Árvores Especiais

ÁRVORES ESPECIAIS NAS NOSSAS VIDAS

Nesta página convidamos todos nossos leitores a compartilhar histórias, imagens e momentos marcantes que vivenciaram com alguma árvore.

Enviem suas imagens e depoimentos para arvoresvivas@gmail.com com o assunto Árvore Especial que teremos muita alegria em publicar.

  • Memória da infância ou outro momento da vida,
  • Lembrança de um amigo ou parente,
  • Vivência com as árvores que foi muito importante e especial
  • Árvore do caminho que chamou sua atenção

Este espaço também é aberto para todos que receberam uma muda de presente Árvores Vivas e querem compartilhar onde plantaram sua muda, como ela está se desenvolvendo e tirar dúvidas sobre cuidados e plantio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As Minhas Árvores
“É setembro.
 
Triplo sentido nos faz escrever este texto.
 
Primeiro comemorando o Dia da Árvore, segundo a chegada da Primavera e terceiro prestando uma homenagem às essas Sete
 
Copas  ricamente frondosas existentes em frente à casa da família Santos. Lindas e respeitadas como árvores gigantes, as maiores da rua, cujas sombras têm abrigado garis nas horas de almoço bem como transportadores que ali estacionam seus caminhões para um rápido descanso. Essas árvores se tornaram muito necessárias à vida dessa família porquanto refrigerava do calor a grande área residencial.
 
Plantadas pelo casal e agora sua história já remonta 25 anos.
 
No momento que escrevo este texto já sinto saudades, porquanto de agora em diante nos separaremos, pois faremos morada em outro endereço, porém carregamos conosco não somente suas fotos, mas muitas lembranças que de tanta emoção nos faz sentir criança.
 
Elas chamam muita a atenção, pois todos os anos durante o outono roubam a cena com suas folhas amareladas cobrindo o chão.
 
Daquela rua são as mais altas, mais robustas, encorpadas de copas fechadas oferecendo abrigo para muitas ninhadas. Pela manhã e à tardinha seus galhos vergam-se suportando o peso das ararinhas, sabiás, bem-te-vis, tesourinhas, pardais e muitas outras aves que em cantoria nos trazem vida e poesia todos os dias.
 
É preciso salientar a importância da presença de árvores na arborização urbana, porque além de embelezar o ambiente, melhora o oxigênio do ar, proporcionando qualidade de vida para as pessoas. As árvores também servem na conservação da biodiversidade, como refúgio e provisionando alimento para os consumidores primários, que são os pássaros e insetos. Além do mais quando as plantamos estávamos contribuindo, porquanto todo homem precisa ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore.
 
Para mim foi gostosa a experiência, o doce sentir de plantá-las e formar a criança, desenvolver o amor, promover a esperança e contribuir com a natureza, usufruir de sua companhia, aprendendo e ensinando como educadora sempre disposta a dar as mãos e saber que não estamos sós, porque existe algo sublime dentro de nós.
 
Espero que essas Sete Copas continuem no seu local por muito tempo sendo conservadas pelo novo proprietário.
 
Na primavera é natural sentirmos o delírio de maior aproximação com a beleza do verde, as lindas cores de todas as flores.
 
Neste encontro refugio meus sonhos e como os pássaros, lavo minha alma na leveza da paz e vou transpondo o tempo admirando a vida cheia de amores.”
Maria Loussa
 
Estas árvores ficam na cidade de Goiânia – Goiás – Brasil

________________________________________________________

carambolas

DCF compatable JPEG Img

Mariana Santos compartilha com todos os visitantes do Blog como foi encontrar esse pé de carambolas:

“Gosto de caminhar nas ruas e apreciar a força da natureza diante de cimento, dureza e velocidade da cidade de São Paulo.
Especialmente me chamou a atenção, num dia em que saia do trabalho, na Vila Madalena, este pequeno exemplar de um pé de carambolas com vários pequenos frutos em crescimento. Sempre passava por esta árvore, mas nem podia imaginar que se tratava de um pé de carambolas. Agradeço a quem a plantou ali e me proporcionou ver, pela primeira vez, um exemplar com frutos em formação.”

____________________________________________________

” Todo início de ano quando passo em Piratininga(região oceânica de Niterói) visito meus “filhos” abandonados! Explico… Uns 13 anos atrás fui surpreendido ao ir a praia com minhas filhas por uma ressaca que trouxe centenas de “embriões de mangue” para a areia… Assim, munido de um balde, de 230 “embriões” de mangue e duas filhas,  fui para a Lagoa de Piratininga praticar aquilo em que acredito: Ecologia ativa e cidadã e educação pelo exemplo! Plantei todos 230 embriões e consegui, uma alergia de pele pelo contato com as águas containadas da referida lagoa… Mas, ao todo vingaram, desse primeiro evento, pelo menos 8 pés de mangue vermelho (Rhizophora mangle).
Ao longo desses anos acompanho meus “filhos” e a comunidade biológica que se formou junto com eles. Antes, a orla da lagoa nesse ponto era cheia de lixo, moscas e pouquíssima biodiversidade… Hoje, lá existe uma população de caranguejos “chama-maré” e “uçás” vivendo na sombra do mangue e entre suas raízes. É muito bom pode fazer alguma coisa além de apenas reclamar, não acham? Com o passar dos anos fiz novos plantios e me surpreendi em ver que pés de mangue-branco (Laguncularia racemosa) se juntaram na competição por espaço na beira da Lagoa.
O problema é que 3 anos atrás, ao fazer minha visita anual ao local, encontrei o maior pé de mangue-vermelho (de 13 anos) criminosamente queimado por alguém que teve a brilhante ideia de ” queimar lixo” na orla da lagoa! A ignorância é, certamente, a causa da miséria mental e econômica! A sorte é que desse pé mais antigo eu já tinha tirado muitos outros embriões e plantado no mesmo trecho. Portanto, acho que já posso me considerar “avô” de vários pés de mangue.
O mangue-vermelho me faz, ainda hoje , me sentir conectado à infância das minhas filhas do primeiro casamento. E toda vez que retorno ao local, rejuvenesço ouvindo, no fundo da memória, os “risinhos” das minha filhas queridas.
Eu, o mangue -vermelho somos “velhos parceiros” ! Rhizophora mangle, minha árvore especial!
Abraços – TitoTortori”

mangue_vermelho_queimado Tito_giovana_manguevermelho

—————————————————————————-

Meu Pé – de – Jatobá
“Desde que me conheço por Élen, lembro que sempre dei valor ao contato com a natureza, desde, criancinha minhas brincadeiras favoritas eram fazer bolinho de terra, escorregar na ladeira de barro, fazer tempero de folhas, perfume de flores e pegar animais na rua pra cuidar. Lembro que quando eu tinha sete ou oito anos eu levei girinos pra casa, porque eu queria ter sapos!
 
O tempo passou e esse sentimento pelo meio ambiente só aumentou.
 
Quando eu tinha 15 anos mudei para a casa onde moro hoje, com um enorme quintal com jardim cheio de flores e árvores aparentemente antigas. E como sempre gostei de subir em árvores resolvi subir na mais alta do quintal e passava muito tempo por lá – já dizia minha avó que eu era a “macaca-branca”. E já que gostava tanto de subir em árvores, por que não fazer uma casinha na árvore?
 
Foi com ajuda do meu primo que construímos a casinha no pé- de –jatobá, com todo cuidado para não cortar nenhum galho. Subimos madeira por madeira pela escada e enfim a casinha ficou pronta. Todos os dias depois da escola eu subia lá e passava horas, cheguei a levar alimento pra não ter que descer. Tinha decoração de pássaros feitos de madeira e tapete na entrada. Ficava no balanço da árvore e ouvindo o sopro do vento por horas, era como calmante. Bons tempos!
 
Hoje quase 12 anos depois da construção, lembro-me da minha casinha na árvore com muita saudade e fico feliz por ter tido esta oportunidade e por ter até hoje um “quintal verde”, com visita diária de aves e a sombra deste especial Pé- de – Jatobá.
 
Seja a mudança que deseja ver no mundo. Namastê!”
 
Élen Soares – Bióloga

Rui Othon encontrou-se com o pau-furado veja o depoimento e fotos abaixo!

“Em meio a selva de pedra o verde ainda vive,
São oito mil hectares de mata atlântica,
mata exuberante,
a minha, a sua,
a nossa mata nativa ainda abriga lugares mágicos;
daqueles que somente um passado distante
em tempos perdidos poderíamos encontrar.
Naquele cântaro de águas límpidas;
o espírito da floresta ainda vive,
o verde ainda pulsa,
a suçuarana ainda caça sem medo, ininterrupta.
Aquele abrigo de índios, perdidos em histórias inquietantes,
com sua pele tingida e rubra, passo a passo procura abrigo.
Mas aonde está?
Será o fim da sua magia milenar?
Certamente que não, ela ainda está lá;
presa, cravada no sangue e na alma daquela floresta.
Que talvez a ironia do destino resolveu preservar.
É com muito prazer meus amigos que lhes apresento esse ceboleiro
ou pau furado como quiserem chamar.”

————————————————————————-

Sapucaia do Tarcísio e da Mônica - apaixonados por árvores - eles cuidam dela com muito carinho, e espalham os ensinamentos sobre a importância das árvores no Sul da Bahia em Sapucaia do Sul

Sapucaia do Tarcísio e da Mônica – apaixonados por árvores – eles cuidam dela com muito carinho, e espalham os ensinamentos sobre a importância das árvores no interior da Bahia

____________________________________________
Renan Carro – “Adoro as árvores e estou  sempre plantando, adoro as Paineiras pois são lindas de verdade. Estou disposto a plantar árvores é só me chamar ou podemos fazer uma reunião com todos que gostam de árvores e esta reunião pode ser em alguma praça e cada membro da reunião tem que levar uma muda para que possamos além de conversar sobre as mesmas plantar também. Estou mostrando uma painera na foto que está no parque Previdência na zona oste de SP.”

_______________________________________________

A professora Lilian Marcondes compartilha com todos uma linda história:

“Na escola onde trabalho, tem um pé de jabuticaba que por anos faz história. Quem passou leva a saudade de subir no pé e comer as jabuticabas na hora. As aulas muitas vezes são ministradas em cima do pé, onde eles aprendem na prática o que é folha, semente, caule, tronco, etc. Fazemos piquenique embaixo da árvore, as leituras de textos e explicações de ciências! Nossa sala de aula é uma jabuticabeira!!!”

brincando com a jabuticabeira amiga

brincando com a jabuticabeira amiga

sala de aula preciosa, acolhedora e sustentável!

sala de aula preciosa, acolhedora e sustentável!

piquenique inspirador e repleto de alegria

piquenique inspirador e repleto de alegria

————————————————————————————-

A grande amiga Sandra Siciliano, conhecedora profunda das energias das árvores e natureza, e como elas nos auxiliam em nossos processos de vida,  nos presenteia com lindas árvores especiais!!

“Estas são as arvores especiais de minha vida. Afícus é visível de minha janela da sala e todos que entram em casa ficam maravilhados. A outra arvore é um ipê roxo que fica na rua de trás de minha casa, quando preciso de informações sobre alguma árvore e está difícil, entro em contato com este ipê e as informações chegam. O IPÊ-roxo é considerada uma mestra divina por todos os xamãs da América do Sul. Sempre que precisam de informações o ipê responde de alguma forma.”

Ficus elastica - recebe as visitas na casa da Sandra

Ficus elastica – recebe as visitas na casa da Sandra

destaque para uma das árvores que mais sabe receber e acolher os convidados!!

destaque para uma das árvores que mais sabe receber e acolher os convidados!!

ipê-roxo com sua espetacular floração em junho - sempre muito sábio!

ipê-roxo com sua espetacular floração em junho – sempre muito sábio!

————————————————————————————–

Ana Cristina de Souza compartilha o carinho pelas lindas palmeiras, os buritis do Maranhão!

“Minhas queridas companheiras de viagem, elas me deram sombra, carinho, inspiração e compartilharam amizade. Estavam por todos os lados da cidade, sempre com uma presença marcante. Ah buritis de Santo Amaro do Maranhão, vocês presenciaram e fizeram parte dos momentos mais especiais e felizes da minha vida.”

carnaubeiras de Santo Amaro do Maranhão - foto de Ana Cristina de Souza

buritis de Santo Amaro do Maranhão – foto de Ana Cristina de Souza

——————————————————————–

mudinha de macieira que Manoel cuidade desde a semente

mudinha de macieira que Manoel cuidade desde a semente

pessegueiro recém germinado - foto de Manoel

pessegueiro recém germinado – foto de Manoel

Manoel visitou nosso Blog e ficou muito contente em encontrar mais pessoas que amam e cuidam das árvores e verde do nosso planeta. Ele gosta tanto da natureza que está germinando em sua casa sementes de árvores frutíferas como a macieira e o pessegueiro das fotos acima!

“Meu pessegueiro bem novinho só tem 1 semana de vida,quando cuido das minhas plantas me esqueço dos problemas é uma verdadeira terapia..E a minha muda de macieira, tão linda né! eu já estou plantando outra semente  pra fazer compania pra ela.. Um abraço para todos do arvoresvivas”

Aqui também replico o comentário que ele deixou no blog e que nos emocionou tanto: Eu amo muito pessegueiros, coloquei umas dez sementes na geladeira para a quebra de dormencia elas deram raiz já dentro da geladeira com 27 dias ai passei para terra, as mudinhas tem em torno de 4 centimetros e são lindas, agora vou acompanhar o crescimento do meu pessegueiro, também tenho uma muda de macieira tem 8 meses e está bem grandinha ums 50 centimetros, também tenho 3 cerejeiras do japão dão uma florada linda elas tem 2 anos, ano que vem já devem estár dando flores.. Moro em Quissamã cidade que fica no norte do estado do Rio de janeiro,e tenho 15 Anos.”

Desejamos que a cada dia que mais pessoas possam cuidar e respeitar a vida assim como o amigo Manoel!

———————————————————————–

Árvore prefeirda do Cerrado do fotógrafo Dorival Moreira

Árvore prefeirda do Cerrado do fotógrafo Dorival Moreira

árvore preferida do fotógrafo Dorival Moreira localizada em CUMURUXATIBA - BA

árvore de mangue preferida do fotógrafo Dorival Moreira localizada em CUMURUXATIBA – BA

Esta é uma das minhas árvores preferidas para fotografar, é uma árvore de mangue que está solitária naquele lugar, na maré cheia ela fica quase inteira submersa, eu a fotografo muito porque fica na frente da minha casa.” – Dorival Moreira

——————————————————————————-

Periquito com flor de eritrina no bico, próximo dos frutos de um alfeneiro - foto de Leda Maria Lucas

Periquito com flor de eritrina no bico, próximo dos frutos de um alfeneiro – foto de Leda Maria Lucas


“A eritrina traz-me lembranças de quando entrei em uma nova fase de minha vida, que foi quando iniciei a faculdade de Letras na PUC e comecei a trabalhar no IBGE. Todo o grupo contratado para a PME (Pesquisa Mensal de Empregos – no início da pesquisa) foi participar de um treinamento, no mês de agosto, em Atibaia. E lá foi que pela primeira vez notei a existência desta árvore no contraste das cores verde e vermelho num céu muito azul de cidade do interior. Esta imagem eu fiz no jardim do prédio onde moro em junho ou julho de 2009.” – Leda Maria Lucas

—————————————————————–

falsa-seringueira (Ficus elastica) / Um olhar pela janela - foto de Daniela Figueiredo

Por Daniela Figueiredo – julho 2010

“Desde que mudei para este prédio, a árvore me chamou atenção. Não só pelo tamanho e pela perspectiva que tenho dela da janela, do alto, mas pela dimensão que ela proporciona. Ela passa a sensação de uma energia forte, como uma guardiã que traz segurança, coragem, uma sensação de firmeza e ao mesmo tempo de proteção.
Os detalhes dela são incríveis, suas raízes vão além do espaço dando uma sensação de crescimento contínuo, que não se limita a um espaço. “

______________________________________________

Em 2007, quando apresentei o Árvores Vivas para o processo seletivo da Expedição Artemísia, distribui mudas de árvores entre os presentes! A Aline, era uma dessas pessoas e em seu blog, compartilha com todos a sua experiência com a pitangueira que levou para casa! É emocionante saber que as primeiras árvores que multiplicaram o sonho do Árvores Vivas estejam crescendo e dando frutos assim como o próprio empreendimento! Agradeço a Aline de coração por partilhar este depoimento tão especial!

LEIA MAIS SOBRE OQUE A ALINE VIVEU COM A PITANGUEIRA EM SEU BLOG – CLICANDO AQUI!

Pitangueira - Aline Mariane Ribeiro - Santa Bárbara d'Oeste

Pitangueira – Aline Mariane Ribeiro – Santa Bárbara d’Oeste

Uma cliente e grande amiga das árvores – Olympia – nos enviou uma triste notícia por ter visto numa loja que passou, mudas de pau-brasil jogadas e mal tratadas como se não valessem nada. Indignada comprou uma delas e logo plantou no canteiro do local que trabalha! Um lindo exemplo de atitude solidária as árvores que nos dão tanto! Outras duas, que também estão na mesma condição, pensa em colocar em um vaso enquanto crescem e se recuperam, junto com outras lindas 25 mudas que cuida em seu apartamento! Agradecemos muito de coração a ação e sensibilidade da Olympia, tão atenta e amorosa com o verde e as árvores!!! – contato feito via e-mail em 6 de setembro de 2009

pau-brasil plantado e se recuperando graças a Olympia que o salvou do esquecimento

pau-brasil plantado e se recuperando graças a Olympia que o salvou do esquecimento

local onde o pau-brasil foi plantado próximo do trabalho de Olympia, onde ela pode cuidar e sempre verificar se está tudo bem com a árvore

local onde o pau-brasil foi plantado próximo do trabalho de Olympia, onde ela pode cuidar e sempre verificar se está tudo bem com a árvore

“Ao abraçar uma árvore, me sinto recarregada! A troca de energia é muito forte!” – Andréa – GS1 Brasil

“As árvores são tão lindas aqui na Califórnia, como são vivas!” – Ana Cândida – Instituto Ecotece

árvore califórnia árvore califórnia 2

——————————————————-

Foto de Wiliam Comin

Foto de Wiliam Comin

Em viagem para Bragança Paulista, nosso amigo Wiliam Comin não deixou de notar este maravilhoso exemplar de ipê amarelo que estava em seu caminho! Como ele mesmo disse: “Não tem igual!”

————————

"Perdido nas estradas na Bahia me deparei com esta majestosa mangueira em um dos vastos campos pelos quais passei. Imperdivel uma viagem de carro pela Bahia em meio sua natureza!" - Jorge Rodrigues

“Perdido nas estradas na Bahia me deparei com esta majestosa mangueira em um dos vastos campos pelos quais passei. Imperdível uma viagem de carro pela Bahia em meio sua natureza!” – Jorge Rodrigues

————————–

Chantal durante seu intercâmbio nos Estados Unidos, sempre lembrou das Árvores e nos enviou um registro lindo, com seis imagens que documentam as fases e ciclos da árvore que habita a frente da casa onde morou! Agradecemos muito Chantal, por você compartilhar esse olhar tão precioso e sensível!

Primeira foto dia 23 de Março

Primeira foto dia 23 de Março

Segundo momento dia 4 de Abril

Segundo momento dia 4 de Abril

Terceira foto dia 22 de Abril

Terceira foto dia 22 de Abril

Quarto momento dia 25 de Abril

Quarto momento dia 25 de Abril

Quinta imagem dia 8 de Junho

Quinta imagem dia 8 de Junho

Sexto momento em 7 de Outubro

Sexto momento em 7 de Outubro

———————————————————–

Nossa grande amiga Kátia Sartorelli esteve recentemente em Natal, no Rio Grande do Norte e conheceu pessoalmente o MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO!! Ela Lembrou do Árvores Vivas na hora e nos enviou estas lindas fotos!!!

cajueiro - visto de baixo - foto de Kátia

cajueiro – visto de baixo – foto de Kátia

cajueiro - vista do mirante

cajueiro – vista do mirante

———————————–

No ínicio de Agosto de 2009, no Bosque das Cerejeiras, pudemos vivenciar o HANAMI – um espetáculo da natureza com as cerejeiras em flor!

Anderson, Lilia, Juliana e Luciano sob uma cerejeira Yukiwari no Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo - SP

Anderson, Lilia, Juliana e Luciano sob uma cerejeira Yukiwari no Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo – SP

—————————————

olhas de Gingko biloba na Bela Cintra em São Paulo - Foto de Luciano Ogura

Folhas de Gingko biloba na Bela Cintra em São Paulo – Foto de Luciano Ogura

“Um dia ganhei de presente uma visita surpresa até este Gingko resistente em São Paulo! Foi mágico quando percebi que o Luciano havia me levado especialmente neste local para mostrar essa maravilha de árvore.. Meus olhos brilharam e meu coração acelerou! Uma folha tão linda e árvore tão forte me encantou!” – Juliana Gatti Pereira

é uma das minhas árvores preferidas para fotografar, é uma árvore de mangue que está solitária naquele lugar, na maré cheia ela fica quase inteira submersa, eu a fotografo muito porque fica na frente da minha casa

57 Respostas para “Árvores Especiais

  1. Lembro muito bem do Jatobá que existe no Sitio em Piracicaba, nas minhas férias, quando pequeno, brincava de balanço em um dos galhos que a árvore me emprestava. Lembro também da Mangueira que ameaçava cair encima da casa devido ao terreno acidentado e das Goiabeiras que sempre ficavam carregadas, da Jabuticabeira que até hoje invade a estrada e tenta impedir a passagem de carros e do Limoeiro que fica estratégicamente posicionado em frente ao galpão do alambique.😉 Parábens pelo BLOG!

  2. Tenho muitas lembranças de árvores que marcaram minha vida. Adorava subir na laranjeira e ficar bem lá em cima, escorada em seus galhos, saboreando, com minha irmã, laranjas colhidas na hora. Na temporada de colheita de pitangas, lá estavávamos nós, colhendo as frutinhas vermelhas, e brincando de fazer sobremesa. Do mamoeiro, aproveitava os mamões para fazer picolé de mamão (invenção minha e de minha irmã). Fazíamos limonadas, colocávamos gelo e áçucar e convidava as visinhas para um lanchinho com bolachas Maria à sombra da parreira, que nos fornecia lindos cachos de uvas brancas e rosadas. No inverno, eram as bergamotas minhas frutas favoritas!!! Muitas vezes corria até a goiabeira, subia na árvore, colhia as goiabas maduras, descia da árvore, corria até a torneira, esperava a água refrescar, pois estava sempre quente do sol, e quando ficava geladinha, lavava minhas goiabas e as devorava uma a uma com muito apetite. Depois, farta de comer minhas frutas, me balançava em um balanço de madeira, amarrado com cordas na querida goiabeira. Depois meus pais construíram a casa nova, lá pelos meus 10 anos…e a laranjeira, o mamoeiro, o pé de pitanga, a maravilhosa parreira ao lado da casa e meu pé de goiaba foram sacrificados!!! Chorei muito!!! Sofri demais!!! Eram minhas amigas e companheiras!!! Conversava com elas quanto estava triste, como em “Um pé de laranja Lima” Ah!!! Saudades. Agora senti como se fosse naquele tempo. Ah!!! Que dor!!! Hoje viajo muito à Serra Gaúcha. Há imensas árvores. Escolho as maiores, convido minhas filhas, e a abraçamos com força, pedindo muita energia. E recebemos esse presente!!! É impressionante como sentimos aquela energia maravilhosa, que movimenta a vida!!! Vamos ajudar esse mundo a melhorar plantando árvores, incentivando o plantio!!! Hoje tenho plantinhas no apartamento…todos com nome: Sabrinha, Lurdinha, Priscila…e até um Cactos que apelidei de “Magrão”. Amei o projeto de vocês!!! Minha irmã éstá fazendo mestrado em Direito Ambiental. É palestrante na área. Ama o que faz. Preserva o meio ambiente, planta árvores, desenvolve projetos ambientais e os divulga para melhorar o mundo. Em sua casa da praia plantou muitas plantas, lindas…e árvores…todas crescendo com amor e carinho de uma MÃE!!! Amei o projeto de vocês, e quero distribuir mudas de árvore da felicidade a meus convidados e a toda a equipe de assessoria: garçons, fotógrafos, recepcionistas…e entendo que todos deveriam fazer o mesmo. Inclusive nas festinhas de Aniversário. Afinal… temos que salvar o Planeta!!! Abraço. Claudia Orci.

  3. Adorei realizar este trabalho de pesquisa sobre o Cinturão Verde e o Parque da Cantareira. Todas as pessoas envolvidas no projeto alunas da Fau Usp e profissionais do Parque da Cantareira e do Horto Florestal, sempre estiveram dispostos a me informar.
    Foi tão bom, que agora estou escrevendo meu projeto de pesquisa – “Microbacia da Zona Norte – estudo de caso área de enchente – córrego do Tremembé”, com a profa. Dra. Maria Assunção Ribeiro Franco e continuar com esta linha de pesquisa sobre a natureza na Zona Norte.
    Continuo viajando (pq sou docente em Santos) e sempre levo comigo mudas de árvores para ir plantando pelo caminho. Espero que todos façam o mesmo.
    Abraços e comam frutas é bom para a saúde.
    Monica Höera

  4. Olá Monica,

    Muito obrigada por sua visita ao blog! Fiquei muito feliz em receber
    seu comentário!
    Sempre lembro daquele peixe maravilhoso que você ofereceu para o
    grupo na sua casa… foi muito especial e cuidadoso da sua parte! ADOREI

    Depois divulgue seu projeto para nós! Adorei a dica do plantio pelo
    caminho das mudinhas…

    Um beijo

  5. Me lembro muito bem, eu e uma amiga adorávamos tirar fotos.
    Chamávamos um amigo que era aprendiz de fotógrafo e subíamos numa mangueira que ainda existe até hoje lá em casa, ela é baixa pra subir e com troncos fortes e enormes…As fotos ficavam lindas…Que boa lembrança, esse amigo não está mais entre nós…!!!

  6. Bom dia! tenho um pé de laranja pera e ele sempre está com folhas amarelas e não sei oque fazer! é meu dodói este pezinho, vcx podem me ajudar? e tb não produz laranjas a mais de dois anos.
    agradeço
    Adriana.

  7. Olá,
    gostei muito do blog, acredito que pode ajudar as pessoas a aprender mais sobre árvores e assim gostar mais delas. Como seria bom se as pessoas cuidassem melhor delas. Cada um adotando algumas adultas e cultivando suas sucessoras. parabéns, um bj.
    matias

  8. Hoje me deparei com o caminhão da Sub-Prefeitura de São Miguel Paulista, literalmente arrancando uma árvore centenária, em frente a casa do meu sogro em São MIguel Pta.
    Fiquei absmado !!!, não entendi porque o pessoal da Sub-Prefeitura estava matando aquela bellíssima arvore, se a mesma não estava doente, não oferecia risco algum às pessoas e aos imóveis; Pelo contrário, oferecia uma bela sombra à população.
    Vim descobrir o motivo da crueldade, quando questionei o crime com os funcionários da Sub-Prefeitura: O visinho ao lado da casa do meu sogro, fez o pedido junto a Prefeitura à alguns anos. Motivo: A Árvore fazia muita sujeira na casa dele !!!! Vê se dá pra acreditar !!!

    Pedi para que parassem o serviço imediatamente, atendido prontamente pelos funcionários da prefeitura.
    Fui até a Sub-Prefeitura de São Miguel pta, e me disseram que quem assinou o processo para que tal covardia fosse executada, foi um engenheiro do meio-ambiente.

    Faço um apelo aqui, para os Orgãos competentes: NÃO DEIXEM MATAR ESTA ARVORE !!!

    Rua Nelson Pinto, 225 São Miguel Paulista – São Paulo- SP

    Obrigado.

    Eduardo

    • olá a todos …quem me poder ajudar!!!tenho uma árvore de romãs este ano o fruto não foi de qualidade;estavam todas brancas por dentro,o que poderei fazer para tratar .Agradecia a ajuda se possivel.obrigada.beijinho

      • não posso saber disso procure um especialista isso pode ser grave!meu bem forças com sua arvore!desculpa por não responder beijinhos amor fique com deus!

  9. Olá , sou aducadoraem um Centro de Educação Infantil. Gostaria de fazer uma arvore de natal com garrafas pet, mas não sei como. Pode me ajudar nessa?
    Agradeço

  10. Agradeço o espaço de poder denunciar – não, denunciar… não sei se é isso – divulgar minha indignação. A maneira como trataram as árvores , aqui, na Vila Mascote, Rua Damasceno Vieira, São Paulo – SP – que eu tanto amo e aprecio essa cidade. Que tem entre seus concretos armados, seus refúgios naturais, graças a Deus! Adoro São Paulo! Gostaria muito que os paulistanos conseguissem ver as belezas que essa cidade nos proporciona. A Avenida Damasceno Vieira, era a mais bonita do bairro. Completamente arborizada, linda. Eu, normalmente, acordo com eles… os passarinhos… É engraçado que não é da realidade deles o horário de verão. Nem pra mim. Quando abro os olhos, pela manhã, minha maior alegria é ouví-los. Nesta semana, cheguei em casa e vi as árvores mutiladas. Bobagem… Né? Mas, chorei. Fazer o que? Pensei neles e na minha visão maravilhosa do verde. Não entendo nada de podas, mas creio que o que fizeram com essas árvores, não foi poda. Foi mutilação. Sei que os pássaros estão bem. Os animais sabem viver, sabem do poder do aqui e agora. Aceitam e focam na solução. São abençoados e felizes. E é com eles que tento aprender a viver. Obrigada! Só, por pelo menos uma vez, quero ter a coragem de dizer o que sinto e tenho como opinião. O ser humano faz um passeio em algum parque e diz emocionado que quer viver na natureza, essas coisas… E quando tem a natureza ao seu redor, na sua janela, no seu mundo de tijolos… a destrói por um motivo ou por outro… Insetos que atrapalham suas vidas, folhas que atrapalham suas vidas, tudo, enfim, que carregados por uma emoção ilusória, disseram “amar” e querer em suas realidades… eles destroem na primeira e pequena situação que vão de encontro a seus “confortos”. Sem o mínimo discernimento. A história: uma máquina dessas, acho que de terra planagem, sei lá… não entendo disso… bateu numa árvora, um “eucalipto enorme velho lindo” e a derrubou causando um imenso transtorno. Não sei bem o que houve mas, pelo que observo, calculo que foi pedido à prefeitura que a retirasse do local da obra. Como a prefeitura não se moveu e os danos ficaram sob sua responsabilidade, enviaram, rapidamente, súditos para aniquilar as árvores sobreviventes. Caso típico. Fica aqui meu desabafo, minha indignação e meu agradecimento por poder falar. Tenho algumas fotos das árvores mutiladas e outras maravilhosas … Mônica Gurzoni. Namastê! São Paulo – SP – Brasil

  11. ola.tenho uma casa em Rio das Ostras no Rio de Janeiro e adoro  a cerejeira japonesa.gostaria de saber como posso consiguir uma muda ou semente. Obrigado Claudio Biliani.

  12. Quando cheguei nos Estados Unidos (NY) em Março deste ano, não teve coisa que mais me impressionou do que ver todas aquelas árvores secas…realmente parecia uma floresta de árvores mortas. No Brasil, a diversidade de árvores não nos deixa perceber quando umas estão sem folhas ou não, pois os ciclos delas se intercalam tanto que o Brasil parece estar numa eterna folhagem todos os dias do ano.
    Bom, foi por isso que decidi começar a fotografar essa árvore que estava na janela do meu quarto, sem saber como iria ser a evolução dela, o nome ou se realmente estava viva ou não.
    Para minha surpresa, mês a mês, ela foi ficando linda!! Descobri que as folhas dela nem eram verdes…
    O momento mais incrível foi acordar de um dia pro outro (praticamente) e ver as tão esperadas folhinhas. Em abril, as folhinhas começaram a despontar e até o mês de outubro ela proporcionou uma sombra incrível, debaixo da qual sempre que dava eu tirava uma soneca depois do almoço!
    Claro que pensei logo no seu blog né Ju?
    Obrigada por permitir que eu compartilhe minha experiência com mais pessoas. É uma honra poder falar sobre isso no seu blog, que aliás está cada dia mais interessante e produtivo!!
    Bjão

  13. OLA, temos uma fabrica de botas e botinas em nossa Cidade…tivemos a idea de colocarmos uma ou mais sementes em cada caixa de nossos produtos, sendo que estes vendemos para varias regioes de nosso Brasil, pra todos que comentamos e procuramos parceria adoraram a idea,porem nao tivemos exito em colocar em funcionamento essa que em nossa opinioa seria uma boa ajuda pra o meio ambiente.. sera que podem nos ajudar ??? ou nos dar endereço de quem poderia nos fornecer sementes?? muito obrigado e mesmo nao tendo sucesso estamos dispostos a ajudar em que for possivel,abraços.

  14. Boa noite,]

    Somos uma pequena empresa ainda informal mas que já atua há 2 anos recolhendo óleo de cozinha usado em restaurantes e comércio em geral.
    Que tal juntarmos forças e crescermos juntos, nossas empresas tem boas idéias e urge sua divulgação, visitem nosso site http://www.martinsreciclagem.com

  15. Você é realmente uma pessoa de coragem? se é, qual foi o dia em que Voçê abraçou uma ARVORE, qual o sentimento que ela transmitiu a voçê, que sensação teve, teve algum prazer? teve vontade de chorar? de cantar, talves, quais pensamentos passaram na sua cabeça? de amar, viver, ser feliz, de estar em paz, de estar só, mas bem acompanhado, de encontrar aquilo que nunca procurou, sentir-se por completo, realizado, ………..O dia que tu não estiver fazendo nada, Abraçe uma ARVORE…………Se tiver Coragem..Celso Andre Woiciechovski-Redenção Pa.-Brazil.

    • Olá Celso,

      Nós do Árvores Vivas agradecemos muito sua contante visita e participação em nosso blog! Ficamos muito felizes em poder ler suas palavras de estímulo e sensibilidade em relação as árvores!

      Tenha uma ótima semana

  16. Uma árvore maravilhosa é a sombreira, ou sombra de vaca, especialmente as crescidas em espaços amplos. Andava atrás do nome dela e finalmente encontrei. Gosto do jeito que suas ramadas se movem com o vento. Um sonho: em parques das cidades, ter sombreiras plantadas para as pessoas poderem sentar sob ela, ler, conversar, tirar uma soneca…

    • Olá Masako,

      Agradecemos muito seu depoimento lindo e sensível sobre as sombreiras… Árvore realmente frondosa e muito acolhedora!!! Que seu sonho torne-se realidade!!! Para o bem de todos nós!!!

  17. Pingback: Mapa das Árvores « Blog do Árvores Vivas·

  18. sou apaixonada por arvores,não tenho quintal de terra por isso as tenho em vasos.tenho ARECA BAMBU,JABOTICABEIRA,MANACÁ DA SERRA,etc.
    meu sonho e ter uma loja de paisagismo.

  19. O árvores vivas fez as lembrancinhas de nascimento do meu filho, distribuimos mudas de cerejeira do rio grande, e foi um sucesso!!!
    Mas o que me deixou mais satisfeita foi o atendimento e o carinho com o qual a equipe toda nos atendeu! Muito obrigada!!!
    Antonio e Manuela

    • Olá Manuela,

      Ficamos muito felizes em atendê-la neste momento tão especial da sua vida. Agradecemos muito os seus elogios e satisfação com nossos produtos/serviços!
      Desejamos um lindo dia das mães!

  20. Olá,

    gostaria de saber como faço para adiquirir mudas de cerejeira. Moro no Espírito Santo. Obrigado.

  21. Olá,
    Queria parabenizar pelo trabalho personalizado que nitidamente é feito com muito carinho e com a preocupação de suprir toda a nossa expectativa quando adiquirimos o produto.
    No aniversario da minha filha fizemos a lembrancinha com as mudinhas e foi um sucesso!
    Minha sobrinha ficou alucinada quando viu as sementinhas que ela plantou brotar, foi a primeira conquista da vida dela e ela ate fez virar uma redação para a escola.
    TODOS os convidados comentaram que a festa foi otima e que as lembrancinhas foi uma surpresa muito legal!

  22. Olá Juliana,

    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho! Eu tenho uma pequena propriedade no sul de MG e estou recuperando uma área degrada. Minha maior dificuldade é achar mudas para isso. Gostaria de saber como faço para adiquirir mudas de Embaúba, Ipê, Bambu e outras que cabem na região. Você poderia me orientar?

    Obrigado
    Marcílio

    • Olá Marcílio,

      Podemos fornecer as mudas que precisa, é só nos enviar uma lista com espécies e quantidades para orçar. Além das mudas, enviamos informações sobre as espécies, dicas de como cuidar e plantar. Podemos também sugerir um mix de mudas nativas da sua região. Favor entrar em nosso site http://www.arvoresvivas.com.br e preencher seu cadastro na área de contato.

      Grata pela vista!

  23. Estou esperando para breve, o presente da natureza, aqui na silva neto Realengo, existe um enorme ipê amarelo que em breve ficará florido. É digno de um belo postal pois ao fundo fica o parque do maciço da pedra branca. Assim que florir prometo colocar a foto na internet, assim como a rua do Governo também, repleta de árvores floridas, um colírio para os olhos.

  24. Somos um centro de tratamento para alcool e drogas filantrópico, e acabamos de adquirir dois alqueires de terra para construir sede própria para atender dentro das leis e normas 60 internos em regime de internação por nove meses. A primeira coisa a fazer é plantar as frutas para que ao entrar na sede nova já estará produzindo atendendo as necessidades dos nossos residentes. Gostaria de saber se vcs fazem doações de mudas frutiferas e de jardinagem. Todos os documentos do CENTROHERD( CENTRO HOLÍSTICO DE ESTUDO E RECUPERAÇÃO EM DEPENDENCIA FISICA E/OU PSICOLÓGICA, estão em dia.
    Na certeza de poder contar com seu apoio nos colocamos à vossa inteira disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário.
    Atenciosamente

  25. GOSTARIA DE, HUMILDEMENTE, INFORMAR QUE A PRIMEIRA FOTO QUE APARECE NESTA PÁGINA NÃO É DE CARNAUBEIRAS; TRATAM-SE DE BURITIZEIROS OU ALGO BEM PARECIDO.

  26. Tenho um espaço, grande de area verde, que seria obriação da prefeitura cuidar,mas desde que mudamos para cá já faz dez anos,meu esposo e eu cuidamos desde espaço. Gostamos muito de flores de todo tipo.Gostaria de ganhar mudas de árvores raras e que flprescer, vi as flores do pau brasil que são lindissimas,só quenão tenho condições de compra-las.Meu sonho é fazer um bosque muito lindo neste espaço que é destinado a area verde.A prefeitura não faz nada e pessoal não tem consiencia e jogam todo tipo de lixo,garrafas,movéis velhos,pneus,entulhos etc. quem sabe se eu consequisse mudas de arvores raras e de flores exuberantes fazendo um bosque lindo o pessoal teria mais consiencia,já tem dez anos que eu, mas aindo moro e cuido deste lugar,mas mesmo assim o pessoal continua a jogar lixo,como meu esposo trabalha durante a semana ele´só tem os finais de semana para cuidar,porque eu estou tomando rémedios fortissimo, passo com um psiquiatra e não posso fazer isso sozinha, so ajudo meu esposo quando ele está em casa e a beleza das flores me fazem muito bem.já tem algumas árvores frutiferas,mas queria ganhar mudas de arvores de flores belas, agora o lugar já está bem melhor do quando fomos morar lá, mas mesmo assim acho que se plantarmos ´´arvores belas e lindaso pessoal seja um pouco mais cosciente,já para evitar um pouco do lixo que o pessoal jogava meu marido até cercou com pallet um bom pedaço,nos finais de semana ele sai pegando o lixo que o pessal ainda joga, até mesmo para evitar o mosquito da denque em lixo que fica agua para, então dou graças a DEUS se con seguir essas mudas de alguer e queria tambem poder colocar uma cer melhor para se formar um lindo bosque para que todos possam ver e admirar a beleza das flores e assim conseguir que talvez parem de jogar lixo,já que a prefeitura não faz o dever de pelo menos limpar ou fiscalizar.Não posso fazer muita coisa pois gasto muito com rémedios carissimo que tomo e meu marido tb, sem icontar que o meu filho tem um problema de visão grave e tem que sempre estar trocando os ocúlos e futuramente irá nececitar de um transplante de corneas se as lentes decontato que terá que usar não der certo.Eu no momento estou escontada e recebendo auxilio de doença por problemas mentais,minha filha quem escreveu para mim

  27. Boa Noite!
    Vou distribuir mudas de Pinus no aniversário de minha filha e gostaria muito de uma orientação a respeito da origem desta planta, como cuidar e principalmente se alguém tiver alguma sugestão de um texto para a mensagem por favor compartilhe comigo! O aniversário será dia 03/03. Obrigada desde já! regiane944@hotmail.com

  28. Olá pessoal, estou vivendo um dilema aqui em Americana, interior de SP. Eu e minha esposa estamos planejando comprar uma casa e apareceu uma proposta de imóvel com um bom terreno, mas a casa é bem pequena e antiga. Teremos que, não só reformar, mas como ampliar a casa. Aí e que está nosso “problema”. Exi ste uma jaqueira ESPETACULAR bem no meio do terreno e jamais teria coragem de cortá-la, mas estamos com medo de comprar a casa e depois não conseguir ampliar, pois o telhado ficaria embaixo da jaqueira. Será que termos problemas com a queda dos frutos? Queremos a casa, mas não sei o que fazer. Se alguém puder ajudar, favor me contatar por e-mail: wenderfoco@gmail.com. Agradeço a ajuda, pois receio que se outros comprarem irão cortar essa maravilhosa árvore.

  29. Duvidas :
    A Sapucaia (do Tarcísio e da Mônica) esta no sul da Bahia ,ate ai tudo bem ,area de ocorrencia de exemplares nativos da especie . A minha duvida : fiz uma pesquisa tentando localizar SAPUCAIA DO SUL e aparecia Sapucaia do Sul no estado do Rio Grande do Sul .

    • Olá Eduardo, foi um erro nosso.. eles comentaram no email q enviaram para nós q estavam procurando informações sobre a sapucaia e acharam algo diferente de Sapucaia do Sul.. mas eles são do interior da Bahia.. estamos aguardando informações sobre o local exato. Agradecemos o aviso

  30. Pingback: Dia da Árvore – A árvore que marcou sua vida! « Blog do Árvores Vivas·

  31. Pingback: Dia da Árvore – A Árvore que marcou sua vida! « Festival Cultivar·

  32. Tive minha arvore mutilada por um vizinho de mau com a vida, fui conversar com eles, passei mais nervoso, disse que se sentia prejudicado pela arvore e ponto final, não quero conflitos, só queria minha arvore de volta, estou bastante triste pelo desrespeito comigo e com a natureza, gostaria de tentar fazer a a arvore renascer, será que há esperança para ela? ficaram apenas os tocos dos galhos, nada de folhas, o que eu poderia fazer para salvá-la? me respondam com urgência!!!

  33. Pingback: Dia da Árvore – A Árvore que marcou sua vida!·

  34. Estou encatado com as árvores que vi, mas tem uma que na minha terra Arraial de São Domingos do Rio do Peixe hoje Dom Joaquim MG , tinha chamada Árvore Moreira, isto é lembrança de criança, mas lembro-me ainda quando tinha dor de dente minha mãe riscava com um facão na árvore tirava leite colocava no meu dente e melhorava, vocês acreditam? Domingos Xavier

  35. meu neto vai nascer no final do mês de setembro, estou pensando em oferecer as pessoas como lembrança uma muda de arvore,mas estou sem saber como fazer,so tenho a ideia gostaria de uma orientação de voces

    • olá Maria Teresa, vamos enviar nossas opções de mudas e sementes para eventos e ocasiões especiais!
      Trabalhamos com a oportunidade de nossos clientes participarem do passo-a-passo das preparações!

      Ficaremos felizes em atendê-la!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s