Como e quando podar as árvores?

No dia da árvore me perguntaram como e quando seria a melhor época para podar um Ipê Roxo! Fui buscar a informação e encontrei um manual da prefeitura para orientar a poda urbana. Achei o material muito bem elaborado, com linguagem simples e com ótimas ilustrações e gráficos explicativos! Ótima referência para quem quer fazer poda das árvores da sua casa, inclusive aprendendo sobre as épocas mais corretas de poda para algumas espécies diferentes. Atenção para sempre seguir as orientações de segurança, a correta utilização dos equipamentos e procedimento em etapas para evitar os acidentes!

Podas de rejuvenescimento são mais indicadas ao final do inverno, pois é quando o crescimento vegetativo é retomado – sempre tenha certeza das fases da planta que deseja podar. A fase de lua minguante é também ideal, já que a seiva das plantas refluem para a raiz, fazendo com que a poda dos galhos e folhas desperdice menos seiva. E finalmente a poda no período da tarde permite que as plantas tenham o período noturno para cicatrizar os cortes.

Para minimizar a exposição do corte, que pode ser contaminado com fungos e bactérias resultando no adoecimento da planta, utilize uma camada de látex, verniz ou produto próprio para cicatrização do corte. Anteriormente eu havia colocado que era uma boa opção utilizar barro molhado, mas descobri com o Engenheiro Agrônomo Onélio da SVMA – SP que o próprio barro pode ter contaminantes…

Devemos sempre ter em mente que muitas outras vidas dependem das árvores, como os passarinhos e seus ninhos, lagartas que se transformarão em belas borboletas, formigas e até mesmo microorganismos que equilibram o ecossistema. Por isso, antes de podar observe e planeje para evitar maiores danos para estes outros seres vivos tão importantes.

A poda não elimina somente a parte áerea das plantas (folhas e galhos) mas também a vida no solo (fungos, bactérias, nemaltóides, etc) que dependem das “sobras” da fotossíntese eliminadas pelas raízes. A poda dificulta a ação desses microorganismos, que auxiliam na dissolução de minerais importantes na alimentação das plantas. Ou seja, está tudo ligado através da cadeia alimentar!

Manual de Poda – faça download

*ilustração retirada da matéria Como podar árvores por Manoel de Souza para a Revista Natureza

Consultem o site da prefeitura para conhecer outras publicações interessantes

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/publicacoes/0001

Em tempo: Peça autorização para realizar a poda

Corte e poda de vegetação em São Paulo (http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/do/busca?op=viewForm&servicoForm=true&unidadeForm=false&key=3683&coSeqEstrutura=750&coEstruturaPaiOp=1&coEstruturaPaiVertical=1)

Descrição:
 
A poda de árvores em vias e logradouros públicos é normalmente feita pelas Subprefeituras entre os meses de abril e agosto. No entanto, se o munícipe constatar que os galhos de uma árvore estão encostados em fios da rede elétrica ou prejudicando semáforos e demais sinalizações de trânsito, deverá informar, pessoalmente ou por telefone, a Subprefeitura do bairro. Casos de emergência devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros (Tel. 193).Para poda de árvores em terrenos de propriedade privada, o munícipe deve obter autorização, mediante solicitação por escrito, na Praça de Atendimento da Subprefeitura do bairro, contendo exposição de motivos e informação sobre a espécie da árvore. Deve anexar também croquis de localização da árvore no terreno, cópia do carnê do IPTU e de comprovante de endereço (conta de água ou luz). A autorização será concedida somente após vistoria do local, efetuada pelo engenheiro agrônomo da Subprefeitura em que está localizado o imóvel.
 
 
 
 
 
About these ads

188 Respostas para “Como e quando podar as árvores?

  1. Gostaria de saber onde posso encontrar equipamentos de poda de arores ,como cordas especiasi, cintos de segurança e roupas de sseguranças, bem comocabos extesores para podão…essas coisas, de preferência no rio minas ou são paulo. Mt obrigado

  2. GOTARIA DE SABER PARA QUEM DEVO LIGAR PARA PODAR A ARVORE EM FRENTE A MINHA CASA, ONDE TEM VÁRIOS MORCEGOS E SEMPRE ENTRAM EM MINHA CASA. PREFEITURA OU BOMBEIROS???
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Antes de fazer seja o que for aos morcegos deve lembrar-se que eles são fundamentais para controlar as pragas de mosquitos, um assunto de particular importância num país como o Brasil.

    • Olha meu amigo.. mata os malditos dos morcegos…sua saúde agradece….para matar mosquitos, use baygon ou Mortein….morcego bom , é morcego morto… não entre nesta lábia de morcego faz limpeza de insetos, pois qq hora vc será mordido e braummmm..irás pro necrotério com direito a banda de musicas…IBAMA ou secretaria de meio ambiente não fantasias..não fazem nada e não ajudam em nada…pense bem e coloque veneno onde eles estão….entendido??

      • Quando não temos nada construtivo e que não tenha algum tipo de embasamento para falar a gente geralmente fica calado. Mas infelizmente existem pessoas que não sabem raciocinar ou não querem e insistem em abrir a boca para falar mentira e ver o circo pegar fogo, quem cai nessa, me desculpa, mas é tão descerebrado quanto quem começou.

  3. Olá,
    gostaria de saber como é que eu deve fazer para que conclu-o um manejo de galhos de uma ficcus , localizada a uma esquina.

  4. ola, gostaria de saber como que eu faço para combater uma praga de pulgões de um pé de limão.

    • sou formado em Téc. florestal na Escola Paulo de Souza em Garçã, aprendi que pulgões se acaba com fumo. Disouva umassem gramas de fumo em uma vazilha e ferva com agua, coloque em um puverizador e depois só puverizar a planta infectada

    • Eu aprendi a combater pragas e fertilizar ao mesmo tempo as plantas de forma ecológica com calda de urtiga. Num bidom você vai armazenando urtigas dentro de água, com tampa ao fim de 4 meses já pode utilizar, mas quanto mais tempo tiver melhor. Eu vou sempre acrescentando água e rtigas. OU faço outros e vou colocando a data de início, para ir itilizando os mais antigos,. depois na máquina de sulfatar coloco uma medida de calda e 4 de água. Polverizo as plantas várias vezes no ano em especial na altura de floração, e quando me apercebo de alguma praga. muito saudavel.

  5. Gostaria de saber a que orgão devo me reportar pois a arvore ,linda que tinha em frente ao meu predio ,foi mutilada por ordem do sindico e sem o consentimento dos outros moradores, sem critério algum . Moro no Rio de janeiro ,recreio dos bandeirantes , na rua Ismael Silva

    • Olá Ligia,

      É preciso descobrir como funciona a legislação sobre podas no Rio de Janeiro. Se somente a prefeitura pode realizar, ou empresas autorizadas. Seria bom pesquisar no site da prefeitura qual o procedimento! Verifiquei na internet e o ógão que cuida é o de Parques e Jardins, para poda e remoção de árvores eles dão o telefone do COMLURB – 2204-9999. O telefone da ouvidoria é 2323-3504. Aqui em São Paulo temos muito problema de podas mal feitas, que deixam as árvores desfiguradas! Realmente é uma cena muito triste e oque fica é uma imagemdesagradável! O ideal seria você também psicionar-se oficialmente para o conselho do condomínio e moradores para evitar futuras ações sem conversa entre todos!

      Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Tenha uma ótima semana e agradeço a visita ao blog!

  6. Tenho dúvidas sobre qual a melhor época e qual fase da lua é a mais indicada para podar uma pitangueira. Agradeço muito se puderem ma auxiliar.

    • Olá Osmar,

      A lua de poda é melhor a minguante ou nova pois o fluxo de seiva será menor nos galhos e mais concentrado nas raízes, assim como o horário do fim da tarde ou noite. Além disso, some a observação de podar após a frutificação, pois a árvore estará em fase de baixo crescimento vegetativo.

    • a lua controla o movimento dos líquidos e portanto o fluxo da seiva, na lua nova as aguas se recolhem e no caso das árvores a seiva se recolhe para as raízes, a poda nesta lua causa menor perda de seiva e nutrientes e reduz o stress da planta. Outro fator adicional é a luz, responsável pela fotossíntese, portanto se a poda for feita logo antes do amanhecer e incidencia de luz solar é melhor pois a seiva ainda está em processo de subida á copa para a fotossíntese

      • Olá Fran,
        Agradecemos muito sua complementação super didática sobre a questão da lua, luz e fluxos de seiva!!! Importantíssimo sabermos esses detalhes!!! Tenha um ótimo dia!

  7. Oi Ju, fiquei feliz e agradecido com a tua atenção e gostaria que me confirmasse qual o mes mais indicado para esta poda. Uma boa semana p/ti.

    • Olá Osmar,

      É difícil definir um mês, talvez uma época como o Outono. A melhor maneira de definir é a observação da árvore individualmente. Pitangueiras na maioria das vezes estão frutificando em dezembro até janeiro, as vezes fevereiro, pode variar muito!

      Boa Sorte!

  8. Oi, eu gostaria de saber se as mangueiras precissam de poda de rejuvenecimento, e quando é a melhor época,

    Danny

    • Olá Danitza,

      As podas de condução e limpeza das árvores naturalmente irão conduzir a um aumento da produtividade dos frutos como resposta a uma perda física que induz a uma necessidade de multiplicação e dispersão de mais sementes para produzir mais árvores. Mangueiras são árvores resistentes, é importante remover os galhos secos e fazer o corte bem feito para evitar a possibilidade de doenças entrando pela área de corte. A melhor época de poda é sempre na sequência da produção dos frutos, quando a árvore está num momento de pausa no crescimento.

      Espero ter ajudado! Agradecemos a visita!

  9. gostaride infomação ñ sei nada a respeito e preciso saber como cuidar da podar um sinamono um fruto do conde limoeiro limeira ípe amarélo vergamóta roseiras laranjeira ameixeira ficarei muito grato se me ajudar ,boa semana tudo de bom.

    • Olá Cleide,

      Agradecemos muito sua visita e interesse em cuidar e podar suas árvores! Em todos os casos acredito que a poda de galhos secos, e os mais baixos seja a mais adequada. A melhor época de poda é depois da frutificação e nas semanas de lua minguante! Como realizar a poda, você pode consultar o manual disponível para download, nesse mesmo artigo que visitou em nosso blog! Ele mostra com imagens como devem ser os cortes e que ferramentas utilizar. Para galhos finos use uma tesoura de poda, para mais grossos um pequeno serrote curvado é mais adequado.

      Espero ter ajudade ao menos um pouco! Boa Sorte com suas árvores… Caso tenha dificuldade é sempre melhor contratar um profissional especializado.

  10. Gostaria de saber quando, e como se poda, cafezeiros, nespereiras, e de uma maneira geral, citrinos.

    • Olá Cleber,

      Consulte o manual de podas que existe para download neste mesmo artigo! A melhor época de poda é depois da frutificação das mesmas. O ideal é realizar poda de limpeza dos galhos secos, brotos ladrão e de direcionamento conforme o local que estão plantadas.

      Espero ter lhe ajudado! Boa Sorte

  11. Olá!
    Gostaria de saber se vocês tem Manual de Poda de Árvores, que seja oferecido ao publico interessado gratuitamente. Sou academica de Eng. Florestal e gostaria de ter um manual em mão para maiores consultas. Assim que poderem me mandem resposta.

    • Olá,

      A partir das nossas referências a poda de uma árvore deverá ocorrer durante o período de dormência da espécie, que normalmente é ao fim de sua frutificação. Esperamos ter ajudado! Tenha um ótimo dia

  12. gostaria de saber a melhor epoca para poda em pau brasil, temos algumas mudas e já estão com 01 metro de altura e ainda não fizemos nenhuma poda, e elas estão comuitos galhos, favor me orientar sobre o assunto.

    • Olá José,

      Que lindo saber que possui mudas de pau-brasil! As mudas podem receber podas de direcionamento. Observe sua árvore, se existirem galhos saindo da base, pode fazer uma poda de limpeza deixando somente o tronco principal. Também é interessante remover alguns galhos desse tronco principal, deixando um formato de copa na parte mais alta.
      Quantas mudas são? Germinaram de semente? Quanto tempo levou para atingirem 1 metro?
      Esperamos ter ajudado… Tenha um ótimo dia!

      • Olá amigos!!

        Temos uma casa de família em Cabo Frio que teve uma muda de pau brasil plantada há uns 8 anos.

        A árvore foi plantada pelo meu pai, porém nunca foi podada e eu, estive lá ontem após muitos anos afastado em razão do falecimento do meu pai e me preocupei com o estado da árvore.

        A árvore está com uns 6 metros, possui um espaço para seu crescimento ao seu redor de uns 5 metros de diâmetro entre duas construções.O galho mais baixo está a 1 metro do solo e a uns 2,5 metros do solo há uma bifurcação do tronco, que no meu entender de leigo pode ser um problema no futuro, podendo quebrar e desabar sobre a casa. Além disso todo o espaço para seu crescimento está sendo ocupado pelos galhos baixos.

        Nossa arvorezinha tem salvação? Quais seriam as orientações básicas?

        Abraços e muito obrigado,

        ARicardo Jr

      • Olá ARicardo,

        Eu não me preocuparia a princípio com seu pau-brasil. Lógico que a área de diâmetro para desenvolvimento da copa é um pouco pequena, mas tenho certeza que ela se adaptará. Você pode podar os galhos baixos até a bifurcação agora no verão após a frutificação dele, chama-se poda de levantamento… Essa bifurcação não sei avaliar sem ver como ela está, e quanto aos galhos desabarem no futuro sobre a casa, só vendo pessoalmente mesmo… mas não acho que seja tão preocupante devido ao formato de copa piramidal da árvore quando adulta. De qualquer forma, se você achar que existe um lugar melhor para o desenvolvimento dela, dependendo de como ela estiver, talvez seja possível fazer um transplantio da árvore para um novo espaço na casa.

        Espero ter ajudado
        Agradecemos sua visita e por compartilhar sua vontade de cuidar bem desta árvore tão especial

    • gostaria de saber como faço para podar mangueira.e qual é a melhor época do ano para fazer as podas e se posso podar todos os galhos.

  13. Pingback: blog.tudosobreplantas.com.br » Como e quando podar as árvores?·

    • Olá André,

      Esteja sempre atento ao ciclo de florescimento e frutificação de suas árvores. A época certa de se fazer poda em frutíferas é no final da frutificação ou logo depois, quando a árvore fica um período em descanço antes de voltar a crescer. Faça uma poda dos galhos secos e brotos ladrão. A poda é uma ótima maneira de fortificar sua árvore! Boa sorte!!

  14. Favor informar qual o periodo para podar um pé de acerola , ela da frutos sempre no verão, pois moro em SC, tenho medo de fazer uma poda errada e não dar mais frutos. E tambem gostaria de saber como podar um pé de ibisco, que está muito grande.Aguardo tua resposta, abraços, Sueli

    • Favor informar qual o periodo para podar um pé de acerola , ela da frutos sempre no verão, pois moro em SC, tenho medo de fazer uma poda errada e não dar mais frutos. E tambem gostaria de saber como podar um pé de ibisco, que está muito grande.Aguardo tua resposta, abraços, Sueli

      MANDEI ESSA MENSAGEM EM 18/07/09 E ATÉ HOJE NÃO TIVE RESPOSTA. AGUARDO SEU RETORNO, OBRIGADA, SUELI

      • Olá Sueli,

        Antes de tentar auxiliar a dúvida de cuidado com sua árvore, gostaria somente de esclarescer que o Árvores Vivas é uma empresa sustentável que promove através de seu blog, uma oportunidade de troca de conhecimentos entre seus visitantes, ativando assim uma das atividades que alimentam nosso pilar de responsabilidade sócio-ambiental.

        As informações que publicamos/respondemos e podem vir ajudar cada uma das pessoas que visitam nosso blog e site buscando auxílio, são distribuídas e pesquisadas em caráter voluntário e não são cobrados honorários de consultoria para o acesso a estas dicas.

        Quanto a melhor épocca de poda para seu pé de acerola, indicamos para árvores frutíferas sempre o período ao final ou após a frutificação, por ser a época de dormência da árvore. Normalmente podas devem ser feitas com critério para limpar galhos secos e direcionar melhor o crescimento. Podas drásticas podem comprometer a produção de frutos no ano seguinte.

        Boa sorte! Agradecemos muito sua visita e interesse em receber nossas orientações.

  15. Há uns 10 meses atrás a árvore em frente à minha casa foi cortada pelo antigo proprietário para não crescer mais, pois ela estava crescendo toda torta (não sabemos a espécie dela). Restou apenas um pequeno tronco de uns 10 cm, onde dele saiu outros dois troncos e começou a crescer em desordem. Hoje podei os galhos que que estavam enormes, atrapalhando a passagem na calçada e o estacionamento dos carros em frente de casa (parecia mais um arbusto do que uma árvore). E gostaria de saber como posso ajudá-la a se desenvolver de maneira ordenada. Somente o tratamento das cicatrizes e uma “cerca” basta?

    • Olá Simone,

      Realmente seu caso é complicado, uma poda mal feita mais atrapalha do que ajuda nossa cidade. Sem saber a espécie fica mais difícil de lhe ajudar, pois não sei qual a resistência desta árvore, de qualquer forma o crescimento e formato natural dela está completamente alterado neste momento. O ideal seria selecionar entre 2 e 3 galhos que estão ramificando e estão mais fortes e preservá-los. Tratar a cicatriz de poda é essencial para manter a saúde da árvore. A cerca só terá efeito de proteger possíveis vandalismos…

      Espero ter ajudado de alguma forma! Boa sorte!

  16. TENHO SOMBREIROS NA MINHA CASA DE PRAIA.A MESMA ESTA APRESENTANDO GALHOS MUITO GRANDES, PERGUNTO QUAL É A ÉPOCA EM QUE POSSO FAZER AS PODAS ?

  17. Oi vc pode me explicar com detalhas como e feito a poda de arvore qndo eles vem com o caminhao quais são as tecnicas de segrança usada?
    bjus

  18. Bom dia… achei a sua proposta e o site como um todo muito bacanas…parabens…
    aproveito pra perguntar se vc faz ou indica 1 profissional para realização da poda…ja tenho autorização da prefeitura de SP devidamente formalizada….trata-se de uma arvore num condominio residencial, mas que está “jogando” suas folhas no telhado da padaria que existe ao lado do predio.
    Mt obrigado e novamente parabens…

  19. Olá, comprei uma muda enxertada de pera e moro em São Paulo, tem 5 meses e estamos na primavera e até agora não saiu nem uma folha, acontece que abaixo do enxerto está sempre saindo folhas que eu arranco para não tirar as forças da pereira, será que preciso podar, ele só tem 2 mts de altura e poucos galhos.

    • Olá Maria de Lourdes,

      Seria necessária fazer uma melhor análise de sua árvore para determinar exatamente oque está acontecendo. Quando você comprou ela a 5 meses atrás ela estava florida? Com folhas? O tempo está um pouco louco, talvez seja só um atraso… ela está plantada em vaso ou sireto na terra? Como foi feito esse plantio? O colo da muda pode ter sido encoberto? São tantos pontos que devem ser observados nesse caso… Caso seja do seu interesse podemos fazer uma visita técnica em sua residência e poderemos dar melhor direcionamento. Solicite orçamento a visita preenchendo nossa área de contato no http://www.arvoresvivas.com.br, informando seu endereço, melhores dias e horários para a visita. Até Breve!

  20. Olá, tenho um damasqueiro e pelo segundo ano consecutivo está com o mesmo problema, e curiosamente manifestou os sintomas na mesma altura do ano, na transição do Verão para o Outono. Em concreto a casca do tronco e das pernadas escurece bastante, como que não acompanha o aumento de diâmetro da planta e rasga, e julgo que é por estas feridas que a planta fica a verter enormes quantidades de seiva que fica presa nas casca. Com as primeiras chuvadas outonais esta seiva amolece e cai ao redor da planta. Ao longo do ano fiz vários tratamentos à base de cobre e enxofre e nada! Quem me poderá ajudar, OBRIGADO.

  21. Tenho no meu quintal, um pé de mais o menos 20 anos, com uns 6 metros de altura de ameixa amarela, comprei a casa a uns 2 anos e notei que durante ano inteiro cai muitas folhas e visualizei que o pé de ameixas amarela esta perdendo as folhas e os galhos estão secando, nunca podei, será que neste mês de outubro poderei efetuar as podas e qual o remédio que poderei dar para dar mais vida e folhas verde a esta arvore de ameixa amarela, me ajude pois amo a natureza.

    • A melhor época de podas é após a frutificação, quando os novos brotos começam a surgir. Pode utilizar NPK 4-14-8 para adubação de sua árvore, ou compostos orgânicos de adubação para árvores frutíferas encontrados em casas de jardinagem.

      Tenho certeza que ela ficará bem com seus cuidados! Boa sorte!

  22. Fiz a poda de um pe de pau-brasil na minha casa queria saber em quanto tempo pode acontecer a rebrota ? deixei sem nenhuma folha faz 1 mês mais ou menos ele vai florecer novamente?

    • Olá Carlos,

      Não sei exatamente porque você podou seu pau-brasil tão drasticamente. Talvez ele rebrote sim, mas não sei lhe dizer quanto tempo isso levará e nem como ficará a configuração de sua copa… Acabamos de entrar na época de fim de frutificação…Pela lógica de crescimento, talvez daqui a poucos meses ele ganhe forças para rebrotar.

      Espero que ele sobreviva!!! Boa sorte

    • Na minha casa tem um pé da caqui, um de ameixa, um de cambuci e um de mexirica que estão muito próximos um do outro, e eu gostaria de podar tês para que o de caqui se sobressaia, pois está muito espremido, agora estou melhor informado, obrigado!

  23. Oi…quero felicitar a pessoa fundadora do site. E dizer as pessoas que solicitam ajuda para que não se esqueçam de uma coisa…

    A Árvore é um ser vivo, e como tal não deve ser mutilado, só porque sim… sei que por vezes é necessário mas nem SEMPRE. Não nos esqueçamos que as Árvores apareceram na Natureza muito antes de haver homens que as podassem, sobrevivendo e evoluindo sós, durante muitíssimos milénios.

    Obrigado e pensem antes de agir de tesoura e serrote na mão

    • Muito bem lembrado… a pode de uma árvore deve ser muito bem ponderada. Para evitar podas o primeiro passo é refletir muito bem sobre a espécie e local de plantio. Pois se a árvore certa está no lugar certo, é bem provável que poda drástica não seja necessária nunca.

      Nas calçadas das cidades ainda é necessário fazer podas de limpeza e direcionamento, para evitar que os próprios pedestres façam mutilações violentas arrancando galhos que crescem e impedem a passagem. Arrancar é muito pior do que fazer uma boa poda planejada.

      Feliz 2010 para nós que cuidamos muito bem das nossas árvores!

  24. Olá.eu me mudei há dois anos para um apartamento, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a quantidade enorme de árvores.Porém agora iniciou-se uma “matança” promovida pelo novo síndico, que alega ter permissão para poda-las.O que acontece é que essa “poda” parece mais uma decepação.Eu gostaria de saber se, podar a árvore é cortar o tronco ou somente os galhos mais baixos, o que perece mais lógico.

    • Olá Nathália…
      Realmente uma poda de direcionamento ou limpeza é muito diferente de decepar um tronco mutilando a árvore e quase toda sua copa. Isso não é permetido por lei em São Paulo. Será que seu síndico entrou comprocesso de autorização na secretaria do verde? Será que ele tem o ok de um engenheiro agrônomo para executar essa poda? Pois aqui em São Paulo, caso essa poda aconteceu sem autorização pode-se acarretar multa para todo o condomínio… É bom verificar!!! Imagine quantos pássaros e animais não dependem destas árvores em nossas cidades para continuar a viver… e ter assim a sua casa cortada drásticamente é de um impacto negativo absurdo!!! Temos que refletir melhor sobre a real necessidade de realizar podas drásticas nas cidades… se queremos trocar a espécie de árvore, podemos fazer isso gradualmente e de forma planejada… palntando uma árvore já com certo porte próximo da árvore que se deseja retirar, esperando ela se desenvolver e depois removendo a árvore antiga aos poucos… mas tudo isso com autorização e orientação!! Espero ter lhe ajudado…

      • Obrigada pela resposta Juliana! O síndico mostrou uma autorização muito suspeita, e apesar disso, conseguimos detectar várias irregularidades…Ficou resolvido que ele vai fazer uma reunião com os condominos pra saber se ele continua ou pára a obra, mas essa reunião está demorando tanto e enquanto isso ele vai cortando mais e mais arvores…¬¬Acho que não tem jeito, enquanto existirem pessoas ignorantes no mundo a natureza não vai ter paz.

      • Olá Nathália,

        Muito tirste saber destes acontecimentos… As árvores e natureza doam tanto para nós podermos viver… quando será que começaremos a dar um pouco do nosso bem para elas?

  25. ola!
    gostaria d saber qual é a epoca de poda da arvore pe de vaca, nao estou conseguindo encontrar na net.
    obrigada!

    • Olá Maeli,

      Faça a poda sempre depois da floração ou ao final da frutificação… UJtilize sempre ferramentas afiadas e tenha tempo e paciência para fazer com calma e não machucar a árvore!!! Boa sorte

  26. queria saber qual arvore eu planto,pois o solo é muito baixo bate quase na lage ( pedra).tinha q ser uma arvore com a raiz q não entrace muito na terra.

  27. Boa Tarde,

    Eu e alguns visinhos estamos tendo vários problemas devido à dois pinheiros que fica dentro do quintal de outro visinho, ja acionamos o bombeiro, defesa civil, subprefeitura e até ja entramos com processo no pequenas causas e sem sucesso para podar estes pinheiros.

    Neste fim de semana caiu um enorme galho em meu quintal e novamente acionamos o corpo de bombeiros e a subprefeitura, e só ouvimos que eles ” não podem fazer nada “.

    Existe alguma outra maneira de fazermos com que este visinho pode sua árvore que hoje tem aproximadamente 11 metros de altura, sendo que 4mts estão pendendo para cima de minha casa.?

    Se possível me indicarem empresas especializadas em podas, caso consigamos convencê-lo a podar suas árvores.

    Obrigado à todos.

    • Olá Leandro,

      Árvores em São Paulo para serem podadas, mesmo em ambiente de terreno particular, precisam receber autorização de execução de serviço de um Eng Agrônomo ligado ao DEPAVE, SVMA ou Subprefeitura. Com essa autorização pode ser contratada uma empresa de poda especializada, que infelizmente eu não tenho para lhe indicar. Realmente você está passando uma situação que acontece por falta de informação das pessoas que plantam árvores sem prever o futuro, planejando a relação entre local x melhor espécie árborea.

      Por isso, sempre que quisermos plantar árvores devemos nos informar com especialistas na área.

      Ainda, parece-me que como está em terreno particular, quem deverá solicitar a análise tem que ser preferencialmente os donos do espaço. Espero que consiga um bom desenvolvimento de conversa. Talvez um bom exemplo de convencimento, pode ser uma situação que vi acontecer perto de casa. Um pinheiro plantado no terreno do Banco Itaú, caiu e atingiu o telhado da casa de meu vizinho. A resolução do caso, foi que, de acordo com a defesa civil, a árvore como estava em terreno particular levava o banco a ser o responsável pelos gastos e problemas causados pela queda da mesma.

      Talvez contando esta história para seu vizinho, ele irá desejar solicitar a análise da árvore por um técnico e ver qual a real situação fitossanitária da mesma.

      Boa sorte

  28. Gostatia de saber a época certa de podar roseiras, pés de laranja, limão, romã etccc

  29. olá tenho um pé de pau brasil , e quero pranta-lo no meu quintal ;

    só que estou com medo de prejudicar o quintal, pois nao sei sei se sua raiz é saliente ou nao . obrigada.

  30. Olá, moro no Rio de Janeiro e na frente do meu prédio tem uma árvore que está causando dano na causada de meu visinho , pois a raiz está esposta e levantou parte de sua cauçada. Ele , com toda razão, está bastante encomodado com a situação de sua cauçada.Portanto, para consertar-mos sua cauçada, precisaria cortar a raiz que está esposta. mais tenho medo de desestruturar a árvore. Qual o orgão que poderia analisar esta situação e medar alguma idéia para salvar está árvore de aproximadamente 26 anos ?

  31. Olá, moro no Rio de Janeiro e na frente do meu prédio tem uma árvore que está causando dano na cauçada de meu visinho , pois a raiz está esposta e levantou parte de sua cauçada. Ele , com toda razão, está bastante encomodado com a situação de sua cauçada.Portanto, para consertar-mos sua cauçada, precisaria cortar a raiz que está esposta. mais tenho medo de desestruturar a árvore. Qual o orgão que poderia analisar esta situação e medar alguma idéia para salvar está árvore de aproximadamente 26 anos ?

  32. Olá, sou de Ajuricaba RS.Gostaria de saber como e quando posso ´podar o pé de nozes e se ele continuara produzindo. Obrigado.

  33. Não possuo arvore em minha casa mais o vizinho sim e as folhas estão tombadas paradentro do meu quintal.
    Eu posso podar o que está para o lado de dentro do meu quintal sem comunicar para o vizinho ou eu tenho que falar com o mesmo para podar que na verdade é do vizinho.
    Como eu posso proceder?

  34. Juliana venho pedir ajuda pois aqui no RIO A CONLURB esta na poda de arvores mais no que diz poda seria um aparo pequeno e a mesma esta depenando sem necessidade pois algumas não tem rede eletrica perto onde se encontrava uma bela sombra e protegia algumas janela a entrada do sol forte pois a plantei cuidei fiquei revoltado pois a campanha plante e cuide não valeu de nada. Bem o que lhe peço é o conhecimento de sos aqui no RIO para poder perante aos orgãos que parem com as covardia em depenalas por favor me ajude. Obrigado

  35. Olá !
    Gostaria de saber qual a época de podar o louro,(usado para tempero),pois tenho um no meu quintal e ele está deformando o galho nas pontas,(achatandoa ponta).Temo em perder a planta.
    Obrigada.

  36. Olá, gostaria de saber qual a melhor época de podar cinamomo, moro no sul e aqui no inverno é muito frio.Fico com medo de podar e perder a árvore.

    • Olá Pilar,

      A melhor época de poda das árvores é depois de sua floração e frutificação. No caso do ipê-amarelo isso deve ocorrer por volta de outubro/novembro.

      Espero ter lhe ajudado

      Juliana

  37. olá, tenho um pessegueiro em meu quintal aqui em Curitiba, o meu pai sempre poda ele em junho qdo os galhos já estão cheio de flores.
    No ano passado não conseguimos colher nem um fruto pois mesmo de aparência verde estavam podres,não sei se foi ao período de muitas chuvas.Agora os ramos estão cheios de flores novamente e nós estamos sem saber se podamos,qdo podamos o que fazemos???
    Pois sempre tivemos uns pêssegos grandes e gostosos. Será q vcê poderia nos ajudar???

    • Olá Ivanice,

      Normalmente a poda de árvores frutíferas durante a floração, é realizada buscando amumentar a energia e distribuição de nutrientes para uma quantidade menor de futuros frutos. Garantindo assim, que estes frutos possam vir a ter mais qualidade e resistência. Talvez ano passado realmente tenha sido um clima estranho devido às fortes chuvas e isso faz muita diferença sim, pois se as flores não conseguiram tempo e condições para se reproduzir, não há produção e frutos.

      Faça preferencialmente um poda de galhos secos e dos mais altos, buscando também uma copa que facilite o acesso na colheita.
      Espero ter ajudado
      Boa Sorte

  38. Olá. Comrei algumas arvores em crescimento e acabei de planta-las. Seguí as instruções da casa de plantas que me vendeu. Ao cuidar da grama em volta de algumas cidentalmente as ferí com a roçadeira, nada muito profundo. Vale a pena usar calda bordalesa ou roduto similar em cortes desse tipo em arvores em crescimento? E em adultas?

    Obrigado,

  39. Olá, ganhei de uma amiga uma muda de jaca, que ela diz ser de jaca dura, está com 1 metro e meio de altura, porém com o cule muito fino. Perguntas:
    Em quanto tempo a jaqueira produs seus frutos ?
    Como identificar se a jaca será mole ou dura ?
    O que fazer para engrossar o tronco ?

  40. tenho um lindo pé de oliva no meu sitio, e que todos os anos da enormes frutos mais não sei quando é a epoca certa de colher ou seja ou coho verdes de mais ou maduras de mais e tbm não sei como fazer as conservas daq azeitona. gostaria de informações de como saber quando estão na hora de colher e como é feita da maneira adequada. um dia eu vi na teve eles colocaram um pano no chão e sacudiam a arvore esta é a forma correta de colheita?

    • Olá Lucia,

      A colheita sacudindo a árvore é uma opção devido aos frutos serem pequenos e isso poupa muito tempo, além de realmente cair somente as azeitonas que estão no ponto para se desprender da árvore. Curioso ter uma oliveira dando frutos no Rio de Janeiro, infelizmente não tenho vivências sobre a oliveira no Brasil, mas encontrei uma publicação no site da EPAMIG que dá maiores detalhes sobre as técnicas de cultivo no sul de Minas.

      Boa sorte em sua busca. Se quiser, envie-nos uma foto com depoimento sobre sua linda oliveira! Teremos alegria em publicá-la no blog!

      • Bom dia.

        Comprei um sitio em cunha-SP e estou me preparando para plantar 6.000 arvores, gostaria de saber se posso planta-las nessa epoca de inverno, pois tenho uns locais umidos e gostaria de aproveitar, porem tenho duvidas se posso, o cara que vende me disse que não tem problema, mas prefiro opinião de pessoa que não estávendendo mudas e tem conhecimento tecnico.
        Desde já agradeço a atenção.

        Atenciosamente,

        Raimundo Donizeti

      • Olá Raimundo,
        o plantio no inverno não é recomendado pois as mudas sofrem no transplante com o frio. Se houver possibilidade espere um clima mais ameno para plantá-las!

        Boa sorte!

  41. plantei um pe de graviola em meu quinta, não gostaria que ficasse muito grande o que devo fazer, ainda não colhi nenhum fruto.

  42. Boa noite,
    gostaria de saber a epoca ideal para poda de cerejeira ornamental, temos arvores já adultas, plantadas há mais de 8 anos que nunca floresceram , nunca foram podadas, será que uma leve poda poderá motiva-las a florir?
    aguardo resposta e agradeço.
    sandra

  43. CARLOS…
    Tenho uma arvóre dentro da minha casa, e o meu vizinho reclama de mais que minha flanboyant esta destruindo o muro dele e o chão da garagem so que quando comprei o imovel ja existia a arvore, acho que não posso cortar ou retirar a arvore, ele quer me colocar na justiça? como devo proceder…. obrigado, moro no rio de janeiro

    • Olá Carlos,

      pela legislação sua árvore não poderia ultrapassar o muro do vizinho. Você pode chamar a prefeitura para realizar uma poda, porém ela perderá sua conformação de copa! Tente conversar com seu vizinho e procurar uma solução, tentando se responsabilizar pela garagem.

      Boa sorte!

  44. ola gostaria de saber qual a melhor lua pra podar limão ,ponkan,manga e mamão ,pois aq em brasilia ,as minhas plantas até o limão deu um piolho branco graudo e um parece ,formiga.obrigada

  45. De Francisco Amaral.
    Tenho duas perguntas para fazer, ficaria muito grato se obtivesse resposta.
    Tenho uma arvore de fruto dada e que me disseram ser uma pitangueira ( arvore de grande paixao e de recordaçao da minha infancia em Angola). Esta arvore, apesar de ter sabor a Pitanga, nao tem o formato de que eu me recordo. Pois a pitanga que me recordo tem formato de gomos e è de pele muito fina com apenas um caroço.
    Esta tem o mesmo tamanho e o mesmo sabor, mas com pele de aspecto rugoso, pele mais dura e com sementes no seu interior em vez de coroço unico.
    Será Pitanga??
    Gostaria tambem que me informasse como e quando faço a poda?
    Tenho a arvore na minha varanda e está a virar para fora à procura de sol directo. Tem muita luz o dia todo, mas apenas 30% com sol directo.
    Muito obrigado.

    • Olá Francisco,
      com os seus dados é dificil saber, se vc puder mandar uma foto eu posso verificar se é ou não uma pitanga
      e-mail: adriana@arvoresvivas.com.br

      A poda em frutíferas deve ser feita após a árvore dar frutos! Caso não for frutífera, opte por podá-la na primavera!

      Abraços!

  46. ARVORES MUTILADAS no CHILE! (E VERDADEIRAS MAFIA QUE ROUBA LENHA APROVEITANDO FALTA DE DIRETRIZES MUNICIPAIS) Gostaria que soubesse e desse seu conselho sobre a dramatica realidade das arvores que deveriam dar sombra a muitas cidades chilenas (morei lá e documentei o caso de minha cidade LINARES)que sao vitimas de uma poda inescrupulosa (verdadeira mutilaçao)por parte de funcionarios municipais que incluso agem no anonimato pois nao dao seus nomes no momento de ser perguntados. Deixo a vc link das fotos e videos dos atos (‘in fragati’) GRATO
    fotos: http://www.facebook.com/album.php?aid=64926&id=614024626&l=da79178af6
    video FLAGRANTE: http://www.facebook.com/v/57837509626
    video FUNCIONARIO RESPONSABLE SOB ANONIMATO
    http://www.facebook.com/v/57784164626

  47. Transplantei uma roma de um jardim para um vaso bem grande. Mas tem uma semana e suas folhas secaram. Retirei as folhas, pois caiam muito e ficaram os galhos. Gostaria de saber se devo podar ou deixar a natureza se encarregar. Ela estava dando flores quando retirei. Ainda nao tinha dado frutos. Tirei pois estavam arrancando as flores, pois o jardim tem um muro baixinho e as pessoas que passam mexem nas plantas.

    • Olá Liana,
      a sua romã deve ser sofrido com o transplante pois toda sua energia estava encarregada para as flores!
      Raspe com a unha o tronco de sua romã e verifique se esta verde, caso estiver ela esta viva e se recuperando!!!

      Espere um mês, caso ela não se recuperar e estiver verde recomendo fazer a poda!

      Abraços!

  48. Boa Tarde! Tenho que fazer um relatório sobre poda educativa ; será que alguém pode me passar alguma informação a respeito?
    Obrigada..

    • Olá Naria,
      cabe à prefeitura cortar galhos grandes próximos à fiação, se alguém denunciá-la você pode ser multada.
      Recomendo o pedido à prefeitura para a poda.

      Abraços!

  49. gostaria de saber se tem como podar uma mangueira(limpar,retirar os galhos que estão muitos grandes) com a ajuda de uma serra marmore e facão pois tenho estou com um problema na mão direita e por isso não tenho força suficiente para fazer a poda somente com o facão,aguardo resposta,obrigado.

    • Olá Julio,

      em São Paulo, somente a prefeitura pode podar árvores. Recomendo o pedido à prefeitura para a poda.

      Att

  50. Bom dia, no meu sítio, podei a copa do pé de acerola para ele não crescer muito e ele parou de produzir.
    O que devo fazer para ele voltar a produzir?
    abraço,
    José Carlos

    • Tenho um pe’ de manga em meu quintalha’15 anos.Todos os anos ela da’ bastante mangas.
      Este ano como todos os anos ela esta’ repleta de mangas,so’queso que os galhos estao secando e ai as mangas caem. Ela tambem esta’ produzindo um liquido que esta’ escorrendo do sue tronco igual uma cera. Ela esta morrendo? Ou doente? O que faco para trata-la? Nao quero perder minha mangueira.

      Desde ja agradeco a atencao.

  51. ,MORO EM ANCHIETA RIO DE JANEIRO NA RUA ONEZIO MANOEL BELARMINO Nº 215 EM FRENTE A MINHA RESIDENCIA TEM UMA AMENDOEIRA PLANTADA, ESTA AMENDOEIRA CRESCEU MUITO E JA PEDIMOS PARA O PARQUE E JARDINS SE PODEM VIR PODAR JA QUE NÃO E JUSTO CORTAR AS ARVORES, SENDO QUE ESTA MESMA ESTA MUITO ALTA TEM RAIZ PARA TODOS OS LADOS E TOMBADA PARA A CASA DA VIZINHA DA FRENTE NÓS DEIXANDO AMENDROTADOS QUANDO CHOVE E TAMBEM QUANDO VENTA POR QUE O LUGAR E MUITO ALTO INCLUSIVE FOMOS FAZER UMA LIMPEZA NA CAIXA DE GORDURA TEM RAIZ PELO LADO DO TUBO DO ESGOTO GOSTARIA QUE SE FOSSE POSSIVEL TOMAREM UMA PROVIDENCIA POIS TEMOS CRIANÇAS E TEMOS MEDO QUE ESTA ARVORÉ VENHA A CAIR JA LIGAMOS PARA A COMLURB E ELES DIZEM QUE NÃO PODEM VIR AO LOCAL FAZER ESTE TIPO DE SERVIÇO PORQUE LÁ CONSTA QUE AQUI E CONDOMINIO FECHADO SO QUE AQUI NÃO TEM NADA DE CONDOMINIO FECHADO OU E MELHOR DEIXAR A ARVORÉ CAIR VINDO CAUSAR DANOS E PERDAS CERTA DE QUE ALGUMA PROVIDENCIA SEJA TOMADA AGRADEÇO O ENDEREÇO E RUA ONEZIO MANOEL BELARMINO Nº215 ANCHIETA CEP21625-330 R.J

  52. Bom dia, morei na Espanha por três anos (Ibiza), e de lá trouxe camuflado na bagagem três mudas de Oliveira, que estão em vasos individuais, gostaria de saber se posso poda-las no tronco principal , para que fique menor , pois uma já está com quase três metros de altura, e a espessura + ou – de um polegar, ainda não tenho local fíxo para planta-las, e gostaria de saber a época da poda e como fazer novas mudas, retirei alguns galhos e plantei em um recipiente aparte, mas os galhos não vingaram. caso possa me responder aguardo seu Email,grato; Olinto

  53. Bom dia, morei na Espanha por três anos (Ibiza), e de lá truxe o três mudas de Oliveira, que estão em vasos individuais, gostaria de saber se posso poda-las no tronco principal , para que fique menor , pois uma já está com quase três metros de altura, e a espessura + ou – de um polegar, ainda não tenho local fíxo para planta-las, e gostaria de saber a época da poda e como fazer novas mudas, retirei alguns galhos e plantei em um recipiente aparte, mas os galhos não vingaram. caso possa me responder aguardo seu Email,grato; Olinto

  54. Boa tarde, moro em São Paulo, SP – tenho um pé de pitanga que está com uns 5m, sempre dá frutos maravilhosos! O pé está plantado na divisa de um muro, e o meu vizinho quer que eu o corte até a altura do muro, ou seja, acabar com ela, pois ficará somente o tronco principal. Ela já é uma àrvore pela metade, pois ele já cortou vários galhos que ficavam do lado dele ! Não sei o que fazer pois adoro está arvore, um dos motivos que comprei esta casa. Pensei até em colocar algum tipo de contenção no muro para não ir folhas e galhos para a casa dele…. E, por favor onde posso encontrar alguém que possa podar sem destruí-la, ela está bem alta ! Preciso urgente fazer algo …. entendo o meu vizinho, mas tambem gostaria de ficar com a minha arvore, O que devo fazer ? Obrigado por tudo.

  55. É importante que as prefeituras se preocupem com os cortes e podas de arvóres nas vias públicas e nos terrenos particulares, muitas vezes são árvóres que os proprios moradores plantaram.
    Existe muita burocracia para cortar uma árvore cuja raiz esta trincando uma casa.
    No entando vemos muitas queimadas na época da seca, onde milhares de árvores viram carvão e centenas de animais e passáros são assados. è o poder público exercendo seu poder imperial sobre o cidadão e o cidadão que paga os impostos não tem poder de freiar os desmandos do poder público. Não é uma icoerencia uma inversão de valores????

  56. Gostaria de saber como podar minha mangueira que e linda e da frutos maravilhosos 1 vez por ano o que acabou de acontecer.
    So que ela esta levantando a minha calcada por forca das raizes gostaria de me prevenir de maneira que ela nao pare de dar frutos.

  57. Qual é a data certa para podar acerola? e como deve ser feita a poda?tenho dúvidas pois a minha produçao caiu muito e estou desconfiando que foi uma poda feita de forma errada. Por favor me oriente… Um abraço.

  58. O que se fazer quando as folhas das arvores de seu quintal, está com uma camada escura parecendo uma sujeira preta encrostada, como se fosse uma fumaça que ficou na folha? Desde já agradeço

  59. Olá novamente em casa eu tenho pé de acerola,laranja bahia, limão rosa, mixirica, gostaria de saber o tempo certo para a poda dessas arvores pois fico com medo de agredi-las, esse ano a acerola não deu fruto como de costume, talvez seje porque está muito cheia de folhas, aguardo orientações obrigrada.

  60. 1)Foi de chorar! perdi um pé de manacá lindo por não saber
    tratar! Começou a seca e achei que era chuva demais, adubei, passei cal no caule e quando secou inteirinho é que fiquei sabendo que era broca! como saber que a planta está atacada por broca?

    2)tenho um pé de ameixa amarela conseguido através de semente,; a muda tem + ou – 5 anos está com 1,5 m de altura ,que cuidados devo tomar? quando vai dar frutos?

  61. Gostaria de saber qual mes é melhor para podar pé de acerola,ecomo fazer
    Desde já te agradeço

    Joaquim

  62. Olá bom dia, sou eng. agr. e gostaria de fazer um curso de poda e condução de árvores urbanas aqui na cidade de SP…você poderia me dar uma dica ou local onde possa me informar sobre??obrigado

  63. Boa tarde! Queria saber o que está acontecendo com meu pé de goiaba, pois as goiabas não crescem e apodrecem verdes. Antes de morar aqui o quintal não era cuidado e dava goiabas lindas, depois de um ano meu marido podou o pé deixando só um galho em cima pq era o respirador, e podou na época certa, mas nunca mais deu goiaba como antes. O que podemos fazer agora? Obrigado desde de já!

  64. Bom dia!!

    Tenho um pé de pitanga em casa que está mto gde. Tenho notado que a cada ano a quantidade de frutos está menor, gostaria de saber qdo é o mês para a poda e o que mais posso fazer. Obrigada!

  65. preciso de ajuda para podar um pe de acerola e um pessegueiro.quais os galhos que devo cortar e quando devo fazer isso.

  66. Olá, Juliana…
    Li seu comentário sobre o desconhecimento de oliveiras produtivas fora de Minas…
    Gostaria informar que em Sta. Catarina,mais precisamente oeste do estado,estão plantando oliveiras e produzindo óleo de exelente qualidade, segundo agrônomos vindos da Itália para prestar assessoria aos produtores catarinenses…
    As oliveiras produzem em grande quantidade e as azeitonas são médias ou grandes, comparando com as italianas… No brasil,” em se plantando tudo dá”…
    Um grande abraço de uma professora de italiano, apaixonada pela natureza em geral e parabens à ajuda que estás prestando ao meio ambiente…Muito obrigada….Ceres Caruso

  67. Olá! Plantei um Ipê-roxo em meu quintal em 2003,muda com aproximadamente 1,50m de altura. Hoje ele tem aproximadamente uns 7 metros e não floresceu ainda.Existe algo de errado.O solo é arenoso.Gostaria que me dessem alguma informação.Será poda, trato do solo?Obrigado.

  68. boa tarde, gostaria de saber qual epoca, lua e mais para a poda de uma pitangueira, pois a minha esta muito alta, desde já agradeço. alex

  69. Tenho um pé de Limão Rosa já adulto. Ele mede em média 3 metros de altura. Terminou a safra e já está com novas flores. Gostaria de saber qual a época certa de fazer a poda sem comprometer a saúde do mesmo.

    Atenciosamente;

    Miguel Lopes

  70. Favor responder-me: a raiz de um pé de abacate de mais de 40 anos agora, pode quebrar um muro grande ou só na parte que ele cresceu e ainda quebrar a estrutura de uma casa?

    • Olá Regina, a árvore com 40 anos não tende a crescer mais, ela já está no porte adulto dela. Por isso, não vejo por que ela viria a quebrar um muro ou interferir numa estrutura de casa. Esta casa esta sendo construida agora, ou tem a idade da árvore? O ideal é fazer uma avaliação com o engenheiro agronomo e civil responsáveis pela obra. Cada caso e muito único e específico. Boa sorte

  71. Tenho na parte da frente do terreno onde moro uma Açoita-Cavalo, conforme informação dos vizinhos mais antigos ela é centenária, quando foi instalada a rede elétrica na rua em 1967 a rede passou por baixo da copada (galhos). A árvore apresenta aspécto saudavel, sua brotação é compatível com a estação do ano, não tem galhos secos, mas apresenta fendas(buracos) em seu tronco, tronco este com 3,5 metros de diametro, dos 4 buracos existentes, 3 se ligam internamente. Tenho algumas dúvidas, é normal nesta espécie de árvore estas fendas? Qual o tempo de vida saudavel? Não sendo normal as fendas/buracos qual o procedimento correto? Quanto a poda, é recomendada para esta espécie?

    Atenciosamente,

    João Luis Jaques Cechin
    Itaara/RS
    97185-000

  72. Bom dia! Gostaria de saber como faço para podar uma figueira do tipo ibapoí, plantada em um lugar perto de telhados e da casa, para que ela não deselvolva tanto e se posso também ,dar uma aparada em algumas raizes que estão entrando na calçada em volta da casa. Enfim, gostaria de saber se existe uma poda que seja feita anualmente para segurar o crescimento da figueira sem danifica-la?
    Fico no aguardo o mais breve possível.
    Obrigada,
    atenciosamente
    helô

  73. Olá Bom dia! Estou aguardando um retorno sobre a poda de uma figueira. Escrevi ontem para vcs e vou deixar o meu contato: helohd@terra.com.br. Meu comentário está no nome de Heloisa.Obrigada e fico no aguardo

  74. Tenho em meu quintal, um único pé de caqui que já deu flores duas vezes, porém não deu frutos, gostaria de saber como devo proceder para que ele venha a dar frutos?

  75. Tenho uma pe de limao rosa no vaso preto de plastico mas ele nao esta crescendo o que faço pois nao tenho chao para plantar?
    Obrigada

  76. Boa noite, tenho uma melaleuca e gostaria de saber em que época do ano ela floresce e, qdo é a melhor época e lua para poda.
    Saudações
    Wilson.

    • Olá Wilson, todas as plantas recebem melhor a poda na luz minguante, quando a seiva está mais concentrada na raíz. A melaleuca está em floração entre primavera e verão, recomendamos a poda sempre ao final da frutificação ou após, oque deve acontecer no outono. Atenciosamente Equipe Árvores Vivas

  77. Eu quero agradecer atenção da Arvores Vivas por ter me ajudado e, desejar à todos um feliz NATAL e um otimo 2012.
    Obrigado,
    Wilson

  78. Olá.
    Godtaria de saber em que época do ano devo podar minhas árvores.
    Tenho um quintal bem pequeno mas consegui plantar 3 arvores frutíferas.
    1 pitangeira,1 mixiriqueira e 1 limoeiro.
    Estes estão bem pertos um do outro mas estão produzindo frutas.
    O limao esta com algumas ferrugens mas o meu maior problena é o tamanho das
    árvores,estao ficando muito alta e os vizinho estao reclamando.
    Como e quando devo poda-las?
    obrigada
    Neide

  79. Olá.
    Gostaria de saber se posso fazer a poda de formação da Graviola da mesma forma que faço na Goiaba.

    Att.

  80. oi td bem ; estou agadecido pelas respostas dadas a cada caso aqui assitido e analizado;mas ainda preciso de mais informaçoes ; ( tnho um pé de mixirica ) essa bem caipira na linguagem tradicional ; mas a mesma produciu por ( 2) anos e agora nesse momento nao apresentou nada ; no iniciio ela floriu mas tempo depois caiu as flores e no momento a mesma ate parece estar velha ; ( o que devo fazer me oriente por favor ) abraços ;

    • Olá Luiz, fica um pouco dificil orientá-lo sem ver a planta. O ideal é que você procure um profissional da casa de agricultura da sua cidade. Mas pode ser falta de adubação e talvez seja importante realizar uma poda para fortalecer a árvore. Esperamos que essas dicas te ajudem!

  81. Preciso de ajuda. Um vendaval arrancou a copa d minha árvore, que caiu sobre minha casa. Mas o tronco com uns 3,5m permaneceu em pé, as raízes não foram afetadas, os bombeiros cortaram com uma motosserra e ficou reto como uma mesa. Essa árvore está brotando com muita vontade no único galhinho que sobrou. Tem como salvá-la? Como faço para proteger onde foi cortado? É como uma filha, está em nossa família há 16 anos, protegeu minha casa do destelhamento completo, aguentou o quando pôde e qdo caiu ainda desviou o vento, como se tivesse se sacrificado…
    http://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-1edicao/t/edicoes/v/temporal-causa-prejuizos-em-varias-casas-em-ponta-grossa/1773392/

  82. Ola,
    Preciso de ajuda!!!Tenho 4 arvores Melaleuca da folha fina em meu jardim ja faz 6 anos,e elas nunca floresceram e eu nunca as podei(tenho medo delas secarem).Queria saber quando e como(se tem q ser serrote)fazer a poda desta arvore q eu tanto gosto!!
    Moro em Barretos ,interior de SP,e aqui eh muito calor!!
    Obrigada!

  83. Esrou cansada, são dois anos tentando podar uma aroeira, não quero tira-la só quero poda-la. Ela é do mei vizinho de baixo que segundo ele foi quem plantou. Ele se beneficia com esta arvore, pois elaen encobre todo o seu apartamento, inclusive já tive que colocar rede nas minhas janelas,por causa da invasaõ de insetos de que são muitos.
    Já denunciei ele a Lhgt, que por sua vez não vez nada. Por DEUs me ajude, preciso de uma autorização para podar os galhao da referida aroeira. Me ajude me mandando para o lugar cero a que possa me audar, Muito obrigada

  84. Vejo com tristeza a forma errônea que são feitas as podas das arvores na maioria das cidades brasileiras, inclusive nas grandes, modernas e que necessitam de verde com São Paulo. Não são utilizadas as técnicas corretas e nem mesmo se preocupam em “selar” as feridas para evitar a entrada de microorganismos e fungos que podem danificar a saúde da planta, ou em ultimo caso causar a sua morte. Temos que educar a população em geral com relação a isso e conscientizar que verde não é “frescura” dos ecodefensores, mas é uma questão de qualidade de vida para todos.

  85. oi meu no é Thedy, ano passado plantei duas mudas de bergamota e uma de laranja. todas ainda bem pequenas, uns poucos meses depois elas deram flor e logo apos muitos frutos, todos cairam nao ficou nenhum fruto. sao pes bem pequenos e sei que enchertados acho que é assim que se entende nao sao plantas grandes. bem minha duvida é sobre a poda delas, estao crescendo, criando varios galhinhos no caule. quero saber se tem que corta-los para que fiquem forte, ou deixo os mesmos crescerem?

  86. Boa tarde, tenho uma pitangueira com um pouco menos de dois anos e está com +ou- 1,60 m de altura, já deu frutos , muito pouco, apenas algumas frutas, há uns 6 meses, e não deu mais, o maior volume de galhos está indo para o muro. Gostaria de saber qual a melhor época de poda e como podá-la para que ela fique com a copa mais centralizada ( o tronco principal está indo em direção do muro) e que a altura dela ficasse no máximo com 3 metros. Um abraço.

  87. Tenho um pé de Jaca, ele está plantado á uns 8 mtrs da casa,tenho medo de ficar muito alto. A pergunta é se posso poda-lo e como ?

  88. sou o jose saramago e tenho duas figueiras , duas pereiras , duas nespereiras, uma ameixoeira e um abacateiro e gostaria de saber qual a melhor altura para as podar e como as podar obrigado

  89. Excelentes informações.
    Preciso mais uma.
    Gostaria que fosse indicado materiais comerciais que minimizam a exposição do corte. O sítio só cita genericamente “utilize uma camada de latex, verniz ou produto próprio para cicatrização do corte”.
    Para aquisição peço-lhe informar uma marca comercial para aplicar em corte de mangueira de aproximadamente 30 cm de diâmetro. A parte podada / cortada estava com cupim e a que sobrou (aproximadamente 6 metros de altura) esta viva e em boas condições.
    Grato
    A.C.Miranda
    Rio de Janeirio – RJ

  90. Gostaria de saber se posso podar uma parte do meu pé de figo ,sendo que o mesmo já com muito frutos nesse momento . Se eu podar uma parte vai afetar o restante,por favor alguém me responda. Obrigado.

    • Olá Joel, a poda durante a frutificação pode ser positiva. O melhor momento mesmo seria logo na sequencia dos frutos, mas neste momento também é propicio. boa sorte

  91. Olá! Tenho um pé de jabuticaba em meu jardim,que os galhos estao em cima da laje de uma loja.
    Gostaria de saber quando posso poda-la.
    Desde já,agradeço a atenção.

  92. Tenho um pé de quaresmeira roxa em frente a minha casa, com cerca três metros altura. Notei que nas pontas está cheira de sementes( talvez futuras flores). Em que momento devo fazer uma poda de levantamento? Renato Moraes

  93. Tenho alguns pés de laranjas e mexiricas, mas ele só cresce para cima, como faço a poda? qual a melhor epoca?

  94. Ola tenho uma grande duvida, tenho uma mangueira no meu quintal, gostaria saber quando posso poda-la, esta na epoca de poda da mangueira?

  95. Tenho um pé de goiaba BRANCA e gostaria de saber qual é a melhor época para podar, pois estar tomando conta de todo o quintal, moro em São Paulo Capital.

  96. Boa noite!
    Estava lendo as publicações e me surgiu uma dúvida.
    Podar uma fruteira que está florida é prejudicial à planta, ou transfere a força para os frutos (ao invés de dar frutos menores dá frutos maiores)?

  97. Boa tarde,
    gostei muito do blog, muito esclarecedor, sem ser chato! Preciso de ajuda, não se se podem tirar uma dúvida minha. Há algumas semanas atrás, achei num terreno baldio onde faziam limpeza uma goiabeira com uns 2 metros de altura e com raiz, porém, muito seca e com poucos galhos, na verdade só dois bifurcados, em Y, e outros galhinhos saindo deles. Tentei salvar a árvore a plantando num vaso grande, pois não tenho quintal, moro em apartamento (mas ela toma sol direto o dia inteiro). Ela parece ter sobrevivido. Parou de secar. Porém, não vejo nenhum broto ou nada que indique que vá nascer outros galhos. Pergunto: será que posso podá-la drasticamente, digo mesmo, cortar o tronco a meia altura? ou devo esperar mais alguns meses, até ela tomar força? Agradeço desde já a atenção.

  98. Olá

    Tenho uma uncaria tomentosa e uma fruta do lobo que foram mutiladas por imbecis sem a minha autorização, restando somente o tronco. Isso foi feito hoje, 25/9/2013, portanto, faltando dois dias para entrar a lua minguante. Está chovendo muito, pois estamos bem no começo da primavera e ambas as plantas são novas e ainda não haviam frutificado. Imagino que seu período de floração seria agora.

    Passei uma pasta de cupro dimy mas agora estou preocupado se isso ajuda ou prejudica.

    Será que elas terão chances de sobreviver°

    Obrigado

  99. adorei seu trabalho o mundo precisa de alguem como vc!
    por sua dedicação e atenção, a todas perguntas que foram feitas, e por a sua humildade em compartilhar seus conhecimentos. estou falando de coração, posso
    te garantir que venho procurando isso nas pessoas mais são poucas que vi em meu caminho continue assim. parabéns!

  100. Gostaria de saber a melhor época para podar jabuticabeira e como trata-la os frutos estão com uns amarelados.

  101. gostaria de saber qdo se deve fazer a poda do chapéu de sol (nome vuigar) e se é certo fazer uma poda total deixando só o tronco sem galhos nem folhas .Obrigada .
    Maria Helena ……..
    10

    • Nenhuma poda drástica é saudável para as árvores, imagine quanto tempo elas levaram para constituir suas estruturas e como elas se equilibram em relação aos galhos. Uma poda drástica pode levar a árvore à morte pois coloca ela em aspecto de alta fragilidade e será alvo fácil para infecções bacteriológicas, virais, podendo apodrecer e sofrer ataque desproporcional de insetos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s