Castanha de Sapucaia

Desde que comecei a pesquisar para conhecer cada árvore, buscando reconhecer as diferenças entre elas e identificá-las, cada uma sempre apresenta alguma característica marcante que me encanta e faz com que eu me sinta mais íntima. Uma dessas árvores que descobri e pela qual me apaixonei muito foi a sapucaia (Lecythis ollaria) da família Lecythidaceae. Ela é uma árvore grandiosa que pode atingir até 30 metros. Sua floração em tons de rosa e roxo é ma-ra-vi-lho-sa!!! As folhas novas durante a floração ficam também rosadas, como se estivessem contagiadas de tanta beleza das flores.

Parente da castanheira, também produz fruto lenhoso (pixídio) em forma de cumbuca que guarda as sementes (castanhas). Em diversas conversas com colegas biólogos/botânicos sempre perguntei: “-Você já provou a castanha da sapucaia?” e sempre ouvia que sim, e que a castanha era muito saborosa, mais do que a castanha-do-pará, mais leve… Desde que conheci a sapucaia, sonho com o dia em que poderia experimentar uma castanha e abraçar uma árvore em floração!!!

Um desses sonhos foi realizado semana passada pelo Sr. Belarmino, Tiana, Leonice (que é mãe do Lucas que é visitante do nosso blog) e o Reynaldo que trabalha com a equipe mas não estava presente neste momento especial!!!

saboreando castanha de sapucaia com Tiana e Belarmino
saboreando castanha de sapucaia com Tiana e Belarmino

Vejam a mudinha de sapucaia que o Belarmino está germinando, que linda! É um bebê de uma árvore sapucaia que vai um dia encantar o nosso mundo! Germinar uma semente é uma das experiências mais ricas que alguém pode ter na vida… Só de imaginar que dentro existe todo o potencial de uma vida de árvore maravilhosa, dá até dó de comer a castanha… Mas realmente, a castanha de sapucaia possui um sabor muito leve e sutil. Adorei!!!

Belarmino com sua mudinha
Belarmino com sua mudinha
germinando sapucaia na vermiculita
germinando sapucaia na vermiculita
germinando-sapucaia
germinando-sapucaia

Durante essa tarde de sonho, também tive a oportunidade de ver, tocar e sentir a cumbuca-de-macaco, que é o fruto lenhoso da sapucaia. Essa cumbuca é especial, pois está com um tamanho muito maior do que geralmente os frutos crescem. Quase a maioria dos frutos porta cerca de 8 castanhas (sementes).

Tanto aprendizado, só foi possível pois conheci pessoas muito especiais, que foram simpáticas e acolhedoras… Realizam todas as atividades com as sementes, sempre com muito cuidado, amor e atenção! Tudo isso você sente quando está num ambiente saudável e que respeita e valoriza a natureza! Agradeço muito a atenção e receptividade de todos vocês!

Juliana, Tiana, Belarmino e Leonice na frente do painel de colagem de sementes
Juliana, Tiana, Belarmino e Leonice na frente do painel de colagem de sementes

157 respostas para “Castanha de Sapucaia”

  1. ju, pra falar um oizinho,
    vou montar um blog meu e logo passo o link tá?
    vamos combinar de almoçarmos juntos
    bjoxxxxxx

    • Ei Juliana.Eu concordo plenamente com você quando diz que “Germinar uma semente é uma das experiências mais ricas que alguém pode ter na vida… ” Pra você ter uma ideia, quando eu era adolescente (sou mais velha) eu era apaixonada com uma árvore que tinha na porta da minha escola (Jacaranda, ou Jacarandá mimoso) e resolvi planar suas sementes. Eu e minhas colegas ficamos jogando sapatos nos frutos, que estavam muito altos, e eu pus todos para germinar em um saquinho de leite (naquela época era assim).A emoção foi tanta que nunca mais parei de plantar árvores e fui estudar agronomia! Para saber mais sobre as plantas. Cheguei a arborizar metade da cidade onde o meu pai nasceu… Foi a melhor coisa que fiz na minha vida.

      • Vanessa que história incrível e inspiradora! Quem diria que tal vivência ia impulsionar tantas escolhas e ações impactantes na sua vida e até mesmo na história e qualidade de vida de uma cidade. Qual cidade o seu pai nasceu?

        Parabéns por tanto empenho e dedicação. Ficamos muito felizes e gratos por você compartilhar essa história conosco no Blog!
        Continue plantando sementes e inspiração nas pessoas sempre!

        Viva!
        Equipe Árvores Vivas

    • OLÁ, TUDO BEM? quero parabenizar por este trabalho maravilhoso sobre a árvore Sapucaia, é linda… não tenho palavras para descrever, gostária de poder conhecer pessoalmente. Eu moro em Sapucaia do Sul- RS
      Aí a explicação…
      Att/ ROMENIA MACHADO

    • Maravilhoso! Uma semente conter uma árvore inteirinha… agente não sabe o milagre das coisas!

      gostaria de plantar uma sapucaia em minha chácara. como posso adquirir muda?

      obrigada!

  2. Quero parabenizar pelo trabalho.Sou artesão,vivo na praia da Pipa,RN,estava pesquisando a respeito da sapucaia,pois esta é materia-prima para muitos dos meus trabalhos.Com a cumbuca desta planta,faço vários instrumentos musicais e peças decorativas.Nestes dias,assisti a um filme que falava que o formato da cumbuca da sapucaia era copiado pelos índios aqui do Brasil,para fazer as suas urnas funerais.UM abraço.

  3. puxa acuei tudo muito bom mais penso que poderiam haver maiores detalhes,sabe para ajudar as pessoas que necessitam de maiores informaçoes!

    • Olá Ítala… Agradecemos usa visita e participação com sugestão! Temos como prpósito buscar ajudar as pessoas a sanarem suas dúvidas. Se puder especificar melhor qual a sua necessidade, estaremos abertos a ajudá-la!

      Tenha uma ótima semana

  4. Ola ouvi dizer que se colocar agua dentro da cumbuca de sapucaia e tomar tres vzs por dia pode controlar a pressão alta e o diabetes vc sabe de alguma propriedade medicinal pode comentar ou explicar

    • Olá Daniel, muito interessante esta utilização, porém não encontrei em minhas fontes literárias disponíveis aqui no acervo informações sobre propriedades medicinais da cumbuca da sapucaia. Talvez exista alguma propriedade ainda não estudada cientificamente. Caso descubra algo, logo lhe avisarei! Tenha uma ótima semana!

      Agradecemos muito sua visita e interesse em trocar informações!

    • ola,o meu irmao usou a sapucaia para curar o esporao de galo.uma enfermidade no ossodo pe,ele ficou bom

    • Estou tomando água da cumbuca da SAPUCAIA; comprei a cumbuca no mercado em São Luís-Ma, no setor de ervas; a água dormida na cumbuca fica da cor de coca-cola, um leve sabor de madeira agradável. Já há mais de 20 dias fico colocando a água e a cor e sabor permanecem os mesmos. Quem me vendeu falou que combate diabetes e outros males. Estou gostando.
      Fortaleza, 28/12/2011
      Marcos Galeno.

  5. Olá!!
    meu nomeé Rachel, sou de São Paulo e um de meus sonhos é ver uma sapucaia de pertinho, alguem pode me ajudar!!
    De onde é seu Berlamino?

    • Olá Rachel,

      Você consegue encontrar sapucaias bem de pertinho no Parque da Luz e na Praça da República. No parque da Luz ela está bem ao lado da gruta, de cima da gruta você tem uma linda visão da copa dela olhando em direção a rua… Deve ser uma árvore com cerca de 30 metros de altura, tronco bem rugoso… Existe uma mesa ao lado da gruta que fica de frente para ela… não tem como errar. Veja no nosso mapa das árvores, que você faz download a partir dos links do lado direito do nosso blog em PASSEIOS.

      Na praça da república é um pouco mais complicado, mas posso tentar colocar aqui no artigo a indicação a partir de um mapa do google.

      Se quiser mudinhas de sapucaia, tenho algumas novinhas a disposição no nosso “viveiro-quintal”. Podemos prepará-la para presente especialmente para você!

      Espero que você possa visitar esses locais e conhecer sapucaias de pertinho… De qualquer forma, se passar pelo Rio de Janeiro na Quinta da Boa Vista existe uma alameda de sapucaias implantada em 1878 pelo paisagista e botânico Auguste Glaziou! Lindo lugar!

      • Prezada Jú
        Gostaria muito de obter as mudas de sapucaias que voce afirmou possuir. Como poderei pegá-las, caso estejam disponíveis?
        Abraços

      • mande uma muda de sapucaia para mim meu cep 1815000 ibiuna sp.Meu nome é Artmis Ribeiro da Silva

    • Olá Raquel,
      Aqui em Juiz de Fora, MG, há um museu de nome Mariano Procópio em cujo bosque há inumeras e majestosas sapucaias.
      A entrada é franca e o museu funciona toda a semana, exceto às segundas feiras.
      Elsio Luis Maciel
      elsioluizen@yahoo.com.br

  6. Olá!
    Meu nome também é Raquel, e também moro em São Paulo.
    Se estamos falando da mesma lindíssima árvore, que fica com as folhas cor de rosa, com flores liláses e brancas, tem uma em plena av. Paulista, no Parque Trianon, esquina com a Peixoto Gomide. Há outra na R. João Ramalho, nas Perdizes.
    Como amo plantas, seus troncos, flores, folhas e sementes, mas não tenho nenhum conhecimento científico a respeito, sempre procuro informações com pessoas que também curtem esse tipo de coisas.
    Gostaria, se possível, de saber como é a semente da Sapucaia, pois recolhi embaixo da referida árvore na Paulista, sementes que penso serem dela. Acho que as outras árvores que estão perto não dão aquele tipo de semente. Tem algum site em que posso ver fotos dessa semente?
    Obrigada
    Raquel

    • Olá Raquel… Que bom conhecer essas duas sapucaias em São Paulo, ainda mais nestas regiões centrais! Você tem foto delas em flor para nos enviar? As sementes de sapucaia ficam dentro da cumbuca-de-macaco, outro de seus nomes populares, e está envolta de uma casca como de uma nós só que pontudinha de um lado e bege de outro lado mais achatado. Ela é marrom e possui relevos como nervuras alongadas. Para quebrar a semente use um martelo ou na dobradiça de portas , bem devagar para preservar a castanha e poder saboreá-la! Você pode ver ilustrações botânicas da sapucaia na Flora Brasiliensis, no link http://florabrasiliensis.cria.org.br/search?taxon_id=22771 a ilustração V14 P1 t.68 da trib. Lecythideae Rich.

      Esperamos ter ajudado! Grata por sua visita… Vamos visitar as sapucaias que indicou em breve!

    • olá raquel
      As sementes da sapucaia são grandes castanhas como as castanhas do pará, porém com formato diferente.
      Caso tenha semente dessas contigo, e se puder doá-las, com carinho farei as mudas e as plantarei em meu sítio em São Thomé das Letras-mg.
      Abraços

  7. Bom dia,

    Encontrei em um site de vocês algumas informações sobre a castanha de sapucaia.

    Sou estudante de mestrado da UNESP de São José do Rio Preto-SP e preciso encontrar as castanhas de sapucaia, porém esta sendo muito difícil encontra-las…

    Você saberia me dizer onde posso encontra-las e em que epoca ela dá essas castanhas???

    Muito obrigada

    Beijos

    • Olá Tainara,

      Agradecemos seu contato! Neste momento não sabemos onde exatamente você pode conseguir sementes de sapucaia… Ela ocorre do Ceará até o Rio de Janeiro. Talvez em centros de sementes dessas regiões você possa conseguir mais informações! A maturação dos frutos é de agosto até setembro. Talvez no fim do ano seja mais fácil achar!

      Boa Sorte em sua busca!

    • OLa Tainara.

      Eu também necessito de sementes de sapucaia e gostaria se vc as encontrou e onde fico grata se puder meresponder.

      Sou de MInas Passos e estou próximo de FRanca

      Gratidão

  8. Gostaria que me informassem acerca do uso culinário das castanhas da sapucaia. Certa vez eu vi na feira comprei uma cumbuca daquelas e gostei muito, porém, somente eu comi pois o pessoal aqui de casa não tem o mesmo gosto, pois sempre gostei de experimentar frutas exóticas. Tenho um amigo que possui em sua propriedade no norte do ES, uma enorme árvore dessas e acabei de ganhar dois frutos enormes. Agradeço qualquer informação a respeito.

    • Olá Jaime,

      Agradecemos muito sua visita e interesse nas castanhas de sapucaia! Que felicidade a sua poder degustar as castanhas, ganhando tão lindo presente quanto as cumbucas preenchidas!!!

      Você pode usá-la assim como as próprias castanhas-do-pará, picadas em bolos ou brownies; talvez moídas como farofa para sorvete; em lascas acompanhando um arroz assim como amendoas ou até mesmo em molhos para macarrão! Tenho certeza que você descobrirá maravilhosas receitas testando em sua cozinha essas preciosidades de sementes! Sugiro que coloque também uma ou duas para germinar!!! É lindo ver essas sementinhas virarem uma grande árvore!

      Boa sorte e não dexe de nos enviar as receitas de sucesso!

  9. Juliana,

    Estou querendo fazer algumas mudas de sapucaia, porem tenho algumas dúvidas, ve se vc pode me ajudar: como se realiza a germinação da semente? ela apresenta algum tipo de dormência? é preciso abrir a amendoa para que haja germinação? que tipo de substrato usar?

    Agradeço

    Fábio Cabral

  10. JULIANA, tudo bem? Me chamo também Juliana,gostaria de saber se a castanha de sapucaia é afrodisíaca? Obtive essa informação de ums colegas e gostaria de ver se é verdade.Espero anciosa a resposta.

  11. Admiradores da sapucaia! Estamos em festa!
    A árvore da r. João Ramalho, entre Apinajés e Aimberê, nas Perdizes já está magnífica! Podem ir apreciar!

  12. Vc não teria mais informações sobre a sapucaia? è que tenho que apresentar um seminário sobre ela.

  13. Olá amigos! A árvore da av. Paulista também já está linda! Bem na esquina com a Peixoto Gomide.
    Abraços

  14. Oi Juliana gostaria de saber onde posso encontrar destas árvores, pois quero arranjaruns frutos destes para artesanato.
    abraço

  15. Bom dia.
    Estou a procura de sementes ou mudas de sapucaia para plantiu em uma pequena ilha no rio Paranapanema (local onde pesco).
    Gostaria de saber se pode me informar ou pessoas que visitam seu bolg.
    Grato.
    meu email adonismga@hotmail.com

    • Oá Donizete,

      Temos uma grande muda de sapucaia em nosso viveiro com cerca de 1 metro de altura e outras duas menores com cerca de 30cm de altura. Estamos em São Paulo, para receber mais informações sobre valores entre em nosso site na área de CONTATO http://www.arvoresvivas.com.br e enviaremos todas as informações para aquisição da muda! Tenha um ótimo final de semana!

      • Juliana
        Qual o valor das mudas menores e qual o valor do frete para 87080770

      • Olá Donizete,

        Pela dificuldade de envio de mudas por correios e transportadora, estamos dando preferência para pedidos mais próximos de São Paulo! Agradeço sua compreensão!

      • Gostaria de obter tais mudas, preciso saber o preço das mudas de sapucais. Moro em MG, mas posso buscá-las em São Paulo, ok? Aguardo contato.

  16. Gente eu gostaria de parabenizar voces pelo trabalho. Eu pessoalmente crescir perto da sapucaia, mas nunca realmente percebir quão especial essa arvore é. No inicio de 2009 experimentei pela primeira (que possa me lembrar, pois a ultima vez que experimentei era pequeno e nao lembro) a castanha da sapucaia. Me apaixonei. Agora tenho cerca de 40 mudas, as quais farão parte de uma reflostação que estou fazendo perto dos meus tanques de peixe no sítio. Tudo vai ficar lindo quando essas arvores ficarem adultas e começarem a florar…talvez eu possa iniciar um horto exclusivo de mudas de sapucaias, o que vocês acham?
    Grande abraço e Deus abençoe.
    Mr. Dias

    • Olá Dias,

      Que bom que conseguiu reviver essa memória de infância!!! Ficamos muito felizes por você compartilhar essa lembrança e ação tão especial… As sapucaias são espetaculares mesmo, recentemente visitei o Sitio Burle Marx e pude ver alguns exemplares lindos também!!! Plante-as sim, faça um viveiro e tente proporcionar a experiência de apreciação das castanhas para mais pessoas!!! Caso tenha sementes, nós gostaríamos de conseguir algumas com você!!! Como podemos fazer???

  17. Sou do interior do Rio de Janeiro, no município de São Fidelis, no 3º distrito de Pureza, nasci em uma pequena casa próximo de uma sapucaia eu já conheci com seus 30 metros para conhecer é fácil, gostaria que esta árvore fosse protegida por lei ela é a ánica nas imediações, ela foca no rumo dos sitios da familia pinto ou seja de um lado Eugenio Pinto e do outro lado João Pinto ambos ja falecidos quem mora e vive na localidade são pessoas diferentes. não tenho conhecimento de botanica provavelmente esta sapucaia deve ter + de 300anos.
    local exato: pureza, Ciryno Aguiar, passa pelo ciminterio, Lair Cortar e logo apos 200metros encontra a árvore obs: da para ir de carro. abraços pra todos muita paz feliz 2010

  18. Ola sou de Ribeirão preto São paulo , fica umas 4h de são paulo , queria muito mesmo sementes de sapucaia sou amante da natureza e sepre planto arvores aqui nas praças e canteiros , nunca vi uma sapucaia de perto e adorei esse blog , poeria me ajudar , ou me diga aonde posso arrumar sementes ou muda de sapucaia aqui em Ribeirão , obrigada .

  19. Como o Belarmino apaixonei-me pela Sapucaia e demorei muito para saber seu nome.
    Como gostaria de plantar uma muda numa praça perto de minha casa!
    Poderiam informar-me onde consigo, muda ou semente?
    Moro em Formiga – Minas Gerais.
    Aguardo resposta.

  20. Meu e Denise,li um artigo sobre a semente de sapucaia que e otimo para artrite,gostaria de saber se aqui em Belo Horizonte existe esta arvore e se tem outros beneficos para outras dores ou doenças,e com se prepara,se e em cha. Muito Obrigado.Aguardo Resposta.

    • Oi Denise,

      Na Praça ABC (Cel.Benjamim Guimarães, cruzamento Av.Afonso Pena e Getúlio Vargas),subindo a avenida nos canteiros centrais sentido Praça Milton Campos, tem várias de médio porte.A da Praça ABC já vi com os frutos, as outras creio que pelo porte não dão cumbuca, mas floração sim e é lindo, como todas elas ao longo da Afonso Pena-Funcionários/Cruzeiro. Na minha terra natal tem vários exemplares, comi muita castanha por lá quando criança, mas infelizmente a insensibilidade de muitos e a displicencia da Adminstração Municipal, tem contribuido para a matança delas, apesar de Lei Federal declara-la imune de corte.
      Maria Aldina Resende

  21. EXISTE UMA ALAMEDA DE SAPUCAIAS NA QUINTA DA BOA VISTA. JÁ CONHECEM?
    PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO E TRABALHO.

  22. Amigos,
    Eu também estou em busca de uma ou duas mudas de Sapucaia e não estou conseguindo encontrar aqui na minha região. Se algum de vocês souber e puder me indicar onde procurar, eu agradeço de montão.

    Wagner
    Belo Horizonte – MG
    wagnerjmarques@gmail.com

  23. Olá sou professora do 4º ano e estou trabalhando com meus alunos a origem do nome do Rio Sapucaí, porém na minha região já não existe mais nenhuma Sapucaia. Vocês sabem onde posso encontrar alguma muda, ou semente desta especie de árvore? Já tentei na prefeitura, na Secretaria de Meio Ambiente e no IEF mas ninguém pode me ajudar. Se puder coloborar eu ficarei muito agradecida. Sou de Itajubá/MG

  24. Bom dia, Comprei um terreno com 2 sapucaias. Construi minha casa de modo que não fosse preciso arrancá-las, (AMO minhas arvores), porém de 2 meses para cá elas estão ficando totalmente peladas, parecem estar definhando. Gostaria de saber o que está havendo, e como faço para dar uma animada nelas. Enfim do que elas gostam?
    Agradeço qualquer informação!
    Helcia

    • Olá Helcia,

      Não é fácil avaliar de longe, mas se não me engano a sapucaia é uma árvore decídua, ou seja, perde suas folhas no inverno. Talvez seja só isso, o tempo natural dela. Aguarde a passagem do inverno, isso lhe dará mais precisão sobre a saúde das árvores. Caso as folhas não rebrotem, recomendo que procure uma casa agrícola ou viveiro da região para uma análise de perto mais precisa.

      Boa sorte! Se quiser nos enviar imagens das suas sapucaias com depoimentos para colocarmos no blog, ficaremos felizes em publicar!

  25. Cara Juliana

    Gostei da sua fala sobre a Sapuaia. Fiquei triste em perceber a alegria em experimentar a semente de Sapucaia.

    Moro em Santa Rita do Sapucaí, no vale do rio cujo nome nao precisamos definr de onde veio mas onde, infelizmente, encontramos somente uma única Sapucaia que dá frutos nos dias de hoje. Uma única árvore que, não fora o xiitismo protecionista derivado de ações do IBAMA, já teria deixado de existir ha vários anos.
    Tenho colhido os frutos dessa arvore nos últimos 2 anos. Não tive ainda coragem de experimentar a castanha pois, para mim, cada castanha representa a possibiliade de uma arvore. Não me sinto bem comendo essa arvore.
    No ano passado consegui cerca de 300 mudas. Este ano devo conseguir umas 500. A maioria sendo plantada no topo da Mantiqueira, no município de Alagoa, MG.
    Fica aui o desafio: esistir à tentação de comer o fruto para, daqui ha uns 30 anos, poder saborear a visão da florada da Sapucaia.

    • Temos único exemplar de sapucaia em nosso imóvel rural em Caatiba, no sul da Bahia, e consegui algumas castanhas, as quais quero plantar (as castanhas devem ser procuradas em lugares onde morcegos durmam porque eles as carregam para alimentar-se da substância adocicada que forma o arilo, liberando, depois, as sementes).
      Gostaria de saber como proceder para que as sementes germinem. Até agora, minhas tentativas não foram bem sucedidas e não quero me arriscar a que as sementes se estraguem ou percam a fertilidade por envelhecerem demais.

      • Olá Adelmo
        muito bom ler sua história com as sapucaias.
        realmente o arilo é uma parte que sempre nos aparentou ser bastante atrativa nutricionalmente.

        para germinar sua castanha deixe ela em substrato bastante úmido.. a raiz irá brotar em uma ponta e o primórdio na outra extremidade da castanha
        tivemos boas experiências em vermiculita
        mas acreditamos que um substrato leve também seja uma ótima opção

        boa sorte e sucesso nos seus plantios

      • Adelmo com uma lima fina raspe a parte mais fina e mais grossa da semente mas sem machucar, deixe de molho em água morna por 24 horas e troque a água é deixe mais 24horas plantes as em substrato de vermiculita areia e húmus de minhoca em partes iguais, importante plantas-las com a parte mais fina para cima, regue diariamente, mas sem encharcar. Dentro de 30 dias devem germinar. Moro no Rio e no começo de outubro fui a quinta da boa vista e coletei algumas sementes e agora estão brotando. Imagine minha felicidade. Posso te mandar fotos se quiser, grande abraço. Eduardo
        Email doodoo@ig.com.br

  26. Acheí uma árvore fantastica,,,as sementes demorarão ate 90 a 100 días para nascer mais com muito orgulho,,todas elas germinarão,,,aproveito para plantar na minha fazenda em Ponta do Mel///Areia Branca//RN…Mesmo elas sendo de crescimento muito lento dão árvores muito lindas.Estou muito feliz pois não entendo,,,porque existem tão poucas.

  27. Fãs da sapucaia!! A postos com as câmeras fotográficas! A árvore da r. João Ramalho, em Perdizes, São Paulo, já está cor-de-rosa. E claro, lindíssima!
    Raquel

    • Acabei de conhecer a árvore Sapucaise fiquei encantada com as tonalidades das folhas. Essa que ví
      fica na entrada do shopping de Montes Claros ao lado da rodoviária, e é patrimônio da cidade e ela tem 110 anos.
      Estou adquirindo um sítio e quero muito plantar algumas mudas. Pode enviar-me informaçoes aonde compras mudas ou adquirir sementes? Sou apaixonada pela natureza e quero deixar o meu sítio lindo…
      Estou realizando um sonho que é ter um lugar para
      plantar e arborizar espécies maravilhosas.

  28. A EMBRAPA CERRADOS iniciou a venda de mudas para o ano de 2010, dentre elas a de SAPUCAIA. Vejam a notícia abaixo:
    Embrapa Cerrados abre período de venda de mudas

    18/Out/10 16:24

    O período de comercialização de mudas produzidas pela Embrapa Cerrados – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – terá início na próxima quarta-feira (20). Serão ofertadas 11 mil mudas de 133 espécies, sendo a maioria espécies arbóreas adaptadas ao clima tropical. As vendas prosseguirão até 30 de novembro ou enquanto durar o estoque.

    De acordo com o supervisor do setor de viveiros e casas de vegetação da Embrapa Cerrados, Geovane Andrade, a demanda maior é por espécies frutíferas e por pequenas quantidades de mudas. “Normalmente os interessados são pessoas que têm chácara ou sítio e querem formar pomares ou precisam recuperar pequenas áreas degradadas”, explica.

    As vendas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30 e das 13h às 14h30. O pagamento só será efetuado em dinheiro. Na Unidade, localizada na BR020, Km 18, em Planaltina-DF, há um posto de atendimento do Banco do Brasil. Os valores das mudas variam de R$ 3 a R$ 10. As espécies pioneiras ou de porte baixo serão vendidas por R$ 3. As espécies secundárias ou frutíferas silvestres por R$ 4, as ornamentais ou frutíferas por R$ 5, e por R$ 10, as espécies raras ou de difícil propagação ou frutíferas clonadas.

    Acesse aqui a lista completa com os nomes comuns e científicos das espécies e a finalidade de uso.

    http://www.cpac.embrapa.br/noticias/noticia_completa/244/

    Texto: Liliane Castelões
    Jornalista (16.613 MtB/RJ)
    Embrapa Cerrados
    (61) 3388-9945
    liliane@cpac.embrapa.br
    Foto: Leila Guimarães

  29. Gostaria imensamente de ter no meu sítio um pé de SAPUCAIA ,já tive uma ,mas com a mania das queimadas sem controle feita por vizinhos irresponsaveis ,perdi essa e varias outras árvores.Não sei onde posso encontrar mudas aqui no Rio de Janeiro.Pode me dar alguma informação? Fico muito grata.Abraços,fico aguardando a resposta.

  30. Estive recentemente no nordeste e tive o prazer de conhece a “sapucaia”. Me apaixonei…
    Mas nao sei como conseguir as sementes para iniciar o plantio.Moro no Paraná.
    Gostaria… se vc pudesse me ajudar,me passando algum endereço de alguem q tenha umas sementes.
    Ficarei eternamente agradecida !

    Bjuus
    Rose

  31. 04/01/2011 fiquei encantado com esta árvore, gostaria que me enviassem pelo meu email endereços onde posso adiquirir mudas ou sementes da sapucaia de preferência em SP,resido no interior do estado , em araraquara.e assisti um programa da Regina Casé

  32. Fui passar o final de ano em minha terra natal, Uberaba, Minas Gerais e qual não foi a minha surpresa em encontrar uma belíssima sapucaia, em sua maior exuberância, em pleno dezembro! Se não me engano, sua floração é em setembro/outubro, não é? Está no Parque Fernando Costa. Quem estiver em Uberaba, não perca!

  33. Estou a procura de sementes de Lecythis Pisoni (SAPUCAIA)
    se por acaso alquem tiver entre em contato para que possamos negociar , a venda ou possivel doação das sementes , pois sei que mesmo sendo doadas existe um gasto acarcarei com as mesma.
    Já comprei sementes via net, plantei as mesma por ironia na noite que plantei fui visitado por algum tipo de animal , não sei ao certo se foi rato ou morcego pois eu tenho um pé de ardisia a mesma esta carregada de frutas e em tres noites seguidas quase que acabaram ainda bem que largavam as sementes limpinhas perto da planta , hoje tenho varias mudas de ardisia , porem as sementes da sapucaia sumiram, se alguem tiver entre em contato eu agradeço.

      • Gostaria de comprar as sementesa, se por acaso tiver muda pequena isto é até 20cm , se houver a possibilidade de envio gostaria de saber o valor dos mesmos , sem mais obrigado, Estou no aguardo da sua resposta. Que o Senhor do Universo nos ilumine em nossas ações.

  34. Olá juliana,
    Estou precisando de algumas cumbucas , sapucaia para realizar um trabalho. Gostaria muito de conseguí-las. Voce sabe me dizer onde, como e valores das mesmas?

    Ficarei muito agradecida
    Atenciosamente
    waldete

  35. Olá, como faço para adquirir duas mudas de sapucaia. Pra plantar no Centro – Oeste. Obrigado!

  36. Prezada.

    Sapucaia é exelente para baixar colesterol e glicose.
    Usando as casca do caule em difusão e fazer uso diá
    rio.

  37. vi a muda de sapucaia se alguem puder me mandar uma para mim eu agradeço meu CEP18150000 cidade Ibiúna sp ,nome Artemis Ribeiro da Silva,se não tiver mudas pode ser as sementes que eu mesmo providencio a germinação.
    vou deixar meu email artemisartesvisuais@gmail.com

  38. NASCI EM SÃO FELIPE NO ESTADO DA BAHIA, ONDE EXISTIA MUITA MATA ATLANTICA
    NOS ANOS 1955 A 1964 VARIAS FRUTAS E CASTANHAS, COMO SAPUCAIA, BACOPARI,
    MASSARANDUBA, JABUTICABA, GABIRABA, ABIL, (ENGA, SIPO, MARTELO E PARA), MARACIJÁ AÇU, LARANJÁ SELETRA, SIDRA, MARACUGINA, MONDURÚ, GINIPAPO E OUTRAS ESPECIE.

  39. Pessoal, quem quiser ver um ‘bosque’ de sapucaias em Brasília, vá ao Parque da Cidade, defronte ao ‘Expo Brasília’. Estão simplesmente MARAVILHOSAS!!

  40. Faz mais ou menos dois anos que descobri pela janela dos fundos da minha casa um lindo pé de sapucaia. Ele é lindo , indescritível. Foi amor a primeira vista. Agora estamos em outubro e suas folhas já estão rosas e suas cumbucas vazias. Hoje tirei várias fotos dela e coloquei até como papel de parede no meu notebook. Quando você falou da enorme emoção de abraçar a árvore , também fiquei pensando na mesma coisa. Pena que a minha sapucaia fica numa propriedade particular na qual não conheço o dono. Espero que seja uma pessoa do bem e que nunca , mais nunca pense em cortá-la. Um grande abraço da Marta. Moradora de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

  41. O meu visinho em Niteroi cultiva duas sapucaias com uns 20 mts de altura, os morcegos
    à noite pegam as sementes para comer,acontece que são pesadas e caem no meio
    do caminho,daí foi fácil recolher e esperar que germinassem, leveias para Brasilia
    e planteias na minha fazenda em 1986 ,pos estão adultas e frutificando.
    Já fiz a minha parte …e você???
    Fernando Bizzotto

  42. Bom dia !
    Meu nome è Eduardo Ferreira ,trabalho em uma escola de educação infantil cujo o nome é original da rua SAPUCAIA em São Paulo MOOCA .
    Gostaria de saber como eu posso adiquirir uma cumbuca ,8 unidades da castanha na casca e uma muda da arvoré para plantar no terreno da escola.
    Quem pode me ajudar nessa empreitada.
    Obs. A cumbuca do macaco e os frutos ficarão em exposição em uma redoma de vidro na escola como simbolo da mesma.

    Muito obrigado pela atenção de vocês.

    Atenciosamente;
    Eduardo

    • E aí Eduardo, já conseguiu a muda? As cumbucas você pode encontrar ainda hoje no Pq. Trianon na Av. Paulista, fale com os seguranças que ele apontam onde elas ficam, já as sementes nessa época vai ser raro se encontrar ser estar podre. Abraço!

    • Olá Paiva,

      Você está procurando as cumbucas? Fique de olho nas árvores sapucaias da sua região, quem sabe não tem sorte de conseguir uma cumbuca!!
      Caso seja do seu interesse também disponibilizamos de cumbuca com mudas para presente!
      Tenha um ótimo dia

  43. Desejo muito adquirir sementes ou mudas da sapucai rosa, quem as tiver entrar em contato.
    Maria de Lourdes Martins Pereira

  44. estou procurando semente de massaranduba pois só vi um pé uma vez na vida e amei a fruta. se vcs tiverem por favor entrem em contato ok? obrigado…

  45. sou de Ribeirão Preto sp enfermeiro mas nas horas vagas trilheiro ,plantei muitas arvores aqui na cidade e nas trilhas tem uma pracinha aqui que tem dois pés de sapucaia lindos ! consegui vários frutos e sementes mas ninguém soube me falar como germinar as sementes comprei vermiculita e substrato mas não sei se uso só a vermiculita ou misturado se coloco areia ou não ? se puder me ajudar fico grato ! um abraço

  46. Oi JÚ meu nome é Regina e posso dizer que para mim também foi amor a primeira vista. Amo a natureza e como tenho um pouquinho de espaço, comprei uma muda de SAPUCAIA e plantei bem em frente minha casa, não desfazendo das outras 40 variedades que tenho. Moro em Brasília. Assim que minha sapucaia florir e/ou mudar de cor, mando fotos para voce. Adorei ter conhecido sua página. Beijos….

  47. Gostei da reportagem no bahia rural e queria saber informaçoes para conseguir uma semente ou a muda da planta

  48. apesar de ter demorado para ver esta notícia, tenho que deixar expressa meu encanto pela Sapucaia. Aqui no vale do rio Doce, MG, tem muita. Há pouco tempo, pela primeira vez, comi a castanha e tive a mesma opinião: é muito gostosa e mais leve. Adorei e quero experimentar algo na cozinha com ela.

  49. Fiquei fascinado pelo tamanho da cumbuca da Sapucaia que você tem na mão!!!! Parece um sonho!!! Tenho várias, mas jamais chegam à metade disto. Faço trabalhos com as cumbucas, entalhes com a figura do OM, não para vender e, sim, para presentear aos amigos.
    Onde posso conseguir uma cumbuca desse tamanho? Aqui em Amparo tem 3 pés mas com cumbucas bem pequenas. ME AJUDE A CONSEGUIR UMA DESTAS, AO MENOS UMA!!!

  50. Eu, de novo.
    Se você quiser ver o que faço com as cumbucas, posso mandar algumas fotos. Só me mandar dizer como postar.

  51. Boa-Noite!!!
    Agora que caiu a ficha!!! Vocês fazem parte de meu perfil no facebook e, lá, eu postei alguns exemplares daquilo que faço. Caso não consigam, enviarei com todo o prazer do mundo as fotos e, posso mesmo dar uma de presente para voces pois, quem ama as árvores merecem todo o respeito do mundo.
    Grande abraço!
    OBS:- podem responder via facebook que fica mais fácil o contato. OK?

  52. Boa tarde!! Esta semana estive em uma propriedade onde há uma floresta de Sapucaia, no município de Antonio Dias – Mg. Floresta maravilhosa, cheio delas, onde havia arvores com todas as cumbucas abertas e sem folhas, e havia também arvores com folhas e muitas cumbucas fechadas! Os Proprietários são muito humildes e deixam qualquer pessoa ir visitar e colher frutos! Como de costume pegamos algumas, e trouxemos para casa com finalidade de produzir mudas, mas não encontrei nada a respeito da germinação da semente, você teria alguma informação a respeito, como é feito a germinaçao da semente? o tempo que ela demora pra germinar, se é necessário algum tipo de quebra de dormência, se eu colocar a semente diretamente na terra e manter úmido por algum tempo ela germina com quanto tempo? Obrigado!! Se quiser vir visitar essa floresta é só me chamar que marcamos uma visita!!

    • Olá João Paulo!

      agradecemos o seu contato compartilhando tão belas impressões e encontros com sapucaias! Uma árvore que admiramos muito, e sim temos muita vontade de conhecer esta floresta! Por favor escreva para arvoresvivas@gmail.com para encaminharmos seu convite para a diretoria do Instituto. Certamente Juliana e seu marido, o ecólogo Sandro ficarão gratos e agendarão uma oportunidade!

      Sobre as sementes, elas são simples de germinar. Coloque-as plantadas deitadas na terra fofa e leve, se possível com vermiculita e cuide para que fique sempre úmida, ela germina bem fácilmente em cerca de no máximo 1 mês. Pode fazer a germinação inicial somente em vermiculita se desejar. Ela não precisa de nenhum tratamento de quebra de dormência.

      Esperamos ter ajudado, e desejamos que consiga germinar e plantar muitas novas mudas dessa linda árvore que é fonte de alimento e recursos para tanto seres!

      Feliz 2015! Muita paz, saúde e alegrias!

  53. Plantei umas 12 castanhas da sapucaia em sementeiras, até agora umas 3 germinaram e 1 a confirmar, tomara que a maioria ainda germine, é uma emoção quando ela surge miudinha da terra!

  54. Olá, encontramos muito pouco sobre esta bela espécime. Moro em Brasília, e temos aqui no Plano Piloto alguns espécimes, eu sempre vigio para apreciar o colorido especial que as folhas tem na época de setembro. Andando agora (estamos em novembro, portanto as cumbumcas já soltaram as sementes), embaixo delas, percebi algumas mudinhas, e gostaria de ter uma ajuda experiente de quem conhece as mudas recém-germinadas, para eu saber se são mesmo da Sapucaia, alguém pode ajudar? Se forem, eu irei tirar mudinhas para replantar, pois no local onde estão serão arrancadas na próxima jardinagem. Desde já obrigada. Quem conhecer e quiser me ajudar com o reconhecimento da mudinha, meu email é: cilene.camargos@gmail.com

    • Olá Cilene,

      Que lindo seu tempo e disposição em acompanhar o ciclo desta bela árvore! As mudinhas possuem folhas bastante similares ao tamanho da folha adulta, o crescimento da muda e de cada folha da sapucaia respeita o desenvolvimento simpodial – trata-se de um deslocamento de crescimento das folhas alternando o lado direito e esquerdo como se desta maneira ela pudesse encontrar mais equilíbrio desde pequena. Se desejar pode mandar uma foto das folhas e mudas para nossa equipe no email arvoresvivas@gmail.com para ajudarmos na identificação.

      Feliz 2015! Muita saúde e alegrias!!

      • Olá, infelizmente nenhuma das mudinhas vingou, mas eu estava desconfiada de que eram de outra árvore. Tentarei obter mudas das castanhas (poucas) que coletei.

  55. Encontrei a sapucaia recentemente no Pq. Trianon aqui em São Paulo á uns 4 meses, tinham umas 30 castanhas caídas no chão, tive que colocar em 2 cumbucas para levar, o sabor dela é muito bom, suave e de textura macia lembra um pouco coco, plantei 12 castanhas e até agora 8 brotaram, umas delas fica no meu trabalho aqui comigo.

    • Olá Saviano, muito bom saber da sua coleta e germinação de sucesso! Continue compartilhando com a gente o desenvolvimento das suas mudas até virarem lindas árvores!! Pode compartilhar na nossa página do facebook Tenha um FELIZ 2015 com muita saúde e alegrias!

    • Olá Saviano, parabéns pela germinação das castanhas. Eu até senti uma pontinah de inveja (rsss), pois coletei algumas sementes aqui em Brasília, e não germinaram (li que pode levar até 180 dias, as duas germinaram em qtos dias ou meses?). Eu ainda quero germinar sapucaias, pois é uma árvore tão rara e bela.
      Gostaria de ter contato com quem gosta da planta, meu perfil no face pode ser encontrado pelo meu nome Cilene Camargos. Até mais!!

  56. FIQUEI MARAVILHADO. TENHO SITIO PEQUENO COMPREI HÁ TRES ANOS. ENCONTREI UMA NOTA FISCAL DO EX PROPRIETARIO E NELA ESTAVA ESCRITO SAPUCAIA. INDAGUEI E A RESPOSTA FOI AQUI EM MINAS, NÃO VAI DAR É DA BAHIA NO MEIO DO CACAU. MINHA ESPOSA É BAHIANA E NÃO CONHECIA. VI NESTE SITE E MOSTREI PARA ELA. FICOU ENCANTADA. POIS BEM O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI VC JULIANA. SUA DOÇURA AO COMENTAR DA GERMINAÇÃO. SENTI ARREPIO POIS TENHO O MESMO GOSTO QUE MINHA MÃE., PLANTAMOS TUDO . OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE. A SENSAÇÃO QUE TENHO É A MESMA QUE VC DEMONSTROU TER. PARABÉNS

    • Agradecemos seu carinho com a Natureza Decio! Esperamos que seja mesmo uma sapucaia.. fotografe o detalhe da casca do tronco e algumas folhas e galhos jovens com folhas brotando para identificarmos como o crescimento de novas folhas está se formando.

  57. VOLTEI PARA DIZER QUE A ARVORE ESTÁ NO SITIO SÓ QUE NÃO IDENTIFIQUEI OLHANDO FAÇO IDEIA DE QUAL PODE SER. HAVERÁ POSSIBILIDADED DE EU ENVIAR FOTOS DO QUE PENSO E VC ME RESPONDER SE PODER SER ? AINDA COMO PODEREI MANDAR UM E-MAIL PARA VC ? AGRADEÇO MUITO

  58. Oi Ju
    Moro numa vilinha em Pinheiros, São Paulo.
    Sempre fui apaixonado pela Sapucaia, gostaria de saber como conseguir uma muda e planta-la na nossa vila, mas antes queria saber se tenho o lugar e o espaço apropriado para ela.
    Você pode entrar em contato e me ajudar nesta questão?
    Agradeço.

    • Olá Andy,

      a sapucaia é uma árvore bastante grande quando adulta, mas isso leva bastante tempo. Ela está finalizando a floração nesta época do ano. Originalmente ela é nativa do Rio de Janeiro seguindo para o norte/nordeste do país, mas se adaptou bem à nossa cidade. Temos mudas dela em nosso viveiro se tiver interesse. Seria necessário saber qual o espaço disponível para plantio na vila, e ficar atento à proximidade com as casas e carros pois seus frutos são muito pesados e podem no futuro gerar discórdias se cairem e quebrarem algo.

      Espero ter ajudado

      Juliana Gatti

      • Oi Juliana
        Desculpe a demora em lhe responder. Obrigado pelo seu retorno, de fato na nossa vila não haverá espaço suficientemente segura, pois não há sobras sequer para moradores e carros o suficente…
        Mas sou apaixonado pela Sapucaia e espero um dia poder plantar uma muda dela.
        Aproveito para lhe desejar um Feliz Ano Novo, que o seu belo trabalho se multiplique cada vez mais em prol da Natureza, a nós mesmos e ao nosso Planeta e Futuro.
        Super beijo!
        Andy Pudja

  59. Boa Tarde a Todos, gostaria de obter mudas ou sementes de Sapucaia para plantar em meu sítio em Goiás, alguém pode mim ajudar,

    • olá , meu nome ,é Marcelo sou de nova cruz rn e quero plantar uma sa pucaia no meu terreno.Pode mim ajudar.Onde posso pegar a muda.

      • Olá Marcelo agradecemos muito seu contato e interesse tão valioso em plantar novas árvores. Normalmente viveiros de árvores nativas da mata atlântica tem mudas disponíveis, nós temos aqui na nossa sede, mas por estarmos em São Paulo, não teríamos como enviar para Nova Cruz sem que a muda sofresse. Você pode fazer uma cotação de frete mas deve ficar realmente caro devido a distância. Uma saída seria pesquisar outros viveiros perto da sua cidade ou encontrar uma árvore adulta de sapucaia que você pudesse coletar sementes e germinar. Desejamos que tenha muito sucesso em seu plantio!

    • Boa noite Marcelo, suas mudas são de sapucaia? ggostaria muito de obter mudas para plantar aqui em Goias.

  60. Parabéns pelo seu trabalho!
    Infelizmente a castanha da sapucaia vai ser como todas as outras frutas e castanhas brasileiras. Para ser valorizada aqui primeiro terá que fazer sucesso lá fora. Os exemplos são muitos:
    1 – Abacaxi – que só teve o plantio comercial por aqui muitos anos depois que foi plantado no Hawaii (desde o século XIX);
    2 – Castanha de cajú que foi levada pelos ingleses que a plantaram na Índia (que hoje é o maior produtor de castanha de cajú do mundo) e só depois disto teve desenvolvimento por aqui;
    3 – Castanha do Pará que precisou ser valorizada pela empresa inglesa The Body Shop para ser valorizada por aqui;
    4 – Mamão que apesar de ser da mata Atlântica só foi ser pesquisado para valer depois que americanos e países do sudeste asiático desenvolveram pesquisas sobre ele;
    5 – Feijoa que foi levada do Brasil para a Austrália e Nova Zelândia -onde é considerada iguaria- e só agora alguns produtores se interessam pela fruta.
    Existem vários outros exemplos. A lista é longa.
    O brasileiro precisa aprender a valorizar o que é nosso em vez de só considerar bom o que vem de fora.

  61. Nossa!!!
    Eu sempre comento com meu esposo sobre a minha infância embaixo de um grande pé de sapucaia que havia próximo a minha casa em uma fazenda no interior da Bahia. Hoje não moro mais em fazenda e não vejo um pé de sapucaia a mais o menos 35a.
    Eu ficava horas esperando um dos cocos cair pra eu pegar. Quanta saudade meu Deus… Obrigada por me fazer voltar ao passado contando histórias dessa arvore tão preciosa pra mim.

    • Olá Neide ficamos felizes em proporcionar está lembrança e permitir que continue partilhando seu amor pelas árvores e natureza com seus amigos e família! As sapucaias certamente agradecem o seu amor

  62. Tenho duas mudinhas de Sapucaia que sobraram plantadas no Pq da Aclimação em SP, faz uns 3, 4 meses e elas vingaram apesar de crescerem devagar, já outras duas bem maiores que plantei numa praça aqui perto de casa foram arrancadas, por isso desisti de plantar na rua infelizmente, vou coletar mais sementes e fazer mudas para plantar nesse parque e assegurar uma boa quantidade delas aqui na região para só depois tentar novamente nas praças.

    • Olá Marcio agradecemos sua participação e visita em nosso blog! Que bom que algumas novas sapucaias estão crescendo na cidade com os seus cuidados e atenção! Que elas tenham vida longa e possam trazer muita vida, beleza e alegria para São Paulo!

  63. Umas duas semanas peguei minhas primeiras 4 sementes da temporada e já coloquei 2 numa semente e 2 em vasinhos, a cada 2 ou 2 dias passo no metrô Tiradentes e no Pq Trianon. E hoje encontrei 5 na Praça e 10 no Parque!! Vou amanhã mesmo a comprar terra e areia e plantar de novo!

    • Olá Marcio

      que legal que tem colocado as sementes para germinar, são super nutritivas e a fauna certamente vai agradecer quando essas sapucaias estiverem adultas e produzindo na cidade! Boa germinação e plantio! Agradecemos sua visita e participação no blog!

  64. Estou precisando de 4frutos fechados com as castanhas. Frutos de Sapucaia. Por favor, é muito importante pra mim.

Deixe um comentário