar!

  13. Boa tarde quero plantar 3 arvores em volta de uma piscina gostaria de uma indicaçao sua de arvores com folhas grandes e raiz nao tao compridas se puder enviar no meu email agradeço obrigado.

    • Olá Victor você pode optar por árvores nativas da sua região. Também pode escolher espécies de palmeiras diversas, frutíferas como a pitangueira, araçá, cerejeira-do-rio-grande, grumixama, uvaia.. todas essas perdem pouco as folhas e dão frutos que também atraem a fauna. Tem também as espécies nativas de pata-de-vaca que tem folhas maiores e flores que toda fauna nativa adora, além de perder poucas folhas.

      dependendo do estilo da sua piscina, se for natural como as que replicam modelos de lagos e estão muito em moda agora, você pode optar por espécies como o tapiá e ingá.

      Esperamos ter ajudado
      Bom plantio

      • Desculpe me intrometer… mas eu gostaria de compartilhar uma experiência sobre a pata de vaca (se eu fosse plantá-la, gostaria que alguém me alertasse). Ela é linda, mas faz uma sujeirada danada: flores, folhas e vagens -explodem jogando sementes para todos os lados – caem. Cada época do ano é uma coisa e sua raiz quebra (racha e levanta) os passeios. Não plante muito perto de calçadas e, principalmente, piscina. Falo isso porque na minha cidade, todas as ruas eram cheias delas cor-de-rosa. Quando floresciam eram maravilhosas, mas ninguém aguentava a sujeira o ano inteiro. Enquanto eram novas, o problema era mais com a sujeira, mas com o passar dos anos, os troncos e raízes engrossaram e foram acabando com as calçadas. Por fim, as pessoas foram cortando as árvores ou substituindo por outros tipos. Além disso, elas se propagam muito rápido via sementes. Ficariam melhores em parques ou locais bem amplos. Não posso falar pelas outras cores. Talvez, sejam diferentes. Mas podem jogar no google para confirmar o que estou falando. A minha intenção foi puramente ajudar, ok? Não estou criticando ninguém.

      • Olá JM agradecemos a sua participação e tempo compartilhando sua experiência. O entendimento que temos aqui no Instituto Árvores Vivas é que quando vivemos em meio urbano, deixamos de perceber diversos aspectos sobre as árvores e natureza, e essa falta de conexão e percepção prejudica a maneira como nos relacionamos com elas. As árvores são tão vivas quanto nós, somos mais parecidos com uma árvore do que com nossa TV, carro ou computador. Árvores precisam de nutrientes e água para crescer fortes e saudáveis, mas normalmente quando plantadas em calçadas, são concretadas até o tronco, e água e nutrientes tem muita dificuldade de atingir suas raízes. Existem árvores sim que quebram calçadas normalmente, independente da abertura de canteiro em volta, mas essas são espécies que já tem essa característica. Sempre importante na hora de plantar nas ruas das cidades:
        – cuide para ter um canteiro de no mínimo 1m² para o melhor desenvolvimento da raiz das árvores, permitindo que elas recebam água e nutrientes
        – canteiros sem muretas, na altura / nível da calçada, para que a água da chuva corra pela superfície do concreto e encontre permeabilidade onde as plantas precisam dela
        – escolha sempre espécies adequadas para a largura da calçada que você tem e também a altura quando adulta mais interessante
        – prefira espécies nativas do bioma onde você vive
        – conhecer espécie para saber mais sobre as características da árvore, se perde folhas.

        Sobre a questão da “sujeira” entenda que os nutrientes do solo são criados a partir da decomposição de folhas, flores, frutos e outras partes das plantas que caem no chão. Estes elementos quando se decompõe são um ótimo fertilizante e alimento importante para as plantas, garantindo ótima qualidade de solo. Se está caindo sobre a calçada, o melhor a fazer é recolher e colocar tudo nos canteiros para que aconteça a compostagem natural.

        Esperamos ter ajudado e esclarecido um pouco os conceitos de vida necessários para a saúde das árvores mesmo em meio urbano.
        Tenha uma ótima semana
        e continue plantando árvores, elas fazem bem para todos nós humanos e uma enorme quantidade de outros seres vivos

  14. Caro amigo,

    Resido em Goiânia no Setor Nova Suíça, em pequena rua que teve quase todas suas árvores retiradas paulatinamente das calçadas. Infelizmente, estas não foram substituídas, apenas na calçada de meu edifício a foram, onde plantamos Aroeira-salsa, já frondosas. Penso em não esperar pelo Estado a iniciativa de melhorar as condições de nossa rua. Pensei na iniciativa pessoal de conseguir mudas e oferecer o seu plantio a todos os moradores da rua. Chequei no Plano Diretor de Goiânia, mas não há citações sobre este tipo de iniciativa por parte da população. O que você me sugere? Será que posso fazer isto sem informar o órgão regulador? Qual árvore seria melhor, tendo em vista serem calçadas não muito largas? Muito obrigado e grande abraço.

    • Olá Jean, o plantio no momento atual do nosso país perdendo suas árvores e consequentemente suas águas, deve sempre ser estimulado. Existem inúmeros manuais online com indicação de espécies de árvores nativas do cerrado adequadas para calçadas. A aroeira que plantaram na frente do seu prédio é uma ótima opção, a aroeira-pimenteira também irá atrair muitas aves. Sugerimos o ipê-amarelo, algumas frutíferas da família Annonaceae, além de embaúba que é super resistente.

      O importante é escolher espécies de pequeno-médio porte que sejam nativas da sua região/bioma (cerrado) e criar uma composição diversa de espécies para estimular uma ecologia mais saudável para fauna de dispersão e polinização. A principio se você também fizer uma boa avaliação do local como indicado no post a escolha das espécies será mais acertada e certamente o poder público e os cidadãos serão gratos por sua iniciativa!

      O diálogo pode ser importante caso a própria prefeitura tenha indicações e apoio para abertura dos berços e fornecimento das mudas.

      Boa sorte com o plantio. Parabéns por seu interesse e iniciativa!

  15. PRECISO FORMAR A ENTRADA DA MINHA CHACARA, MAIS OU MENOS UMAS 14 ARVORES PRECISO DE SOMBRA RÁPIDO, MAS TAMBÉM ADORO FLORES, SÓ TENHO UM GRANDE PROBLEMA MORRO DE MEDO DE LAGARTAS DE QUALQUER ESPÉCIE PRINCIPALMENTE AQUELAS MOLES DE COQUEIROS TENHA VERDADEIRO PANICO ME AJUDEM POR FAVOR.

    • faça uma entrada tropical com árvores nativas de crescimento rápido e médio
      é importante saber se sua chacara está em cerrado, mata atlantica ou outro bioma.

      se for perto de são paulo sugerimos embaúbas, intercaladas com pau-formiga , palmeira-juçara e manacá-da-serra

      sucesso no seu plantio

    • Os ipês e frutíferas da família das Myrtaceas, além de muitas espécies de palmeiras nativas. Todas essas opções podem ser boas escolhas! Sucesso no plantio!

  16. O Guanandi pode ser plantado em calçadas onde não tenha fiação? Não vai levantar a calçada?

    • Olá Padre, pode plantar sim. A maioria das árvores não oferece risco de quebrar calçada. Oque ocorre é que plantamos errado sem lembrar que árvores precisam de água, nutrientes e respiração de raiz. Então deixamos de dar área permeável suficiente para seu desenvolvimento e a árvore sobe suas raizes e quebra a calçada porque ela está com “sede e fome” e precisa encontrar uma maneira de fazer água e nutrientes chegar nas raízes. Se você cuidar no plantio, de criar um canteiro permeável com no mínimo 1m² já é um bom começo para a saúde da árvore.. Se puder ser maior melhor! Sucesso em seu plantio! O Guanandi é uma linda árvore!

  17. Olá, gostaria de plantar uma primavera árvore na minha calçada, mas tenho medo das raízes danificarem, isso acontece com a primavera? Devo escolher outra árvore, moro no interior de São Paulo, Campinas.

    Obrigada,

    • Olá Carol, a primavera possui muitas variedades.. o importante é escolher a trepadeira (Bougainvillea spectabilis) que costuma ter muitas variedades de cores e não a espécie que fica como uma árvoreta (Bougainvillea glabra) e que só ocorre em cor rosa-pink e cresce bem mais que a outra espécie. De qualquer maneira não se trata de uma uma planta que costuma quebrar calçadas contanto que você providencie acesso à água e nutrientes, área drenante de solo com no mínimo 1m². Sucesso no plantio!

  18. olá , nasceu uma goiabeira bem juntinho no canto da minha piscina, como demoramos para retirar…ela agora está bem grandinha rsrs , gostaria de saber se suas ráízes podem levantar ou danificar a piscina ?

    • Olá Erlene,

      agredecemos o seu contato
      Como a goiabeira está bem juntinho é difícil saber se ela irá conseguir desenvolver-se muito.
      Suas raízes não são vigorosas, mas seria adequado fazer a transposição da muda para um local com mais condições de desenvolvimento das raízes e consequentemente mais saúde para a árvore crescer. Não sabemos qual o tamanho atual da muda, ou árvore, mas caso ainda seja pequena vale a pena tentar o transplante tomando o cuidado de preservar ao máximo as raízes. Recomendamos procurar um especialista para transplantes. Deve ser preparado um bom torrão, sangria de raízes e remoção com cuidado de não desmanchar esse torrão. Além disso manter a árvore com o norte dela preservado no local novo. Se estes cuidados forem tomados e forem bem feitos a taxa de sobrevivência da árvore é alta e a relação com ela será mais saudável. Se não for possível, não é uma árvore que poderá causar danos à piscina em um primeiro momento.

  19. Moro em Macapá, no extremo norte do Brasil, e todas as árvores da minha rua que eram ipês roxos, amarelos e brancos foram cortados por que suas raízes estavam enrolando e rompendo a tubulação de água e fossa/esgoto das casas, entupindo tudo. Como o sol é intenso o ano inteiro e o calor é insuportável gostaria de pedir orientação de árvores com sombras largas, porte médio e com raízes menos agressivas.

    • Olá Bella, ipês normalmente não teriam raízes com esse tipo de problema. Seu relato deste ocorrido certamente deve ter ligação com a área de permeabilidade/solo aberto no canteiro ondes as árvores estavam plantadas. De qualquer maneira o ideal é sempre procurar espécies nativas de sua região, onde provavelmente há um misto de bioma amazônico, com mata ciliar e cerrado. Tenho algumas espécies para lhe indicar:
      Mora paraenses – Pracuúba
      Virola surinamensis – Virola
      Guatteria amazonica – Envireira branca
      Rinorea racemosa – Maniva de veado
      Hevea brasiliensis – Seringueira
      Eperua bijuga
      Macrolobium acaciifolium
      Macrolobium campestre
      Macrolobium pendulum
      Peltogyne paradoxa

      Senna multijuga
      Senna occidentalis
      Senna silvestris
      Anadenanthera peregrina
      Abarema jupumba
      Abarema microcalyx var. parauaquarae
      Inga capitata
      Inga cayennensis

      Com pesquisa você encontrará diversas outras indicações de árvores para a região
      Esperamos ter ajudado

  20. Sou de Palhoça-SC e gostaria de plantar uma árvore de sombra no terreno de minha casa de praia. O solo e arenoso, próximo a arreia de duna, e o espaço não é tão grande, aproximadamente 25m2. Que tipo de árvore é recomendada para a situação descrita? Sei da existência do Oitizeiro, entretanto, não é fácil conseguir uma muda da espécie e também não sei se se adaptaria ao litoral de SC.

    • Olá Neri,

      acreditamos que o abricó-de-praia, araçás e muitas outras espécies da família botânica MYRTACEAE que são ótimas para espaços pequenos como você menciona (uvaia, cerejeira-do-rio-grande, grumixama, pitanga). Existem também as embaúbas e as palmeiras como a Euterpe edulis (juçara) que são ótimas para espaços restritos além de importantíssimas para a fauna local.

      esperamos ter lhe ajudado
      boa sorte

  21. Moro no sul de Minas (quase zona rural) e estou fazendo uma pesquisa de árvore de crescimento rápido para plantio no quintal e sombrear a casa, que tem muita insolação da tarde o ano todo. Gostaria com flores, como uma quaresmeira, mas tenho medo de errar raiz/tipo da região. O terreno é relativamente grande, espaço não seria problema. Pode me ajudar?

    • Olá Fabiana, a sugestão que temos inicialmente seriam os manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis) parente bem próximo das quaresmeiras e as Suinãs ou Mulungus (Erythrina) que tem várias espécies diferentes e de flores de inverno lindas. Em Minas claro que os ipês são ótimos sempre. Mas porque não plantar frutíferas, a família das Annonaceae são uma ótima pedida assim como alguns tipos de Myrtaceae. Esperamos ter ajudado. Sucesso no plantio!

  22. Boa noite. Minha casa pega todo sol da tarde numa cidade extremamente quente. Qual árvore posso plantar que não estoure canos e muro, que cresça rápido e dê muita sombra.
    Desde já agradeço.

    • Aparentemente sua cidade encontra-se em um bioma mais seco como a caatinga ou cerrado.
      Seria muito interessante escolher alguma espécie de árvore nativa da sua região.

      Qual o estado ou cidade?

  23. eu estou com problema preciso de arvore com raiz nao profunda e que nao creca muito alta e que faza sombra para eu plantar em estcionamento de um condominio em curitiba parana o sr. podem me endicar informacao ou a onde obter as mesma grato miguel

    • Olá Miguel,

      verifique árvores nativas da espécie manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), Pinheiro-bravo é uma ótima opção (Podocarpus sellowii)
      ou ainda frutíferas nativas como a grumixama, uvaia, cerejeira-do-riogrande
      e até o guanandi é uma ótima opção.

      Boa sorte na procura em viveiros próximo da sua cidade

  24. Olá , comprei um ranchinho na beira do ribeira de Iguape e existe um barranco de uns 3 metros no terreno junto ao rio , mas o antigo dono limpou o capim deste barranco e agora gostaria de plantar algumas arvores frutíferas com raízes fortes e longas e algumas espécies que pudessem fazer a forração e proteção deste barranco ,o que me aconselharia ?

    • Árvores de terreno muito úmido são as mais indicadas.
      Você pode inicialmente procurar espécies nativas como algumas da família das myrtaceas: grumixama, uvaia, cerejeira-do-rio-grande, araça-piranga.. existem muitas e muitas espécies.. cabeludinha, jaboticaba, cambuci, entre outras.
      Também indicamos os ingás, o Tapiá, as palmeiras nativas como juçara que dá o fruto identico ao açai da amazônia e atrai muitas aves.

      Boa sorte no plantio

  25. Oi… moro no rio de janeiro, em madureira e ao lado do meu prédio tem uma área de gramado com uns 30m²…. lá bate sol o dia todo… que tiop de árvore posso colocar por ali ?? E qual o tamanho ideal para plantar na terra ?? Se for semente, será que ela vinga ?? Obrigada…

    • Olá Andrea

      pode escolher árvores da mata atlântica
      se deseja frutos sugerimos uvaia, cerejeira-do-rio-grande, jaboticabeira, grumixama
      se desejar pode plantar tb muitas palmeiras de juçara, que atraem muitas aves incluindo tucanos.. um conjunto dessas fica lindo
      também tem as embaúbas que tem folhas lindas

      de semente é mais dificil
      se for o caso faça a germinação em casa e depois transplante a muda

      sucesso no seu plantio

  26. Boa noite…. pode me indicar uma árvore para plantar em calçada, pleno sol (muito quente no verão), com raiz que aprofunde no solo porque tem uma barreira lateral, a caixa de concreto de um bueiro. Grata.

  27. Olá! Tenho no meu pátio um jardim de uns 3x4m onde possuo uma Araucária e uma Palmeira que se divide em três desde o tronco, ambas bem grandes com mais de 30 anos. Elas estão dentro do terreno do pátio da casa que acabei de adquirir… Minha dúvida é: Posso plantar um Bouganville ao lado da palmeira pra crescer ao longo de seus três troncos, ou esta não é a arvore adequada e vai acabar consumindo a outra?

    • Olá Filipe, pode plantar sim a Bouganville, no entanto procure a espécie de menor porte – Bougainvillea spectabilis que possui variedades de diversas cores. Ela cresce menos que a outra que só possui variedade rosa-pink.

      Bom plantio

      Equipe Árvores Vivas

  28. Olá,

    Moro no Distrito Federal, região muito com muito sol, muito seca e com pouca chuva. Tenho um espaço de apenas 100 metros para construir um cantinho coberto para descanso de um lado, uma cozinha gourmet do outro lado e quero muito plantar uma árvore que dê sombra e que atraia pássaros entre esses dois espaços. Que árvore posso plantar?

    • Olá Angela,

      Você está em meio ao cerrado. Aproveite esta rica oportunidade. As árvores que vão atrair aves são principalmente as frutíferas nativas. Saiba que toda flore e fruto possuem polinizadores e dispersores em rede conectados com as árvores. Portanto se você plantar árvores nativas da sua região, mais você irá colaborar com a ecologia da sua cidade. Várias árvores são uma ótima opção: aroieras, fruta-do-conde, atemóia, pequizeiro, umbuzeiro, jatobá, suinã, ipês.. existem alguns bons livros sobre frutos do cerrado. Vale a pena procurar, se informar e encontrar lindas árvores que adaptam-se ao seu terreno

      Esperamos ter lhe ajudado
      Equipe Árvores Vivas

  29. Tenho plantado na porta de minha residência 3 árvores de coqueiros, tive informações que trás fluidos ruins, gostaria de saber se é verdade e qual seria a opinião de plantar outro tipo de planta. Bjs.

    • Olá Vera,

      existem muitas espécies de palmeiras no mundo. Não existem frutos ruins, existem frutos não adequados para consumo humano. Para podermos te ajudar seria bom ter imagens da palmeira, pode enviar para contato@arvoresvivas.org.br
      As palmeiras nativas brasileiras são muito ricas em qualidades de frutos para muitas espécies de aves e flores para insetos. Não sabemos onde vocÊ mora, mas certamente tem palmeiras nativas da sua região. Aqui em São Paulo encontram-se Mata Atlântica e Cerrado, palmeiras de todos os tipos vão bem aqui, adoramos plantar jerivás, juçara, guaricanga…

      Boa sorte no plantio
      esperamos poder te ajudar

      Equipe Árvores Vivas

  30. Olá pessoal,

    Sou apaixonada por natureza, eu e meu esposo estamos construindo nossa casa agora, temos um espaço razoável, então queria plantar uma ou duas arvores para no futuro termos sombra, no entanto amo os ipes, pois têm suas belezas especificas em cada época do anos, hora com muitas folhas, hora despidos de tudo e depois com flores incrives. Mas posso plantar ipes no quintal de casa mesmo ele não sendo muito espaçoso? Existem outras arvores de menor porte que tb ficam só com as flores em algum momento do ano?
    Desde já obrigada

    Cláudia Amaro

    • Olá Claudia,

      realmente os ipês possuem todo esse esplendor e mudanças que nos conectam com o tempo da natureza. São muitas espécies de ipê diferentes nativas do Brasil, ao menos uma centena. Cada bioma tem uma diversidade boa delas, principalmente o Cerrado. Procure espécies de porte menor, existem os rosas, brancos e amarelos que costumam ter um porte mais baixo assim como o ipê-verde. Se puder escolher uma espécie do bioma onde vocês residem seria o ideal.

      Outras árvores com essas características são os mulungus/suinã que atraem beija-flores e maritacas com as flores vermelhas no inverno. Também com muitas espécies diferentes. O manacá-da-serra não perde folhas, mas as flores mudam de cor de branco para rosa e lilás. Também as do gênero Cassia ficam lindas ou com flores amarelas, na maioria das vezes, ou rosadas. Tem a canafistula e também o Jacaranda cuspidifolia que é nativo de flor roxa, parente do ipê.

      desejamos sucesso no plantio e muitas alegrias na nova casa

      Equipe Árvores Vivas

  31. Ola bom dia, gostaria de saber se a quaresmeira se adapta bem na região semi-árida do nordeste, pois estou pensando em plantar algumas, mas estou com essa duvida. prefiro as nativas, mas quero uma para sombra e que cresça rápido. Ia plantar o nim indiano por seu crescimento rápido e boa sombra, porem as quaresmeiras também crescem rápido dão boa sombra e tem uma bela floração e, apesar de não serem nativas do semi-árido são da mata atlântica brasileira, portanto se tiverem boa adaptação prefiro elas ao nim indiano.

    • Olá João

      existem muitas espécies que se adaptam bem na sua região como por exemplo os ipês, o suinã/mulungu, o pequi, as árvores do gênero Vochysia, também a sucupira. Todas essas que citamos com linda floração super atrativa e com boa sombra. Espero que consiga mudas e multiplique a importância e valor das árvores nativas da sua região.

      Sucesso no plantio
      Equipe Árvores Vivas

  32. Ola, sou estudante de arquitetura e estou projetando um espaço verde, só que com uma particularidade: Esse espaço fica no primeiro andar. Sei que existem plantas cujas raízes se comportariam bem neste habitat, a exemplo do projeto do bosco verticale, mas não sei exatamente que tipo de arvore indicar para estes casos. Gostaria que me indicasse arvores similares. Agradecerei muito.

    Caso não conheça o projeto segue o link abaixo.

    http://cemporcentoarquitetura.blogspot.com.br/

    • Olá Dene, as árvores mais adequadas para laje são de raízes fasciculadas e ou cabeleira como as das palmeiras. Eviete a todo custo plantio de árvores e outras plantas do gênero Ficus, pois as raízes são muito fortes e destroem o estrutural da laje. Indicamos as nativas da família das myrtaceae que atraem aves, as palmeiras nativas, tem muitas espécies. E também algumas espécies de crescimento rápido como o assa-peixe ou emabaúba, ou ainda manacá-da-serra

      boa sorte em seu projeto
      Esperamos ter lhe ajudado

      Equipe Árvores Vivas

    • Olá Mônica

      Plantar sempre é muito bom
      Para garantir que a vida da árvore e toda a energia que ela colocar no desenvolvimento dela sejam honradas
      é importante você escolher o melhor lugar para o plantio da espécie
      se possível dê preferência para uma calçada sem fiação ou com a possibilidade de manter um canteiro aberto com mais de 1m²
      realize sempre podas de direcionamento para evitar que a árvore em meio urbano sofra depredação ou eventualidades que possam ferir e causar futura fragilidade na imunidade da árvore

      multiplique o valor e importância dessa árvore em conversa com seus vizinhos, familiares e amigos
      assim todos poderão preservá-la junto com você

      evite canteiros altos na volta da árvore
      prefira manter somente o chão aberto no nível da calçada sem muretas, assim a água poderá irrigar a terra quando chover e correr em cima do asfalto ou concreto

      veja mais orientações no manual técnico de arborização

      Desejamos um ótimo plantio
      Equipe Árvores Vivas

  33. Pingback: Qual o lugar certo para cada tipo de árvore? | Cris Bilhar Flores·

  34. Oi meu nome e Miriam e eu quero planta duas árvores na minha calçada mais eu queria um coqueiro ou uma palmeira ambas de porte pequeno ou médio e se for médio até q altura pode chega ?? Não queria uma árvore grande . A e um coqueiro ou uma palmeira que não estrague a calçada com as raízes tenho muito medo disso por isso q ainda não plantei , aii preciso muito da ajuda de vcs .. Moro em campinas .Desde já muito obgd .

    • Olá Miriam, palmeiras não causam problema nenhum com suas raízes. Elas possuem raizes do tipo cabeleira, mais superficiais, você só precisa manter a parte do canteiro no nível da calçada, para permitir que a água da chuva corra para a terra, e uma abertura de no mínimo 1m², se puder se maior melhor. Tanto o coqueiro-da-bahia como outros tipos de palmeira tem alturas que podem variar e ficar grandes. É importante conhecer bem a espécie da palmeira que você prefere antes de plantar. E também dar preferência para palmeiras brasileiras! São muitas espécies: palmito-juçara, buriti, guaricanca, jerivá… uma mais linda do que a outra! Boa sorte com seu plantio

  35. Moro no Rio grande do Norte, numa região conhecida como Seridó. Gostaria de saber que tipo de planta posso plantar sem que suas raízes levante a calçada. Tive que cortar uma árvore (aqui conhecida como ninho) pois a mesma danificou a calçada. Gostaria também de saber se a frutífera mangueira pode causar os mesmos danos.

    • Olá Maires,

      árvores de todas as espécies, mesmo aquelas com raízes não superfíciais, podem vir a quebrar a calçada caso elas não tenham área de permeabilidade de solo. Ou seja, não tenham canteiros no nível da calçada que permitam a entrada de água e nutrientes na terra. A amioria dos manuais de arborização recomenda ao menos 1m² de canteiro. Com isso resolvido, as melhores espécies são as nativas da região onde moramos. As mangueiras são árvores que crescem muito e elas podem vir a quebrar a calçada quando foram mais velhas. Gostaria de lembrar das árvores nativas da caatinga que são muito relevantes, especiais para a biodiversidade brasileira, adaptadas ao local onde você mora e muitas em risco de extinção. Aroeiras e ipês, além de espécies de palmeiras e frutíferas da família das anonas. São muitas as espécies da região, vale a pena pesquisar um pouco para encontrar um viveiro de nativas e dar chance para estas lindas árvores voltarem a ocupar as ruas das cidades.

  36. Oi,tudo bem? Há dias que a ideia de plantar uma árvore vem se reforçando em minha cabeça. Quero fazer algo pela natureza , sei que não é grande coisa mais acredito que já faz diferença ..Moro no centro de Minas Gerais e não sei que arvore é ideal, tenho preferencia por uma que não seja muito alta . Podem me ajudar?

  37. Olá tenho uma chacara em Porto Feliz -SP e tenho um lago e gostaria de saber qual arvore frutifera se adaptara ao lado do lago

  38. Olá, boa tarde…Sou de Primavera do Leste-MT e gostaria de plantar uma arvore de sombra boa na minha calçada, porem ela é estreita não sei ao certo qual a mais adequada pois alem de ser uma calçada estreita tenho a rede elétrica em cima.
    Gostaria de uma orientação.
    Fico no aguardo e desde já agradeço

    • Olá Ana Cleia,
      Estamos sugerindo muito as embaúbas como espécies adequadas para espaços estreitos e que dão sombra. Além de atrair lindas aves! Outra opção são palmeiras e frutíferas da família botânica Myrtaceae – que são as parentes da jaboticabeira, pitangueira, goiabeira. Esperamos que sua cançada valorize muito em beleza e qualidade de vida com a nova árvore!! Bom plantio!

  39. ola moro no rio de janeiro, meu quintal e pequeno e pega todo o sol preciso de uma arvore de porte medio que de boa sombra e que nao danifique canos de agua e esgoto, pode me indicar alguma? Pensei num pe de embauba. o que acha? Obs; nao pode ser frutifero. pois tenho medo de pedradas. por causa das frutas. por favor me ajude onde moro e muito quente. preciso de sombra. agradeço e aguardo.

    • Olá Helena
      Embaúba é uma ótima escolha, sugerimos também palmeiras nativas como até o juçara ou jerivá, ambas de coquinhos pequenos. O Juçara você pode até coletar para fazer açaí. Bom plantio!

  40. Preciso plantar cerca de 150 árvores de rápido crescimento e de sombra em um patio particular. sou de santa cruz do sul-rs teria como sugerir algumas? desde ja agradeço

    • Bruno seu pedido é um pouco dificil de atender, pois árvores de rápide crescimento quase sempre são aptas a viver em sol pleno. As de sombra ou de local meio sol, pois sem sol algum não tem como as árvores viverem, seriam espécies de frutíferas nativas que podem ter um crescimento mais rápido, no entanto não tão rápido como eu imagino que você deseja. Seria bom tentar com frutíferas da família das Myrtaceas parentes da jaboticabeira, que podem gostar do solo mais úmido. Mas é importante que recebam algum tipo de incidência solar. Bom plantio!

      • Olá, detalhando um pouco mais, é em locais com bastante sol, estacionamentos, o solo é ruim (tabatinga) o que melhor se desenvolve é ínga, mas queríamos diversificar um pouco, não precisaria ser exatamente nativas. Arvores de porte médio, que de sombra e com rápido crescimento se pudesse citar algumas espécies agradeço..

  41. Bom dia! Gostaria de uma ajuda,se possível. Minha casa tem forte incidência de sol, a única área disponível pra uma árvore, é próximo ao muro e nossa casa é de telha. Gostaria de dica de uma árvore que fosse forte para aguentar tempestades sem que os galhos caiam e danifiquem as telhas e que a raiz não danifique o muro.

    • Olá Sandra podemos sugerir a embaúba e espécies de palmeira. Em ambos os casos você não terá problemas com as raízes e as folhas são grandes. Como são plantas mais “leves” certamente não trarão problema com galhos ou folhas caindo nas telhas. Bom plantio!

  42. Boa tarde. Estou querendo plantar em um terreno no qual comprei na praia algumas plantas frutíferas. O terreno se eu cavar 80cm já possui água. O que se adaptaria melhor lá? Att. Simone

    • Olá Simone, realmente é bem encharcado o terreno. Sendo assim você realmente vai ter que optar por espécies que gostam dessa condição. As espécies nativas de restinga são mas mais adaptáveis, como por exemplo: abricó-de-praia, goiabeira, ingá, primaveras, clusia, diversas espécies de bromélias, árvores de mangue podem se dar bem também, algumas frutíferas da família das Myrtaceae como é o caso da goiabeira, pode tentar: araçá, uvaia. Estas são algumas opções… existem outras palmeiras que também apreciam essa condição como a juçara por exemplo. Boa sorte no plantio.

  43. Olá! Primeiramente adorei o site!!! Moro em uma chácara em Santa Isabel-SP, e com as chuvas destes últimos dias, uma parte de mata virgem do meu terreno, que é um declive acentuado, quase um paredão, desbarrancou. Gostaria de reflorestar, mas desejo saber que árvores, ou até mesmo uma forração, possam ser utilizadas. Agradeço desde já. Muito obrigada!!!

    • Olá Tatiana, agradecemos a sua visita ao blog e participação. Para recompor a vegetação você terá que começar com espécies pioneiras de árvores.. se ficou uma parte da mata ao redor desse ponto, é possível que naturalmente a vegetação mais adaptável rebrote com dispersão pelo vendo e animais. Se não começar a recuperar, você pode optar por árvores de crescimento rápido e resistentes ao sol forte como embaúba, guapuruvus, talvez algumas figueiras nativas, suinã. Forração nativa que pega rápido tem a vedélia por exemplo. Esperamos que o local recupere logo

  44. Olá, eu gostaria de saber se existe a possibilidade de plantar algum tipo de arvore na minha calçada. Tem uma fossa nela e a distância maxima que a planta ficaria da fossa é cerca de 2m. Existe alguma opção?

    • Olá Kássia

      prefira espécies com raiz pivotante – uma principal maior ao centro fazendo um eixo com o tronco da árvore – como é o caso dos ipês. Existem mais de 100 espécies de ipê no Brasil, cores de flores como o branco, amarelo, rosas e até verde. Bom plantio!

  45. Moro em uma cidade muito quente, de nome Saboeiro no estado do Ceará, minha casa é em um beco, toma muito sol em boa parte do dia, gostaria de plantar 4 árvores, de raiz profunda, que não quebre canos, e que possa ser plantada há 60 centímetros da casa, pois o beco é estreito, por gentileza, que tipo de árvore que dê boa sombra, mas que não danifique o telhado, eu poderia plantar? Por favor, como não sei, me informe se possível onde posso comprar as sementes, online! Muito obrigada, e Jesus te abençoe!

    • Olá Sueda, muito boa sua vontade de plantar árvores. Nesse espaço mais reduzido de canteiro recomendamos palmeiras que não trarão problema de raiz. Procure espécies da sua região como o buriti-mirim, buriti, tucum-mirim (Bactris major), piaçava-grande (Attalea x teixeirana) parente do babaçu, o próprio babaçu (Attalea speciosa). Essas são alguma ssugestões. Também tem a própria aroeira e o umbuzeiro. Esperamos que seu plantio seja de muito sucesso! Pense também no mandacaru, suas frutas são deliciosas!

  46. Pingback: Plantando árvores na cidade – Parte 2 – Horizonte Sustentável·

  47. Mas a aroeira nao é grande para um beco estreito, eu pretendo plantar 4, aqui tem muito uma árvore conhecida de nome NINHO, vocês a conhecem? O que acham ? A raiz não danifica estrutura nem canoa?

    • Olá Suêda
      árvore com o nome ninho não conhecemos, seria o Nim ou Neem indiano? é uma árvore grande também, melhor para beco estreito seriam as palmeiras mesmo. A raíz de palmeira nunca danifica estrutura alguma, mas uma coisa é importante. Dê permeabilidade de solo para as árvores, deixe o canteiro aberto na terra no nível do piso da casa… sem fazer muretas, para a água penetrar o solo e a árvore poder receber essa água e nutrientes. Se ela fica sem acesso à água e nutrientes, as raízes podem vir a quebrar o piso para conseguir esse acesso, pois esse é o alimento da planta.. ela precisa se alimentar assim como qualquer ser vivo. Então se puder deixe no mínimo 1m² de área permeável para cada árvore em sua base. Bom plantio

    • Olá Rosangela

      poder pode, o neem não é árvore com função alimentar, por isso não teria problema em termos de contaminação. é natural que com o tempo, pode ser que as raízes cheguem na fossa, mas não é uma árvore que tem uma tendência de arrebentar estruturas construidas, diferente das figueiras. O melhor perto de fossas seria escoher mais arbustos ou plantar decorativas, menores, como trepadeiras de interesse pelas flores.

  48. Boa tarde! Trabalho em Piracicaba, interior de São Paulo e gostaria de plantar uma arvore de grande porte (de preferencia que dê flores ou frutos), rápido crescimento e que aguente bem sol intenso.
    O canteiro que pretendo plantar é acima do nível do solo e tem cerca de 1 m de largura e cerca de 6 de comprimento.

    Obrigada!

    • Olá Ligia, muito bonita sua intenção e iniciativa de procurar saber mais para escolher a melhor espécie. Para esse tamanho poderia ser uma paineira que dá lindas flores e frutos com paina que servem para enchimento de travesseiros. Também cresce rápido e poderia ficar bem bonito um conjunto de embaúbas que atraem muitas aves. Essas crescem bem rápido. Ainda pode escolher nativas frutíferas como as jaboticabeira, cerejeira-do-rio-grande, grumixama, mas precisam de mais água. Ipês podem ser ótimos tb mas crescem lentamente. Algumas espécies de Erythrina crescem rápido e são grandes como a falcata. Esperamos ter ajudado na sua escolha. Bom plantio!

  49. Bom dia!

    Gostaria de saber se há algum problema em plantar árvore frutífera próximo a fossa?

    Haverá contaminação da fruta através das raízes?

    A fossa é totalmente fechada.

    • Olá Ângela, qual árvore foi plantada? a Fossa é muito antiga? não é o local mais apropriado, mas também sabendo da existência da fossa vcs podem evitar comer aquela fruta que essa árvore der. Os contaminantes caso cheguem na árvore serão modificados pela seiva, mas podem atingir a composição dos frutos, então melhor não consumir esses frutos em um primeiro momento. Mas caso a fossa esteja em ótimo funcionamento não teria problema. A árvore é importante saber pois ela dependendo da espécie pode estourar estruturas com sua raíz, como é o caso das grandes figueiras, mas não seria frutífera…

  50. Oi sou coordenadora de uma escola de educação infantil, e acabamos de nos mudar para uma nova escola nova adequada para o funcionamento da escola. Pensamos em plantar árvores frutíferas do tipo formando um pomar ou imitando quintais das nossas casas.Ja pedimos apoio aos pais com mudas, a uma associação da mata cinzenta existente na nossa cidade para nos prestar uma assessoria sobre como plantar, em que local etc.Temos 14 turmas e cada turma será responsável por uma árvore para cuidar durante o ano.Este é um projeto ambiental;ou de sustentabilidade,etc Queremos marcar o plantio para o dia 5 de junho, dia do meio ambiente, serão envolvidos crianças, pais, professores. Como devemos justificar este tipo de projeto? O título pode ser: Do cinza ao verde; Esverdeando nossa escola; Plantando pra colher depois; Nosso pomar é uma salada de frutas…

    • Olá Claudete, que bom saber da sua intenção e atitude, realmente plantar árvores frutíferas para as crianças terem contato será muito positivo. O contato com a natureza na infância é primordial para o desenvolvimento de adultos mais plenos em saúde física e emocional. Conhecer a origem natural dos alimentos é muito importante para se valorizar a natureza e preservá-la. Se não conhecemos não damos o valor necessário. A vida do ser humano depende da natureza, e árvores frutíferas são muito preciosas nesta ponte e conexão com a natureza. Conhecer mais sobre as espécies, origens, como cuidar e cultivar é um processo que dará conhecimento sobre o tempo da natureza, as interações com os animais, a saúde e crescimento das plantas nos coloca em contato com a própria saúde e capacidades humanas. Boa sorte em seu lindo projeto! Sucesso! Nos envie imagens em nossa página do facebook!

  51. Boa tarde,
    Eu não sabia qual arvore apropriada para plantar no jardim d casa, solicitei na secretaria do meio ambiente de minha cidade, um amigo viu a arvore e me disse que ela crece muito e não é aprooriada para aquele local, o que eu faço? Ja que a arvire é nativa!!

  52. Eu tenho uma pergunta meio idiota, porque pressinto a resposta, mas torço para mim estar errada, pois bem, no terreno onde eu e meu companheiro vamos morar a um espaço bem grande, cheio de árvores de frutas, como ameixa amarela, manga, limão, abacate, banana, goiaba, pés de frutas típicas do interior de SP, aí vem a tal pergunta, vamos cavar uma fossa de uns 2 metros, meu medo é que os dejetos humanos contamine as águas e logicamente afetando as raízes? Existe essa possibilidade de contaminação?!

    • Olá Kátia agradecemos seu contato e dúvida. Normalmente árvores frutíferas podem sim ficar contaminadas, água e plantações de comestíveis devem ter uma distância de no mínimo 15m da fossa. Normalmente a distância mais próxima, minina de uma árvore em relação a fossa seria a distância da altura da árvore quando adulta + 33% dessa medida. Se puderem planejar a abertura dessa fossa, façam o mais distante possível do pomar. Bom plantio!

  53. Bom dia, gostaria de uma dica se fosse possível, sobre qual arvore plantar na calçada em área litorânea, onde o solo tem característica arenosa, eu planei um muda de ipê branco mas ela não desenvolve, então pergunto qual espécie seria melhor para estes casos.
    P.S calçada é lado oposto a fiação de energia, mas tem que ser de um porte não muito alto. ( 5 a 6 metros no máximo)

    • Olá joão, claro que podemos lhe dar essa dica. As árvores de área litorânea são as nativas da mata atlântica, a maioria das espécies de ipê brasileiras ocorrem mais comumente no cerrado, por isso a dificuldade de adaptação do seu ipê-branco. Procure espécies de frutíferas como o araçá, uvaia, cerejeira-do-rio-grande, grumixama. Também podem ir muito bem as palmeiras jerivá, juçara. A pioneira embaúba. A aroeira-pimenteira, ou a aroeira-salsa. Todas essas atendem sua necessidade de tamanho. Sucesso no plantio.

  54. Boa noite prezados.
    Eu tenho uma muda de uvaia ( não sei se doce ou azeda) em um vaso de 20l.
    Desejo de plantar no chão. Nesse sentido, gostaria de saber se as raízes são muito agressivas e de o tronco engrossa muito.
    O espaço que ei tenho disponível fica perto de um muro.
    Agradeço muito desde já.

    • Olá Walace, agradecemos o seu contato e interesse. A uvaieira é parente da pitangueira. Ela não possui raizes agressivas, cresce tranquilamente, mas você precisa garantir um canteiro de no mínimo 1m² livre de concreto, sem ser elevado, no nivel da calçada ou laje, para que a raíz receba água e nutrientes e possa sempre estar com a planta saudável. Esperamos ter ajudado. Bom Plantio

  55. Boa noite, gostaria e uma dica de qual ávore frutifera poderia plantar no meu quintal próximo a uma cisterna em uma região semi árida do Nordeste?

    • Olá Jucimara

      agradecemos o seu contato e interesse em conhecer mais sobre as melhores árvores para cada situação. Perto de uma cisterna você precisa de espécies de raiz menos vigorosas. Palmeiras são ótimas opções, como o licurizeiro. Normalmente árvores das regiões mais secas, tendem a ter uma raiz profunda que pode ser bem vigorosa para justamente encontrar fontes de água no subsolo. Não sabemos exatamente qual sua cidade, mas ora-pro-nóbis – que na verdade é um cacto – é ótima opção, além das árvores mulungu, aroeira, baraúna, catingueira e até juazeiro.

      Esperamos ter ajudado
      Bom plantio

  56. Olá, moro no morro , a terra e preta bem produtiva, gostaria de plantar algumas árvores para proteger o terreno de desmoronamento, deixar bonito e tb evitar o crescimento de mato, gostaria de uma opinião sobre o q plantar, quero árvores fortes e baixas pq tenho vista para o mar é tb se possível q fossem frutíferas tipo um pomar, tem alguma sugestão?
    Obrigada

    • Olá Jaglid

      provavelmente você mora em região de mata atlântica, mas não sabemos bem em que região do Brasil.
      Trata-se de um dos biomas mais ricos em diversidade de espécies. Você tem muitas possibilidades de plantio.
      Sobre as frutíferas existem as diversas espécies da família das myrtaceas: pitangueira, grumixama, uvaia, cerejeira-do-rio-grande, cambuci, cambucá, cabeludinha, gabiroba, araçá.
      Também existem as figueiras nativas como a branca, que com suas raízes muito vigorosas ajudam a segurar o solo evitando a erosão, no entanto, precisa avaliar a distância de construções.
      tem também a embaúba e muitas espécies de palmeira como principalmente o juçara, se for na região sul/sudeste.

      esperamos ter ajudado
      estamos a disposição
      bom plantio

  57. Bom dia!!
    Gostaria de uma indicação de uma árvore para ser plantada na calçada, que fizesse uma boa sombra, mas que as raizes não destruíssem a calçada ou a estrutura da casa. Moramos no Nordeste (joão Pessoa).Obg!!!

    • Olá Liliane

      Agradecemos o seu contato e interesse
      muitas são as árvores existentes para plantio em calçadas. Recomendamos que sempre siga algumas regras:
      – cuide para ter um canteiro de no mínimo 1m² para o melhor desenvolvimento da raiz das árvores, permitindo que elas recebam água e nutrientes
      – canteiros sem muretas, na altura / nível da calçada, para que a água da chuva corra pela superfície do concreto e encontre permeabilidade onde as plantas precisam dela
      – escolha sempre espécies adequadas para a largura da calçada que você tem e também a altura quando adulta mais interessante
      – prefira espécies nativas do bioma onde você vive, pois elas são preferidas por toda a fauna e também mais adaptadas ao local
      – conhecer espécie para saber mais sobre as características da árvore, como por exemplo: se perde muitas folhas. Nutrientes do solo são criados a partir da decomposição de folhas, flores, frutos e outras partes das plantas que caem no chão. Estes elementos quando se decompõe são um ótimo fertilizante e alimento importante para as plantas, garantindo ótima qualidade de solo. Se está caindo sobre a calçada, o melhor a fazer é recolher e colocar tudo nos canteiros para que aconteça a compostagem natural.

      Algumas espécies que são nativas da sua região:
      – nosso querido pau-brasil (vai se desenvolver muito bem e feliz)
      – cajueiro
      – mangaba
      – tucum, buriti, dendezeiro (palmeiras)
      – embaúba
      – ipês
      e muitas outras espécies nativas da mata atlântica que adoram umidade e altas temperaturas

      bom plantio

  58. Boa noite,
    Moro em Extrema MG(Sul de minas).
    Gostaria de uma dica de quais arvores sao indicadas para esta regiao.
    Gostaria de arvores com flores e sombreiros

    • Olá Denis como vai? Agradecemos por acompanhar nosso blog e participar com suas dúvidas. Você tem muitas espécies de árvores adaptáveis e nativas da região que podem ser selecionadas. É importante avaliar a altitude do seu terreno selecionando principalmente espécies de:
      – Floresta Estacional Semidecidual: vegetação que se adapta a período de intensas chuvas de verão, seguidas por estiagens acentuadas e temperaturas médias inferiores a 15ºC.
      – Floresta Estacional Semidecidual Montana: floresta de altitude entre os 500 até 1500 m.
      aroeira, guatambu, embaúba, algumas espécies de ipê, copaiba, peroba, sangra-d’água, araribá, falso-mate e muitas outras.
      Recomendamos que procure lista de espécies nativas na secretaria do meio ambiente de sua cidade e também em listas de projetos de pesquisa online na internet, pois a região de Extrema já tem sido alvo de pesquisa intensa na área de reflorestamento. Sucesso no plantio

  59. Olá entres tantas pergunta também quero faser uma qual seria amelhor árvores para prantar na beira de um Rio pois o terreno é arenosos e está virando sò em erosão de preferências se fosse frutifica eu morro no estado de Rondônia Obrigado

    • Olá Olindo

      Você mora na região do bioma Amazônico, com manchas de cerrado. Um território muito irrigado, os rios originalmente ocupavam a maioria das áreas nesta região. O ideal é você procurar espécies de árvores e palmeiras nativas. Como a samaúma, as castanheiras, o açaizeiro, a seringueira. Qual espaço você tem disponível para o plantio? Quanto mais árvores nativas da região e mais diversidade de espécies, mais aves e outros lindos animais de nossa fauna brasileira você irá atrair para o ambiente. Bom plantio

  60. Tenho muitos pinheiros, já bem grandes na minha casa, e o solo parece seco, mas eles são bem fortes e São bem espaçados um do outro, gostaria de plantar árvores junto aos pinheiros, quais árvores poderia plantar que poderiam brotar nesse ambiente!

    Desde já agradeço

    • Olá Melina, seria importante saber onde você tem o terreno, ao menos a cidade ou se você puder descobrir e identificar o bioma original da localidade. Os pinheiros se adaptam bem pois suas raízes são profundas e eles buscam fonte de água na profundidade do solo. Provavelmente recomendaria pinheiros nativos, mas sem saber a região de plantio é difícil avaliar. Aguardamos mais dados para poder lhe indicar de maneira adequada. Agradecemos sua presença em nosso blog

  61. Ola Boa Tarde,

    Estou fazendo um pergolado de madeira ao lado da minha piscina, e quero plantar uma trepadeira para sombrear, gostaria de saber se as Bougainvillea é indicada, devido estar próxima a piscina e calçada. Meu medo é quanto as raízes forçarem essas áreas. Ou se vc tem outra especie a me indicar. Lembrando que meu clima é amazônico.

    Grata,

    • Olá Gercilene, agradecemos sua presença e participação no blog com sua dúvida.
      A primavera tem duas espécies mais comuns de encontrar comercialmente, mas é bastante difícil fazer a distinção entre elas. Uma seria de crescimento um pouco menos vigoroso que a outra. No entanto existem inúmeras espécies de trepadeiras nativas para ocupar o pergolado perto da piscina como o cipó-de-são-joão, flor-de-são-miguel e alamanda. Esperamos ter te ajudado. Tenha um ótimo plantio

  62. Olá, bom dia!
    Eu ganhei 6 pés de Manacá da Serra e gostaria de saber: qual a distância mínima entre eles que eu posso plantar?

  63. Olá! Amei as informações e dicas, moro em Ouroeste, interior do estado de São Paulo (região Noroeste), e gostaria de uma ajuda: amo ipês, e gostaria de saber se posso plantar no meu quintal? Tenho um terreno de 11 x 23 (fundo), e imagino um ipê florindo no fundo da minha futura casa… ainda não nada construído, somente em imaginação, mas o ipê, branco ou amarelo ou roxo ou rosa, é o marco do projeto… Então, voltando a pergunta, posso incluir no futuro projeto? Qual especie adequada (branco, rosa, amarelo ou roxo)? Alguma sugestão?! Obrigada!!!

    • Olá Liliani, que lindo sonho, esperamos que possa logo colocá-lo em prática e viver esse contato inspirador com a natureza em sua nova casa. Com esse espaçamento quase todas as espécies de ipê são adequadas, as raízes não provocam problemas estruturais. As espécies Handroanthus impetiginosus (rosa) e Handroanthus chrysotrichus (amarelo) são as de menor porte, com cerca de 10 a 15m quando adultas, as outras espécies comuns comercialmente possuem cerca de 30m quando adultas. O ipê-branco (Tabebuia roseoalba) teria uma altura interessante para seu espaço também. Esperamos ter ajudado, ótimo plantio

  64. Estou com um projeto de paisagismo para o Estado de Roraima e este pede o plantio do manacá. Este tipo é adequado para este Estado da região Norte?

    • Olá Kellen

      a principio não exatamente, mas acontece que muitas vezes os nomes populares das árvores e plantas são os mesmos para muitas espécies de plantas diferentes. É importante você conseguir o nome das árvores por meio de nomes científicos e não os nomes comuns, assim poderá saber exatamente de qual espécie estão falando e poderá pesquisar se realmente é nativa do bioma predominante em Roraima, que fica na região Amazônica. Boa sorte

  65. Bom dia gostaria de uma dica de arvore de pequeno porte mas de crescimento rápido para sombrear a frente da minha casa! a casa tem um recuo de 10 metros! na calçada já tenho um jacaranda mimoso plantado que tá com +/- 1,5 metros de altura! só que acho que preciso de uma arvore pequena pra ficar mais próximo da casa.. meu terreno é de 6 metros de largura! a casa tem um recuo de 10 metros e ja tem um jacaranda plantado na calçada

    • Olá John, como vai? Agradecemos sua presença e participação em nosso blog.
      Para combinar com o jacarandá pode escolher uma árvore nativa de flores amarelas como o ipê da espécie (Handroanthus chrysotrichus) que tem o porte pequeno, ou algumas opções de árvores do gênero Cassia ou Senna como a Senna multijuga. Aroeira pimenteira é uma ótima possibilidade também.
      Você ainda pode optar por palmeiras nativas e ainda frutíferas como o cajueiro.

      Esperamos ter ajudado. Tenha um ótimo plantio!

  66. moro na região metropolitana de Fortaleza – CE,
    Bom dia gostaria de uma dica de arvore de pequeno porte mas de crescimento rápido para sombrear a frente da minha casa! a casa tem um recuo de 10 metros! na calçada já tenho um jacaranda mimoso plantado que tá com +/- 1,5 metros de altura! só que acho que preciso de uma arvore pequena pra ficar mais próximo da casa.. meu terreno é de 6 metros de largura! a casa tem um recuo de 10 metros e ja tem um jacaranda plantado na calçada

  67. Olá,sou portuguesa, tenho uma vivenda no meio rural,Construí um muro e plantei uma pequena árvore( Pseudotsuga canadensis) junto a um muro
    .Já está com 3 metros e tem 7 anos. Todos os anos corto mais ou menos 15 cm ao ápice terminal da árvore.
    Será que ela crescerá muito e derrubará o muro?
    Devo cortá-la muito mais?
    Agradecia que me respondesse a estas questões.
    Obrigada
    Iracema Vasconcelos

    • Olá Iracema, agradecemos sua visita ao blog e participação.
      Como trata-se de um pinheiro/conífera eles tendem a ter raízes profundas que não levantam muros ou calçadas, mas no entanto, se a raíz estiver sufocada com concreto, sem acesso a água e nutrientes ela pode se comportar de maneira mais vigorosa para conseguir esses nutrientes por meio da raiz. Como você poda sempre a gema apical, ela tende a ficar mais controlada em seu desenvolvimento, pois a profundidade de suas raizes desenvolvem-se conforme existe necessidade de sustentação de seu corpo externo. Acreditamos que não terá problemas com o muro.
      Esperamos ter ajudado

  68. Olá! Estou procurando uma opção de árvore que eu possa plantar e, posteriormente, construir uma casa de árvore. Me indicaram a amendoeira. Essa espécie é ideal ou existe outra opção mais apropriada? Obrigada

    • Olá Jéssica.

      Linda intenção! Espero que possa realizá-la em breve!
      A amendoeira não é uma árvore nativa brasileira, mas realmente sua estrutura é muito boa
      Outras opções são os ingás, sapucaia – mas o tamanho do fruto pode ser uma questão para a casa da árvore, oiti, olho-de-cabra.
      Certamente existem muitas opções de árvores nativas, seria importante saber qual o porte dessa casa que presente construir, como planeja acessar a casa no alto e qual o espaço de plantio, o local para recomendar espécies nativas da região. Existem também as figueiras brasileiras que certamente são ótimas como opção.

      Esperamos ter ajudado
      Agradecemos a visita e participação no blog

  69. Olá! Parabéns pelo excelente trabalho! Estou residindo em São Borja, RS, divisa com a Argentina e recentemente comprei um terreno onde quero plantar algumas árvores frutíferas e outras para sombra (é uma região que faz muito frio e no verão é extremamente quente também). Gostaria se possível de algumas sugestões de árvores de crescimento rápido para esta região. Muito obrigado!

    • Olá Maycon

      agradecemos sua visita ao blog e interesse em conhecer mais para plantar
      este é o link de um site sobre a flora nativa do Rio Grande do Sul
      muitas espécies dessa lista estão presentes em outras partes do país
      e é importante você acessar as espécies – clique nos nomes em verde – para saber a distribuição delas em regiões mais próximas da sua cidade e conhecer detalhes de cada uma
      http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/index.php?pag=trees.php

      São muitas árvores, muitas frutíferas – procure os links das Myrtaceae, Annonaceae
      recomendamos muito o plantio da erva mate, araucária, angico, camboatã, cambará

      As aves e toda fauna vão agradecer esse plantio, e você terá um terreno maravilhoso

      Qualquer dúvida pode voltar a nos contatar

  70. Ola, boa, tarde, moro no nordeste e gostaria de saber que especie de arvore frondosa seria indicada para constituir um tunel de arvores em meu sitio. Sou leigo no assunto mas um apaixonado pela natureza e a beleza das arvores, grato pelo auxilio.

    • Olá Jacksanio, como vai?
      Esse túnel ficará muito bonito. Qual região, ou cidade do nordeste que você fica?
      Queremos lhe indicar espécies nativas da sua cidade preferencialmente, por isso perguntamos!
      Tenha uma ótima semana

  71. Boa tarde,
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de plantar um pe de fruta de conde em um jardim na frente da minha casa, ao lado do muro divisa com vizinho. Gostaria de saber se essa arvore possui raiz pivotante ou se suas raizes poderiam destruir a calcada da minha casa e afetar o muro. Existe uma distancia minima para planta-la nesse caso ?
    Obrigado,
    Valdir

    • Olá Valdir

      esta árvore não possui raizes vigorosas que podem destruir muros e calçadas, no entanto, é importante entender que árvores são seres vivos e precisam ter acesso à água e nutrientes para viver. Árvores se alimentam principalmente por suas raízes, quase que totalmente, por isso o local de plantio deve sempre prover área permeável de solo, sem sufocar com concreto e calçada, se possível sempre maior que 1m² de ára em torno do tronco e sem muro, manter o nível da calçada. Isso permitirá que a água que corre na época de chuvas sobre o concreto encontre solo permeável junto das raízes e folhas secas podem ser colocadas nesse espaço permitindo que quando em decomposição gerem nutrientes para a saúde da árvore. Bom plantio

  72. Boa tarde !
    Em busca de informações sobre plantio de árvores em casa, encontrei seu site, li alguns artigos, gostei muito e, por isso, achei interessante enviar essa mensagem com algumas dúvidas.
    Estamos reformando nossa casa e separei um espaço para fazer um jardim. Depois, pensei em plantar uma árvore frutífera e, se for possível, algumas flores em volta.
    Nos sugeriram plantar uma jabuticabeira. Mas, como não gostamos do fruto, não pensamos nessa possibilidade.

    Na verdade, gostaria de plantar uma árvore de Fruta de Conde e esse espaço fica na frente da nossa casa, próximo à parede da sala e ao muro que faz divisa com a casa da vizinha.
    Inclusive, abaixei a janela, para que possamos admirar esse jardim de dentro da sala.

    – Gostaria de saber se essa árvore tem raiz pivotante ou se possui raízes que possam se espalhar superficialmente, afetando o piso do quintal, muro ou mesmo a casa.

    – Caso seja possível plantá-la, poderia implantar uma árvore um pouco crescida ? Ou não, seria melhor um pequena muda ?
    Perguntei isso porque já peguei duas mudas, plantei-as em um vaso, mas não duraram muito tempo.

    – O terreno da nossa casa tem cor de barro… Será que essa árvore se adaptaria bem à esse tipo de solo ?

    – Existe uma distância ideal ou segura para plantar árvores desse porte ? Qual seria altura média dessa árvore ?

    Além desse, desejo plantar um limoeiro e/ou um pe de acerola.

    Seria possível conseguir isso, plantando-os em vasos ? Ou teria que plantá-los no chão ?

    Caso tenha que plantá-los no chão, suas raízes ofereceriam algum problema futuro como citei no caso do pé da fruta-de-conde ?

    Também gostaria de saber quais flores ou plantas devo ter em vasos para chamar passarinhos e borboletas ao nosso quintal.

    Tenho esse espaço (chão) na frente da casa e gostaria de ter vasos com plantas na entrada lateral e nos fundos da casa, utilizando até mesmo a laje do banheiro da piscina para fazer um jardim ou uma pequena horta.

    Assim sendo, agradeço qualquer dica.

    Desde já, agradeço por sua atenção, peço desculpas por tantas perguntas e fico aguardando uma resposta, se possível for.

    Valdir.

    • Olá Valdir,

      Sobre a fruta do conde fique tranquilo.
      Toda árvore prefere ser plantada direto no solo do que em vaso, no entanto se só tiver oppção de vaso precisa cuidar de adubar constantemente e cuidar da umidade.
      Acerola e Limoeiro não oferecem risco para as estruturas da casa. Pode plantar tranquilamente no chão

      Flores que atraem borboletas são as lantanas principalmente. Aves gostam de árvores frutiferas que você terá, mas eles preferem mais as nativas como a cerejeira-do-rio-grande, uvaia, araçá e também solo com folhas secas cheio de minhocas que encontram ciscando.

      Aves também apreciam flores de cipó-de-são-joão como trepadeira e flores Salvia splendens nos canteiros tb atraem

      esperamos ter ajudado

  73. Olá Bom Dia!!

    Arvore frutífera próxima a esgoto tem problema em relação aos frutos? Tenho um coqueiro e um pé de abacaxi bem próximo ao esgoto(Água do banho). Os frutos são saudáveis ??

    • Olá Alexandre, água de banho é considerada água cinza, o nível de contaminação é baixo, portanto não irá influenciar nos frutos. Esperamos ter ajudado
      Realizamos atendimento online gratuito à população com informações e feito continuamente, oferecendo direcionamento e orientação em todos os tipos de situação de cuidado e prevenção, identificação de espécies e indicação para situações de plantio.

      Caso tenha denúncias de maus tratos contra árvores e áreas verdes por favor acesse nosso formulário http://goo.gl/M3M8Xk

      Se você conhece uma árvore de pau-brasil você pode registrá-la aqui http://goo.gl/biiKCq

      Para ajudar a manter esses projetos gratuitos para todos instale o aplicativo OPolen em seu navegador (somente no computador) Chrome http://goo.gl/plVGGC e toda compra que você fizer em lojas online parceiras, ative o raio polinizador e ajude nossas ações sem colocar a mão no bolso

  74. Boa noite. tenho um pequeno sitio e pretendo plantar um corredor de arvores no beco de servidão. quero um corredor bonito, alinhado e com sombra. pensei em eucaliptos mas estes não ficam altos em demasia quando crescem? podem dar alguma sugestão? quanto tempo leva para atingir um tamanho adulto e quantos metros?

    Os detalhes:
    – fica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul,
    – largura do corredor – 5,50 m,
    – comprimento do corredor – 250 m
    – cerca de arame do dois lados,
    – área relativamente úmida em boa parte do ano,
    – em um dos lados passa um duto subterrâneo de fiações elétricas,
    – é chão batido, não há rede elétrica aérea nem postes.
    desde já agradeço,

    Julio

    • Olá Julio,

      o eucalipto não é uma árvore nativa brasileira, trata-se de uma árvore australiana. Rio Grande do Sul e o local que descreve é a condição ideal para araucárias, Araucaria angustifolia, se desejar ter muitas aves e muito pinhão por perto. Sim elas ficam grandes com cerca de 35 a 50m de altura mas suas raizes são bem profundas e dificilmente acontecem quedas quando plantadas em conjunto. A raíz delas inclusive não afetará a canalização da servidão, se houver, pois são pivotantes – crescem em profundidade dando sustentação para a altura delas. Elas levam cerca de 20 anos para atingir maturidade e produzir pinhas.

      Outras opções são o pinheiro-bravo, espécies em extinção também no país, mas presentes no sul. Ainda pode pensar no cambará, e muitas espécies da família das Myrtaceas, incluindo cerejeira-do-rio-grande, cabeludinha, grumixama… todas essas de porte menor e adoram um local com acesso a água.

      Esperamos ter ajudado
      Você pode também divulgar nossos projetos em suas redes.

      Realizamos atendimento online gratuito à população com informações e feito continuamente, oferecendo direcionamento e orientação em todos os tipos de situação de cuidado e prevenção, identificação de espécies e indicação para situações de plantio.

      Caso tenha denúncias de maus tratos contra árvores e áreas verdes por favor acesse nosso formulário http://goo.gl/M3M8Xk

      Se você conhece uma árvore de pau-brasil você pode registrá-la aqui http://goo.gl/biiKCq

      Para ajudar a manter esses projetos gratuitos para todos instale o aplicativo OPolen em seu navegador (somente no computador) Chrome http://goo.gl/plVGGC e toda compra que você fizer em lojas online parceiras, ative o raio polinizador e ajude nossas ações sem colocar a mão no bolso.

  75. Oi ganhei uma muda de aroeira pimenteira
    .Gostaria de plantar no meu terreno na calcada.Mas tenho mtas dúvidas será q ela fica mto grande ou pode rachar a calçada?por favor me ajudem obrigado

    • Olá Aline

      a aroeira-pimenteira é uma espécie de árvore indicada para plantio em áreas urbanas e calçadas. fique tranquila quanto ao porte quando adulta.Cuide para que o canteiro tenha no mínimo 1m² de área permeável para as raizes receberem água e nutrientes, e se possível sem mureta, para que a água que corre pela calçada possa entrar nessa áreas de permeabilidade do solo. Bom plantio

  76. Boa tarde ! Preciso da ajuda de vocês,pois construi um açude em meu sitio e preciso fazer o plantio de árvores em torno dele para conter a evaporação e também ajudar a manter a fauna e flora .Quais árvores devo plantar?Tenho medo que as raízes e a quantidade de muitas folhas possa atrapalhar o açude.

    • Olá Mauredir

      Cada região do país está conectada com um bioma, onde a vegetação é bastante diferente por exemplo, da Amazônia em relação à Mata Atlântica.
      Algumas espécies as vezes são encontradas em biomas diferentes, ou se não for a mesma espécie, muitas vezes o mesmo gênero botânico se comporta de forma similar quanto ao tipo de solo e volume de água. Por exemplo, o ingá, tapiá, sangra-d’água, jaboticabeira, palmeira-jerivá, palmeira-juçara entre outras.

      Esperamos ter lhe ajudado.

      Você pode também divulgar nossos projetos em suas redes.

      Realizamos atendimento online gratuito à população com informações e feito continuamente, oferecendo direcionamento e orientação em todos os tipos de situação de cuidado e prevenção, identificação de espécies e indicação para situações de plantio.

      Caso tenha denúncias de maus tratos contra árvores e áreas verdes por favor acesse nosso formulário http://goo.gl/M3M8Xk

      Se você conhece uma árvore de pau-brasil você pode registrá-la aqui http://goo.gl/biiKCq

      Para ajudar a manter esses projetos gratuitos para todos instale o aplicativo OPolen em seu navegador (somente no computador) Chrome http://goo.gl/plVGGC e toda compra que você fizer em lojas online parceiras, ative o raio polinizador e ajude nossas ações sem colocar a mão no bolso.

  77. Olá, meu nome é Geovanio Oliveira.

    Eu pretendo fazer o plantio de arvores no quarterão próximo a Capela que frequento na minha cidade, mas tenho algumas duvidas já que moro na região semi árida do Nordeste. Quais especies de arvores devo plantar?

    • Olá Geovanio, agradecemos muito seu contato e interesse em realizar o plantio de mais árvores!!
      Lembre-se sempre de no momento do plantio em calçadas ou praças deixar pelo menos 1m² de área permeável sem concreto ou piso em volta do tronco da árvore, permitindo que as raizes recebam água suficiente e se possível os nutrientes das folhas que perdem ao longo dos dias.

      As espécies para o semi-árido podem ser muitas:
      – aoreira, angico, juazeiro, umbuzeiro, cajueiro, ipê-amarelo, oiticica, braúna, barriguda, imbiriçu, jatobá, licuzeiro, ipê-roxo, mororó, umburana, mulungu

      Cada uma delas possui lindas cores de flores e lindas formas de copa, para deixar as ruas muito verdes, repleta de aves, fauna e muito mais vida e alegria para todos.

      Esperamos ter ajudado

      Cada região do país está conectada com um bioma, onde a vegetação é bastante diferente por exemplo, da Amazônia em relação à Mata Atlântica.
      Algumas espécies as vezes são encontradas em biomas diferentes, ou se não for a mesma espécie, muitas vezes o mesmo gênero botânico se comporta de forma similar quanto ao tipo de solo e volume de água. Por exemplo, o ingá, tapiá, sangra-d’água, jaboticabeira, palmeira-jerivá, palmeira-juçara entre outras.

      Esperamos ter lhe ajudado.

      Realizamos atendimento online gratuito à população com informações e feito continuamente, oferecendo direcionamento e orientação em todos os tipos de situação de cuidado e prevenção, identificação de espécies e indicação para situações de plantio.

      Caso tenha denúncias de maus tratos contra árvores e áreas verdes por favor acesse nosso formulário http://goo.gl/M3M8Xk

      Se você conhece uma árvore de pau-brasil você pode registrá-la aqui http://goo.gl/biiKCq

      Para ajudar a manter esses projetos gratuitos para todos instale o aplicativo OPolen em seu navegador (somente no computador) Chrome http://goo.gl/plVGGC e toda compra que você

  78. Moro em são bernardo e preciso plantar 6 arvores da mata atlântica o espaço é pouco e perto do muro, pensei em palmeiras. Raizes curtas, tem perigo de dar problemas futuros na casa e muro? Arbusto é considerado da mata atlântica?

    • Olá Vilma

      recomendamos algumas outras árvores além de palmeiras nativas, que não irão prejudicar o muro ou construções:
      – cerejeira-do-rio-grande
      – uvaia
      – embaúba
      – palmeira-jerivá
      – palmeira-jussara
      – annonaceae (pinha, fruta-do-conde)
      – calliandra brevipes
      – ipê-amarelo
      – pitangueira

      lembre-se de deixar área permeável perto do tronco para que a raíz possa receber água e nutrientes
      ao menos 1m² por árvore é o ideal para a saúde das árvores

  79. Estamos construindo e gostamos da ideia de ser ambientalmente corretos, a casa fica entre duas árvores frutíferas, a mangueira que já tem uns 40 anos ou mais, uma parte da casa está abaixo de uma das mangueiras. A fundação da casa que do tipo estaca de concreto não encontrou nenhuma raiz de senhora árvore, e casa fica suspensa pelo menos uns 80cm do solo, onde todo tipo de instalação será aérea. Minha pergunta na base do que relatei e se perigoso se ter uma casa em baixo de uma mangueira dessas que deve ter pelo menos 30 metro de altura? Não nos importamos com as quedas das mangas pois a cobertura seria nesse caso do tipo a aguentar impactos.

    • Olá Elliank muito felizes com seu contato e cuidado ao projetar sua casa, deve ser linda a paisagem. A mangueira não deve causar problemas para a casa, ainda mais se vocês ao perfurarem para a fundação preservaram suas raizes. Mangueiras são bem resistentes, vide as senhoras árvores que vivem com mais de 150 anos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O cuidado que devem ter é observar sempre os galhos e a saúde dela, para verificar se está ótima. Durante a vida dela, alguns fatores inclusive em terrenos próximos de sua casa – se construírem um prédio por exemplo com subsolo – pode afetar a saúde dela. As podas se algum dia forem feitas de galhos devem ser bem feitas evitando feridas que possam adoecê-la. Tenha uma ótima morada junto das lindas árvores

  80. Olá,
    Moro no oeste de SC, perto do RS. Quero plantar uma árvore no meio do espaço que sobrou nos fundos da minha casa (da árvore até os muros dá uns 6 metros e até a casa também uns 6 metros), queremos sombra, vida! Pode ser árvore nativa, frutífera, … mas de um lado vai ficar a piscina (ela vai ficar há uns 2 metros da piscina), de outro lado vai ter a casinha alta do meu filho (daquelas com balanço e caixa de areia em baixo) e de outro lado fica as fossas de esgoto. Então seria bom uma árvore que fizesse copa e que as raízes não prejudicassem a piscina e as tubulações.
    Existe árvore assim? hehe. O que vocês indicam?
    Muito obrigada.
    Lilian

    • Olá Lilian como vai? Existem muitas opções para sua situação. A grande maioria das árvores não possui raizes vigorosas. O mais importante é deixar toda essa área gramada, permitindo que a árvore receba água e nutrientes sempre que chover e quando ela vir a perder folhas, flores, frutos para nutrir o solo com a decomposição desses elementos. Sugiro as Myrtaceae que atraem muitas aves como a cerejeira-do-rio-grande, grumixama, araçás. São lindas na textura da casca, e dão frutos saborosos.
      Ótimo plantio!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s