Castanha de Sapucaia

Desde que comecei a pesquisar para conhecer cada árvore, buscando reconhecer as diferenças entre elas e identificá-las, cada uma sempre apresenta alguma característica marcante que me encanta e faz com que eu me sinta mais íntima. Uma dessas árvores que descobri e pela qual me apaixonei muito foi a sapucaia (Lecythis ollaria) da família Lecythidaceae. Ela é uma árvore grandiosa que pode atingir até 30 metros. Sua floração em tons de rosa e roxo é ma-ra-vi-lho-sa!!! As folhas novas durante a floração ficam também rosadas, como se estivessem contagiadas de tanta beleza das flores.

Parente da castanheira, também produz fruto lenhoso (pixídio) em forma de cumbuca que guarda as sementes (castanhas). Em diversas conversas com colegas biólogos/botânicos sempre perguntei: “-Você já provou a castanha da sapucaia?” e sempre ouvia que sim, e que a castanha era muito saborosa, mais do que a castanha-do-pará, mais leve… Desde que conheci a sapucaia, sonho com o dia em que poderia experimentar uma castanha e abraçar uma árvore em floração!!!

Um desses sonhos foi realizado semana passada pelo Sr. Belarmino, Tiana, Leonice (que é mãe do Lucas que é visitante do nosso blog) e o Reynaldo que trabalha com a equipe mas não estava presente neste momento especial!!!

saboreando castanha de sapucaia com Tiana e Belarmino

saboreando castanha de sapucaia com Tiana e Belarmino

Vejam a mudinha de sapucaia que o Belarmino está germinando, que linda! É um bebê de uma árvore sapucaia que vai um dia encantar o nosso mundo! Germinar uma semente é uma das experiências mais ricas que alguém pode ter na vida… Só de imaginar que dentro existe todo o potencial de uma vida de árvore maravilhosa, dá até dó de comer a castanha… Mas realmente, a castanha de sapucaia possui um sabor muito leve e sutil. Adorei!!!

Belarmino com sua mudinha

Belarmino com sua mudinha

germinando sapucaia na vermiculita

germinando sapucaia na vermiculita

germinando-sapucaia

germinando-sapucaia

Durante essa tarde de sonho, também tive a oportunidade de ver, tocar e sentir a cumbuca-de-macaco, que é o fruto lenhoso da sapucaia. Essa cumbuca é especial, pois está com um tamanho muito maior do que geralmente os frutos crescem. Quase a maioria dos frutos porta cerca de 8 castanhas (sementes).

Tanto aprendizado, só foi possível pois conheci pessoas muito especiais, que foram simpáticas e acolhedoras… Realizam todas as atividades com as sementes, sempre com muito cuidado, amor e atenção! Tudo isso você sente quando está num ambiente saudável e que respeita e valoriza a natureza! Agradeço muito a atenção e receptividade de todos vocês!

Juliana, Tiana, Belarmino e Leonice na frente do painel de colagem de sementes

Juliana, Tiana, Belarmino e Leonice na frente do painel de colagem de sementes

106 Respostas para “Castanha de Sapucaia

  1. ju, pra falar um oizinho,
    vou montar um blog meu e logo passo o link tá?
    vamos combinar de almoçarmos juntos
    bjoxxxxxx

    • OLÁ, TUDO BEM? quero parabenizar por este trabalho maravilhoso sobre a árvore Sapucaia, é linda… não tenho palavras para descrever, gostária de poder conhecer pessoalmente. Eu moro em Sapucaia do Sul- RS
      Aí a explicação…
      Att/ ROMENIA MACHADO

    • Maravilhoso! Uma semente conter uma árvore inteirinha… agente não sabe o milagre das coisas!

      gostaria de plantar uma sapucaia em minha chácara. como posso adquirir muda?

      obrigada!

  2. Quero parabenizar pelo trabalho.Sou artesão,vivo na praia da Pipa,RN,estava pesquisando a respeito da sapucaia,pois esta é materia-prima para muitos dos meus trabalhos.Com a cumbuca desta planta,faço vários instrumentos musicais e peças decorativas.Nestes dias,assisti a um filme que falava que o formato da cumbuca da sapucaia era copiado pelos índios aqui do Brasil,para fazer as suas urnas funerais.UM abraço.

    • Olá Alexandre,

      Adorei receber seu comentário, agradeço muito a visita ao blog e por ter compartilhado conhecimentos complementares sobre a cumbuca de sapucaia. Realmente ela é única em seu formato e usos. Gostaria de conhecer os instrumentos que produz com ela! Tenha uma ótima semana!

  3. puxa acuei tudo muito bom mais penso que poderiam haver maiores detalhes,sabe para ajudar as pessoas que necessitam de maiores informaçoes!

    • Olá Ítala… Agradecemos usa visita e participação com sugestão! Temos como prpósito buscar ajudar as pessoas a sanarem suas dúvidas. Se puder especificar melhor qual a sua necessidade, estaremos abertos a ajudá-la!

      Tenha uma ótima semana

  4. Ola ouvi dizer que se colocar agua dentro da cumbuca de sapucaia e tomar tres vzs por dia pode controlar a pressão alta e o diabetes vc sabe de alguma propriedade medicinal pode comentar ou explicar

    • Olá Daniel, muito interessante esta utilização, porém não encontrei em minhas fontes literárias disponíveis aqui no acervo informações sobre propriedades medicinais da cumbuca da sapucaia. Talvez exista alguma propriedade ainda não estudada cientificamente. Caso descubra algo, logo lhe avisarei! Tenha uma ótima semana!

      Agradecemos muito sua visita e interesse em trocar informações!

    • ola,o meu irmao usou a sapucaia para curar o esporao de galo.uma enfermidade no ossodo pe,ele ficou bom

    • Estou tomando água da cumbuca da SAPUCAIA; comprei a cumbuca no mercado em São Luís-Ma, no setor de ervas; a água dormida na cumbuca fica da cor de coca-cola, um leve sabor de madeira agradável. Já há mais de 20 dias fico colocando a água e a cor e sabor permanecem os mesmos. Quem me vendeu falou que combate diabetes e outros males. Estou gostando.
      Fortaleza, 28/12/2011
      Marcos Galeno.

  5. Olá!!
    meu nomeé Rachel, sou de São Paulo e um de meus sonhos é ver uma sapucaia de pertinho, alguem pode me ajudar!!
    De onde é seu Berlamino?

    • Olá Rachel,

      Você consegue encontrar sapucaias bem de pertinho no Parque da Luz e na Praça da República. No parque da Luz ela está bem ao lado da gruta, de cima da gruta você tem uma linda visão da copa dela olhando em direção a rua… Deve ser uma árvore com cerca de 30 metros de altura, tronco bem rugoso… Existe uma mesa ao lado da gruta que fica de frente para ela… não tem como errar. Veja no nosso mapa das árvores, que você faz download a partir dos links do lado direito do nosso blog em PASSEIOS.

      Na praça da república é um pouco mais complicado, mas posso tentar colocar aqui no artigo a indicação a partir de um mapa do google.

      Se quiser mudinhas de sapucaia, tenho algumas novinhas a disposição no nosso “viveiro-quintal”. Podemos prepará-la para presente especialmente para você!

      Espero que você possa visitar esses locais e conhecer sapucaias de pertinho… De qualquer forma, se passar pelo Rio de Janeiro na Quinta da Boa Vista existe uma alameda de sapucaias implantada em 1878 pelo paisagista e botânico Auguste Glaziou! Lindo lugar!

      • Prezada Jú
        Gostaria muito de obter as mudas de sapucaias que voce afirmou possuir. Como poderei pegá-las, caso estejam disponíveis?
        Abraços

      • mande uma muda de sapucaia para mim meu cep 1815000 ibiuna sp.Meu nome é Artmis Ribeiro da Silva

    • Olá Raquel,
      Aqui em Juiz de Fora, MG, há um museu de nome Mariano Procópio em cujo bosque há inumeras e majestosas sapucaias.
      A entrada é franca e o museu funciona toda a semana, exceto às segundas feiras.
      Elsio Luis Maciel
      elsioluizen@yahoo.com.br

  6. Olá!
    Meu nome também é Raquel, e também moro em São Paulo.
    Se estamos falando da mesma lindíssima árvore, que fica com as folhas cor de rosa, com flores liláses e brancas, tem uma em plena av. Paulista, no Parque Trianon, esquina com a Peixoto Gomide. Há outra na R. João Ramalho, nas Perdizes.
    Como amo plantas, seus troncos, flores, folhas e sementes, mas não tenho nenhum conhecimento científico a respeito, sempre procuro informações com pessoas que também curtem esse tipo de coisas.
    Gostaria, se possível, de saber como é a semente da Sapucaia, pois recolhi embaixo da referida árvore na Paulista, sementes que penso serem dela. Acho que as outras árvores que estão perto não dão aquele tipo de semente. Tem algum site em que posso ver fotos dessa semente?
    Obrigada
    Raquel

    • Olá Raquel… Que bom conhecer essas duas sapucaias em São Paulo, ainda mais nestas regiões centrais! Você tem foto delas em flor para nos enviar? As sementes de sapucaia ficam dentro da cumbuca-de-macaco, outro de seus nomes populares, e está envolta de uma casca como de uma nós só que pontudinha de um lado e bege de outro lado mais achatado. Ela é marrom e possui relevos como nervuras alongadas. Para quebrar a semente use um martelo ou na dobradiça de portas , bem devagar para preservar a castanha e poder saboreá-la! Você pode ver ilustrações botânicas da sapucaia na Flora Brasiliensis, no link http://florabrasiliensis.cria.org.br/search?taxon_id=22771 a ilustração V14 P1 t.68 da trib. Lecythideae Rich.

      Esperamos ter ajudado! Grata por sua visita… Vamos visitar as sapucaias que indicou em breve!

    • olá raquel
      As sementes da sapucaia são grandes castanhas como as castanhas do pará, porém com formato diferente.
      Caso tenha semente dessas contigo, e se puder doá-las, com carinho farei as mudas e as plantarei em meu sítio em São Thomé das Letras-mg.
      Abraços

  7. Bom dia,

    Encontrei em um site de vocês algumas informações sobre a castanha de sapucaia.

    Sou estudante de mestrado da UNESP de São José do Rio Preto-SP e preciso encontrar as castanhas de sapucaia, porém esta sendo muito difícil encontra-las…

    Você saberia me dizer onde posso encontra-las e em que epoca ela dá essas castanhas???

    Muito obrigada

    Beijos

    • Olá Tainara,

      Agradecemos seu contato! Neste momento não sabemos onde exatamente você pode conseguir sementes de sapucaia… Ela ocorre do Ceará até o Rio de Janeiro. Talvez em centros de sementes dessas regiões você possa conseguir mais informações! A maturação dos frutos é de agosto até setembro. Talvez no fim do ano seja mais fácil achar!

      Boa Sorte em sua busca!

    • OLa Tainara.

      Eu também necessito de sementes de sapucaia e gostaria se vc as encontrou e onde fico grata se puder meresponder.

      Sou de MInas Passos e estou próximo de FRanca

      Gratidão

  8. Gostaria que me informassem acerca do uso culinário das castanhas da sapucaia. Certa vez eu vi na feira comprei uma cumbuca daquelas e gostei muito, porém, somente eu comi pois o pessoal aqui de casa não tem o mesmo gosto, pois sempre gostei de experimentar frutas exóticas. Tenho um amigo que possui em sua propriedade no norte do ES, uma enorme árvore dessas e acabei de ganhar dois frutos enormes. Agradeço qualquer informação a respeito.

    • Olá Jaime,

      Agradecemos muito sua visita e interesse nas castanhas de sapucaia! Que felicidade a sua poder degustar as castanhas, ganhando tão lindo presente quanto as cumbucas preenchidas!!!

      Você pode usá-la assim como as próprias castanhas-do-pará, picadas em bolos ou brownies; talvez moídas como farofa para sorvete; em lascas acompanhando um arroz assim como amendoas ou até mesmo em molhos para macarrão! Tenho certeza que você descobrirá maravilhosas receitas testando em sua cozinha essas preciosidades de sementes! Sugiro que coloque também uma ou duas para germinar!!! É lindo ver essas sementinhas virarem uma grande árvore!

      Boa sorte e não dexe de nos enviar as receitas de sucesso!

  9. Juliana,

    Estou querendo fazer algumas mudas de sapucaia, porem tenho algumas dúvidas, ve se vc pode me ajudar: como se realiza a germinação da semente? ela apresenta algum tipo de dormência? é preciso abrir a amendoa para que haja germinação? que tipo de substrato usar?

    Agradeço

    Fábio Cabral

  10. JULIANA, tudo bem? Me chamo também Juliana,gostaria de saber se a castanha de sapucaia é afrodisíaca? Obtive essa informação de ums colegas e gostaria de ver se é verdade.Espero anciosa a resposta.

  11. Admiradores da sapucaia! Estamos em festa!
    A árvore da r. João Ramalho, entre Apinajés e Aimberê, nas Perdizes já está magnífica! Podem ir apreciar!

  12. Vc não teria mais informações sobre a sapucaia? è que tenho que apresentar um seminário sobre ela.

  13. Olá amigos! A árvore da av. Paulista também já está linda! Bem na esquina com a Peixoto Gomide.
    Abraços

  14. Oi Juliana gostaria de saber onde posso encontrar destas árvores, pois quero arranjaruns frutos destes para artesanato.
    abraço

  15. Bom dia.
    Estou a procura de sementes ou mudas de sapucaia para plantiu em uma pequena ilha no rio Paranapanema (local onde pesco).
    Gostaria de saber se pode me informar ou pessoas que visitam seu bolg.
    Grato.
    meu email adonismga@hotmail.com

    • Oá Donizete,

      Temos uma grande muda de sapucaia em nosso viveiro com cerca de 1 metro de altura e outras duas menores com cerca de 30cm de altura. Estamos em São Paulo, para receber mais informações sobre valores entre em nosso site na área de CONTATO http://www.arvoresvivas.com.br e enviaremos todas as informações para aquisição da muda! Tenha um ótimo final de semana!

      • Juliana
        Qual o valor das mudas menores e qual o valor do frete para 87080770

      • Olá Donizete,

        Pela dificuldade de envio de mudas por correios e transportadora, estamos dando preferência para pedidos mais próximos de São Paulo! Agradeço sua compreensão!

      • Gostaria de obter tais mudas, preciso saber o preço das mudas de sapucais. Moro em MG, mas posso buscá-las em São Paulo, ok? Aguardo contato.

  16. Gente eu gostaria de parabenizar voces pelo trabalho. Eu pessoalmente crescir perto da sapucaia, mas nunca realmente percebir quão especial essa arvore é. No inicio de 2009 experimentei pela primeira (que possa me lembrar, pois a ultima vez que experimentei era pequeno e nao lembro) a castanha da sapucaia. Me apaixonei. Agora tenho cerca de 40 mudas, as quais farão parte de uma reflostação que estou fazendo perto dos meus tanques de peixe no sítio. Tudo vai ficar lindo quando essas arvores ficarem adultas e começarem a florar…talvez eu possa iniciar um horto exclusivo de mudas de sapucaias, o que vocês acham?
    Grande abraço e Deus abençoe.
    Mr. Dias

    • Olá Dias,

      Que bom que conseguiu reviver essa memória de infância!!! Ficamos muito felizes por você compartilhar essa lembrança e ação tão especial… As sapucaias são espetaculares mesmo, recentemente visitei o Sitio Burle Marx e pude ver alguns exemplares lindos também!!! Plante-as sim, faça um viveiro e tente proporcionar a experiência de apreciação das castanhas para mais pessoas!!! Caso tenha sementes, nós gostaríamos de conseguir algumas com você!!! Como podemos fazer???

  17. Sou do interior do Rio de Janeiro, no município de São Fidelis, no 3º distrito de Pureza, nasci em uma pequena casa próximo de uma sapucaia eu já conheci com seus 30 metros para conhecer é fácil, gostaria que esta árvore fosse protegida por lei ela é a ánica nas imediações, ela foca no rumo dos sitios da familia pinto ou seja de um lado Eugenio Pinto e do outro lado João Pinto ambos ja falecidos quem mora e vive na localidade são pessoas diferentes. não tenho conhecimento de botanica provavelmente esta sapucaia deve ter + de 300anos.
    local exato: pureza, Ciryno Aguiar, passa pelo ciminterio, Lair Cortar e logo apos 200metros encontra a árvore obs: da para ir de carro. abraços pra todos muita paz feliz 2010

  18. Ola sou de Ribeirão preto São paulo , fica umas 4h de são paulo , queria muito mesmo sementes de sapucaia sou amante da natureza e sepre planto arvores aqui nas praças e canteiros , nunca vi uma sapucaia de perto e adorei esse blog , poeria me ajudar , ou me diga aonde posso arrumar sementes ou muda de sapucaia aqui em Ribeirão , obrigada .

  19. Como o Belarmino apaixonei-me pela Sapucaia e demorei muito para saber seu nome.
    Como gostaria de plantar uma muda numa praça perto de minha casa!
    Poderiam informar-me onde consigo, muda ou semente?
    Moro em Formiga – Minas Gerais.
    Aguardo resposta.

  20. Meu e Denise,li um artigo sobre a semente de sapucaia que e otimo para artrite,gostaria de saber se aqui em Belo Horizonte existe esta arvore e se tem outros beneficos para outras dores ou doenças,e com se prepara,se e em cha. Muito Obrigado.Aguardo Resposta.

    • Oi Denise,

      Na Praça ABC (Cel.Benjamim Guimarães, cruzamento Av.Afonso Pena e Getúlio Vargas),subindo a avenida nos canteiros centrais sentido Praça Milton Campos, tem várias de médio porte.A da Praça ABC já vi com os frutos, as outras creio que pelo porte não dão cumbuca, mas floração sim e é lindo, como todas elas ao longo da Afonso Pena-Funcionários/Cruzeiro. Na minha terra natal tem vários exemplares, comi muita castanha por lá quando criança, mas infelizmente a insensibilidade de muitos e a displicencia da Adminstração Municipal, tem contribuido para a matança delas, apesar de Lei Federal declara-la imune de corte.
      Maria Aldina Resende

  21. EXISTE UMA ALAMEDA DE SAPUCAIAS NA QUINTA DA BOA VISTA. JÁ CONHECEM?
    PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO E TRABALHO.

  22. Amigos,
    Eu também estou em busca de uma ou duas mudas de Sapucaia e não estou conseguindo encontrar aqui na minha região. Se algum de vocês souber e puder me indicar onde procurar, eu agradeço de montão.

    Wagner
    Belo Horizonte – MG
    wagnerjmarques@gmail.com

  23. Olá sou professora do 4º ano e estou trabalhando com meus alunos a origem do nome do Rio Sapucaí, porém na minha região já não existe mais nenhuma Sapucaia. Vocês sabem onde posso encontrar alguma muda, ou semente desta especie de árvore? Já tentei na prefeitura, na Secretaria de Meio Ambiente e no IEF mas ninguém pode me ajudar. Se puder coloborar eu ficarei muito agradecida. Sou de Itajubá/MG

  24. Bom dia, Comprei um terreno com 2 sapucaias. Construi minha casa de modo que não fosse preciso arrancá-las, (AMO minhas arvores), porém de 2 meses para cá elas estão ficando totalmente peladas, parecem estar definhando. Gostaria de saber o que está havendo, e como faço para dar uma animada nelas. Enfim do que elas gostam?
    Agradeço qualquer informação!
    Helcia

    • Olá Helcia,

      Não é fácil avaliar de longe, mas se não me engano a sapucaia é uma árvore decídua, ou seja, perde suas folhas no inverno. Talvez seja só isso, o tempo natural dela. Aguarde a passagem do inverno, isso lhe dará mais precisão sobre a saúde das árvores. Caso as folhas não rebrotem, recomendo que procure uma casa agrícola ou viveiro da região para uma análise de perto mais precisa.

      Boa sorte! Se quiser nos enviar imagens das suas sapucaias com depoimentos para colocarmos no blog, ficaremos felizes em publicar!

  25. Cara Juliana

    Gostei da sua fala sobre a Sapuaia. Fiquei triste em perceber a alegria em experimentar a semente de Sapucaia.

    Moro em Santa Rita do Sapucaí, no vale do rio cujo nome nao precisamos definr de onde veio mas onde, infelizmente, encontramos somente uma única Sapucaia que dá frutos nos dias de hoje. Uma única árvore que, não fora o xiitismo protecionista derivado de ações do IBAMA, já teria deixado de existir ha vários anos.
    Tenho colhido os frutos dessa arvore nos últimos 2 anos. Não tive ainda coragem de experimentar a castanha pois, para mim, cada castanha representa a possibiliade de uma arvore. Não me sinto bem comendo essa arvore.
    No ano passado consegui cerca de 300 mudas. Este ano devo conseguir umas 500. A maioria sendo plantada no topo da Mantiqueira, no município de Alagoa, MG.
    Fica aui o desafio: esistir à tentação de comer o fruto para, daqui ha uns 30 anos, poder saborear a visão da florada da Sapucaia.

  26. Acheí uma árvore fantastica,,,as sementes demorarão ate 90 a 100 días para nascer mais com muito orgulho,,todas elas germinarão,,,aproveito para plantar na minha fazenda em Ponta do Mel///Areia Branca//RN…Mesmo elas sendo de crescimento muito lento dão árvores muito lindas.Estou muito feliz pois não entendo,,,porque existem tão poucas.

  27. Fãs da sapucaia!! A postos com as câmeras fotográficas! A árvore da r. João Ramalho, em Perdizes, São Paulo, já está cor-de-rosa. E claro, lindíssima!
    Raquel

    • Acabei de conhecer a árvore Sapucaise fiquei encantada com as tonalidades das folhas. Essa que ví
      fica na entrada do shopping de Montes Claros ao lado da rodoviária, e é patrimônio da cidade e ela tem 110 anos.
      Estou adquirindo um sítio e quero muito plantar algumas mudas. Pode enviar-me informaçoes aonde compras mudas ou adquirir sementes? Sou apaixonada pela natureza e quero deixar o meu sítio lindo…
      Estou realizando um sonho que é ter um lugar para
      plantar e arborizar espécies maravilhosas.

  28. Gostaria imensamente de ter no meu sítio um pé de SAPUCAIA ,já tive uma ,mas com a mania das queimadas sem controle feita por vizinhos irresponsaveis ,perdi essa e varias outras árvores.Não sei onde posso encontrar mudas aqui no Rio de Janeiro.Pode me dar alguma informação? Fico muito grata.Abraços,fico aguardando a resposta.

  29. Estive recentemente no nordeste e tive o prazer de conhece a “sapucaia”. Me apaixonei…
    Mas nao sei como conseguir as sementes para iniciar o plantio.Moro no Paraná.
    Gostaria… se vc pudesse me ajudar,me passando algum endereço de alguem q tenha umas sementes.
    Ficarei eternamente agradecida !

    Bjuus
    Rose

  30. 04/01/2011 fiquei encantado com esta árvore, gostaria que me enviassem pelo meu email endereços onde posso adiquirir mudas ou sementes da sapucaia de preferência em SP,resido no interior do estado , em araraquara.e assisti um programa da Regina Casé

  31. Fui passar o final de ano em minha terra natal, Uberaba, Minas Gerais e qual não foi a minha surpresa em encontrar uma belíssima sapucaia, em sua maior exuberância, em pleno dezembro! Se não me engano, sua floração é em setembro/outubro, não é? Está no Parque Fernando Costa. Quem estiver em Uberaba, não perca!

  32. Estou a procura de sementes de Lecythis Pisoni (SAPUCAIA)
    se por acaso alquem tiver entre em contato para que possamos negociar , a venda ou possivel doação das sementes , pois sei que mesmo sendo doadas existe um gasto acarcarei com as mesma.
    Já comprei sementes via net, plantei as mesma por ironia na noite que plantei fui visitado por algum tipo de animal , não sei ao certo se foi rato ou morcego pois eu tenho um pé de ardisia a mesma esta carregada de frutas e em tres noites seguidas quase que acabaram ainda bem que largavam as sementes limpinhas perto da planta , hoje tenho varias mudas de ardisia , porem as sementes da sapucaia sumiram, se alguem tiver entre em contato eu agradeço.

      • Gostaria de comprar as sementesa, se por acaso tiver muda pequena isto é até 20cm , se houver a possibilidade de envio gostaria de saber o valor dos mesmos , sem mais obrigado, Estou no aguardo da sua resposta. Que o Senhor do Universo nos ilumine em nossas ações.

  33. Olá juliana,
    Estou precisando de algumas cumbucas , sapucaia para realizar um trabalho. Gostaria muito de conseguí-las. Voce sabe me dizer onde, como e valores das mesmas?

    Ficarei muito agradecida
    Atenciosamente
    waldete

  34. Olá, como faço para adquirir duas mudas de sapucaia. Pra plantar no Centro – Oeste. Obrigado!

  35. Prezada.

    Sapucaia é exelente para baixar colesterol e glicose.
    Usando as casca do caule em difusão e fazer uso diá
    rio.

  36. vi a muda de sapucaia se alguem puder me mandar uma para mim eu agradeço meu CEP18150000 cidade Ibiúna sp ,nome Artemis Ribeiro da Silva,se não tiver mudas pode ser as sementes que eu mesmo providencio a germinação.
    vou deixar meu email artemisartesvisuais@gmail.com

  37. NASCI EM SÃO FELIPE NO ESTADO DA BAHIA, ONDE EXISTIA MUITA MATA ATLANTICA
    NOS ANOS 1955 A 1964 VARIAS FRUTAS E CASTANHAS, COMO SAPUCAIA, BACOPARI,
    MASSARANDUBA, JABUTICABA, GABIRABA, ABIL, (ENGA, SIPO, MARTELO E PARA), MARACIJÁ AÇU, LARANJÁ SELETRA, SIDRA, MARACUGINA, MONDURÚ, GINIPAPO E OUTRAS ESPECIE.

  38. Pessoal, quem quiser ver um ‘bosque’ de sapucaias em Brasília, vá ao Parque da Cidade, defronte ao ‘Expo Brasília’. Estão simplesmente MARAVILHOSAS!!

  39. Faz mais ou menos dois anos que descobri pela janela dos fundos da minha casa um lindo pé de sapucaia. Ele é lindo , indescritível. Foi amor a primeira vista. Agora estamos em outubro e suas folhas já estão rosas e suas cumbucas vazias. Hoje tirei várias fotos dela e coloquei até como papel de parede no meu notebook. Quando você falou da enorme emoção de abraçar a árvore , também fiquei pensando na mesma coisa. Pena que a minha sapucaia fica numa propriedade particular na qual não conheço o dono. Espero que seja uma pessoa do bem e que nunca , mais nunca pense em cortá-la. Um grande abraço da Marta. Moradora de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

  40. O meu visinho em Niteroi cultiva duas sapucaias com uns 20 mts de altura, os morcegos
    à noite pegam as sementes para comer,acontece que são pesadas e caem no meio
    do caminho,daí foi fácil recolher e esperar que germinassem, leveias para Brasilia
    e planteias na minha fazenda em 1986 ,pos estão adultas e frutificando.
    Já fiz a minha parte …e você???
    Fernando Bizzotto

  41. Bom dia !
    Meu nome è Eduardo Ferreira ,trabalho em uma escola de educação infantil cujo o nome é original da rua SAPUCAIA em São Paulo MOOCA .
    Gostaria de saber como eu posso adiquirir uma cumbuca ,8 unidades da castanha na casca e uma muda da arvoré para plantar no terreno da escola.
    Quem pode me ajudar nessa empreitada.
    Obs. A cumbuca do macaco e os frutos ficarão em exposição em uma redoma de vidro na escola como simbolo da mesma.

    Muito obrigado pela atenção de vocês.

    Atenciosamente;
    Eduardo

    • Olá Paiva,

      Você está procurando as cumbucas? Fique de olho nas árvores sapucaias da sua região, quem sabe não tem sorte de conseguir uma cumbuca!!
      Caso seja do seu interesse também disponibilizamos de cumbuca com mudas para presente!
      Tenha um ótimo dia

  42. Desejo muito adquirir sementes ou mudas da sapucai rosa, quem as tiver entrar em contato.
    Maria de Lourdes Martins Pereira

  43. estou procurando semente de massaranduba pois só vi um pé uma vez na vida e amei a fruta. se vcs tiverem por favor entrem em contato ok? obrigado…

  44. sou de Ribeirão Preto sp enfermeiro mas nas horas vagas trilheiro ,plantei muitas arvores aqui na cidade e nas trilhas tem uma pracinha aqui que tem dois pés de sapucaia lindos ! consegui vários frutos e sementes mas ninguém soube me falar como germinar as sementes comprei vermiculita e substrato mas não sei se uso só a vermiculita ou misturado se coloco areia ou não ? se puder me ajudar fico grato ! um abraço

  45. Oi JÚ meu nome é Regina e posso dizer que para mim também foi amor a primeira vista. Amo a natureza e como tenho um pouquinho de espaço, comprei uma muda de SAPUCAIA e plantei bem em frente minha casa, não desfazendo das outras 40 variedades que tenho. Moro em Brasília. Assim que minha sapucaia florir e/ou mudar de cor, mando fotos para voce. Adorei ter conhecido sua página. Beijos….

  46. Gostei da reportagem no bahia rural e queria saber informaçoes para conseguir uma semente ou a muda da planta

  47. apesar de ter demorado para ver esta notícia, tenho que deixar expressa meu encanto pela Sapucaia. Aqui no vale do rio Doce, MG, tem muita. Há pouco tempo, pela primeira vez, comi a castanha e tive a mesma opinião: é muito gostosa e mais leve. Adorei e quero experimentar algo na cozinha com ela.

  48. Fiquei fascinado pelo tamanho da cumbuca da Sapucaia que você tem na mão!!!! Parece um sonho!!! Tenho várias, mas jamais chegam à metade disto. Faço trabalhos com as cumbucas, entalhes com a figura do OM, não para vender e, sim, para presentear aos amigos.
    Onde posso conseguir uma cumbuca desse tamanho? Aqui em Amparo tem 3 pés mas com cumbucas bem pequenas. ME AJUDE A CONSEGUIR UMA DESTAS, AO MENOS UMA!!!

  49. Eu, de novo.
    Se você quiser ver o que faço com as cumbucas, posso mandar algumas fotos. Só me mandar dizer como postar.

  50. Boa-Noite!!!
    Agora que caiu a ficha!!! Vocês fazem parte de meu perfil no facebook e, lá, eu postei alguns exemplares daquilo que faço. Caso não consigam, enviarei com todo o prazer do mundo as fotos e, posso mesmo dar uma de presente para voces pois, quem ama as árvores merecem todo o respeito do mundo.
    Grande abraço!
    OBS:- podem responder via facebook que fica mais fácil o contato. OK?

  51. Pingback: SAPUCAIA – A ÁRVORE : Cachaça Sapucaia l Desde 1933 produzindo cachaças finas em alambique·

Deixe um comentário

