Dia Nacional do Café – 24 de Maio

Com o friozinho cada vez mais freqüente, o café é sempre uma ótima companhia! Aproveitando o seu dia especial nesse mês, vamos saber um pouco mais sobre o arbusto que nos fornece o grão desta bebida e ritual tão apreciado pelos brasileiros e muitos outros países e culturas no mundo. O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta e possui formas diferentes de ser consumida em cada país.

O cafeeiro (Coffea sp.) é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea, da qual se conhecem 103 espécies e de onde se colhem sementes, o café, para a preparação da nossa mais conhecida bebida com princípio estimulante – a cafeina. O Brasil atualmente é o maior produtor e exportador mundial de café.

Considera-se que o cafeeiro seja originário da Etiópia onde ainda hoje ocorre in natura. Sua cultura é explorada por pelo menos 25 anos e é um forte arbusto ou árvore pequena que chega facilmente a uma altura de 3-3,5 m. Suas folhas, onduladas possuem cor verde-acinzentada quando jovens. As flores brancas e perfumadas surgem em grande quantidade tornando-o também uma planta ornamental. A florada é a fase mais importante do cafeeiro. Ocorre geralmente, entre Setembro e Novembro quando cada galho se torna um bouquet branco com cheiro de jasmim. Alguém já presenciou esse espetáculo?

Seus frutos são de forma ovalada, nascendo verdes mudando para vermelho e depois preto, de acordo com as fases de maturação. Contém geralmente duas sementes envoltas por polpa branca, adocicada. Quando torradas, suas sementes moídas produzem o pó de café.

Andando pelas ruas de São Paulo, no bairro de Higienópolis, encontrei um pé de café que cresceu em um espaço limitado junto de um alfeneiro e coroas-de-cristo. Ele já está na fase de maturação dos frutos, não tive a oportunidade de ver sua floração. Abaixo algumas imagens desse pé que convive com o ritmo e a poluição louca do centro da cidade!

Se você prestar atenção talvez encontre um pé de café no caminho que você faz todos os dias para casa, trabalho, escola… Quem sabe você não encontra algum carregado de frutos e coleta sementinhas para secar e germinar?!

Um ritual esotérico sobre o café é a leitura da borra – cafeomancia, que acreditam revelar informações sobre o futuro daquele que saboreou a bebida. Estas e outras informações sobre tipos de café, o café e a nossa saúde e a história do café podem ser conferidos no site da Associação Brasileira da Indústria do Café.

Na cidade de São Paulo, que cresceu e se desenvolveu economicamente principalmente pela cultura extensiva do café, podemos conhecer pessolamente a MAIOR PLANTAÇÃO URBANA DE CAFÉ DO BRASIL, no Instituto Biológico! Vale a pena a visita!!

———————-

Aqui duas matérias sobre café:

3 Respostas para “Dia Nacional do Café – 24 de Maio

  1. Gostei da matéria sobre o Café.
    faltou um comentário de como prepara-lo. Ai vai:
    05 colheres açúcar; 800ml água ( deixar no fogo até começar a ferver); 03 colheres de pó de café. Acrescentar açúcar à gosto. Bom proveito.
    Grato

  2. Se ainda ficar com vontade de tomar um tinto, como eles carinhosamente chamam o café na Colômbia, cafeterias pela cidade de Armênia servem ótimas opções. Experimente circular pelas praças e se surpreenda com os quiosques, onde baristas arriscam até latte arts – desenhos no café usando o leite. A fama mundial de terem melhor café já é dos colombianos. Agora, a meta é crescer ainda mais a paixão do próprio povo pela bebida. E nós, brasileiros, podemos levar um pouco desse nosso amor pelo café para eles, não é mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s