Apreciar as Árvores – ensinamentos sobre a cultura do Hanami

O Brasil tem uma das maiores comunidades de imigrantes japoneses do mundo, principalmente na cidade de São Paulo. No Parque do Carmo, ao fim do Inverno podemos experienciar todos os anos a Festa das Cerejeiras admirando a beleza da floração de algumas variedades de Sakura e praticando um pouco da cultura do Hanami.

Neste momento, dia 21 de março, começou a Primavera no Japão – enquanto entramos no Outono – e simultaneamente a atenção de todos está voltada para a floração das cerejeiras em todo o país. Existe um site dedicado a apontar a previsão de floração no pais e indicar os melhores locais para visitar e admirar a floração. Veja na imagem que eles mostram as datas estimadas para a floração iniciar em 2015, a data de floração em 2014. Fazem um verdadeiro diário fiel do acompanhamento das floradas. O detalhe do botão fechado nas cidades mais ao norte é um charme muito especial da comunicação visual do site, indicando que as flores ainda estão em botão.

cherry

As prefeituras e parques, todos estão atentos para reportar o momento da florada e registrar ao máximo a beleza das estruturas reprodutivas –  flores das árvores do gênero Prunus, que são da mesma família das roseiras a ROSACEAE. Tem um site incrível  e mais outro site que apresentam mais de uma dezena de variedades de SAKURAS encontradas nos parques e ruas das cidades japonesas. Existem cores e quantidade de pétalas para todos os gostos! Amarelas, brancas, rosa-claro, rosa-choque… Cerejeira-chorão, sakura-de-chão e muito mais.

Este tipo de sensação em relação a florada das árvores é uma das práticas culturais que o Instituto Árvores Vivas mais acredita ser valiosa e importante de ser multiplicada. Já imaginou se todos no país pudessem coletivamente avisar quando as paineiras, quaresmeiras, mulungus, ipês e tantas outras lindas árvores de nossa flora estão floridas? Gostou da idéia? Ao longo deste ano lançaremos o projeto Guardiões das Árvores e todos poderão colaborar com este movimento.

flor de cerejeira

Por fim, a previsão dos dias de floração é incorporada nas previsões de clima e dia-a-dia as notícias dos novos pontos de floração são divulgados em programas de rádio, Tv e jornais em todo pais e no mundo. Veja um site com as datas de floração aqui. Terminamos este post com um slide de fotos da nossa visita ao bosque das cerejeiras do Parque do Carmo em 2014… Já estamos ansiosos pela floração deste ano!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 Respostas para “Apreciar as Árvores – ensinamentos sobre a cultura do Hanami

  1. Gosto muito do blog! infelizmente ainda não consegui participar dos eventos, mas não perco a esperança e a vontade… Gostei muito do filme que passou no Living TV, dos laboratórios Aché. Espero que voces sempre renovem as informações lá também (vou a muitas consultas com minha mãe, la na Santamalia da R. Herminio Lemos). Parabens pelo trabalho e pelo blog!

    • Olá Terezinha, ficamos felizes com o seu comentário em nosso blog e por recomendar nossa missão. Esperamos poder encontrá-la em breve em uma das nossas atividades. Tenha um ótimo dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s